Roteiro para pesquisa
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Faculdade de Educação
Curso de Especialização de Educação com Aplicação da Informática
Professora: dra. Edméa Santos
Aluno:__________________________________________________________
Matrícula: _______________________________________________________
Roteiro de pesquisa
Prezado(a) cursista,
A nossa atividade é uma pesquisa exploratória. Cada cursista deverá observar a prática pedagógica de um laboratório de informática e analisar seu uso pedagógico a partir dos seus estudos na disciplina, bem como as aprendizagens construídas nos debates online travados com seus colegas com a professora.
Recomendações:
· Visite uma escola pública ou particular que possua laboratório de informática. Se apresente como aluno(a) da UERJ e solicite uma visita ao laboratório de Informática. Damos preferência a escolas públicas.
· Entreviste a coordenação pedagógica da escola e/ou um(a) docente que utiliza o laboratório de informática.
· Tente observar pelo menos uma aula prática no laboratório de informática.
· Fotografe o laboratório de Informática em vários ângulos e colete o máximo de informações necessárias sobre seu uso.
Atividades a serem desenvolvidas
Cronograma: de 14 de junho a 30 de agosto de 2010.
1. Responder pontualmente cada questão do roteiro de observação/entrevista. Ver anexo 1. (vale 5,0). Este roteiro deve ser postado em seu portfólio online até o dia 30 de agosto de 2010.Este trabalho será base (coleta de dados para a escrita de um artigo científico na disciplina metodologia da pesquisa). Esta disciplina será ministrada pela professora Edméa Santos ainda este ano.
2. Participar do fórum de discussão “ Quais os usos pedagógicos do laboratório de Informática” no ambiente Moodle. (vale 5,0). A participação será avaliada conforme indicadores do anexo 2.
Anexo1 - Roteiro para observação e entrevista sobre o laboratório de informática na sua escola
1.0) Dados da escola
Nome, endereço da escola, tipo (pública, particular, comunitária, outro), fone, contato do responsável pelo laboratório de informática.
2.0) Aspectos físicos
Qual o número de computadores?
Qual a configuração física dos computadores?
Que softwares/programas estão instalados nos computadores?
Qual o sistema operacional utilizado?
O laboratório tem seus computadores ligados em rede local?
O laboratório possui conexão com a rede Internet?
Se possui conexão com a Internet, qual o tipo de conexão (linha discada, banca larga, rádio...)? Qual a velocidade da conexão?
Qual o tamanho do espaço físico?
Qual a disposição das máquinas? Como os computadores estão organizados?
Qual a fonte de ventilação do laboratório? Possui ar-condicionado, ventiladores, janelas?
Qual a fonte de iluminação do laboratório?
Que outros equipamentos (impressoras, scanner, tv, vídeo, projetor, quadro branco ou negro, entre outros) podem ser encontrados no laboratório. Descreva a quantidade e disposição dos equipamentos no laboratório.
O espaço do laboratório é agradável? O laboratório conta com outros atrativos além dos computadores e da Internet?
***Fotografe o laboratório em vários ângulos e cole as fotos no seu roteiro respondido. Se tiver dúvidas procure seu tutor presencial.
3.0) Aspectos comunicacionais e pedagógicos
Como os docentes da escola fazem uso do laboratório de informática?
Dos docentes da escola, quais são os que mais usam o laboratório da escola? Quais as disciplinas que mais usam? Como usam? Tragam exemplos desses usos.
Os professores trabalham com que tipo de softwares? Quais as atividades que desenvolvem com seus alunos?
As atividades desenvolvidas com os alunos estão conectadas com os projetos de ensino e aprendizagem dos professores?
Os docentes trabalham com a metodologia dos projetos? Se trabalham, tragam exemplos para ilustrar.
Como os alunos são divididos? Quantos alunos trabalham por computador?
O uso do laboratório de informática faz parte das atividades curriculares previstas no projeto político pedagógico da escola?
Que tipo de formação continuada possuem os docentes para o uso do laboratório de informática?
Quais os recursos da Internet mais utilizados pelos professores da escola?
Os professores e alunos possuem blogs? Se possuem, quais os endereços na Internet?
Os professores trabalham com jogos eletrônicos? Como trabalham?
Anexo 2 - Avaliação das produções
Avaliação dos debates no fórum de discussão (vale 5,0 pontos). Vejam os indicadores para avaliarmos os trabalhos e as participações no fórum de discussão. Indicadores de qualidade para participação nos fóruns de discussão "comentando os trabalhos e debatendo com os colegas".
Indicadores de Qualidade |
Pontuação |
|||
1,0 |
1,5 |
2,0 |
2,5 |
|
Trouxe para os debates suas inquietações, experiências de vida e profissional, bem como contribuições advindas de pesquisas a partir de várias fontes (Internet, literatura, movimentos sociais, ciência, prática pedagógica, etc). |
|
|
|
|
Comentou mensagens dos e das demais aprendentes, interagindo e fazendo intervenções que dinamizaram os debates nos fóruns. Participou de forma crítica e ética, com respeito e tolerância a pluralidade dos discursos que emergiam dos debates e embates. |
|
|
|
|
Nota e comentários do professor |
|
|
|
|
Bom trabalho e aprendizagem para todos e todas!
Edméa Santos
(Professora da UERJ)