Olá Turma!
Que questões vocês podem trazer no que diz respeito À Didática em tempos de cibercultura móvel e ubíqua? Vamos investir nessa ideia? O que mudou da Didática Magna de Comenius para os dias de hoje? Será que com a mobilidade e ubiquidade estamos mais próximos do que afirmava Comenius: Ensinar tudo a todos? De que forma a Didática pode ser potencializada por meio dos usos de dispositivos móveis e do digital em rede?
Vamos ao debate?
Lembrem que a nossa sala de aula não é só presencial! Ela acontece em vários espaçostempos, desde centros, museus, parques até o moodle e o Facebook! Vamos interagir!
[]s
In reply to Aline Weber
Re: Pensando a Didática em tempos de cibercultura móvel e ubíqua
by Janaína Caetano -
Numa visão mais macro, cabe a escola inserir essas tecnologias levando em conta a importância que estas têm para a potencialização do processo de construção do saber entre os professores e os alunos dentro e fora de sala de aula. É fundamental que a escola perceba essa importância para que o professor tenha liberdade para usar os mais diversos espaçostempos e os inúmeros recursos e metodologias que possa utilizar no seu processo de "ensinagem" e aprendizado com os alunos. Para que isto se dê numa condição micro, é preciso que o professor atente para o fato de que precisa dominar essas tecnologias a fim de que saiba utilizá-las como ferramentas poderosas no processo de ensino e aprendizagem com o aluno, que por sua vez, já domina essas ferramentas e tem autonomia para aprender nesse mundo cibercultural.
O professor, acredito eu, como pregava a tendência pedagógica da Escola Nova, deve ser um facilitador, um mediador nesse processo de construção do conhecimento do aluno e deve utilizar, para que isto aconteça de recursos tecnológicos e de espaçostempos para além dos muros da escola; ou seja, é preciso fazer com que o aluno se sinta inserido na escola e para isto se faz necessário trazer a realidade do aluno para dentro da escola, para que ele se sinta "em casa". O professor pode fazer isto de diversas maneiras: levando seus alunos para uma exposição de arte, ou para uma peça teatral, ou para um cinema, enfim, há diversos espaçostempos de aprendizagem que o professor pode fazer uso para potencializar essa arte de ensinar, que é a didática, e, deste modo, construir uma melhor e mais coerente prática pedagógica.
In reply to Janaína Caetano
Re: Pensando a Didática em tempos de cibercultura móvel e ubíqua
O caso da professora Amanda Gurgel, gerou muitas repercussões na mídia e nas redes sociais. Ela não utilizava muito as redes sociais e provavelmente pode verificar suas potencialidades, após sua aparição em tantos canais de comunicação. O acesso às diversas tecnologias é fundamental e pode contribuir muito para a formação dos professores. Na mensagem encaminhada pelo aluno José, se percebe que o professor só utilizava a internet para a pesquisa e o estudo. Ele deixa de acrescentar muitas coisas as suas aulas e seu modo de agir gerou conflitos com um aluno, que não teve culpa do que aconteceu. O acesso as tecnologias nas salas de aula, nas universidades, na cidade, em outros espaçostempos e a imersão na cibercultura é fundamental para o processo de ensino-aprendizagem. As mídias móveis permitem a união entre deslocamento e comunicação, o que gera um alcance de várias informações por um número maior de pessoas.
In reply to Livia Maria Monteiro Gomes
Re: Pensando a Didática em tempos de cibercultura móvel e ubíqua
by Aline Weber -
Lívia, querida!
Você afirma que as tecnologias podem contribuir muito para a formação de professores. De que forma isso pode acontecer?
Em nossos encontros nos diversos espaçostempos (universidade, cidade e ciberespaço) a formação de professores tem sido contemplada? Estamos nos formando ao fazer uso dos dispositivos móveis e do digital em rede? Como?
Interessante quando você escreve: as mídias móveis permitem a união entre deslocamento e comunicação. Como Santella chama isso? Leve essa discussão temabém para o CidadEduca!
bjs
Você afirma que as tecnologias podem contribuir muito para a formação de professores. De que forma isso pode acontecer?
Em nossos encontros nos diversos espaçostempos (universidade, cidade e ciberespaço) a formação de professores tem sido contemplada? Estamos nos formando ao fazer uso dos dispositivos móveis e do digital em rede? Como?
Interessante quando você escreve: as mídias móveis permitem a união entre deslocamento e comunicação. Como Santella chama isso? Leve essa discussão temabém para o CidadEduca!
bjs
In reply to Aline Weber
Re: Pensando a Didática em tempos de cibercultura móvel e ubíqua
by Aline Weber -
Turma Querida!
Vejam quantas questões importantes aparecem nessa discussão feita lá no CidadEduca para repensarmos a Didática em tempos de cibercultura: uso do celular em sala de aula; as redes sociais não servem apenas para as amenidades. Leiam esse trecho que recortei e continuem o debate por lá!
[]s
Thayana Audi
Debate via facebook na aula de didática ! — com CidadeEduca Uerj em Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.
Curtir · · 17 de Maio às 10:00 em Rio de Janeiro ·
Rafaella Gentile, Vaneide Desidério, Renata Apolônio e outras 4 pessoas curtiram isso.
Shayenne Schneider como podemos estar ligados a todos ao mesmo tempo estando tão pertinho! hahaha =)
17 de Maio às 10:02 · Curtir · 4
Nathalia Pires ?Shayenne Schneider concordamos ! Raquel Lanine
17 de Maio às 10:05 · Curtir · 1
Fernando Cas É tendencia. Daqui a pouco, daremos aula via celular aos alunos.
17 de Maio às 10:11 · Curtir · 1
Thayana Audi isso já acontece mas o professor no celular dele postando no face e vc tendo que ler e comentar a postagem pelo seu celular;
17 de Maio às 10:23 · Curtir
Aline Weber O que vocês acham dessa discussão acontecer pelo Facebook? Em que ela é diferente da discussão que acontece na sala de aula presencial? Ela é igual, é diferente? que semelhanças e diferenças elas guardam? Por que é importante usar o Facebook para além das amenidades, para além do uso social?
domingo às 12:28 · Curtir
Thayana Audi Achei uma idéia muito legal, só assim, ha uma participação maior do que a que acontece em sala de aula. É diferente nesse sentido. A interação é maior e a aproximação também. As redes sociais acabam não servindo só para diversão e afins mas também para debate de um assunto produtivo e muitas vezes interessante.
domingo às 13:49 · Curtir (desfazer) · 3
Aline Weber ?Thayana Audi, nossas interações pelo facebook tem contribuído para a formação docente? De que forma?
Vejam quantas questões importantes aparecem nessa discussão feita lá no CidadEduca para repensarmos a Didática em tempos de cibercultura: uso do celular em sala de aula; as redes sociais não servem apenas para as amenidades. Leiam esse trecho que recortei e continuem o debate por lá!
[]s
Thayana Audi
Debate via facebook na aula de didática ! — com CidadeEduca Uerj em Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.
Curtir · · 17 de Maio às 10:00 em Rio de Janeiro ·
Rafaella Gentile, Vaneide Desidério, Renata Apolônio e outras 4 pessoas curtiram isso.
Shayenne Schneider como podemos estar ligados a todos ao mesmo tempo estando tão pertinho! hahaha =)
17 de Maio às 10:02 · Curtir · 4
Nathalia Pires ?Shayenne Schneider concordamos ! Raquel Lanine
17 de Maio às 10:05 · Curtir · 1
Fernando Cas É tendencia. Daqui a pouco, daremos aula via celular aos alunos.
17 de Maio às 10:11 · Curtir · 1
Thayana Audi isso já acontece mas o professor no celular dele postando no face e vc tendo que ler e comentar a postagem pelo seu celular;
17 de Maio às 10:23 · Curtir
Aline Weber O que vocês acham dessa discussão acontecer pelo Facebook? Em que ela é diferente da discussão que acontece na sala de aula presencial? Ela é igual, é diferente? que semelhanças e diferenças elas guardam? Por que é importante usar o Facebook para além das amenidades, para além do uso social?
domingo às 12:28 · Curtir
Thayana Audi Achei uma idéia muito legal, só assim, ha uma participação maior do que a que acontece em sala de aula. É diferente nesse sentido. A interação é maior e a aproximação também. As redes sociais acabam não servindo só para diversão e afins mas também para debate de um assunto produtivo e muitas vezes interessante.
domingo às 13:49 · Curtir (desfazer) · 3
Aline Weber ?Thayana Audi, nossas interações pelo facebook tem contribuído para a formação docente? De que forma?
In reply to Janaína Caetano
Re: Pensando a Didática em tempos de cibercultura móvel e ubíqua
by Aline Weber -
Janaína, querida!
Em seu texto você fala da importância do professor saber usar as tecnologias para que possa inseri-las dentro de seu cotidiano escolar, ampliando os espaçostempos de ensinoaprendizagem. Em nossa pesquisa com os usos dos dispositivos móveis na interface universidade/cidade/ciberespaço você vê esse objetivo contemplado? De que forma? Nossos encontros têm contribuído para uma reflexão da prática pedagógica? Eles são formadores?
bjs
Em seu texto você fala da importância do professor saber usar as tecnologias para que possa inseri-las dentro de seu cotidiano escolar, ampliando os espaçostempos de ensinoaprendizagem. Em nossa pesquisa com os usos dos dispositivos móveis na interface universidade/cidade/ciberespaço você vê esse objetivo contemplado? De que forma? Nossos encontros têm contribuído para uma reflexão da prática pedagógica? Eles são formadores?
bjs