Fórum do encontro presencial. Continuemos por aqui nossa interação

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Número de respostas: 56
boca abertaOlá turma!

Conforme prometido, este é o nosso fórum "socialização do encontro presencial".

Nosso encontro foi maravilhoso. Eu adorei!piscando

Nos conhecemos um pouco mais, compartilhamos nossas estratégias de estudo, dilemas do estudar online. Enfim, uma troca significativa de experiências.

Fizemos uma dinâmica de grupo muito interessante. Vou contar um pouco para quem não esteve presente, ter uma ideia...

  • 1- Entreguei para cada participante uma folha de papel. Solicitei que fosse numerada em lado 1 e lado 2;
  • 2- Solicitei que cada participante individualmente escrevesse, no lado 1 de sua folha, o seu conceito de currículo;
  • 3- De posse do seu conceito, solicitei que cada aluno de olho fechado, navegasse pela sala livremente. Sem medo de tocar ou esparrar no colega. Mas de olha fechado e com "boca de siri". Após o meu sinal, cada participante deveria compartilhar seu conceito com a primeira pessoa que encontrasse, registrando no lado 2 da folha as ideias novas. Ideias apresentadas pelos colegas da interação.Repetimos a dinâmica por 4 vezes;
  • 3- De volta aos seus lugares, cada participante foi convidado a reescrever o conceito inicial no lado 2 da folha. O novo conceito foi fruto de uma rica interação com os colegas;
  • 4- Socializamos um pouco nossos conceitos, refletindo sobre a experiência e relacionando-a com as nossas interações online.

Agora, todos e todas poderão narrar aqui suas produções. Assim, teceremos juntos noções sobre "Currículos".

Que começa?

Lembrem-se do que discutimos! A participação online só se efetiva com intervenção física nas mensagens...

[]s

Méa
Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum do encontro presencial. Continuemos por aqui nossa interação

por Gabrielle Carvalho de Aragão Santana -
No "lado 1" da minha folha escrevi que Currículo é a diversidade de matérias que compõe a sua graduação. Ou também pode ser entendido por tudo que compõe a sua formação em geral, não só dentro da graduação.

Mas, a partir da interação com 5 pessoas (já que teve uma vez que abri o olho e estava de frente com duas pessoas e nós três resolvemos trocar os conceitos) eu mudei a minha ideia sobre currículo e escrevi que:

O currículo, além da diversidade de matérias que compõe a sua graduação e formação em geral não é necessariamente só isso. O currículo se faz no cotidiano e pode sofrer alterações, além de ter participação de todas as instâncias, como professores, outros alunos...
O currículo também pode ser influenciado socialmente e culturalmente, ou seja, o currículo é toda aprendizagem que temos, didaticamente, socialmente e culturalmente, compondo assim a nossa formação.
Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum do encontro presencial. Continuemos por aqui nossa interação

por Bárbara Castanheira Pires -
Na parte "1" da minha folha eu tinha escrito que currículo são as disciplinas realizadas dentro de um curso. Por exemplo dentro do curso de Pedagogia UERJ temos diversas disciplinas e estas formam o currículo do curso da instituição.

Após as contribuições dos meus colegas meu texto mudou e ficou muito mais completa...

Parte 2 : O currículo vai muito além das disciplinas realizadas dentro de um determinado curso. O currículo é um documento norteador que surge entre tensões e disputas de poder que deve considerar a cultura, o regionalismo e as diversas diferenças existentes entre nós seres humanos. 
O currículo pode e deve ser discutido e modificado frequentemente para atender as especificidades descritas acima. 
Em resposta à Bárbara Castanheira Pires

Re: Fórum do encontro presencial. Continuemos por aqui nossa interação

por Juliana Rebelo -
Muito interessante essa visão de currículo norteador. 
Acredito que é isso mesmo. Mas não apenas isso.

Um currículo norteador e que também possibilita adaptações e agregação de outros assuntos, nem sempre previstos por este!

Mais uma palavra pra acrescentar no meu conceito de currículo.
Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum do encontro presencial. Continuemos por aqui nossa interação

por Giselle Torrens -
Nossa, eu achei bem legal o encontro de sábado! Sinceramente, eu acho que me deu mais ânimo de participar dos fóruns depois de conhecer pessoalmente as pessoas com quem a gente interage por aqui. A dinâmica de grupo serviu não só para socializarmos e discutirmos temas abordados na disciplina online, como também para percebermos que em um tema não existe somente certo ou errado, mas visões diferentes sobre o mesmo assunto. Posso dizer que amplia nossos conceitos. Além disso, participar de uma aula online, para mim, está sendo vencer a barreira de estereótipos. Permitir e se permitir conhecer o novo, é sempre algo válido e bom. Aprender por meio da cibercultura também é possível!

 Fico devendo por escrito as minhas produções do dia 15/06, pois não estou com a minha folhinha aqui. 

Bjs galera!
Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum do encontro presencial. Continuemos por aqui nossa interação

por Karine Costa Maia -
Queria pedir desculpas as professoras e aos alunos pois não estive presente na aula, eu cheguei ir na UERJ animada pra conhecer todo mundo e trocar ideias, mas quando estava subindo no elevador eu recebi uma msg q minha Tia havia falecido. Entrei na sala e pedi pra uma colega avisar a professora Edmea.
NO Próximo encontro espero ver todos vcs.
Bjusss
Em resposta à Karine Costa Maia

Meus sentimentos Karine!

por Edméa Santos -
Karine, recebi seu recado. Sentimos muito! Muita paz no coração da sua família.Fiquem bem!

Por mais e melhores encontros criativos. Até breve! Aqui e presencialmente em nosso último encontro. Agendarei com antecedência.
[]s

Méa
Em resposta à Karine Costa Maia

Re: Fórum do encontro presencial. Continuemos por aqui nossa interação

por Mirian Amaral -

Karine,

Nesse momento delicado de sua vida, receba minha solidariedade. O tempo fará com que sua dor se transforme em "saudade boa".

Sentimos sua falta no encontro; você que sempre entra nesse ambiente, contribuindo para enriquecê-lo, com suas reflexões e suas indagações. Vamos em frente!

Por enquanto, tente escrever, sem consulta a documentos, o que você entende por 'currículo' e poste para nós. Essa é parte da tarefa solicitada durante nosso encontro.

[ ]s

Em resposta à Mirian Amaral

Re: Fórum do encontro presencial. Continuemos por aqui nossa interação

por Karine Costa Maia -
Eu entendo o curriculo como as práticas diárias da escolas, momentos que perpassam o dia a dia. Curriculo são as disciplinas obrigatórias, as vivencias na sala de aula,no corredor com os amigos, na conversa com o inspetor e tudo que possa ser considerado escolar.
Em resposta à Karine Costa Maia

Re: Fórum do encontro presencial. Continuemos por aqui nossa interação

por Mayra Ribeiro -
Karine,
Também quero manifestar meus sentimentos a você a todos da sua família. Em outra oportunidade nos encontraremos todos.
Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum do encontro presencial. Continuemos por aqui nossa interação

por Daniel Castiajo -
Na folha 1 eu assinalei como conceito de currículo: "No meu entender, é o caminho a ser percorrido dispondo de planejamentos de conteúdos que devem ser organizados para contribuir na formação humana, desta forma acaba sendo utilizado esse conceito no campo educacional, porém, a meu ver o currículo está relacionado a tudo.”

Na folha 2: Logo na primeira interação, marquei "Se for ligado a educação, tem a ver com tudo que o aluno necessita fazer para o seu processo."
Na segunda interação, marquei: " É toda a multiplicidade de campos que permeiam as ações educativas."
Na terceira interação: "Um conjunto de ferramentas que garantem a aprendizagem de qualidade."
Na quarta e última, eu destaquei: " Sistematização de tudo para ocorrer a aprendizagem, como um conjunto de disciplinas necessárias para a formação."

Meu conceito reformulado com base nas interações: Currículo, no meu entender, é toda a multiplicidade de campos, metodologias e planejamentos, que permeiam as ações educacionais, no que tange o percurso da aquisição de conteúdos progressivamente que propiciam a plena formação humana, de forma que vai além das disciplinas necessárias para a conclusão de uma etapa de formação.
Em resposta à Primeiro post

Noções sobre currículo

por Edméa Santos -
boca abertaOlá turma!

Quem já compartilhou aqui suas noções, deve agora rever suas impressões e as dos colegas. Até agora, sabemos que currículo é:

Processo
Produtos
Conteúdos
Documentos...

Como articular estas noções com os cotidianos? O que não é currículo?

[]s

Méa
Em resposta à Edméa Santos

Re: Noções sobre currículo

por Renan Dunaevits de Souza -
Acredito que o currículo se utilize de processos que facilitem a assimilação do conteúdo ( quando digo conteúdo não estou me referindo apenas ao conteúdo formal). 

Também penso que cada instituição visa determinado "produto" ou resultado. A partir daí que são relacionados os conteúdos e processos a serem utilizados.

Abs.
Em resposta à Edméa Santos

Re: Noções sobre currículo

por katia prado -

Acredito que o currículo se utilize de processos que facilitem a assimilação de conteúdos visando um resultado, onde o percurso a ser percorrido, para se atingir os resultados esperados, pode ser entendido como o processo pelo qual se dá a aprendizagem. Os documentos  estariam relacionados a multiplicidade de campos, métodos e ao planejamento das disciplinas, que devem ter em consideração as características culturais, sociais e regionais, dos envolvidos, para que cumpra o objetivo de ser verdadeiramente um norteador  do trabalho docente, de forma a propiciar a formação integral dos educandos.

Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum do encontro presencial. Continuemos por aqui nossa interação

por Rodolpho Silva -
Folha 1: Currículo é todo conteúdo de uma determinada disciplina e esse pode ser formal e informal.
O primeiro se trata dos conteúdos teóricos com embasamento científico, que constam na ementa e/ou no cronograma da disciplina(s), já o segundo diz respeito aos conteúdos do cotidiano e da vivência de cada um.

Folha 2: 
-Planejamento das disciplinas a serem desenvolvidas
- O currículo influencia no cotidiano e o cotidiano influencia no currículo
_Norteador para o trabalho docente, levando em conta as características culturais, sociais e regionais


Conceito: O currículo pode ser subdividido em formal e informal, sendo que o primeiro de se trata do planejamento das disciplinas a serem desenvolvidas, e esse serve como um norteador para o trabalho docente, no qual é preciso levar em consideração as características culturais, sociais e regionais, já o segundo diz respeito a o que acontece no cotidiano. Sendo assim, o currículo pode influenciar no cotidiano, assim como o cotidiano pode influenciar no currículo.

Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum do encontro presencial. Continuemos por aqui nossa interação

por Renan Dunaevits de Souza -
Olá pessoal! 

Como prometido, aqui estou!

Gostei muito do encontro, especialmente da dinâmica. Com certeza esse encontro deu um gás para que eu pudesse retomar o curso. 

Enfim, segue a minha contribuição.

Lado 1) -  Currículo é um conjunto de ferramentas, atividades e conteúdos que pretendem viabilizar o aprendizado de maneira mais natural, e que garanta a qualidade e a educação permanente.

Lado 2) - O currículo ,e um conjunto de atividades, ferramentas e conteúdos, previamente planejados sob um olhar pedagógico, que busca garantir o aprendizado, seja de conteúdos formais ou informais , a interação, a formação humana, e as relações sociais, de acordo com o objetivo determinado pela instituição. O currículo também é passível de alterações, de acordo com a mudança de cenários que o cercam.

Para mim a dinâmica funcionou perfeitamente!

Abraço a todos!
Em resposta à Renan Dunaevits de Souza

Re: Fórum do encontro presencial. Continuemos por aqui nossa interação

por Monique Laino de Alencar -
Olá Renan...

É verdade. Eu também fiquei mais animada depois do encontro. Concordo que a dinâmica se encaixou perfeitamente com a proposta do curso. Foi possível perceber o quanto a interação auxilia na aprendizagem. Muito legal !!
Em resposta à Monique Laino de Alencar

Re: Fórum do encontro presencial. Continuemos por aqui nossa interação

por Thamires da Silva Vilches -
Eu gostei bastante da dinâmica e foi muito bom trocar definições sobre o currículo com os companheiros de turma. sorriso 

E concordo com você, Monique, a interação pode ser uma excelente aliada no processo de aprendizagem. 
Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum do encontro presencial. Continuemos por aqui nossa interação

por Caio Abitbol Carvalho -
Olá, professoras e turma.
Estive presente no encontro, e ele superou minhas expectativas, e funcionou perfeitamente. Foi bom reconhecer algumas pessoas, e conhecer "pessoalmente" as professoras e as monitoras.
Bom, no lado 1 da minha folha, eu havia colocado:

Currículo vai depender do contexto de onde a palavra se insere. Se for ligado a educação, mais propriamente ao currículo de uma escola, é tudo aquilo que o estudante vai ter que realizar ate o fim de seu processo como tal.
Englobando deste as matérias que ele ira ter que cursar, ate as atividades que ira ter que participar. Isso, criado pelos responsáveis por aquele local.

 No lado seguinte, após o contato com algumas pessoas, troquei algumas concepções, e mantive outras.

O currículo vai depender do contexto de onde a palavra se se insere. Quando ligado a educação, é um caminho de conteúdos, de tensão, e de poder. Que engloba as disciplinas necessárias para a formação, assim como todas as atividades, que são necessárias no processo. E algo difícil de definir, pois é um campo muito subjetivo por se ligar a algo como a educação.
Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum do encontro presencial. Continuemos por aqui nossa interação

por Evelyn Valverde -
Bom no lado 1 da minha folha eu contei que a primeira palavra que me vem à cabeça quando eu penso em currículo é programa. Currículo na minha concepção é aquele programa que os professores recebem antes do início das aulas e devem seguir até o final. No entanto eu acredito que vá além disso, é também a maneira como esse currículo vai ser transmitido aos alunos, as vivências, experiências e estratégias que o professor vai usar e a dinâmica que será diferente em cada sala de aula. Então eu acredito que o currículo é influenciado pelo cotidiano e o cotidiano é influenciado pelo currículo. De modo que ambos estão interligados e imbricam-se. 
Após compartilhar idéias com alguns colegas diferentes eu pude acrescentar novos conceitos. Eu pude entender o currículo também como produção de cultura, aquilo que vai além da disciplina e se relaciona com as experiências vivenciadas pelos sujeitos nos espaços dentrofora da escola, o compartilhamento de saberes. Desse modo eu também pude compreender a ideia de currículo como uma colcha de retalhos que vai sendo formada no dia a dia pelos seus sujeitos
Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum do encontro presencial. Continuemos por aqui nossa interação

por Marta Maria dos Santos Gonçalves -
Bom dia. Gostaria de saber se vocês Gisselle; Caio; Gabrielle; Juliana e Rodolpho receberam o relatório completo que reenviei?
Qualquer dúvida estou na UERJ de segunda a quinta de 13:00 as 17:00. Meu cel: 8626-5714 (ligar até as 17) após estou em aula.
Em resposta à Marta Maria dos Santos Gonçalves

Re: Fórum do encontro presencial. Continuemos por aqui nossa interação

por Gabrielle Carvalho de Aragão Santana -
Eu recebi, porém não entendi direito, já que em alguns tópicos aparecem que não há nenhuma visita e eu vi os vídeos...

Eu não entendi.

Beijos
Em resposta à Gabrielle Carvalho de Aragão Santana

Re: Fórum do encontro presencial. Continuemos por aqui nossa interação

por Evelyn Valverde -
Aconteceu o mesmo comigo. Li os textos, vi os videos e parece como se eu nunca tivesse visualizado, não entendi.
Em resposta à Marta Maria dos Santos Gonçalves

Re: Fórum do encontro presencial. Continuemos por aqui nossa interação

por Caio Abitbol Carvalho -
OI marta, Consegui sim.
Depois que falei no face com você, e você me enviou, consegui ler e ver como estava. Muito obrigado pela atenção
Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum do encontro presencial. Continuemos por aqui nossa interação

por Giselle Torrens -
No lado 1, quando foi perguntado o que era Currículo para mim e para a turma, eu respondi que: "Currículo é aquilo que a gente faz nos cotidianos. É um conjunto de práticas, experiências, formações e sensações que vão nos formando e informando os outros. Currículo é um reflexodo nosso eu e da nossa interação com a sociedade e cultura em que vivemos. Currículo não tem associação apenas com a nossa formação acadêmica/ escolar". 
No lado 2, conversando com mais 5 pessoas, achei interessante as abordagens de currículo como: planejamento escolar; relação entre Professor/ Aluno e Aluno/ Professor; entendido de diferentes formas/ conteúdos abordados; construído no cotidiano; programa escolar; interação; diversidade de materiais; formação em geral/ fora do ambiente escolar. 

Após essa troca de ideias, meu conceito de Currículo mudou e se ampliou:

O que é agora currículo para você?

Bom, continuo acreditando que Currículo é aquilo que nós fazemos e presenciamos nos cotidianos, mas não só isso, pois ele pdoe ser entendido de diferentes formas, dependendo da perspectiva de conteúdos no qual abordamos. Apesar de ter uma grande interação com o ambiente escolar por meio de progrmas escolares, planejamentos dos assuntos a serem discutidos em pauta e principalmente da relação constituída entre professor/aluno e aluno/professorm o conceito de Currículo vai para além das grades escolares, ele interage com a nossa formação em geral, isto é, sóciocultural. 
Em resposta à Giselle Torrens

Re: Fórum do encontro presencial. Continuemos por aqui nossa interação

por Mayra Ribeiro -
Renan, Rodolfo,Caio, Daniel, Evelyn, Giselle, Gabrielle, Bárbara e demais praticantes culturais,

Parece que em todas as falas encontramos uma ideia singular: "o currículo para além da perspectiva disciplinar e da formalidade de um documento prescrito". Coerente com essa lógica, dois fragmentos do texto de Edméa Santos e Conceição Soares me chamam ainda mais a atenção:

"(...) nos propomos a pensar os currículos escolares como redes de conhecimentos, significações, e relações, tecidas por sujeitos em comunicação (FRANÇA, 2006)". 

E ainda, ao se referirem ao currículo em articulação com os artefatos socio-tecnicoculturais, destacam que:

"A grande parte dos atos de currículo (MACEDO, 2000) é centralizada no uso instrumental e científico e quase nunca observamos a vida social instituída por estas tecnologias. Além de estudar as tecnologias em si, precisamos adentrar na vida social estruturada por elas para entendermos como os praticantes dos cotidianos produzem seus saberesfazeres, incluindo-se aí a própria cultura sociotécnica".


Diante dessas afirmações destacadas, em que se aproximam e se distanciam as definições de currículo elaboradas por vocês?

Será que cabe a dicotomia entre currículo formal e informal? 

Como conseguirmos pensar em uma lógica de um currículo como cultura, no qual hibridizamos saberes multirreferenciais?

VAMOS AO DEBATE!  

beijo Através de vocês parabenizo todos os jovens que de forma  ordeira estão indo as ruas em pró de um país, no mínimo, mais justo e ético para todos nós.



Em resposta à Mayra Ribeiro

Re: Fórum do encontro presencial. Continuemos por aqui nossa interação

por Gabrielle Carvalho de Aragão Santana -
É, antes, ao pensar em currículo, eu pensava em algo mais formal, escrito, feito, matérias, graduação. Porém, através das trocas (não só feitas em sala, mas por esse tópico também) eu pude perceber que currículo é algo muito além. Currículo também tem uma parte social, a parte da troca e essas compõe grande parte do mesmo.
Em resposta à Mayra Ribeiro

Re: Fórum do encontro presencial. Continuemos por aqui nossa interação

por Renan Dunaevits de Souza -

Mayra,

Bom, eu acredito que a elaboração do currículo deve estar alinhada a cultura na qual a escola é pertencente. Dessa forma, seria possível potencializar o processo de ensino-aprendizagem, além das questões de formação humana como as relações, interações e experiências. Tendo em vista isso, eu acredito que meu pensamento caminhe pelas duas afirmações citadas.

Sobre a divisão entre o currículo formal e informal, acredito que essa é uma tendência na maioria das escolas, justamente por existir uma classificação entre conteúdos importantes (obrigatórios) e os que "não são importantes", mesmo que para muitos os conteúdos informais sejam tão significantes quanto os obrigatórios, as vezes mais, para a formação humana.

Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum do encontro presencial. Continuemos por aqui nossa interação

por Monique Laino de Alencar -
Lado 1)
Currículo é a sistematização de tudo aquilo que deve-se considerar para que ocorra a aprendizagem. Pensar no currículo, está para além de pensar em um documento organizacional que reúne disciplinas. Deve-se pensar nas relações existentes que interferem no processo de ensino- aprendizagem.

Lado 2)
Currículo é a sistematização de tudo aquilo que deve-se considerar para que ocorra aprendizagem e que, portanto, torna-se um campo de tensões, envolvendo relações de poder, visto que, atender a diversidade não é tarefa fácil. Tal currículo é ainda, o documento que irá envolver o conjunto de disciplinas a serem cursadas bem como, tudo que o estudante terá de fazer até o fim do ser processo educacional. Entendendo-se então, que currículo aborda todos esses conceitos, mas conclui-se que está para além disso e que, no campo da educação, currículo é tudo. 
Em resposta à Monique Laino de Alencar

Re: Fórum do encontro presencial. Continuemos por aqui nossa interação

por katia prado -
Lado 1 Currículo, todo o conteúdo programático e o  planejamento das atividades a serem desenvolvidas em sala de aula, pensado de forma que sempre  que houver necessidade,  possa ser modificado.

Lado 2 Vai muito além de conteúdos programáticos e planejamento de conteúdos a serem desenvolvidos em sala de aula. Tem a ver com as vivências tanto do professor, quanto dos alunos, tudo que é vivenciado dentro e fora da escola. O reflexo de experiencias cotidianas,que tem influencia direta na construção do conhecimento, incentivando a participação e contribuindo para desenvolver a autonomia dos alunos.
Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum do encontro presencial. Continuemos por aqui nossa interação

por Beatriz Lages de Oliveria -
Lado 1: Currículo é o conjunto de todas as disciplinas de um curso, bem como  a organização das atividades aplicadas em cada nível escolar que são necessárias para a formação dos alunos.
Depois da interação com os colegas de turma percebi que currículo não pode ser relacionado apenas às grades disciplinares.
Lado 2: O currículo além de ser o conjunto das disciplinas de um curso e o planejamento das atividades desenvolvidas nas salas de aula, ele é também um instrumento de cultura, partindo da ideia de que o currículo é a união dos saberes e experiências que os alunos e professores carregam podendo ser disseminados pela interação dentro e fora do espaço escolar.
Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum do encontro presencial. Continuemos por aqui nossa interação

por Thaís Trindade -
Primeiro gostaria de dizer que adorei nosso encontro presencial e adorei conhecê-los pessoalmente. 
Então durante a dinâmica no lado 1 da folha escrevi que currículo é algo que entendido de diferentes formas. Pode-se ter um currículo tradicional, um currículo crítico, um currículo determinado para uma área, entre outros. Neste documento pode-se encontrar os conteúdos a serem abordados, em uma disciplina, por exemplo; a forma que eles serem abordados e também como os objetivos devem ser atingidos.
Já no lado 2 da folha, a partir do que pude trocar e compartilhar com meus colegas acrescentei que o currículo está além das disciplinas formais, encontradas, principalmente, nos ambientes educacionais. Ele está relacionado a política, a cultura, a tradição, ao regionalismo e deve estar sempre relacionado com a sociedade. Seja ele tradicional ou crítico, por exemplo.

Em resposta à Thaís Trindade

Re: Fórum do encontro presencial. Continuemos por aqui nossa interação

por Thaís Boch -
Poxa, todo mundo falando que o encontro foi ótimo...
Queria tanto ter estado presente!
Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum do encontro presencial. Continuemos por aqui nossa interação

por Fabiana Vieira -
Estou com uma duvida referente a esse fórum, pois é para eu fazer a atividade? Pois eu não fui ao encontro presencial, Podem me ajudar?
Em resposta à Fabiana Vieira

Re: Fórum do encontro presencial. Continuemos por aqui nossa interação

por Mirian Amaral -

 

Oi, Fabiana,

Com base nas leituras que vem fazendo e com a colaboração dos colegas que já se expressaram por aqui, você pode escrever o seu entendimento de currículo.

[ ]s.

Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum do encontro presencial. Continuemos por aqui nossa interação

por Mirian Amaral -

Oi, pessoal,

Que beleza! Estamos todos motivados, em meio amanifestos e protestos de nosso povo, para maior qualidade de vida. Nosso curso está bombando - sem qualquer referência às ‘bombas’ que explodem pelas cidades brasileiras (rs)!

As contribuições aqui postadas dão-nos a real dimensão do quanto é ilusório separar a escola da sociedade, da cultura e do mundo. Estamos todos juntos e misturados; e isso só enriquece nosso aprendizado.

Mas, vamos em frente, pois o caminho se faz caminhando.

Inúmeras definições surgiram, nesse espaço, acercado que seja CURRÍCULO, que pode ser entendido como uma rede de conhecimentos, significações e relações que é tecida por sujeitos em comunicação, nos cotidianos escolares.

Como escreveu, nosso colega, Caio, a definição de currículo é difícil, pois é um campo muito subjetivopor se ligar à educação. Se assim o é, por que conceituar algo tão complexo?

Mais importante, penso, é compreender o que ele representa, para saber lidar com diferentes situações que envolvem o conjunto de conhecimentos e atividades, expressos nas matrizes curriculares (grades), e considerados pelas instituições de ensino como ‘currículos educativos FORMATIVOS’, fixados, em geral, num documento (DCN, PCN, etc.).

Vimos, então, que o CURRÍCULO PODE SER VISTO COMO:

PRODUTO

Na medida em que expressa e organiza a formação; isso é, o arranjo, o conjunto de conhecimentos, metodologias e atividades referentes a disciplinas , áreas e competências diversas, etc.. Com sua concepção ‘fechada’, e amparada no institucional-legal, apresenta-se como um artefato burocrático, preestabelecido, homogeneizante e prescritivo.

PROCESSO

Por se tratar de uma construção socioeducacional (histórica e sociocultural), que concebe, organiza, institucionaliza e implementa um conjunto de conhecimentos e atividades considerados FORMATIVOS, como proposta de aprendizagens em termos técnicos, éticos, estéticos, políticos e culturais.

ATOS DE CURRÍCULO

Dado que, concebido de forma ‘aberta’, todos os atores curriculares (docentes, discentes, especialistas, gestores, pais, comunidade, políticos, entre outros), implicados com as questões de currículo, trabalham de forma intercrítica, estabelecendo relações com os saberes instituídos, numa perspectiva problematizadora de interpretação do mundo (currículo em ação).

PRODUTO

Resultado das relações e dinâmicas interativas de poder e saber entre o currículo oficial e os currículos praticados (atos de currículo), em constante tensão, reproduzem ideologias e constroem resistências.

ALGO DINÂMICO

Não é estático. Currículos praticados transbordam o documento, dinamizando a prática educativa. Move-se pelas salas de aula, nos laboratórios, nas palestras, nas interações dos praticantes; enfim, estão presentes em todos os artefatos materiais e culturais. Sua vida não se limita às mãos e cabeça de quem concebe a matriz curricular. Por isso, devem ser vivenciados, nas experiências formativas, nas interações, nos devaneios e errâncias (MACEDO, 2002)1

[ ]s,

_________

1 MACEDO, R. S. Chrysallis.Currículo e complexidade. A perspectiva multirreferencial e o currículocontemporâneo. Salvador: EDUFBA, 2002.

Em resposta à Mirian Amaral

Re: Fórum do encontro presencial. Continuemos por aqui nossa interação

por Talita Flavia Sodre da Silva -
Oi Mirim,
Muito boa sua síntese acerca de currículo. Acho que este é um campo de difícil definição na medida que currículo não pode ser visto como "é isso" e na minha concepção deve ser visto como "também é isso". Será que me fiz entender? 
Uma coisa é certa e na minha opinião currículo não pode ser visto apenas como os documentos oficiais ou até mesmo a grade de disciplina de um curso. E na verdade este foi um ponto muito importante que me fez refletir no encontro presencial. O fato do currículo ser algo dinâmico e ser produzido e reproduzido de diferentes formas no espaço escolar foi uma ideia acrescentada a partir do nosso encontro e que eu acredito dialogar diretamente com o tema cotidiano.
Em resposta à Talita Flavia Sodre da Silva

Re: Fórum do encontro presencial. Continuemos por aqui nossa interação

por Thaís Vianna Richter -
Talita super concordo com você, quando você fala que é difícil um definição de currículo ! aprovo
 Acho que não podemos resumir ou limitar o campo do currículo em uma simples frase ou palavra. Por isso a importância  desse campo de pesquisa, para que tal conceito não seja visto apenas como um documento oficial de uma instituição. 
 Continuemos na aprendizagem das múltiplas definições do currículo ! piscando
Em resposta à Mirian Amaral

Re: Fórum do encontro presencial. Continuemos por aqui nossa interação

por Thaís Boch -
Olá Miriam,

Muito legal essa síntese de currículo.
Mas respondendo a pergunta anterior do porque conceituar algo tão complexo, é porque, eu pelo menos, sinto uma necessidade de ter sempre definições e conceitos de tudo. Me sinto meio perdida quando estou falando de alguma coisa que eu não sei definir.
Não sei todos são assim, mas eu, particularmente, tenho essa dificuldade em ter que conceituar tudo. Rs
Em resposta à Thaís Boch

Re: Fórum do encontro presencial. Continuemos por aqui nossa interação

por Mirian Amaral -

Thaís e Thamires,

Essa dificuldade que vocês apontam é natural, haja vista que ao longo de nossas formações, acostumamo-nos com definições, conceitos e fórmulas prontas, muias vezes equivocadas e reducionistas.

Ainda vivemos uma concepção de currículo como trajetória, movimento programado, predeterminado, normativo, linear e sequencial, que valoriza o modelo e a prescrição, e que expressa o desejo tecnocrata de uniformidade, unicidade - modelo prêt-à-porter, "pronto para consumo". No entanto, é preciso atentar para as pessoas, suas demandas formativas e referências culturais e históricas, mediante práticas curriculares que privilegiem a itinerância, sigam caminhos possíveis e contraditórios, ‘bebendo em todas as fontes’, assumindo a errância como necessária, possibilitando aprendizagens narrativas, experenciais, que emerjam nos percursos, nos sonhos e na gestão da própria vida.

Nessa perspectiva,faz-se necessário que, como educadores, entendamos o real significado do currículo - "o que ele é" e "o que não é", para que possamos nos relacionar com os conhecimentos 'eleitos como formativos', exercendo nossa criticidade, como forma problematizadora da interpretação do mundo, e participar dos debates contemporâneos sobre políticas, práticas e opções curriculares-formativas.

[ ]s

Em resposta à Mirian Amaral

Re: Fórum do encontro presencial. Continuemos por aqui nossa interação

por Mariana Trindade Gonçalves -
Miriam,
A questão do currículo ser dinâmico, acredito ser um ponto chave ! Isso torna a discussão sobre o que realmente ensinamos e aprendemos na escola sempre viva, e deve sempre ser atualizada às mudanças do mundo, como nosso próprio exemplo aqui na tecnologia, usando uma rede como recurso de aprendizagem . 
Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum do encontro presencial. Continuemos por aqui nossa interação

por Thamires da Silva Vilches -
Eu gostei bastante da nossa reunião sábado, achei muito produtiva e foi bom conhecer a turma pessoalmente.

Bom no lado 1: currículo é um documento no qual são organizadas as disciplinas e os conteúdos a serem desenvolvidos dentro ou fora da sala de aula. Ele é formado por elementos culturais, políticos e sociais que devem refletir uma realidade próxima a seu público alvo.

 

Lado 2) Com as informações trocadas com os meus colegas, concluí que currículo pode produzir cultura e influenciar o cotidiano. O reconhecimento de aspectos sócio-culturais, por exemplo, é importante para entender a realidade do grupo ao que será destinado esse documento, bem como sua constituição deverá levar em conta aspectos da escola e para além dela. Currículo não pode ser definido em um único sentido: ele é política, prática, cultura e vivência. 

Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum do encontro presencial. Continuemos por aqui nossa interação

por Thaís Boch -
Infelizmente não pude estar presente no encontro por motivos de saúde, mas vou trazer aqui minhas reflexões sobre o assunto e sobre o que já foi comentado aqui no tópico.

Eu definia currículo como um documento para guiar a formação escolar e acadêmica, sem poder sofrer alterações.

Depois de ler as respostas dos meus colegas vejo que o currículo realmente pode ser entendido como um documento norteador, mas ele pode sim sofrer alterações e, principalmente, adaptações. E que ele também vai além disso, currículo pode também ser entendido como as vivências e as ferramentas utilizadas para chegar em um determinado fim. 
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Re: Fórum do encontro presencial. Continuemos por aqui nossa interação

por Juliana Rebelo -
Olá turma.  boca aberta

Nosso primeiro encontro de sábado foi muito legal, dinâmico e divertido. Enriquecedor para o nosso diálogo sobre o currículo e sobre a educação online também. 

O conceito de currículo que eu escrevi à princípio foi:
- Currículo é, para mim, a organização e programação do que se deve ser abordado em um curso por exemplo. O currículo também deve ser pensado para atender ao seu público, atentando para suas diversidades e diferenças. E pode abranger além das disciplinas, mas também a área cultural e social. 

Depois de algumas rodadas pela sala e trocas com alguns colegas o meu conceito se ampliou e pude ter contato também com outras visões. 

O meu segundo conceito de currículo foi:
- O currículo está para além da organização dos conteúdos que serão ministrados em um curso. Este pode ser tradicional ou crítico, e deve atentar para a diversidade do público a que se destina. O currículo influencia no cotidiano e assim também vice-versa. O currículo pensa além de disciplinas como matemática e português, mas também a área social e cultural. É além de um documento organizacional, na medida que pode ser alterado de acordo com as necessidades das pessoas. 

Palavras-chave pra mim a partir da interação com os colegas foram:
  • formal ou informal
  • currículo influencia no cotidiano e vice-versa
  • sistematização
  • documento organizacional 
  • tradicional/crítico
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Re: Fórum do encontro presencial. Continuemos por aqui nossa interação

por Talita Flavia Sodre da Silva -
Ótimas palavras chaves Ju
Acho que me ajudou a ampliar meu próprio conceito de currículo e das diferentes perspectiva que tem esse campo.
Interessante também pensarmos em currículo formal e o currículo informal. Acredito que este seja um dos pontos do currículo que temos contato na nossa prática docente. Inúmeras vezes eu acabo na sala de aula praticando este currículo informal.
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Re: Fórum do encontro presencial. Continuemos por aqui nossa interação

por Juliana Rebelo -
É verdade!  Também pensei isso! 

E acredito que este currículo informal também apresenta grande significado e aprendizado para os alunos. Abre nossa visão para além do que o currículo traz e para as demais coisas que acontecem o tempo todo na escola, se formos pensar no ambiente escolar na sua totalidade e não apenas em uma sala de aula específica. 
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Re: Fórum do encontro presencial. Continuemos por aqui nossa interação

por Thaís Vianna Richter -
Olá turma!!! 

O lado 1 da folha : 

   Currículo é um campo de tensão e disputa, o qual tem uma intenção de formação que se dá por meio da definição da metodologia, do conteúdo, do tipo de avaliação, carga horária, didática e outros elementos. Dessa forma, não podemos esquecer que há uma relação de poder na medida que é escolhido esses elementos que irão caracterizar o currículo. 

Lado 2: 

 Acrescentei ao meu conceito que podemos usar como exemplo a grade curricular de um curso, e que ele é construído no nosso cotidiano , através da relações, ou seja não é só um documento, está para além disso. Acrescentei também o exemplo do currículo oculto
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Re: Fórum do encontro presencial. Continuemos por aqui nossa interação

por Evelyn Valverde -
É interessante tentar pensar no que não é currículo. Quando se pergunta o que é currículo a gente pensa em dezenas de coisas: programa, disciplina, planejamento, interação, faz parte do cotidiano, é influenciado pelo cotidiano, etc... Mas como pensar no que não é Currículo?
Eu não sei, mas eu acho que Currículo é o que está presente, o que influencia, transforma e é trazido às salas de aula. Mas eu acho que todas as experiências dentro e fora das escolas influenciam talvez até indiretamente de alguma maneira. 
No entanto eu acho que estou confundindo um pouco a ideia de currículo e de cotidiano, será que são a mesma coisa? Talvez o Currículo seja mesmo o planejamento, o programa, e que não faz parte do currículo é tudo aquilo que ocorre na escola de não planejado? Como por exemplo coisas que o professor tem que saber lidar, brigas entre alunos, desatenção, mau comportamento e até coisas positivas como piadas, brincadeiras, conversas sobre outros assuntos com os alunos, interdisciplinaridade... Não sei se meu raciocínio está correto...
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Re: Fórum do encontro presencial. Continuemos por aqui nossa interação

por Mayra Ribeiro -
Evelyn,

Gostei demais da suas inquietações: "o que não é currículo? Currículo e cotidiano são a mesma coisa?"Transpondo essas questões para o lócus da escola, me vem a ideia de que o currículo envolve os conteúdos das diferentes áreas do conhecimento, a sistematização  e a ação didática e a experiência cultural dos sujeitos envolvidos na ação. Na escola essas coisas imbricadas tem um propósito, uma intenção. Penso que tudo que envolve o cotidiano da escola é formativo- as brigas, os maus comportamentos etc, engendram ações, decisões que mesmo não tendo sido pensadas a priori se constituem em práticas formativas e por isso curriculares. 
Assim como você estou organizando um pensamento para dialogarmos, então o que acha das minhas ideias?  
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Re: Fórum do encontro presencial. Continuemos por aqui nossa interação

por Mariana Trindade Gonçalves -
Bom, vamos lá ! 
No lado 1 eu pus o seguinte : 
 - Currículo é um conjunto de atividades pensadas, discutidas, formuladas e agrupadas de acordo com o  segmento de determinada instituição de educação. Atividades essas que vão desde conteúdos programáticos obrigatórios até qualquer outra atividade extra-curricular, que não pode ser ou nao denominada obrigatória, mas que produza cultura e de alguma forma seja integrante na formação dos alunos.  

Após a interação com os colegas, destaquei algumas palavras, tais : norteadora , orientação, interação aluno-professor, documento, organização de curso e formal e informal. 

E no lado 2 reescrevi : 
 - Currículo é um conjunto de atividades programadas e organizadas de acordo com o segmento/curso de determinada instituição que agem como orientação para a interação entre aluno-professor. Tal interação pode ser dada através de atividades formais ou informais, desde que produza cultura e seja integrantes na formação do aluno.
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Re: Fórum do encontro presencial. Continuemos por aqui nossa interação

por Pollyana Fernandes -
Minhas respostas foram assim:


Lado 1:
Currículo é o conjunto de todas as atividades da escola e é construído por todos os sujeitos que, de alguma forma, participam do cotidiano escolar. Não é imutável e pode ser alterado todos os dias, conforme as modificações do âmbito educacional e da sociedade.



Lado 2:

Currículo engloba todas as atividades da escola, todos os sujeitos que participam de alguma forma do cotidiano escolar e é construído todos os dias em todos os momentos. Não é somente a grade de disciplinas e não é alterado apenas pelo que acontece dentro dos muros da escola, mas altera-se de acordo com o cotidiano e com os rumos da sociedade. É alvo das tensões e relações de poder, ajusta-se ao aluno para auxiliar e tornar mais fácil o processo de aprendizagem.
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Re: Fórum do encontro presencial. Continuemos por aqui nossa interação

por Juliana Dias de Oliveira -

Oi professora, não pude ir pois tive problemas com a minha mãe. Ela teve um AVE e está em tratamento por conta disso ela está com problema psiquiátrico e desapareceu por 2 dias, só achei ela no sábado.

Desculpe pela ausência.

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Re: Fórum do encontro presencial. Continuemos por aqui nossa interação

por Juliana Leite -
Colegas, boa noite!!!

Em minha descrição, destaquei o currículo como um instrumento norteador do trabalho pedagógico, contemplador das diversidades culturais e das inúmeras individualidades discentes com as quais nos deparamos cotidianamente.

Ao iniciar as trocas de informações com meus colegas, pude ressaltar a mesma coisa que percebi lendo os relatos aqui presentes: A forte ligação entre currículo e disciplinas, a sobreposição do currículo formal, um realce ao aspecto oficial em relação a realidade do cotidiano escolar.


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Re: Fórum do encontro presencial. Continuemos por aqui nossa interação

por Renata Lopes Marinho de Almeida -
Poxa... eu não pude participar!!! Mas adorei a dinâmica!

Fazemos muito dinâmica desse tipo para as turmas de fundamental, ajuda a ampliar as ideias e conceitos! Além de servir como um bom meio de socialização!!

Muito bacana a ideia!! e espero que tenha um novo encontro! Adoraria conhecê-los pessoalmente!