Programação
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Olá turma querida!
Sejam todos e todas muito bem-vind@s!
Nossa disciplina será ministrada online. Isto significa que vivenciaremos situações de aprendizagem e práticas comunicacionais mediadas e estruturadas por tecnologias digitias em rede. Nós professores e estudantes estaremos presentes e juntos nesta sala de aula online. Vamos vivenciar a educação online em nosso processo formativo. Deste já afirmamos que não faremos educação a distância (EAD massiva). O que isto significa? Não teremos apenas materiais para serem consumidos a partir do auto-estudo. Obviamente o auto-estudo será necessário, afinal ninguém aprende pelo outro. Aprendemos em rede tendo "tantos outros" como principais interlocutores. Vamos vivenciar a aprendizagem colaborativa e uma sala de aula online interativa, ou seja, estaremos em rede criando e cocriando o conhecimento via interfaces síncronas e assíncronas aqui em nosso AVA (ambiente virtual de aprendizagem).
Mas o que exatamente iremos aprender juntos? Vejamos a ementa a seguir.- O significado dos cotidianos nas redes de conhecimentos e significações nas quais vivem todos os seres humanos;
- A expressão dessas redes nos cotidianos escolares, com ênfase: nas relações dentrofora das escolas- indicando e discutindo como se da? a aproximação entre as múltiplas redes educativas a que todos e todas pertencemos; nas características dos espaçostempos escolares; nos processos de práticasteoriaspráticas existentes nas diversas propostas de currículos; nos múltiplos artefatos culturais ‘usados’ nos processos curriculares; nos saberesfazeres dos ‘praticantes’ docentesdiscentes e discentesdocentes nos múltiplos processos curriculares;
- Os processos políticos que se desenvolvem nos diversos contextos cotidianos em que vivemos.
Vamos ao trabalho e ótimo semestre de verão para tod@s nós!
[]'s
Edméa Santos no Face...
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Semanas de Ambientação - 08 a 30 de abril de 2013-1
Nas próximas duas semanas desenvolveremos as seguntes atividades:
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Inscrição em nosso AVA - ambiente virtual de aprendizagem. Preencha o formulário de inscrição. Você receberá em seu email um link para primeiro acesso. Qualquer internauta terá acesso ao nosso curso. Trabalhamos com o conceito e a prática da "Educação Online Aberta". Contudo, para interagir e realizar as atividades só alunos matriculados da UERJ terão acesso. Investimos na mediação pedagógica online. Por este motivo, só aceitaremos inscrições de alunos matriculados. Clique em "Acesso", no canto direito superior do ambiente.
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Acessar primeiros conteúdos de estudo- Navegue livremente por todo ambiente, acesse e estude os textos, veja videos, converse com colegas online. Enfim, adentre e habite o ambiente. A "CidadeEduca"com e nos seus cotidianos. Vamos compartilhar dicas bacanas de eventos e atividades com nossa turma. Participe do fórum de discussão "Chá mate com biscoito".
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Aprender a utilizar algumas interfaces comunicacionais básicas (fórum de discussão e chats (bate papo)). Para conhecer um pouco mais a noção de "educação online" e os potenciais das interfaces digitais leia o texto "Educação online como campo de pesquisa-formação", clicando aqui.
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Consolidar a formação da turma.Vamos conhecer os colegas, nos apresentar e apresentar nossas expectativas sobre a disciplina. Vamos nessa? Acessem e participem do fórum de boas-vindas! Participe o quanto antes! Participar de um fórum é muito mais que postar uma mensagem. Converse com a professora e com seus colegas. Acesse todos os dias e interaja!
Interatividade: narrativas em construção...
Leitura obrigatória das semanas 1 e 2 - de 8 a 30 de abril -
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O que significa "Cotidianos" ? O que entendemos por cotidiano escolar? O que são redes educativas? Por que aprendemos em rede?
Semana 02 a 12 de maio de 2013-1
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Cotidiano escolar e culturas. Aprendendoensinando em redeDe 27 de maio a 07 de junho- 2013-1.
De agora em diante vamos fazer um estudo mais sistemático sobre fundamentos e princípios das pesquisa e práticas com os cotidianos escolares. Vamos dialogar um pouco mais com alguns autores. Nesta aula temos duas ótimas entrevistas com as professoras Nilda Alves e Inês Barbosa e outros textos de suas autorias. Vamos conhecer as entrevistas, os textos e simular novas questões para as autoras. Leiam os textos, tragam suas dúvidas, relatos e narrativas cotidianas. Todas e todas devem entrar no debate com autoria. Numa próxima aula, teremos a presença das professoras numa webconferência onde teremos a oportunidade de conversasr um pouco mais com as professoras.
Clique aqui para acessar nosso fórum de debates.
[]s
Méa
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Artefatos culturais no cotidiano escolar. Seres humanos e objetos técnicos em rede. Por mais e melhores articulações de saberes
Semana de 10 a 17 de junho de 2013
Olá turma!
Nesta aula, vamos discutir sobre as potencialidades das tecnologias e dos artefatos culturais para as práticas educativas cotidianas. Vamos fazer o estudo de alguns textos, vídeos e projetos para conhecer como professores-praticantes criam atos de currículos e práticas educativas nas mais diversas redes educativas (escolas, ciberespaços, redes sociais, organizações, mídias em geral). Acessem os links e participem do nosso fórum de conversas. Clique aqui para participar do fórum!
[]s juninos
Méa
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Encontro presencial e primeiras avaliações !
Olá turma!
No práximo sábado, dia 15 de junho, nos encontraremos presencialmente na UERJ. Teremos nosso primeiro encontro da disciplina. Esta é uma exigência legal do MEC para disciplinas online nos cursos de graduação. Sabemos que todo processo online deve ser formativo, logo avaliativo. Mas temos mesmo que ter momentos presenciais. Além disso, será bem divertido e poderemos nos encontrar e nos conhecer para além das interfaces digitais. Se organizem!
Espero todos e todas no:
- Dia 15 de junho
- 12 andar
- Sala 12050
- Horário: das 10 as 12h
[]s
Méa
- Dia 15 de junho
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Os cotidianos escolares no cinema. O que podemos aprender com as narrativas audiovisuais?
Semana de 01 a 15 de julho de 2013
Somos uma invenção de nós mesmos"Certo dia,me dei conta de que as pessoas se inventam, de que o ser humano é uma invenção de si mesmo. Veja se não é: a gente, quando nasce, é ninguém, não tem noção de nada, nem do mundo nem de si mesmo. Com o tempo vai aprendendo e então se pergunta: quem sou eu? E, para responder, começa a definir sua identidade. Aí começa a invenção. Claro, a sociedade já existia quando você nasceu, com valores que a constituem e os quais você adquire pela educação.O conjunto desses valores se chama cultura, desde a noção de justiça, de certo e errado, até como se prepara uma salada.Tudo isso é cultura e foi inventado, como foram inventadas a cidade e quase todas as coisas que estão nela: as casa, os automóveis, o telefone, o computador, a energia, tec, etc. Quem vive na natureza é macaco e onça; nós, seres humanos, vivemos em um mundo cultural, inventado por nós. E dentro desse mundo, as pessoas também se inventam: umas se inventam educadoras, outras artistas, outras esportistas, outras operárias, outras vigaristas. Não estou dizendo que qualquer pessoa pode ser qualquer coisa, desde que decida ser. Nada disso. Para ser esportista, por exemplo, a pessoa deve possuir determinadas qualidades sem as quais não terá êxito. Logo, cada um se inventa mas mediante suas qualidades e necessidades, e é preciso que outras pessoas o reconheçam como tal. Não adianta eu dizer que sou Napoleão, se ninguém acredita. Este é um dado importante: precisamos que o outro reconheça em nós a pessoa que inventamos ser. Por isso, nossa invenção tem de ser plausível, verdadeira. Não nos inventamos apenas para nós mesmos mas também para o outro que, ao nos reconhecer, dá sentido à nossa invenção. "_____________________________________________________________________________Gosto muito texto acima. Ele é simples e cheio de sentidos e significados. Menos é mais! Obviamente, para nós da academia, nada do que foi escrito aqui é novidade. Muitas ideias e argumentações são questionáveis, ainda bem! Para citar apenas uma delas, por exemplo, o autor dicotomiza natureza de cultura. E por que não trabalhar com a noção de CULTURAS? Por outro lado, a ideia de INVENÇÃO é muito potente, assim como a noção de OUTRO legítimo outro. Neste momento do nosso curso, estamos itencionalmente "inventando".
A proposta para esta aula é buscarmos no cinema, narrativas que apresentem INVENÇÕES, atos de currículos, sobre cotidianos escolares dentro e fora do Brasil. Cada um de vocês deve assistir e resenhar um filme. Lembrem-se que para os cotidianos o que mais interessa são as operações de usuários, as práticas inovadoras. Esta atividade será organizadas por etapas num fórum de discussão diferente. Atenção às orientações lá no fórum.
[]s
Méa -
Encontro presencial e avaliações finais!
Olá turma!
No próximo sábado, dia 3 de agosto, nos encontraremos presencialmente na UERJ. Teremos nosso encontro de avaliação final da disciplina. Esta é uma exigência legal do MEC para disciplinas online nos cursos de graduação. Sabemos que todo processo online foi formativo, logo avaliativo. Mas temos mesmo que ter mais este momento presencial. O nosso último encontro presencial foi uma delícia. Avaliamos o processo do curso, compartilhamos nossas estratégias e dificuldades de estudar online, tiramos dúvidas, estreitamos laços de amizade com todos e todas.
Neste último encontro faremos uma avaliação final que, juntamente com as atividades online, comporá nossas estratégias de formação. Então se organizem e estejam todos e todas presentes.
Espero todos e todas no:
- Dia 3 de agosto
- 12 andar
- Sala 12050
- Horário: das 9 as 12h
Para este último encontro cada um deve levar um artefato cultural (livros, revista, cd, dvd, objetos, equipamentos, imagens, brinquedos, etc...) que marcou sua vida, mas que você não quer mais. Algo para compartilhar com outro alguém. Não esqueçam! este artefato cultural fará parte de uma dinâmica importante.
[]s
Méa
- Dia 3 de agosto