Turma 2013-1 - Fórum de conversas "Os cotidianos escolares no cinema"

Etapa 1 - Escolha seu filme - quem chegar primeiro tem a preferência!

Etapa 1 - Escolha seu filme - quem chegar primeiro tem a preferência!

por Edméa Santos -
Número de respostas: 66
boca abertaOlá turma!

1- Escolham um filme para resenhar. Busquem filmes diferentes. Na etapa 1 do fórum diga o nome do filme escolhido por você. Quem se pronunciar primeiro terá prioridade. Não podemos ter filmes repetidos.piscando

Tragam para cá , links para imagens e dados para os filmes. Alguns estão na internet na integra e podem ser assistidos diretamente pelo computador. Vale também filmes em cartaz! Uma sala de cinema nos apresenta uma experiência semiótica única. Vamos ao cinema pessoal!
[]s

Méa

Em resposta à Edméa Santos

Re: Etapa 1 - Escolha seu filme - quem chegar primeiro tem a preferência!

por Pollyana Fernandes -
Com essa proposta pensei logo em Sociedade dos Poetas Mortos ou Escola de Rock, que têm a mesma essência por retratarem professores revolucionários em escolas tradicionais.

Posso reservar esses p mim e ver qual consigo baixar? Ou mesmo resenha-los juntos? :D

http://www.youtube.com/watch?v=2j8xOH0udMA

http://www.youtube.com/watch?v=Vm-mbWJP3Vo
Em resposta à Pollyana Fernandes

Vamos escolher filmes mais originais e menos "batidos"

por Edméa Santos -
boca abertaOlá pessoal!

Vamos escolher filmes mais originais e menos "batidos". lembrem de todos os fundamentos e desafios "dos cotidianos". Ok?

Mas a escolha é livre!

Como disse, que chegar primeiro tem direito de escolher o filme. Mas vamos pesquisar filmes novos para além dos mercadológicos e das comedinhas...Só para provocar vocês....kkkkkk

bjs
méa

por Mariana Trindade Gonçalves -
Eu vou escolher Escritores da Liberdade, adoro esse filme ! 

Algumas informações sobre ele :

Ele está disponível também no youtube, mas em partes, nao tem ele inteiro num vídeo somente.
Em resposta à Mariana Trindade Gonçalves

por katia prado -
Otima escolha, eu apresentei um seminario sobre este filme na minha PPP.

por Karine Costa Maia -
Um Sonho Possível. 
Não achei o filme no youtube, mas se acha fácil pra baixar pelo torrent. Mas aí vai o trailer pra quem não conhece.

por Fabiana Vieira -
Bom gostaria de indicar este filme ele e maravilhoso, fala sobre uma criança indiana que tem problemas de dificuldades de aprendizagem, e com desenrolar da história vemos como os professores e os pais não enxergam o problema da criança, até que um professor mostra que ele pé capaz de aprender. e lindo e emocionante.
O filme completo

por Bárbara Castanheira Pires -
Vou escolher o documentário "Pro dia nascer feliz... "
Acho que ele retrata bem as diferentes realidades  presentes em nosso país !

pro-dia-nascer-feliz.jpg

Ele tem inteiro no youtube:

Em resposta à Bárbara Castanheira Pires

por Daniel Castiajo -
O início é chocante e fundamental para entender o filme. Nossa! rsrsrs tá ficando difícil, por conta da minha demora. rsrsrs!!

por Thaís Boch -
Eu escolho o filme "Nenhum a Menos". Quem nunca viu, veja... É um filme espetacular!
O filma narra as dificuldades encontradas por uma menina de 13 anos quando tem de substituir seu professor. Antes de viajar ele fala pra ela não deixar nenhum aluno abandonar a escola, e quando um garoto desaparece, ela vai atrás dele.
Valle muito a pena assistir!
Anexo Nenhum_A_Menos.jpg

por Thamires da Silva Vilches -
Em resposta à Thamires da Silva Vilches

por Thaís Vianna Richter -
 Preciosa- muitoo boom o filme !!! Recomendo!
 Boa escolha Thamires !! piscando
Em resposta à Thaís Vianna Richter

por katia prado -
Preciosa, este filme parece ser interessante, tem como baixar ? Gostaria de assistir!
Em resposta à katia prado

por Thamires da Silva Vilches -
Tem como baixar e tem como ver online pelo youtube.
Segue o link:

por katia prado -
Obrigada por postar o link, assim foi possivel assistir o filme
na integra. Olha, vale muito tirar um tempinho para assistir este filme, eu gostei muito! Mesmo com um final um tanto triste, a preciosa, mostrou que tinha garra e foi em frente!
Otima escolha!

por Edméa Santos -
Adoro este filme Thamires!

Muito forte , incrível!
[]s

Méa

por Caio Abitbol Carvalho -
Sempre que penso em um filme, penso logo no filme Coach Carter, que no brasil é conhecido como um treino para a vida.

Segue o link do trailler do filme:

Posso usar esse, professora?

por Gabrielle Carvalho de Aragão Santana -
Bom, não sei se entendi muito bem a proposta do trabalho, mas ao ler, ao pensar em um filme, o primeiro que vem a minha cabeça é o filme "Wall-e" que é um filme de animação maravilhoso, que me surpreendi ao ver.

Filme: Wall-e

Anexo images.jpg
Em resposta à Gabrielle Carvalho de Aragão Santana

por katia prado -
Este filme eu vi na UERJ, em uma das disciplinas nao lembro qual, mas gostei! Diferente!

por Giselle Torrens -

O filme que eu escolho é O primeiro da classe! Esse filme é sensacional! Fala de uma história baseada em fatos reais de um rapaz que tem a Síndrome de Tourette e mesmo assim não desiste do seu sonho de ser professor! Farei a resenha desse filme.

primeiro%2Bda%2Bclasse.jpg

Em resposta à Giselle Torrens

por Thaís Boch -
Nunca ouvi falar, mas adorei a história!
É muito difícil de achar, Giselle?

por Beatriz Lages de Oliveria -

Boa tarde pessoal!

Eu escolho o Filme: "Mãos talentosas"

Hoje ainda posto os detalhes desse filme.

Escolho o filme " Entre os muros da escola" !!

Ta aí gente o cartaz do filme o qual falarei !! 
 images?q=tbn:ANd9GcQhJ_lnYplhVSTQ8K1JvLwBUMuoF7T5gt58IpoixmT2Oj8k602r

por katia prado -
Muito bom! Eu li o livro e vi o filme, pois apresentei um trabalho sobre ele na minha PPP! Minha professora, Rose Vieira sempre nos fazia ler um livro por semestre para ser trabalhado em sala. Gostei muito deste livro e do filme!

por Rodolpho Silva -
Pode ser qualquer filme ou tem que ser um com um assunto específico?

Gosto bastante desse filme: Uma Lição de Coragemprecisa ter um assunto específico?
a Lição deUma Lição de Coragem Coragem
Em resposta à Rodolpho Silva

por Mayra Ribeiro -
Olá Rodolpho,
No início desse fórum tem as orientações que você precisa para essa pergunta, certo?! Você já leu? piscando

Adorando a animação de vocês!

por Edméa Santos -
boca abertaOlá queridos e queridas!

Estou adorando a animação. Como cada um fará a resenha de um filme diferente, teremos em breve uma boa galeria!

Nesta semana se dediquem a assistir e revisitar os filmes. Aproveitem para fazere a leitura e o estudo dos textos sugeridos na aula e revisitar os fóruns e os textos das aulas anteriores. Não esqueçam de tudo que debatemos até agorapiscando. Quem ainda não participou de alguém fórum anterior, aproveite bem esta semana. Precisaremos de todo repertório sobre "Currículos nos Cotidianos"para relacionarmos com os atos de currículos que aparecerão nas narrativas cinematográficas escolhidas.

[]s

Méa

Re: Adorando a animação de vocês!

por katia prado -
Pode ser "O MILAGRE DE ANNA SULLIVAN" ? The Miracle Worker é um filme do gênero drama biográfico, dirigido por Arthur Penn, e baseado no livro The Story of my Life, de Helen Keller e na peça teatral de William Gibson.

Em 'O Milagre de Anne Sullivan', Helen Keller (Patty Duke) é uma garota que com pouco mais de 1 ano de idade ficou cega e surda decorrente de uma doença. Crescendo no final do século XIX, numa época onde haviam poucos recursos e informações, Helen foi criada numa família que preferia ter piedade, mimá-la e tratá-la como uma inválida do que procurar desenvolvê-la de alguma forma.

Crescendo como uma selvagem, presa num mundo de silêncio e escuridão, já que aparentemente não havia nenhum meio de comunicação que podia fazer com que Helen tivesse uma maneira de se expressar e ter bons modos, os pais dela recorrem à uma professora de um Instituto especializado, que possa através do tato desenvolver as questões mais primordiais para a convivência humana na garota. Essa professora era Anne Sullivan (Anne Bancroft).

Re: Adorando a animação de vocês!

por Mayra Ribeiro -
Pessoal,

Esse material ficará riquíssimo! Como professora de Didática farei um ótimo uso desse acervo e de suas respectivas resenhas. Penso que no final deveríamos disponibilizar para que outras pessoas possam ter acesso.

Um ótimo Final de Semana, na companhia de um bom Filme.

"Num filme o que importa não é a realidade, mas o que dela possa extrair a 
imaginação." [ Charles Chaplin ] 

por Evelyn Valverde -
Escolhi o filme Cyberbulling. Assisti por acaso uma vez quando estava passando na TV. É um filme adolescente de gênero drama de baixa produção que lembra um pouco um documentário, porque mostra as consequências do bulling virtual de maneira extrema e como lidar com isso. Acho um tema extremamente importante, na verdade essencial na discussão sobre cotidiano escolar e que me intriga muito.Por isso será uma ótima experiência fazer a resenha desse filme.

5400.jpg

por Gabrielle Carvalho de Aragão Santana -
O filme que eu escolhi começou agora no canal TNT (60 da SKY)!!

15:50
WALL-E

WALL-E

Animation/Adventure

ELENCO

Sigourney Weaver, Ben Burtt, Elissa Knight

DIREÇÃO

Andrew Stanton

SINOPSE

Após centenas de solitários anos fazendo o que ele foi construído para fazer, WALL¿E descobre um novo propósito na vida (além de colecionar quinquilharias) quando conhece uma nova robô de busca chamada EVA. EVA descobre que WALL¿E encontrou sem querer a chave para o futuro do planeta e corre de volta ao espaço para relatar seus achados aos humanos (que mal podem esperar para voltar para casa). Enquanto isso, WALL¿E procura EVA em toda a galáxia e dá início a uma das aventuras mais criativas e emocionantes já levadas ao cinema.

beijos!!

por Mirian Amaral -

Oi, pessoal!

Não tem jeito! Estou adorando participar deste ambiente e trocar saberes com todos. A participação e o entusiamo do grupo me contagia. Também serei mais uma nesse 'bloco', trazendo um filme e, posteriormente, a resenha crítica sobre o mesmo, a fim de 'trocar figurinhas' com vocês.

Escolhi o documentário "Lixo extraordinário". Vocês já o assistiram? Se não, vale à pena fazê-lo.

Elenco original Vik Muniz
Género documentário
Idioma original Inglês
Português
Música Moby
Cinematografia Ernesto Herrmann
Dudu Miranda
Heloísa Passos
Edição Pedro Kos
Estúdio Almega Projects
O2 Filmes
Lançamento 24 de janeiro de 2010
Informações extraídas da Wikipedia, em 07.07.2013.

Sinopse

Lixo Extraordinário relata o trabalho do artista plástico brasileiro Vik Muniz com catadores de material reciclável em um dos maiores aterros controlados do mundo, localizado no Jardim Gramacho, bairro periférico de Duque de Caxias.

O documentário mostra a produção de obras de arte com material coletado no aterro. Ao longo dessa produção, entre 2007 e 2009, transformações ocorrem na vida e nas visões de mundo dos sete catadores participantes do projeto - entre eles, Tião Santos, presidente da Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho.

É só conferir!

https://www.youtube.com/watch?v=FGjEk3SiXkE

[ ]s

[ ]s

Em resposta à Mirian Amaral

por Jessica Menezes Gonçalves -
Adorei a atividade!

Fiquei em dúvida entre dois filmes, e gostaria muito de utilizar os dois nesta tarefa. Gostaria de saber se posso resenhá-los juntos, relacionando-os, ou em uma resenha fazer dois comentários separados!

Um dos filmes por mim é escolhido é "Ao mestre, com carinho.", com Sidney Poitier. É um clássico, e apesar de já ter visto algumas vezes, sempre me emociono com a história! O mestre em questão é um engenheiro que enfrenta alunos indisciplinados, quando resolve dar aulas em uma escola de um bairro operário em Londres. Os alunos tentam destruí-lo a todo momento, mas ele ele já é acostumado com hostilidades, e assume o compromisso de educá-los como jovens adultos que em breve estarão se sustentando por conta própria. Um dia, ele recebe um convite para voltar à engenharia, e tem que se decidir sobre qual carreira seguir. O desenrolar do filme é extremamente emocionante!

O outro é um filme mais atual, que envolve um assunto que possuo intimidade: a dança. Mas possui a mesma temática que o anterior. O nome do filme é "Vem dançar!", com Antonio Banderas. Não sei se vocês conhecem, mas vale a pena conferir! Pierre (Antonio Banderas) é um dançarino de danç de salão profissional, e vai dar aulas em uma escola pública em Nova York. Ele começa tentando ensinar os métodos clássicos, mas os alunos são extremamente indisciplinados e não o respeitam, porque se interessam mais pelo Hip Hop. A partir de então, nasce um novo estilo de dança, pois Pierre começa a mesclar os dois ritmos! É maravilhoso! 

Gostaria de saber se posso utilizar os dois!
Anexo aomestre.jpg
Em resposta à Jessica Menezes Gonçalves

por Mirian Amaral -

Oi, Jessica,

Os filmes escolhidos são excelentes. Gosto da ideia de relacionar os dois filmes, numa só resenha, como você sugere. Fique à vontade para escolher a forma que mais lhe agrade.

[ ]s

Em resposta à Mirian Amaral

por Renata Viana da Fonseca -
Oi Mirian, já assisti esse documentário e achei maravilhoso!
Lembrei agora da reportagem que passou ontem no fantástico, sobre instrumento musicais feitos com materiais recicléveis.
Lembrei na hora quando li sua postagem...

por Caio Abitbol Carvalho -
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-53829/trailer-19349922/
Outro video do filme.

A história real e inspiradora de um treinador que decide mostrar os diversos aspectos dos valores de uma vida ao suspender seu time campeão por causa do desempenho acadêmico dos atletas. Dessa forma, Ken Carter recebe elogios e críticas, além de muita pressão para levar o time de volta às quadras. É aí que ele deve superar os obstáculos de seu ambiente e mostrar aos jovens um futuro que vai além de gangues, prisão e até mesmo do basquete.

Richmond, Califórnia, 1999. O dono de uma loja de artigos esportivos, Ken Carter (Samuel L. Jackson), aceita ser o técnico de basquete de sua antiga escola, onde conseguiu recordes e que fica em uma área pobre da cidade. Para surpresa de muitos ele impõe um rígido regime, em que os alunos que queriam participar do time tinham de assinar um contrato que incluía um comportamento respeitoso, modo adequado de se vestir e ter boas notas em todas as matérias. A resistência inicial dos jovens acaba e o time sob o comando de Carter vai se tornando imbatível. Quando o comportamento do time fica muito abaixo do desejável Carter descobre que muitos dos seus jogadores estão tendo um desempenho muito fraco nas salas de aula. Assim Carter toma uma atitude que espanta o time, o colégio e a comunidade.

Peguei algumas sinopses, só para situar a todos. O filme é baseados em fatos reais. Vale a pena todos e todas verem.
Coach_Carter___Treino_Para_A_Vida.jpg

Agora é hora de irmos para a etapa 2. Mas muita gente ainda não se preonunciou por aqui...

por Edméa Santos -
boca abertaOlá turma!

Nossas escolhas são plurais. Temos filmes clássicos, mais contemporâneos e de vários gêneros. Isso tudo é muito rico.

Agora vamos para a etapa 2 de nossa atividade!

Mas ainda temos muitos colegas que não postaram aqui suas escolhas. Estamos esperando por vocês!piscando

Vamos nessa!
[]s

Méa

por Talita Flavia Sodre da Silva -
Bom dia turma,
Minha escolha é um filme que foi indicado ano passado por um professor da UERJ. O filme se chama As melhores coisas do mundo. Pelas postagens anteriores acredito que ninguém tenha escolhido esse filme. Vou colocar a capa do filme.
Anexo images.jpg
Em resposta à Talita Flavia Sodre da Silva

por Ellen Leão -
Bom dia gente! 
Eu vou me arriscar a falar de um filme um pouco diferente, que assisti a pouco tempo. O filme " A onda",é um filme alemão que não tem um final feliz, mas que deixa uma grande reflexão sobre as práticas dos professores e sobre os movimentos políticos. Escolhi o filme também pelo momento político que estamos vivenciando em nosso país, acredito que é uma boa oportunidade para se pensar melhor sobre esse assunto.
A_ONDA_PANICO.jpg

por Renan Dunaevits de Souza -

Vou ficar com o filme " Patch Adams: O amor é contagioso."

Mesmo que o filme aconteça no ambiente de ensino superior, podemos tirar muitas reflexões dele!

Anexo imagesCAYLQ53V.jpg

por Lhays Marinho da Conceição Ferreira -
Escolhi o filme: PROFESSORA SEM CLASSE
Produção
DireçãoJake Kasdan
ProduçãoJimmy Miller
David Householter
20px-Flag_of_the_United_States.svg.png Estados Unidos
2011 
duração : 92 min 
RoteiroGene Stupnitsky
Lee Eisenberg
Gênerocomédia

Sinopse:

Elizabeth Halsey é uma professora do ensino médio da John Adams Middle School de Illinois que distribui exemplos inapropriados para o ambiente escolar e não parece estar muito preocupada com isso. Ela deixou a escola para se casar com seu rico noivo. Entretanto, ela é abandonada por ele, influenciada pela mãe deste. Três meses depois, relutantemente, retorna a escola. Desinteressada pelos alunos, exibe filmes em suas aulas enquanto cochila ou bebe. E sonha com o dia em que estará livre do tédio que vive em seu trabalho. 

Ao perceber que o recém chegado professor substituto Scott Delacorte é rico, traça um plano para conquista-lo. Para ficar mais atraente, resolve se submeter a uma mamoplastia de aumento, mas não possui recursos financeiros para tal. Utiliza então de todos os meios para obter o dinheiro necessário. Alem disso, Scott também tem sua atenção disputada pela professora Amy Squirrel, vizinha de corredor de Elizabeth. Uma forte rivalidade se desenvolve entre ambas.

esse é o trailer: 

é isso! 

Anexo Bad_Teacher_Poster.jpg

por Renata Lopes Marinho de Almeida -
Olá pessoal!!! Boa tarde!

Primeiramente gostaria gostaria de dizer que eu simplesmente AMO o filme "Escritores da liberdade" e "A onda". Ótima dica Mariana Trindade e Ellen Leão.

Gostaria também de dizer que eu adorei algumas indicações, tais como "O primeiro da classe", "Preciosa", "Nenhum a menos" e "entre os muros da escola". Terei muito o que fazer nas férias. Muito obrigada pela dica, Giselle Torres, Thamires da Silva, Thaís Boch e Taís Vianna.

Mas enfim... escolhi falar de um filme que contribuiu imensamente para a minha formação acadêmica e que levei para a minha vida como um todo: "O sorriso de Monalisa". É com a Julia Roberts e vários outros nomes conhecidos.

Fala exatamente sobre o que temos visto nessa disciplina. Trata-se de uma professora ("humana", no sentido de ter suas limitações, dúvidas e erros...) que tenta através da arte e da história fazer com que suas alunas consigam ver a vida e o mundo de uma forma diferente. Realmente transformando-as por completo e não somente como alunas.

Para quem ainda não viu, eu super recomendo!!!

Anexo o_sorriso_de_monalisa.jpg

por Renata Viana da Fonseca -
Escolhi o filme Verônica, é um filme brasileiro que nos mostra a relação da vida social do aluno com a sua vida escolar.

Sinopse:
Verônica (Andréa Beltrão) é uma professora da rede municipal do Rio de Janeiro. Em seu trabalho ela precisa enfrentar assaltos, tráfico de drogas, roubo de equipamento escolar e homicídios. Após trabalhar na função por 20 anos, ela está esgotada e sem paciência. Um dia, ao sair do colégio em que trabalha, ela nota que ninguém veio buscar Leandro (Matheus de Sá), de 8 anos. Verônica decide levá-lo até sua casa, na favela, mas ao chegar descobre que traficantes mataram os pais de Leandro e agora estão atrás dele. Ela decide levá-lo consigo, buscando ajuda para escondê-lo.
Anexo veronica.jpg

por Ana Paula Roza da Silva -
O filme que escolho é "Gênio Indomável". Gosto muito da temática desse filme. :)

Anexo 19873713.jpg-r_640_600-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxx.jpg
Em resposta à Ana Paula Roza da Silva

por katia prado -
O documentário "Lixo extraordinário", é realmente muito bom! 

Eu tive o prazer de assisti-lo no semestre passado com a professora Luisa Lemos, de Educação para Gestão de Projetos Sócio-Ambientais. Após a exibição do filme, a professora "chamou" a turma para a discussão sobre o filme, onde todos  participaram falando sobre os pontos que mais lhes chamou a atenção.

O artista plástico deste documentário é formidável.

Em resposta à katia prado

por Mayra Ribeiro -
Pessoal,perplexo
Chegamos no período destinado as resenhas. São muitas as possibilidades apontadas por vocês para dialogar com o currículo na perspectiva dos cotidianos. Uma resenha crítica é um ótimo exercício para a autoria. Vamos as produções!

por Juliana Rebelo -
O filme que eu escolhi é:

Ser e Ter de Nicholas Philibert!

O filme está no youtube pra quem quiser assistir!!

Anexo ser-e-ter.jpg

por Juliana Leite -

Pessoal, sei que estou atrasada, mas tive alguns problemas no último mês e acabei ficando bem enrolada. Enfim, postarei de qualquer maneira, mesmo que seja apenas para compartilhar.

Resolvi fazer um pouco diferente. Como o meu foco de pesquisa acadêmica é a educação indígena, fiz uma seleção de 04 curtas de produção, roteiro e direção indígenas seguidos pela resenha. Vídeos estes participantes do projeto Vídeo nas Aldeias (VNA), criado em 1987. É um projeto precursor na área de produção audiovisual indígena no Brasil. O objetivo do projeto foi, desde o início, apoiar as lutas dos povos indígenas para fortalecer suas identidades e seus patrimônios territoriais e culturais, por meio de recursos audiovisuais e de uma produção compartilhada com os povos indígenas com os quais o VNA trabalha.