Você sabe o que é uma WebQuest?

Vamos pesquisar?

Clique aqui.

Introdução

Os conceitos de aprendizagem colaborativa, cooperativa e educação interativa vêm sendo muito utilizados com a emergência da educação online. Por que será? Esses conceitos não eram muito discutidos na modalidade de EaD que não usava as TICs, mais especificamente a internet e seus ambientes virtuais de aprendizagem. Os meios de comunicação de massa não permitem que todos os sujeitos envolvidos nas práticas de EaD partilhem sentidos. O pólo da emissão não era liberado. É com a emergência da cibercultura que os conceitos de colaboração, cooperação e interatividade vêm sendo ressignificados e contemplados.

Segundo Okada (2003), na literatura especializada em educação online, as expressões “aprendizado colaborativo” e “aprendizado cooperativo” vêm causando uma provocante polifonia. Não há consenso sobre o uso desses termos em educação online. Contudo, mapeamos algumas convergências e divergências. Vejamos o quadro a seguir:

Convergências e divergências

Aprendizado colaborativo

Aprendizado cooperativo

Não existe necessariamente um único propósito em comum.

É estimulado o trabalho em conjunto visando atingir um propósito em comum.

A interatividade é encorajada visando principalmente à partilha da autoria de todos os cursistas e do professor-tutor. Todos os aprendizes podem contribuir uns com os outros, desenvolvendo suas competências e habilidades.

Como podemos então exemplificar esses conceitos tendo como referencial um curso online? Em todas os canais ou interfaces comunicacionais baseadas no modelo todos-todos poderemos potencialmente debater e discutir temas e questões variadas através do uso de fóruns, chats, blogs, entre outros. Nesse sentido, todos aprendem com todos, pois o canal de comunicação é interativo. Estamos então diante do conceito de aprendizado colaborativo, pois todos podem intervir na mensagem de todos, construindo coletivamente sentidos sem necessariamente produzir cooperativamente o conhecimento. A cooperação é quando a produção é orientada para um propósito específico e intencional, onde todos os envolvidos deverão produzir juntos a obra. Em suma, colaboração e cooperação são conceitos complementares e não excludentes.

Entretanto, nem todos os estudantes dispõem de infra-estrutura, tempo e, em muitos casos, desejo e vontade de compartilhar sentidos com outros ou de aprender de forma colaborativa ou cooperativa. Preferem mesmo reagir aos recursos e materiais didáticos que tragam instruções que promovam a auto-aprendizagem. Então, cabe ao professor reconhecer essa realidade e potencializar essa aprendizagem, mesmo sabendo que a interatividade é um mais comunicacional (Silva, 2000) em relação às práticas de auto-aprendizagem. Como mostrar para nosso aluno online o potencial da interação e da interatividade na educação online?