Ir para o conteúdo principal
Docência Online
  • Sites Relacionados
    Universidade Sala de Aula Interativa GFarias
  • Português - Brasil ‎(pt_br)‎
    English ‎(en)‎ Português - Brasil ‎(pt_br)‎
Você acessou como visitante (Acessar)

Uma Educação para a Checagem de Fatos - Fact-checking Education: identificação, Produção e Combate de Narrativas nas Redes

  1. Página inicial
  2. Cursos
  3. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)
  4. PÓS-GRADUAÇÃO
  5. Uma Educação para a Checagem de Fatos
  6. Geral
  7. Texto - Por que a discussão sobre fake news deve s...

Texto - Por que a discussão sobre fake news deve ser levada para a sala de aula

Desde as últimas eleições presidenciais nos Estados Unidos, em 2016, o termo “fake news” (notícias falsas, em inglês) se tornou extremamente popular. Durante a corrida eleitoral que levou Donald Trump à presidência, muitas notícias falsas foram compartilhadas na rede e, até hoje, dois anos depois, o país ainda investiga e discute a influência dos conteúdos mentirosos no resultado do pleito.
No Brasil, que terá eleições neste ano, há uma grande preocupação de que algo semelhante possa ocorrer. Alguns projetos para combater as fake news já estão, inclusive, em tramitação no Congresso Nacional. Mas os números impressionantes de compartilhamentos das notícias falsas na rede apontam para um problema maior: a falta de visão crítica das pessoas no meio digital.
Apesar de boa parte dos compartilhamentos das notícias falsas ser feita pelos chamados bots – contas automatizadas criadas para replicar as mensagens nas redes sociais e influenciar o debate público -, um estudo do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), o mais extenso sobre fake news até agora, apontou que a difusão de conteúdo mentiroso se dá mais pela ação humana do que dos robôs. A pesquisa, que analisou notícias postadas no Twitter entre 2006 e 2017, também demonstrou que as informações inverídicas se espalham mais rápido do que as verdadeiras.
Nesse cenário, cresce a necessidade de abordar o assunto em sala de aula. “Falta formar o cidadão digital completo”, analisa Cristina Tardáguila, diretora da Agência Lupa, agência de checagem de fatos. “Assim como questões de cidadania off-line, como não jogar lixo no chão, o jovem precisa entender os limites da cidadania on-line, sair do colégio com essa noção.”

Clique em Texto - Por que a discussão sobre fake news deve ser levada para a sala de aula para abrir o recurso.
◄ Texto - Gameficação e as fake news: uma análise do jogo cheque isso!
Quadrinho - Fábio Fato não dá mole para notícias falsas! ►
Pular Navegação
Navegação
  • Página inicial

    • Páginas do site

      • Meus cursos

      • Tags

      • FórumNovidades

    • Meus cursos

    • Cursos

      • UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)

        • GRADUAÇÃO

        • PÓS-GRADUAÇÃO

          • Uma Educação para a Checagem de Fatos

            • Geral

              • ArquivoGuia de Atividades

              • ArquivoCronograma

              • FórumFórum de notícias

              • FórumPara se apresentar e conhecer colegas e docentes é...

              • URLVídeo - EAD: antes e depois da cibercultura

              • URLVídeo - A Docência Online

              • URLVídeo - Currículo Multirreferencial

              • URLVídeo - Outros Olhares sobre Cibercultura e Educação

              • URLVídeo - Cibercultura e Educação em Debate

              • URLTexto - Idade Mídia: Uma Idade Média às Avessas

              • FórumFórum dos Polos - Clique Aqui e Participe do Debate!

              • URLVídeo - Eli Pariser: Tenha cuidado com os "filtros...

              • URLVídeo - Colóquio "A Pós-Verdade é Verdadeira ou Fa...

              • URLVídeo - Algoritmos: você está no controle? | Ricar...

              • URLTexto - A Pós-Verdade é Verdadeira ou Falsa? (Inte...

              • URLTexto - O filtro invisível: O que a internet está ...

              • FórumFórum dos polos - Clique aqui e participe do debate!

              • URLTexto - A Reivindicação da Verdade no Jornalismo

              • URLTexto - Desconstruindo as fake news: o trabalho da...

              • URLTexto - Guerra de likes - Precisamos dominar as fe...

              • URLTexto - Fake News, Pós-verdade, Fact-checking e Jo...

              • URLTexto - Os limites do 'fact-checking'

              • URLVídeo - Markham Nolan: Como separar fatos de ficçã...

              • URLVídeo - Como podemos proteger a verdade na era da ...

              • URLVídeo - Agência Lupa: quem somos e o que checamos

              • URLTexto - Como a Lupa faz suas checagens?

              • URLVídeo - Aos Fatos: Em busca da verdade na política

              • URLTexto - Aos Fatos: nosso método.

              • FórumFórum dos polos - Clique aqui e participe do debate!

              • URLTexto - Guerra de likes - Precisamos dominar as fe...

              • URLTexto - Dia Internacional de Checagem de Fatos

              • URLVídeo - Dia Internacional de Checagem de Fatos! In...

              • URLVídeo - Lupa fala sobre o dia a dia da checagem de...

              • URLTexto - No Dia Internacional da Checagem, um convi...

              • URLTexto - Robô checadora do Aos Fatos começa a opera...

              • URLTexto - Bot Sentinel, plataforma que monitora a at...

              • URLTexto - Gameficação e as fake news: uma análise do...

              • URLTexto - É fato ou fake? Veja como fazer investigaç...

              • URLTexto - Gameficação e as fake news: uma análise do...

              • URLTexto - Por que a discussão sobre fake news deve s...

              • URLQuadrinho - Fábio Fato não dá mole para notícias f...

              • URLTexto - Sleeping Giants Brasil - Cansei de ver fak...

              • FórumFórum dos polos - Clique aqui e participe do debate!

          • PPC

          • Currículo

      • SITE EDMÉA SANTOS

      • PESQUISADORES GPDOC

      • UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)

Você acessou como visitante (Acessar)
Uma Educação para a Checagem de Fatos
  • Sites Relacionados
    • Universidade
      • UERJ
      • Faculdade de Educação
      • PROPED
    • Sala de Aula Interativa
    • GFarias
  • Português - Brasil ‎(pt_br)‎
    • English ‎(en)‎
    • Português - Brasil ‎(pt_br)‎
Resumo de retenção de dados
Baixar o aplicativo móvel.