Fórum Cineclube
Olá turma!
O principal objetivo deste fórum é verificar como o cinema vem explorando ao longo do tempo a relação de aprendizagem entre seres humanos, suas linguagens e as tecnologias.
Sabemos que a cada emergência e desenvolvimento de uma nova mídia ou tecnologia novos perfis cognitivos e processos culturais são instituídos nas e pelas sociedades. Santaella (2007) nos instigou a entender estes processos ao longo da história da humanidade, para compreendermos melhor o diferencial entre o perfil dos leitores imersivos (condicionados pelas tecnologias digitais em rede), os leitores contemplativos (condicionados pelos impressos) e os leitores moventes (condicionados pelo mundo das imagens e dos audiovisuais massivos).
Em nossa pesquisa mais ampla nos interessa compreender tais diferenciais, até para trabalharmos com a integração das mídias, suas linguagens em redes sociotécnicas e práticas curriculares.A noção de rede nos é bastante cara por compreendermos que não podemos forjar práticas curriculares desarticuladas e fechadas em discursos e entendimentos únicos. Para nós que formamos professores em contextos educacionais variados é de fundamental importância fazer a integração de mídias e de sujeitos com seus variados perfis sócio-cognitivos e político-culturais. A pluralidade e a diversidade aqui não são problemas, são potências.
Concordamos com Parente (2009) quando afirma que a experiência com o cinema não se resume nem a sala de cinema, e muito menos a “forma cinema” donimante. Esclarece-nos Parente:
“A própria “forma cinema” é uma idealização. Deve-se dizer que nem sempre há sala; que a sala nem sempre é escura; que o projetor nem sempre está escondido; que o filme nem sempre se projeta (muitas vezes, e cada vez mais, ele é transmitido por meio de imagens eletrônicas, seja na sala, seja em espaços outros); e que nem sempre conta uma história (muitos filmes são atracionais, abstratos, experimentais etc). (...). Em outras palavras, o cinema sempre foi múltiplo, mas essa multiplicidade se encontra, por assim dizer, encoberta e /ou recalcada por sua forma dominante”. (PARENTE, 2009, p.25).
Neste sentido, sentimo-nos a vontade trazer o cinema para nossa disciplina aqui no EADI 2010. Desejamos aprender e vivenciar outras experiências formativas para além da leitura e discussão de textos impressos (científicos, jornalísticos, artísticos ou produzidos nos e pelos cotidianos); o que já é um diferencial em relação a práticas formativas instrucionistas e conteudistas forjadas pelo consumo solitário dos materiais didáticos. Vejamos a seguir um pequena resenha de alguns filmes e a partir das e com as suas imagens discutimos temas e noções do nosso objeto de estudo “Educação com Aplicação da Informática".
Status | Tópico | Autor | Última mensagem | Comentários | Ações |
---|---|---|---|---|---|
Bloqueado
|
|
|
0 |
|