Programação

  • As tecnologias digitais como instrumentos culturais de aprendizagem. Sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem. A sociedade em rede. A cultura no ciberespaço e nas cidades via mediação digital. Fases da cibercultura (Internet, Web 2.0, mobilidade). Apropriação docente das interfaces digitais nas diversas fases da cibercultura. Fundamentos interdisciplinares da cibercultura. Fenômenos da cibercultura (blogosfera, redes sociais, lanhouses, jogos eletrônicos, música eletrônica, escrita colaborativa). A docência na cibercultura: laboratórios de informática, dispositivos móveis, mídias locativas, educação online.


  • Tópico 1

    Em que sociedade educamos? Quais as bases sociotécnicas da sociedade contemporânea? Quais as novas relações com o saber?
  • Tópico 2

    Tecnologias, Mídias Digitais e Processos Culturais. Pesquisas e práticas no PROPED-UERJ.
    Textos retirados dos Anais em CD-ROM "O olhar - o sentido da Modernidade. Que sentidos na Contemporaneidade?"
    V Seminário Interno do Laboratório de Imagem. Rio de Janeiro: UERJ, 2010.
    Educação - texto, imagem, som. Livro. ISBN: 978-85-60153-13-8.

    piscandoOlá turma!

    Compartilho com vocês os textos a seguir. Naveguem entre os textos, leiam, reflitam, testem os links cmpartilhados em cada trabalho e formulem questões para o nosso debate em nossa aula presencial e em nosso fórum de discussão. Tragam outros links sobre os temas e vamos juntos cocriando o conhecimento. Aproveitem!
  • Tópico 3

    Quais os sentidos da leitura na Cibercultura? Como vivenciar outras formas de sociabilidade, aprendizagens e identidades na Cibercutura? Com a evolução das interfaces e dos softwares de redes sociais como podemos ensinar e aprender na Cibercultura?

    sorrisoOlá turma!

    Estas e outras questões já podem ser respondidas por nós. Podemos também elaborar outras questões. Vamos continuar nossa discussão no blog cineclube. Agora convido todos e todas para o filme:“Mensagem para você” !

    mensagem
    Neste filme a diretora Nora Ephron, constrói uma narrativa que ilustra como a interação social mediadora por computador pode ser intensa, afetiva e real. Protagonizam este filme o ator Tom Hanks e a atriz Meg Ryan. Ele é um grande empresário, magnata de uma grande rede de livrarias. Ela a herdeira de uma livraria familiar que abrigava por muitos anos espaços de formação de leitores infantis. Mundos e valores distintos entram em jogo numa disputa por valores e um lugar no mercado. Neste jogo nos deparamos com cenas que nos provocam e que nos levam ao debate questionando, por exemplo: “qual sentido da leitura na sociedade de consumo?”, “como projetos de vida podem sobreviver ao mercado selvagem?” “como pessoas e projetos tão diferentes podem conviver na cidade e no ciberespaço?” “será possível vivenciar identidades plurais e diferentes na rede?”.

    Com o avanço dos computadores (hardware e software) e da rede internet temos neste filme o contato com as primeiras interfaces de comunicação em rede, os e-mails e suas caixas de mensagens. O filme além de potencializar a discussão sobre as relações sociais mediadas por computadores e pela internet nos convida a analisar a evolução das interfaces, das próprias redes sociais na e da Web 2.0 (Santos e Okada, Recuero).

    Espero todos e todas no blog!

    []s

    Méa


  • Tópico 4

  • Tópico 5

    Sobre Redes Sociais na Internet: quais os potenciais para a Educação? AUTORIA, AUTORIA, AUTORIA, COAUTORIA, COAUTORIA, COLABORAÇÃO.

    Vamos praticar com imersão? Sugiro que vejam este slide e façam as atividades propostas. Sem presa e com muita ludicidade...quem sabe começamos agora e continuamos nas férias???



  • Tópico 6

    Como educar as gerações Y e Z? Quantos de nós somos X?