Muito bom, seu trabalho, Talita!
Como os cotidianos escolares são espaçostempos de produção de conhecimento, crenças e valores que dão sentido à própria vida, não se pode dissociar as situações que neles são engendradas das metodologias que as apreendem. Um exemplo disso foi o mapeamento feito por você sobre as escolhas que fazemos eseus impactos em nossas vidas.
Destaco alguns pontos de grande relevância dessa metodologia, trabalhada em ‘tempo real’:
· Alinhamento ao ‘instituído’, dado que é parte de um projeto desenvolvido com alunos do 9° ano do Ensino Fundamental em uma escola municipal aqui no RJ, mediante abordagem criativa;
· Ponto de partida: fala de seus alunos, oportunizando o diálogo, a interação e a colaboração entre todos;
· Integração temporal – passado, presente e futuro, reunidos no mesmo espaço, para se pensar as escolhas, positivas ou não, que fazemos em nossas vidas (estudos, diversão, relações, gostos, entretenimento);
· Não dicotomia entre escola/sociedade - vida acadêmica/profissão - o dentrofora da escola;
· Associação mapa/redes – suas ligações e recursividades.
· Motivação geral
Como se pode ver, há ‘maneiras de fazer’, 'modos diversos de atuar', que vêm sendo tecidos em redes de práticas sociais reais, criativas e plurais, que alteram as propostas curriculares repetitivas, redesenhando relações de parceria professor/aluno, e potencializando novas aprendizagens, para além do previsto e do suposto nos currículos formais.
Continue trazendo suas contribuições.
Já pensou sobre os próximos passos?
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