Mural da Coordenação

Número de respostas: 8
Olá turma!

Este é o nosso canal de comunicação assíncrona!

Vamos nos comunicar sobre assuntos relacionados a nosso curso EDAI 2012.

[]s

Méa
Em resposta à Primeiro post

Oportunidade de trabalho

por Edméa Santos -

Olá pessoal!

recebi de uma amiga e compartilho com vcs:

Solicitação de profissional que seja Pedagogo com especialização ou experiência em implantação de Educação a Distância para trabalhar como terceirizado da Petrobrás.
Local de trabalho Rio de Janeiro. Carga horária: 40h/semanais - Salário em carteira CLT: R$3.900,00 mais benefícios. Contratação imediata sendo feita pela HoppeRH.
Caso tenham alguém de confiança para indicar, por favor, entre em contato até o fim do dia com a Alcione Guimarães, minha irmã, pelo tel.: (21) 78752280, ela está dando curso, mas, retornará a ligação assim que possível.
Grata pela parceria.

Em resposta à Primeiro post

Convite para quarta-feira dia 23-05

por Edméa Santos -
DEFESA DE DISSERTAÇÃO

AUTOR : DILTON RIBEIRO DO COUTO JUNIOR


TÍTULO: “CIBERCULTURA, JUVENTUDE E ALTERIDADE: APRENDENDO-ENSINANDO COM O OUTRO NO FACEBOOK”.

BANCA: Drª. Maria Luiza Magalhães Bastos Oswald - UERJ
Drª. Edméa Oliveira dos Santos - UERJ
Dr. Nelson de Luca Pretto – UFBA
Drª. Rita Marisa Ribes Pereira – UERJ (suplente)
Drª. Adriana Hoffmann Fernandes – UNIRIO (suplente)


DATA: 23 de maio de 2012 – 15h
Local: Auditório do ProPEd - Sala 12037 – Bloco F
Em resposta à Primeiro post

Nova disciplina!

por Edméa Santos -
Olá turma! Olá Alexandre! Olá Conceição!

Alexandre, mais uma vez obrigada pela sua colaboração. Muito bom contar com professores que pesquisam e que levam para seus alunos as novidades da área.

Turma aproveitem os conteúdos apresentados nas disciplinas para estudar, fazer suas sínteses, resenhas, resumos. Tudo isso já faz parte do exercício da pesquisa. Não deixem para sistematizar apenas no período da monografia. O curso é um processo e a formação também.

Na próxima terça-feira, iniciaremos mais uma disciplina. A disciplina investirá na produção de vídeos. Vamos investir em técnicas com dispositivos móveis, tecnologias digitais em todo processo criativo. Quem ministrará a disciplina é a professora Conceição Soares. Conceição é professora da Faculdade de Educação da UERJ, atua na graduação e pós-graduação (proped) e tem uma experiência grande na área. Aproveitem!

Turma, evitem flutuações. Cada disciplina só conta com 6 encontros presenciais. Evitem faltar para não perderem o ritmo. Por melhor que seja o professor , o curso não depende só da docência. Como já dizia Paulo Freire "Não há docência sem discencia". Então , sigam com atitude colaborativa, atenção às atividades propostas.

Pessoal, evitem deixar tarefas das disciplinas para além do término dos encontros presenciais. Já orientei os professores que toda atividade deve ser concluída até o último dia de aula. Todos são trabalhadores e trabalhamos , quase sempre, com duas disciplinas simultaneamente. Então, vamos evitar ruídos e processos que dificultem a aprendizagem do grupo.

Agradeço a disponibilidade do professor Alexandre na correção e feedbacks dos trabalhos, mesmo após o seu exercício formal de trabalho. Turma isso não poderá acontecer novamente. Fiquem atentos e negociem os processos e atividades diretamente com os professores. Procurem cumprir as atividades durante o exercício da disciplina.

Aproveito a oportunidade para desejar a nova professora, Conceição, boas-vindas! A turma é muito boa, engajada, implicada e muito diversa. Temos colegas que atuam profissionalmente em escolas, empresas, movimentos sociais, ongs. Enfim, grupo muito rico.

Qualquer orientação, dúvida , contribuição ou crítica é só me acionar no fórum coordenação no Moodle, aqui na lista ou pela meu email pessoal edmeabaiana@gmail.com.

Rafael e Beatriz, conto com vocês para apoiar a professora Conceição. Além das atividades de secretaria vocês já possuem competências e saberes relacionadas ao tema. Aproveitem para aprender muito mais!

Ótimos trabalhos para todos e todas.

Rafael acione Conceição na lista. Conceição seu projeto de trabalho e desenho didático devem compor o nosso ava (www.docenciaonline.pro.br) . Rafael irá apoia-la nesta tarefa!

[]s

Méa
Em resposta à Primeiro post

Agenda das próximas semanas! Atenção!

por Edméa Santos -
Prezada turma EDAI 2012

Nesta semana teremos aula normal com a professora Conceição (na terça-feira) e com o professor Mayrton (na quinta-feira).

Na próxima semana teremos atividades especiais. Receberemos o professor Roberto Macedo que fará em nossa turma um mini-curso sobre "Currículo". Esta atividade acontecerá nos dias 3 e 5 de julho. O professor virá para um importante evnto de Currículo em nossa cidade e vamos aproveitar a oportunidade para trazê-lo na UERJ, em especial no EDAI.

Convido todos e todas para a abertura do evento que será na UERJ no dia 2 de julho. Esta atividade terá entrada fraca.

Anotem:

2 e 5 de julho vai se realizar a IV IAACS.
A programação está no site
http://www.periodicos.proped.pro.br/iviaacs/ . Dia 2 de julho, a
conferência de abertura será na Capela da Uerj (atividade aberta a todo público interessado) e nos demais dias as
atividades serão no Hotel Pestana, em Copacabana (para alunos do Proped e inscritos).

Vamos aproveitar!

Em breve compartilharei textos do professor Roberto para quem desejar conhecer previamente um pouco da sua produção.
[]s

Méa
Em resposta à Primeiro post

Últimas notícias - atenção alunos e alunas do EDAI 2012

por Edméa Santos -
Olá pessoal! Bom dia!

Esta minha mensagem é um esclarecimento sobre as nossas condições infra-estruturais da nossa sala de aula 12007 na Faculdade de Educação da UERJ. Não me comuniquei antes com a turma , pois não estava autorizada na revelação do problema ocorrido e não tínhamos ainda um plano estratégico para tratar dos problemas de infra-estrutura que estamos vivenciando.

Só ontem, a direção da Faculdade confirmou o caso de roubo de 5 gabinetes, 2 monitores e 2 estabilizadores. Este evento faz com que nossa sala de aula não possa ser habitada por nós em algumas disciplinas. Na verdade, mesmo com esta infra já tínhamos problemas. Ontem mesmo, negociei com a secretaria da faculdade o uso permanente da sala 12050, sala esta já utilizada por nós em algumas situações.

Então a partir de hoje usaremos as seguintes salas:

  • Terças-feiras - 12050 para aulas que necessitam dos computadores. A disciplina "Informática na Educação Especial", ministrada pela professora Valéria de Oliveira , será nesta sala
  • Quintas-feiras - 12007 para aulas que não necessitam dos computadores. A disciplina "Metodologia da Pesquisa", ministrada pela professora Rosemary dos Santos.

Nosso curso já aproxima-se do final em termos de cumprimento dos créditos (disciplinas). Ainda teremos as disciplinas "Desenho didtático em ambientes virtuais" e "Metodologia do Ensino Superior". A primeira será ministrada na 12050 e a segunda na 12007. Após o término dos créditos, vocês serão encaminhados para professores-orientadores e terão 6 meses, após o término dos créditos para concluirem suas monografias (fase esta onde vocês serão orientados de forma particular e customizada). A professora Rosemary passará os temas para mim e eu vou distribuir vocês para professores-orientadores, especialistas nos temas propostos. Contamos com uma boa equipe de orientadores, dentre eles alguns professores do curso.

No dia 27 de novembro, terça-feira, irei pessoalmente encontrar com vocês presencialmente. Vamos ter uma reunião para falarmos sobre o processo de conclusão do curso e avaliarmos alguns processos. Já fui sinalizada que a turma tem muitas inquietações. Aproveitem bastante as disciplinas, os professores (que busco sempre os melhores, nas suas diferenças e no limite das nossas possibilidades), a turma com sua conectividade e afetividade. Saibam que os problemas de infra-estrutura estão sempre pautados e estamos sempre buscando soluções, apesar da nossa limitação física com o espaço e financeira (como sabem nosso curso é auto-sustentável - sem fins lucrativos- e cobre praticamente apenas o prolabore dos docentes e as orientações monográficas).

Obrigada pela atenção de vocês! Até dia 27 de novembro. Infelizmente não tenho como me reunir com vocês antes desta data. Estou em trânsito com diversos eventos acadêmicos e processos seletivos correndo no mestrado e doutorado. Mas dia 27 estaremos juntos. Enquanto isso, não percam a motivação, procurem não faltar e aproveitem as atividades formativas com as professoras Rosemary e Valéria.

Para compensarmos os problemas de infra-estrutura sofridos nas últimas, poderemos esticar um pouco mais as disciplinas atuais. Mas isso dependerá da demanda de vocês e dos professores. Peço a Rosemary e Valeria que sinalizam , caso haja necessidade.

Djane, Rafael e Lorena são nossas interfaces. Conto com vocês pessoal!
Comuniquem-se comigo!

[]s

Méa
Em resposta à Primeiro post

Convite para próxima segunda-feira

por Edméa Santos -
Defesas de mestrado e doutorado são espaços de aprendizagem fecundos. Afinal, aprendemos sempre mais com todos os presentes. Convido vocês para:

DEFESA DE DISSERTAÇÃO
AUTOR : ALINE ANDRADE WEBER NUNES DA ROCHA
TÍTULO: “EDUCAÇÃO E CIBERCULTURA: NARRATIVAS DE MOBILIDADE UBÍQUA.”

BANCA: Drª. Edméa Oliveira dos Santos - UERJ (orientadora)
Drª. Maria Luiza Magalhães Bastos Oswald - UERJ (membro interno)
Drª. Maria Lúcia Santaella Braga – PUC/SP (convidado externo)
Drª. Miriam Leite – UERJ (suplente)
Dr. Nelson De Luca Pretto – UFBA (suplente)

DATA: 10 de dezembro de 2012 – 14h
Local: Auditório do ProPEd – 12º andar – Sala 12037 – bloco F


[]s

Méa
Em resposta à Primeiro post

Recomeço 2013 - retorno às aulas

por Edméa Santos -
sorrisoOlá turma!

Com vão? Espero que tenham aproveitado bastante o recesso, curtido o Rio e outros lugares e que tenham aproveitado para estudar bastante e ler muuuiittooo.

Amanhã retomaremos as atividades na sala 12050. Negociei com a secretaria da EDU e teremos a sala 12050 nas terças e quintas-feiras.

Os dias de aulas presenciais com a professora Helena Sá serão:

22 e 24 de janeiro
29 e 31 de janeiro
5 de fevereiro. teremos 5 encontros presenciais e atividades online.


Após o carnaval só teremos aulas a partir do dia 26 de fevereiro, pois a Faculdade precisará da sala 12050 após a semana do carnaval, por conta de atividades do vestibular. No dia 26 teremos última disciplina para conclusão geral do nosso curso.

Em breve divulgarei lista de orientadores e orientandas. Recebam bem a professora Helena. Ela tem bastante experiência com cursos online e tem uma bela dissertação sobre o tema.

Aproveitem, não faltem! Sejam pontuais
[]s

Méa


Em resposta à Primeiro post

Conclusão do EDAI 2012 - atenção!!!!!!!!!!

por Edméa Santos -
Prezados alunos e orientadores,

comunico que de agora em diante, vocês devem se comunicar diretamente com a professora Rosemary dos Santos. Rose, como todo mundo conhece, será até janeiro de 2014 a coordenadora adjunto do curso EDAI. Ela me representará junto ao curso, durante o tempo da minha licença para estudos de pós-doutoramento fora do Brasil.

O celular da Rose é 6989-1922 e seu email Rosemary Santos <brisaerc@hotmail.com>

Rose fará plantão na secretaria do EDAI as quintas-feiras pela manhã das 10 as 12h, bem como estará na uerj nas terças e quintas a tarde (em atividades do proped). Se comuniquem com a Rose sempre por email ou fone, caso precisem agendar uma conversa.

Rose receberá e documentará alunos e orientadores na entrega dos trabalhos monográficos.

O prazo final para entrega da monografia é 15 de novembro de 2013. Rose precisará de tempo para concluir os relatórios finais até 1 de dezembro para solicitação dos diplomas junto a SR2, sub-reitoria de pós-graduação.

Cada aluno que entregar sua monografia, receberá uma declaração de conclusão do curso. Os orientadores também receberão certificados de orientação.

O diploma dos alunos só poderá ser emitido, após a conclusão do relatório da turma. Isso implica que todos são responsáveis por este relatório final.

Vamos intensificar a comunicação entre orientandos e orientadores para que possamos concluir bem nossos trabalhos.

Desejo a todos e todas sucesso! Após a conclusão dos trabalhos, sugiro que orientando e orientador comuniquem cientificamente seus trabalhos (no formato de artigos) em eventos da area.

Boas conclusões!

***Além do fechamento acadêmico das atividades a Rosemary também cuidará do fechamento financeiro do nosso projeto. Alguns alunos anda não fecharam suas parcelas. Dependemos desse relatório para cumprirmos com nossas obrigações junto ao projeto. Vocês receberão comunicados ptivados da Rose e orientações para que os pagamentos sejam efetuados. Assim, garantiremos as conclusões do processo como um todo.

Mantenham a comunicação ativa!

Atenciosamente,
Méa