Pretendemos compreender nesse curso o contexto da emergência das fake news e suas repercussões na sociedade, inclusive na educação e desenvolver metodologias de pesquisa-formação em tempos de pós-verdade (SANTAELLA). Apresentamos aqui uma discussão sobre a temática das fake news a partir de um repertório teórico-metodológico de pesquisa-formação na cibercultura (SANTOS) e introduzimos o dispositivo de pesquisa Reglus como uma proposta de prática pedagógica na cibercultura. Essa opção se dá pela perspectiva de investigar como essa guerra de narrativas vem modificando as formas de atuação e formação docente e manifesta-se dos estudos dos fenômenos que emergem da cibercultura e suas apropriações pelos praticantes culturais, bem como a proposição de um diálogo entre a formação docente e as novas formas de socialização e aprendizagem contemporâneas.

Dimensões contemporâneas sobre a produção do conhecimento em educação. O estatuto do conhecimento científico sobre a sociedade: objetividade, razão e verdade em discussão. A escola e o seu lugar na produção de conhecimento na sociedade. Movimentos instituintes e a produção do conhecimento. Demandas populares e aprodução do conhecimento. Escola, currículo e produção do conhecimento frente às transformações tecnológicas e sociais. Produção do conhecimento, processos de ensino e aprendizagem e formação de professores na contemporaneidade.

O campo do currículo e seus aspectos históricos. Currículo como produção cultural. Abordagens discursivas no campo do currículo. Cultura, culturas e a centralidade da cultura na contemporaneidade. Estudos culturais e teorias (críticas e pós-críticas) do currículo. História das disciplinas escolares (abordagem histórica das concepções de disciplina e currículo disciplinar. Integração curricular). A cultura escolar e a disciplinarização do conhecimento. Seleções culturais e transformações pedagógicas. Políticas curriculares e educacionais (formação de professores, livro didático e EaD). Currículo e mídia.