Dicas para pesquisa colaborativa!
Olá turma!
Chegou a hora de aprendermos um pouco mais juntos. Grupos já formados vamos ao trabalho!
- O que queremos pesquisar? Vamos aos questionamentos!
Como já discutimos em sala de aula presencial precisamos startar nosso trabalho com bons questionamentos. Justifiquem suas intenções de pesquisa. Como já discutimos, temas não são problemas. Muitas vezes gostamos e nos identificamos com alguns temas no cenário educacional, masnão temos, muitas vezes, careza do que queremos investigar um pouco mais. Portanto, o exercício agora é este. Qual é o seu problema de pesquisa na interface Educação e Cibercultura? O que você gostaria de aprender uma pouco mais? Formule sua questãou questões de estudo. Para ajudar um pouco mais vocês apresento outras questões:
Qual a sua relevância?
Por que estudar o tema no contexto da nossa disciplina?
O que querem exatamente estudar?
Temos que encontrar respostas (mesmo que temporárias) para nossos problemas de pesquisa.
- Buscando fontes de pesquisa!
Quem já pesquisou o que queremos pesquisar? Vamos buscar fontes? Vamos mapear na internet e na biblioteca da faculdade fontes científicas e experiências práticas. No campo da cibercultura já temos no Brasil trabalhos de pesquisas sobre vários temas. Além dos repositórios científicos temos que contar com a vivência cultural dos praticantes. Portanto, mapeiem também experiências práticas (vivências na rede, busquem sites e habitem redes sociais). Vejam como professores habitam com seus pares, alunos e gestores o ciberespaço. Busquem fontes variadas. Entrevistem pessoas e grupos!
Adentrem (só para começar, pois a rede gere redes) nos links a seguir:
Sielo - http://www.scielo.org/php/index.php
Anped - http://www.anped.org.br/
Compós - http://www.compos.org.br/
ABCIBER - http://abciber.org/index1024.html
Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ - http://www.proped.pro.br/abertura.asp?ver=_BR
Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ - http://www.ppgcom.uerj.br/publicacoes.html
Jornal Educação & Imagem - http://www.lab-eduimagem.pro.br/JORNAL/
Sites de professores e pesquisadores
http://docenciaonline.pro.br/moodle/mod/resource/view.php?inpopup=true&id=25
- Trasnformando dados e informações em conhecimento
E agora José..??? Após navegar, mapear, estudar, sistematizar e levantar mais questões, como produzi um texto autoral? Informação não é conhecimento. Navegamos para termos "matéria-prima" para construirmos nossa própria síntese. Aproveitem e compartilhem em nosso fórum fontes da sua pesquisa. Mesmo pesquisando temas diferentes podemos , compartilhar as "pérolas" que encontramos com o nosso grupo maior.
A produção científica e as experiências práticas nos inspiraram, nos apresentaram possibilidades, respostas temporárias e historicamente situadas...E agora o que fazer com tudo isso? Vamos num texto autoral responder as questões que nos motivaram a pesquisar? Elabore seu próprio texto com:
Introdução (Apresente suas intenções de pesquisa, fale da sua implicação com tema, explique ao leitor porque escolheu um tema específico, apresente suas questões e ou objetivos de estudo, explique como buscou respostas para estas questões ou objetivos, presente como seu texto será desenvolvido).
Desenvolvimento (Apresente suas argumentações, dialogue com autores (seus parceiros intelectuais) apresentando convergências e divergências de ideias, fatos, acontecimentos. Apresente casos e práticas. Questione, problematize, dialogue com o seu leitor!).
Conclusão (Apresente de forma sistematizada e resumida os "achados" da sua investigação. Responda suas questões de estudo. Apresente prospectivas, desafios para novos estudos).
***Busque as normas da ABNT e dê ao seu texto um formato acadêmico. Atenção ao formato das citações, referências, etc.
Vamos agora compartilhar nossas autorias com nosso grupo de trabalho. Postem seus textos individuais em nosso fórum: formando grupos de trabalho.
- Como comunicar o que aprendemos para outras pessoas e grupos?
Vamos agora compartilhar nossas autorias com nosso grupo de trabalho. Agora é a hora da escrita colaborativa. Não vamos juntar nossos textos individuais formando outro texto fragmentado e sem "identidade coletiva". Os textos individuais serão apenas fontes inspiradas para a produção de um texto efetivamente coletivo. A pesquisa não acabou e outras fontes podem ser consultados.
A pesquisa não engota-se na busca por informações "coleta de dados". Temos que interpretar as fontes, contextualiza-las e apresentá-las com nossa autoria, com nosso ponto de vista. Fazer tudo isso em grupo é um outro desafio ainda maior. As práticas da cibercultura podem nos inspirar e nos ensinar bastante. Portanto, vamos a luta? Cada grupo terá seu espaço para esta construção (Wiki em nosso Moodle). Enquanto não habitamos as Wiki dos grupos vamos praticando a interface na Wiki teste. Nesta wiki podemos aprender a mexer na interface. Vamos explorá-la bastante! Em caso de dúvidas, descobertas acesse o fórum "tira-dúvidas".