1- Apresentar alguns usos de linguagens desenhadas por meio de softwares para a educação.
2- Discutir práticas de ensino no contexto das tecnologias educacionais e informática educativa.
3- Estimular o uso dos softwares como potente ferramenta no processo de ensino aprendizagem.
Curiosidade
O portal www.maquinadequadrinhos.com.br é o 1º editor online de histórias em quadrinhos do Brasil, no qual fãs de todas as idades poderão criar suas próprias histórias, usando personagens, cenários, objetos e balões do universo da Turma da Mônica. As histórias serão lidas e votadas por todos os visitantes do portal e as melhores poderão até ser publicadas nas revistas da Turminha.
Para criar suas histórias, não é preciso pagar nada: um pacote de imagens gratuito está sempre disponível para todos os participantes cadastrados.
Acesse: http://www.maquinadequadrinhos.com.br/
Hagáquê
O software Hagáquê é um editor de histórias em quadrinhos com fins pedagógicos.
Acesse: http://pan.nied.unicamp.br/~hagaque/
Indicação de leitura
COMPARATO, Doc. Da criação ao roteiro. 5ª Ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.
EISNER, Will. Quadrinhos e arte sequencial. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
EISNER, Will. Narrativas gráficas. São Paulo: Devir, 2005.
FLÔRES, Onici. A leitura da Charge. Canoas: Ed. Ulbra, 2002. 88p.
FRANCO, Edgar Silveira. Hqtrônicas: do suporte papel à rede internet. 2. ed. São Paulo: Annablume, FAPESP. 2008.
LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva. São Paulo: Edições Loyola, 1998.
LÉVY, Pierre. A máquina universo. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.
McCLOUD, Scott. Desvendando os quadrinhos. Makron Books: São Paulo, 2005.
MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadora com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, José Manuel, ; MASETTO, Marcos Tarciso, ; BEHRENS, Marilda A. (org.) Novas tecnologias e mediação pedagógica. 8. ed. Campinas : Papirus, 2004. p. 11-63.
VERGUEIRO, Waldomiro. A linguagem dos quadrinhos: uma “alfabetização” necessária. In: RAMA, Ângela; VERGUEIRO, Vergueiro Waldomiro (org.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2006. p. 31-64.
VERGUEIRO, Waldomiro, RAMOS, Paulo. Quadrinhos na educação – da rejeição à prática. São Paulo: Contexto, 2009.
Entrevistas
Pensador, escritor e professor emérito da UFRJ foi no programa Roda Viva falar sobre a ética no jornalismo e os problemas com a educação no Brasil.
Quadrinhos para maiores com Angeli e Laerte
Clássicos da literatura adaptados para quadrinhos:
http://tvbrasil.ebc.com.br/reporterrio/episodio/literatura-classica-e-refeita-em-quadrinhos