Oi, pessoal,
Que beleza! Estamos todos motivados, em meio amanifestos e protestos de nosso povo, para maior qualidade de vida. Nosso curso está bombando - sem qualquer referência às ‘bombas’ que explodem pelas cidades brasileiras (rs)!
As contribuições aqui postadas dão-nos a real dimensão do quanto é ilusório separar a escola da sociedade, da cultura e do mundo. Estamos todos juntos e misturados; e isso só enriquece nosso aprendizado.
Mas, vamos em frente, pois o caminho se faz caminhando.
Inúmeras definições surgiram, nesse espaço, acercado que seja CURRÍCULO, que pode ser entendido como uma rede de conhecimentos, significações e relações que é tecida por sujeitos em comunicação, nos cotidianos escolares.
Como escreveu, nosso colega, Caio, a definição de currículo é difícil, pois é um campo muito subjetivopor se ligar à educação. Se assim o é, por que conceituar algo tão complexo?
Mais importante, penso, é compreender o que ele representa, para saber lidar com diferentes situações que envolvem o conjunto de conhecimentos e atividades, expressos nas matrizes curriculares (grades), e considerados pelas instituições de ensino como ‘currículos educativos FORMATIVOS’, fixados, em geral, num documento (DCN, PCN, etc.).
Vimos, então, que o CURRÍCULO PODE SER VISTO COMO:
PRODUTO
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Na medida em que expressa e organiza a formação; isso é, o arranjo, o conjunto de conhecimentos, metodologias e atividades referentes a disciplinas , áreas e competências diversas, etc.. Com sua concepção ‘fechada’, e amparada no institucional-legal, apresenta-se como um artefato burocrático, preestabelecido, homogeneizante e prescritivo.
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PROCESSO
Por se tratar de uma construção socioeducacional (histórica e sociocultural), que concebe, organiza, institucionaliza e implementa um conjunto de conhecimentos e atividades considerados FORMATIVOS, como proposta de aprendizagens em termos técnicos, éticos, estéticos, políticos e culturais.
ATOS DE CURRÍCULO
Dado que, concebido de forma ‘aberta’, todos os atores curriculares (docentes, discentes, especialistas, gestores, pais, comunidade, políticos, entre outros), implicados com as questões de currículo, trabalham de forma intercrítica, estabelecendo relações com os saberes instituídos, numa perspectiva problematizadora de interpretação do mundo (currículo em ação).
PRODUTO
Resultado das relações e dinâmicas interativas de poder e saber entre o currículo oficial e os currículos praticados (atos de currículo), em constante tensão, reproduzem ideologias e constroem resistências.
ALGO DINÂMICO
Não é estático. Currículos praticados transbordam o documento, dinamizando a prática educativa. Move-se pelas salas de aula, nos laboratórios, nas palestras, nas interações dos praticantes; enfim, estão presentes em todos os artefatos materiais e culturais. Sua vida não se limita às mãos e cabeça de quem concebe a matriz curricular. Por isso, devem ser vivenciados, nas experiências formativas, nas interações, nos devaneios e errâncias (MACEDO, 2002)1
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1 MACEDO, R. S. Chrysallis.Currículo e complexidade. A perspectiva multirreferencial e o currículocontemporâneo. Salvador: EDUFBA, 2002.