Discussão sobre o texto A cibercultura e a educação em tempos de mobilidade e redes sociais

Pensando a Didática em tempos de cibercultura móvel e ubíqua

Pensando a Didática em tempos de cibercultura móvel e ubíqua

por Aline Weber -
Número de respostas: 5
Olá Turma!
Que questões vocês podem trazer no que diz respeito À Didática em tempos de cibercultura móvel e ubíqua? Vamos investir nessa ideia? O que mudou da Didática Magna de Comenius para os dias de hoje? Será que com a mobilidade e ubiquidade estamos mais próximos do que afirmava Comenius: Ensinar tudo a todos? De que forma a Didática pode ser potencializada por meio dos usos de dispositivos móveis e do digital em rede?
Vamos ao debate?
Lembrem que a nossa sala de aula não é só presencial! Ela acontece em vários espaçostempos, desde centros, museus, parques até o moodle e o Facebook! Vamos interagir!
[]s
Em resposta à Aline Weber

Re: Pensando a Didática em tempos de cibercultura móvel e ubíqua

por Janaína Caetano -
Numa visão mais macro, cabe a escola inserir essas tecnologias levando em conta a importância que estas têm para a potencialização do processo de construção do saber entre os professores e os alunos dentro e fora de sala de aula. É fundamental que a escola perceba essa importância para que o professor tenha liberdade para usar os mais diversos espaçostempos e os inúmeros recursos e metodologias que possa utilizar no seu processo de "ensinagem" e aprendizado com os alunos. Para que isto se dê numa condição micro, é preciso que o professor atente para o fato de que precisa dominar essas tecnologias a fim de que saiba utilizá-las como ferramentas poderosas no processo de ensino e aprendizagem com o aluno, que por sua vez, já domina essas ferramentas e tem autonomia para aprender nesse mundo cibercultural.
O professor, acredito eu, como pregava a tendência pedagógica da Escola Nova, deve ser um facilitador, um mediador nesse processo de construção do conhecimento do aluno e deve utilizar, para que isto aconteça de recursos tecnológicos e de espaçostempos para além dos muros da escola; ou seja, é preciso fazer com que o aluno se sinta inserido na escola e para isto se faz necessário trazer a realidade do aluno para dentro da escola, para que ele se sinta "em casa". O professor pode fazer isto de diversas maneiras: levando seus alunos para uma exposição de arte, ou para uma peça teatral, ou para um cinema, enfim, há diversos espaçostempos de aprendizagem que o professor pode fazer uso para potencializar essa arte de ensinar, que é a didática, e, deste modo, construir uma melhor e mais coerente prática pedagógica.
Em resposta à Janaína Caetano

Re: Pensando a Didática em tempos de cibercultura móvel e ubíqua

por Livia Maria Monteiro Gomes -
O caso da professora Amanda Gurgel, gerou muitas repercussões na mídia e nas redes sociais. Ela não utilizava muito as redes sociais e provavelmente pode verificar suas potencialidades, após sua aparição em tantos canais de comunicação. O acesso às diversas tecnologias é fundamental e pode contribuir muito para a formação dos professores. Na mensagem encaminhada pelo aluno José, se percebe que o professor só utilizava a internet para a pesquisa e o estudo. Ele deixa de acrescentar muitas coisas as suas aulas e seu modo de agir gerou conflitos com um aluno, que não teve culpa do que aconteceu. O acesso as tecnologias nas salas de aula, nas universidades, na cidade, em outros espaçostempos e a imersão na cibercultura é fundamental para o processo de ensino-aprendizagem. As mídias móveis permitem a união entre deslocamento e comunicação, o que gera um alcance de várias informações por um número maior de pessoas.
Em resposta à Livia Maria Monteiro Gomes

Re: Pensando a Didática em tempos de cibercultura móvel e ubíqua

por Aline Weber -
Lívia, querida!
Você afirma que as tecnologias podem contribuir muito para a formação de professores. De que forma isso pode acontecer?
Em nossos encontros nos diversos espaçostempos (universidade, cidade e ciberespaço) a formação de professores tem sido contemplada? Estamos nos formando ao fazer uso dos dispositivos móveis e do digital em rede? Como?
Interessante quando você escreve: as mídias móveis permitem a união entre deslocamento e comunicação. Como Santella chama isso? Leve essa discussão temabém para o CidadEduca!
bjs
Em resposta à Aline Weber

Re: Pensando a Didática em tempos de cibercultura móvel e ubíqua

por Aline Weber -
Turma Querida!
Vejam quantas questões importantes aparecem nessa discussão feita lá no CidadEduca para repensarmos a Didática em tempos de cibercultura: uso do celular em sala de aula; as redes sociais não servem apenas para as amenidades. Leiam esse trecho que recortei e continuem o debate por lá!
[]s
Thayana Audi
Debate via facebook na aula de didática ! — com CidadeEduca Uerj em Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.
Curtir · · 17 de Maio às 10:00 em Rio de Janeiro ·
Rafaella Gentile, Vaneide Desidério, Renata Apolônio e outras 4 pessoas curtiram isso.
Shayenne Schneider como podemos estar ligados a todos ao mesmo tempo estando tão pertinho! hahaha =)
17 de Maio às 10:02 · Curtir · 4
Nathalia Pires ?Shayenne Schneider concordamos ! Raquel Lanine
17 de Maio às 10:05 · Curtir · 1
Fernando Cas É tendencia. Daqui a pouco, daremos aula via celular aos alunos.
17 de Maio às 10:11 · Curtir · 1
Thayana Audi isso já acontece mas o professor no celular dele postando no face e vc tendo que ler e comentar a postagem pelo seu celular;
17 de Maio às 10:23 · Curtir
Aline Weber O que vocês acham dessa discussão acontecer pelo Facebook? Em que ela é diferente da discussão que acontece na sala de aula presencial? Ela é igual, é diferente? que semelhanças e diferenças elas guardam? Por que é importante usar o Facebook para além das amenidades, para além do uso social?
domingo às 12:28 · Curtir
Thayana Audi Achei uma idéia muito legal, só assim, ha uma participação maior do que a que acontece em sala de aula. É diferente nesse sentido. A interação é maior e a aproximação também. As redes sociais acabam não servindo só para diversão e afins mas também para debate de um assunto produtivo e muitas vezes interessante.
domingo às 13:49 · Curtir (desfazer) · 3
Aline Weber ?Thayana Audi, nossas interações pelo facebook tem contribuído para a formação docente? De que forma?
Em resposta à Janaína Caetano

Re: Pensando a Didática em tempos de cibercultura móvel e ubíqua

por Aline Weber -
Janaína, querida!
Em seu texto você fala da importância do professor saber usar as tecnologias para que possa inseri-las dentro de seu cotidiano escolar, ampliando os espaçostempos de ensinoaprendizagem. Em nossa pesquisa com os usos dos dispositivos móveis na interface universidade/cidade/ciberespaço você vê esse objetivo contemplado? De que forma? Nossos encontros têm contribuído para uma reflexão da prática pedagógica? Eles são formadores?
bjs