Sejam bem-vindos a disciplina Pesquisa-Formação na Cibercultura!

Multiplas Linguagens e Curriculos - juntando desejos, artefatos culturais. linguagens e gente que tem e faz histórias, vamos criar atos de currículos que nos inspirem a praticar mais e melhores currículos.
Professores: Edméa Santos & Paulo Sgarbi

Sala de aula da disciplina redes sociotécnicas e currículos online. Ministrada pela professora Dra. Edméa Santos. Nesta versão discutimos os desafios da pesquisa e da formação em tempos e com a cibercultura. Como pesquisar na internet? Como pesquisar com e nos ambientes virtuais de aprendizagem e nas redes sociais da internet? Quem são os praticantes culturais? Que metodologias e dispositivos de pesquisa utilizar? Que abordagens teóricas dialogaremos? Estas são apenas algumas questões para o nosso debate! Bem-vind@s.
[]s

Méa

Disciplina ministrada pelas professoras Nilda Alves e Edméa Santos

Sala de aula online da Disciplina Eletiva "Redes sociotécnicas e Currículos Online" do PROPED_UERJ. Professoras responsáveis: Edméa Santos e Conceição Soares.

Educação a distância, educação aberta, educação móvel. Políticas e legislações específicas no Brasil. Fundamentos da educação online como um fenômeno da cibercultura: interatividade, hipertexto, simulação, convergência e mobilidade. Ambientes digitais de aprendizagem, fundamentos e interfaces de conteúdos, comunicação e gestão. Desenho didático para o ensino e a aprendizagem online. Produção de conteúdos e gestão de processos e equipes na educação online. Docência e tutoria online. Avaliação da aprendizagem online. A educação online nos espaços multirreferencias de aprendizagem (escola básica, universidades, universidade corporativa, espaços não formais).

Objetivos:

  • Compreender as dinâmicas e processos das modalidades educacionais da educação a distância, educação aberta, educação online e educação móvel.
  • Discutir a legislação da EAD no Brasil.
  • Compreender os potenciais das tecnologias digitais e dos ambientes online de aprendizagem.
  • Arquitetar e planejar conteúdos e situações de aprendizagem em ambientes online.
  • Desenvolver estratégias e dispositivos para avaliar a aprendizagem online.
  • Refletir sobre o papel do docente e da equipe interdisciplinar nos processos de gestão, ensino e aprendizagem online.
  • Explorar diversas possibilidades educativas e comunicacionais da educação online em espaços multirreferenciais de aprendizagem.
  • Vivenciar a formação e aprendizagem online.

boca abertaOlá pessoal!

Este espaço foi criado para agregar a nossa Oficina de Educação Online. Vamos vivenciar aqui o papel de produtores e arquitetos de conteúdos e situações de aprendizagem online. Neste espaço todos e todas terão senhas de tutores (professores).

Vamos produzir!
[]s
Méae Conceição