Ir para o conteúdo principal
Docência Online
  • Sites Relacionados
    Universidade Sala de Aula Interativa GFarias
Você acessou como visitante (Acessar)

Especialização em Educação com Aplicação da Informática - EDAI 2010

  1. Página inicial
  2. Cursos
  3. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)
  4. PÓS-GRADUAÇÃO
  5. UERJ-EDAI - Especialização em Educação com Aplicação da Informática
  6. EDAI2010
  7. Tópico 2
  8. Fórum Cineclube

Fórum Cineclube

Olá turma!

O principal objetivo deste fórum é verificar como o cinema vem explorando ao longo do tempo a relação de aprendizagem entre seres humanos, suas linguagens e as tecnologias.

Sabemos que a cada emergência e desenvolvimento de uma nova mídia ou tecnologia novos perfis cognitivos e processos culturais são instituídos nas e pelas sociedades. Santaella (2007) nos instigou a entender estes processos ao longo da história da humanidade, para compreendermos melhor o diferencial entre o perfil dos leitores imersivos (condicionados pelas tecnologias digitais em rede), os leitores contemplativos (condicionados pelos impressos) e os leitores moventes (condicionados pelo mundo das imagens e dos audiovisuais massivos).

Em nossa pesquisa mais ampla nos interessa compreender tais diferenciais, até para trabalharmos com a integração das mídias, suas linguagens em redes sociotécnicas e práticas curriculares.A noção de rede nos é bastante cara por compreendermos que não podemos forjar práticas curriculares desarticuladas e fechadas em discursos e entendimentos únicos. Para nós que formamos professores em contextos educacionais variados é de fundamental importância fazer a integração de mídias e de sujeitos com seus variados perfis sócio-cognitivos e político-culturais. A pluralidade e a diversidade aqui não são problemas, são potências.

Concordamos com Parente (2009) quando afirma que a experiência com o cinema não se resume nem a sala de cinema, e muito menos a “forma cinema” donimante. Esclarece-nos Parente:

“A própria “forma cinema” é uma idealização. Deve-se dizer que nem sempre há sala; que a sala nem sempre é escura; que o projetor nem sempre está escondido; que o filme nem sempre se projeta (muitas vezes, e cada vez mais, ele é transmitido por meio de imagens eletrônicas, seja na sala, seja em espaços outros); e que nem sempre conta uma história (muitos filmes são atracionais, abstratos, experimentais etc). (...). Em outras palavras, o cinema sempre foi múltiplo, mas essa multiplicidade se encontra, por assim dizer, encoberta e /ou recalcada por sua forma dominante”. (PARENTE, 2009, p.25).

Neste sentido, sentimo-nos a vontade trazer o cinema para nossa disciplina aqui no EADI 2010. Desejamos aprender e vivenciar outras experiências formativas para além da leitura e discussão de textos impressos (científicos, jornalísticos, artísticos ou produzidos nos e pelos cotidianos); o que já é um diferencial em relação a práticas formativas instrucionistas e conteudistas forjadas pelo consumo solitário dos materiais didáticos. Vejamos a seguir um pequena resenha de alguns filmes e a partir das e com as suas imagens discutimos temas e noções do nosso objeto de estudo “Educação com Aplicação da Informática".


Como participaremos? Pegue o filme na locadora e assista. Entre no tópico específico do filme debata conosco.Escolha uma cena qualquer e traga para nosso debate. Relacione as cenas dos filmes com os textos referências das aulas, com os debates de nossas aulas presenciais, com suas histórias de leitura. Outra atividade possível é selecionar e editar cenas do filme, publicar no Youtube e trazer o link para nosso fórum. Ter no fórum trechos dos filmes ajudarão bastante na discussão. Só é permitido editar até 2 minutos do filme por vez. Quem começa?

Você também pode trazer um novo fime para este fórum. Basta abrir um tópico novo e apresentar uma mini-resenha do filme.

Confirmar

Desculpe, visitantes não podem enviar mensagens.

Você quer entrar agora fazendo o login com uma conta de usuário?

Você acessou como visitante (Acessar)
EDAI2010
  • Sites Relacionados
    • Universidade
      • UERJ
      • Faculdade de Educação
      • PROPED
    • Sala de Aula Interativa
    • GFarias
Resumo de retenção de dados
Baixar o aplicativo móvel.