Fórum de "Boas-vindas"! Turmas 2013-1 -Entre aqui para se apresentar e conhecer sua turma online. Só para alunos matriculados nas disciplinas!

Número de respostas: 86
Olá pessoal!

Que tal nos apresentarmos por aqui?piscando

Falem das suas vidas, expectativas em relação à disciplina, dos seus interesses de estudos e pesquisa. Aproveitem para saber mais sobre os colegas dialogando com suas postagens. Aproveitem e compartilhem seus links de redes sociais e de suas produções e espaços online. Basta clicar em responder para participar.

Quem começa? Agora eu abro o fórum, mas em breve me apresentarei melhor dialogando com vocês.

[]s

Méa
Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum de "Boas-vindas"! Turmas 2013-1 -Entre aqui para se apresentar e conhecer sua turma online. Só para alunos matriculados nas disciplinas!

por Monna Carvalho -
Olá,
me chamo Monna, sou aluna do 7º período. Nesse momento vivo dias de loucura definindo o "grande tema" da minha monografia. hahahaha
Espero encontrar aqui um espaço de troca de informações, conversas, conhecimento e até mesmo diversão, por que não?

Segue meu perfil no facebook, qualquer coisa, só add:
Em resposta à Monna Carvalho

Re: Fórum de "Boas-vindas"! Turmas 2013-1 -Entre aqui para se apresentar e conhecer sua turma online. Só para alunos matriculados nas disciplinas!

por Edméa Santos -
Olá Monnal!

Seja muito bem vinda por aqui. Você inaugurou nossa disciplina. Onde estão os outros colegas?

Fale um pouco mais sobre você. O que gosta de fazer? Como você aproveita a cidade maravilhosa?

Já leu o texto da semana?

Traga para cá suas dúvidas e descobertas.

Beijos

Méa
Em resposta à Edméa Santos

por Marta Gonçalves -
Méa as alunas não estão conseguindo acesso, pois não aparece a opção: "OBS: Essa opção copiei do sala de aula interativa".

Olá!

Para o acesso completo aos cursos, você precisa se cadastrar como usuário do site. Além disso, cada curso pode ter um código de inscrição específico, fornecido apenas aos participantes inscritos no curso. Siga os seguintes passos:

1. Preencha o Formulário de Cadastramento com os seus dados.
  2. Uma mensagem de confirmação da inscrição será enviada imediatamente ao seu endereço de email.
  3. Visite o endereço web indicado na mensagem para confirmar o seu cadastramento automaticamente e começar a navegar.
  4. Acesse o seu curso clicando o nome correspondente na lista de cursos disponíveis.
  5. Se for pedido um código de inscrição use a senha que foi fornecida pelo administrador ou pelo professor. Esta senha é reservada aos usuários do site inscritos no curso e será necessária apenas na primeira vez que você entrar no curso.
  6. Quando você retornar ao site, para entrar no curso basta usar o seu nome de usuário e a sua senha nesta página de acesso.

Cadastramento de usuário.

por Thaís Trindade -
Olá Monna, quanto tempo..rsrs..só aqui para nos encontrarmos mais mesmo, porque a faculdade e os estágios não permitem =D
Adorei saber que você está nessa disciplina!
Em resposta à Thaís Trindade

por Thaís Boch -
Thaís e Monna, que legal encontrá-las aqui! Sabem se tem mais alguém da nossa turma nessa disciplina?
Beijos!
Em resposta à Thaís Boch

por Thaís Trindade -
Acho que tem mais gente sim amiga. Bom aproveito para me apresentar de forma mais completa. Meu nome é Thaís, estou no 7°/8° período, por isso já estou me formando. Não é minha primeira experiência no Docência Online e adorei saber que teríamos a oportunidade de fazermos uma eletiva Online. Então gosto de ler, não sou tão viciada quanto a Thaís Boch, que compra um livro por semana..rs, faço estágio no Ensino Fundamental em uma escola no maracanã e esse período, como estou me formando, estou inscrita em muitas disciplinas, por isso provavelmente vou encontra-las por aí. =D
Em resposta à Thaís Boch

por sthefane oliveira -
Em resposta à sthefane oliveira

por katia prado -
Boa noite! Meu nome é Katia Prado Lages, estou no oitavo período de Pedagogia, estou desenvolvendo minha Monografia, o que não está sendo nada fácil, pois, requer muito tempo para leitura, o que para quem trabalha a semana toda, não é nada fácil! Por esta razão, fiquei muito feliz quando passaram esta disciplina para online, assim, nos poupa uma manhã de Sábado, entre ir e vir para UERJ.
Provavelmente não há muitos alunos online neste momento, pois são três da manhã; como eu tive que requerer a vaga na disciplina, estou muito atrasada, com relação ao restante da turma. Mas, tenho certeza que vou amar esta minha nova experiência, de estar em uma disciplina Online, só não estou muito familiarizada com os procedimentos, mas seja o que Deus quiser! É um prazer estar com vocês! sorriso

Em resposta à katia prado

Olá povo que chegou depois!!!! Atenção!!!

por Edméa Santos -
boca abertaOlá Kátia! Olá novos colegas!

Kátia, Deus com certeza quererá!

Aqui fazemos educação online e não EAD. Então, é preciso estudar e participar pelo menos a cada dois dias das discusões. O fórum é uma interface assíncrona. Permite que possamos participar em tempos e espaços variadas. Mas teremos sim, atividades síncronas. Vamos realizar doravente videoconferências e chats-bate-papos. Agendaremos com antecedência.

Gente, oficialmente o nosso dia é sábado. Isso é só para garantir uma agenda para encontros presenciais. Teremos ao logo da disciplina uns 3 encontros presenciais. Mas não se preocupem com isso agora.

Procurem estudar agora o texto da aula 1 - leitura obrigatória!sorriso

Depois participem direto para fórum da aula 2. Neste não precisa ler nada por enquanto.piscando

Não deixem de participar do fórum "chá-mate com biscoito globo". Neste fórum daremos dicas culturais e eventos bacanas. Todos devem colaborar com dicas bacanas.

[]s

Méa

por Jéssica de Luna -
Oi pra todo mundo!

Meu nome é Jéssica, e eu sou do 7o. período (noite). Eu estou num novo emprego, então infelizmente sofri pra conseguir uma eletiva, já que eu só saio do trabalho às 18h - e na Barra... um saco! Ou seja, estudar online me caiu como uma luva! Salvação para os deseperados que só podem chegar depois do horário tradissionalíssimo das eletivas... rs

Assim como a Monna, estou iniciando minha pesquisa para definir um pouco mais minha monografia, uma vez que já escolhi o tema-chave - Games e Educação. Caso alguém queira trocar infos, fique à vontade pra me procurar! Todo bate-papo será bem vindo!

Vou aproveitar esse espaço para aumentar meu círculo de contatos na Pedagogia, já que depois que mudei de emprego e fui obrigada a chegar mais tarde vi o quão difícil é estar na faculdade sem ter colegas nos quais você possa ter informações sobre as aulas, os professores, as greves... :-P

Pra galera que quiser me achar facilmente, estou no Facebook (https://www.facebook.com/luna.gsk?ref=tn_tnmn) conectada principalmente durante o dia.

Se alguém aqui tá na mesma situação que eu - atrasada nas disciplinas, chega mais tarde por causa do trabalho, tá perdido por causa da monografia... vamos trocar experiências! Vai que nessa disciplina saem boas ideias... ;-) Beijos a todos!
Em resposta à Jéssica de Luna

por sthefane oliveira -
Ahhh Jéssica concordo com você!

A disciplina caiu como uma luva e uma "Salvação para os desesperados que só podem chegar depois do horário tradissionalíssimo das eletivas..."

Mas, a disciplina também me chamou bastante atenção pela nomenclatura, principalmente "cotidianos", que é parte importante da minha monografia!

Abraços!

por Edméa Santos -
Olá Sthefane!

Em breve começaremos a falar sobre cotidianos....Fazendo cotidianos...

Famos discutir agora aleitura da semana.
[]s

Méa

Vadê a turma? Vamos nessa Jéssica!

por Edméa Santos -
Olá Jéssica!sorriso

Seja muito bem-vinda!

É muito bom saber que já temos estudantes no mercado de trabalho , antes mesmo da conclusão do curso. A atividade profissional e suas itinerâncias formam uma das mais importantes redes educativas.Eu também fui alunatrabalhadora....Sou até hoje!!! E sempre...

Aprender online tem sido cada vez importante é prático, diria cultural mesmo. Afinal, os artefatos tecnológicos em rede estão ao nosso dispor para potencilizar nossa autoria.

Jéssica, aproveito e indico o site Comunidades Virtuais. Este espaço é coordenado pela mais importante, na minha opinião, pesquisadora brasileira Lynn Alves.

Ela é professora da UNEB e sua pesquisa é super fecunda. Lynn não só estuda o fenômeno, como também coordena a produção de games para educação. Orienta dissertações e teses sobre o tema. Enfim, aproveite.

No site você encontra os games, todos para uso gratuito, e um banco nacional sobre as dissertações e teses já defendidas no Brasil. Melhro fonte que essa impossível....kkkkkkkkkk Aproveite!piscando

http://www.comunidadesvirtuais.pro.br/

Ah! Leia o texto sugerido para estas primeiras semanas. Traga para cá suas dúvidas, descobertas. Leitura obrigatória e básica para o entendimento da aprendizagem online.

Todos e todas, vamos discutir o texto da semana neste nosso fórum de boas-vindas. Vamos entrar na terceira semana do curso. Temos que adiantar nossas conversas sobre "Currículos e cotidianos"

beijo grande
Méa

por Jéssica de Luna -
Amores, preciso dar uma má notícia: infelizmente, depois de muito esforço pra entrar aqui pra me divertir com vocês, estou me despedindo. :-(

Não vou poder ficar aqui pois eu havia conseguido esta vaga diretamente com a Méa - pq não consegui direto no RID - e só agora eu descobri que havia um procedimento de pegar um doc na secretaria e entregar bem antes do SAID acabar. Eu não havia feito esse processo desde o fim de 2011, e então não soube da mudança... ou seja, conseguir a vaga pela assinatura do RID - sem chance!

É uma pena eu ter descoberto isso só agora. O procedimento novo vou incorporado e eu não fui avisada, e acabei prejudicada. Mas agora, a essa altura do campeonato, nem dá pra correr atrás... Vou deixar pra encontrar vocês no período que vem (tomara que ainda tenha essa eletiva)! ^-)

Beijos a todos e aproveitem a oportunidade! Com as eletivas que temos, posso dizer com muita propriedade: ESSA OPORTUNIDADE AQUI É UNICA!...rs

por Gabrielle Carvalho de Aragão Santana -
Oi, meu nome é Gabrielle e sou aluna do 3º período de Pedagogia da UERJ - Maracanã.
Eu já tinha feito disciplinas semi-presenciais, mas nunca disciplinas totalmente de EAD... Espero que seja uma ótima experiencia!!
Em resposta à Gabrielle Carvalho de Aragão Santana

nada de cara pálida por aqui! Postem suas fotos

por Edméa Santos -
Olá Gabrielle!

Poste sua foto em seu perfil. Altere seus dados. Clique na carinha amarela e troque esta "cara pálida"pelo seu autêntico rosto. Queremos conhecê-la!

[s]

Méa

por Thaís Boch -
Olá pessoal!

Depois de um pouco de dificuldade pra conseguir entrar, finalmente estou aqui.

Me chamo Thaís e também sou aluna do 7º período.

Sou gaúcha e estou aqui no Rio há 13 anos.

Sou viciada em livros, principalmente nos romances do Nicholas Sparks. Hahaha.

Trabalho em uma creche e pré escola na Tijuca com uma turminha de maternal.

Primeira vez que faço uma disciplina totalmente de EAD. Espero que aqui a gente consiga conversar e trocar conhecimentos e experiências!

Beijos.

por Pollyana Fernandes -
Boa noite!
Me chamo Pollyana, sou aluna do 5º período.

Atualmente sou bolsista de Iniciação Científica do projeto "Educação e processos comunicacionais pós-massivos", coordenado pela profª Mª Luiza.

Tenho certeza que a disciplina renderá boas experiências!

Beijos a todos!

por Renata Viana da Fonseca -
Olá pessoal, boa tarde!
Me chamo Renata, sou do 4° período da manhã.
É a primeira vez que realizo disciplina online pois antes não sabia desta possibilidade.
Espero aprender muito com essa nova experiência, já que nunca realizei algum curso durante um semestre inteiro. Somente cursei alguns cursos pela plataforma do CIEE, porém esses tem duração de apenas algumas horas.
Escolhi essa disciplina por conta de uma outra que é obrigatória e que estou cursando neste semestre. 
Sou bolsista de Estágio Interno Complementar no LaTIC, comecei tem pouco tempo. O moodle ainda é um ambiente novo para mim. Essa disciplina me auxiliará a compreender melhor o meu estágio no LaTIC.
Ainda não sei a área que pretendo seguir pois gosto de muitas. A EAD é algo recente ainda para mim, mas com o estágio estou tendo um maior contato com esta área.
Segue meu FACE para contato:
Bjs!

por Thamires da Silva Vilches -
Oi, pessoal! Me chamo Thamires  e sou aluna do sétimo período de Pedagogia no turno da manhã. Não tenho uma experiência muito boa com EAD, mas espero me entender com ela o mais breve possível. :-D

por Anna Paula M. Farias -
Oi, gente!
Me chamo Anna Paula Farias, estou no 4º período. E decidi fazer essa disciplina para enriquecer meu currículo e por que nunca havia feito uma matéria online. Acho que vou gostar, e espero aprender mais sobre currículo.
Estou fazendo uma disciplina obrigatória de currículo e achei que essa eletiva iria conversar com minha obrigatória.
Tento entrar todo dia, mas a faculdade não tá deixando não. Mas pelo menos nos fim de semana é certeza eu entrar. Podem adicionar :)

por sthefane oliveira -
Olá Turma,

Depois de tanta dificuldade conseguir entrar rs 
Cruzes nunca fiquei tão tensa na frente de um computador!
Bom, meu nome é Sthefane
sou estudante do 7º período, quase quase me formando!
conheço bastante gente da turma! A Monna, a Thais Trindade, a Thamires, a Marta, a Thais Boch! Devo conhecer mais gente, pois a disciplina estava cheia na hora na inscrição. Pouco a pouco o pessoal deve entrar.
Ah claro, também conheço a professora Méa, foi minha professora de Didática.

Trabalho no Colégio Santo Inácio, sou auxiliar administrativo pedagógico do setor de formação cristã, trabalho com tudo que tenha cunho social, desde o voluntariado até campanhas sociais. Faço atividades pedagógicas para os projetos sociais do colégio na comunidade Santa Marta e também para a brinquedoteca do Hospital Municipal Miguel Couto. Quem realiza as atividades são os alunos voluntários do CSI. Quando me formar ganharei o "cargo" de Pedagoga de Responsabilidade Social. :) Estou louca para isso acontecer!
Mas também pretendo fazer concurso.

Diante da ementa do curso fiquei com uma ótima expectativa do mesmo. Trabalhar a questão do cotidiano e do currículo é muito valioso.
De fato é muito importante discutir e refletir sobre os  múltiplos artefatos culturais ‘usados’ nos processos curriculares, pois ainda não são tão explorados nas escolas por diferentes motivos.

Beijos e até +

por sthefane oliveira -
Depois da leitura do artigo "  Educação Online como campo de pesquisa e formação", pude refletir sobre a importância do nosso espaço online, da nossa interface. 
Nosso espaço de estudo vai além da comunicação, aqui podemos compartilhar e trocar ideias num processo de todos-todos, ou seja, todos podem mergulhar nas perguntas e respostas de todos. Aqui somos todos sujeitos de "vozes" de "matéria-prima" (ARDOINO, 2003, p.93) - Só irá entender quem ler o texto.

Me interessei bastante também na parte da avaliação. Aqui podemos ser autor e avaliador, não somente das nossas produções, mas também na produção de cada colega. Aqui não somos apenas avaliados, mas também podemos fazer parte do processo de construção do outro, de avaliar o outro. Uma avaliação formativa-interativa. 

Abraços e até +

por Thaís Trindade -
Ai Sthefane ainda bem que você começou a discussão, também li o artigo e achei ótimo. É bastante explicativo sobre a forma de utilizarmos o AVA e concordo com você com relação a avaliação, pois infelizmente não é o que encontramos na maioria das escolas hoje em dia.
Outro aspecto que refleti enquanto lia o texto, foi com relação, por exemplo, a falta de um laboratório de informática no colégio o qual faço estágio, que é o Qi. É um colégio com alto custo de matrículas e não há esse tipo de investimento tecnológico, as salas são compostas apenas por quadro e cadeiras. Além disso, os alunos ficam privados de utilizarem as diferentes formas de tecnologias na escola. Até porque é proibido o uso de aparelhos eletrônicos em qualquer espaço do colégio. Não sei como funciona isso nos colégios que vocês fazem estágio, se puderem compartilhar.

por Karine Costa Maia -
Oiii meu nome é Karine Maia e tbm sou do 7° período (Eba!!) tenho bolsa de I.C com a professora Maria Luiza Oswald. Sou viciada em séries (to assistindo 43) e já defini meu tema de pesquisa, vou pesquisar os fãs de séries no facebook. Gosto muito de ler, de ver séries e ficar no facebook. Nunca fiz uma disciplina online e como essa é minha ultima eletiva espero fechar com chave de ouro. Bjussss

por Talita Flavia Sodre da Silva -
Olá turma
Meu nome é Talita e estou no 7° período de pedagogia. Como muitos aqui estou em fase de monografia e no desespero de qualquer aluno ...rs
Já tenho o meu tema e estou quase encontrando meu orientador. Além da faculdade ainda tenho que dar conta do estágio não obrigatório e do estágio obrigatório. E dos concursos para professor. É muita coisa mais a gente dá conta se Deus quiser.
Minha expectativa em relação a disciplina é muito boa. Nunca fiz uma disciplina online então às vezes eu me perco um pouco mas a Martha ( acredito que seja monitora) tem me ajudado bastante.
Fiquei muito feliz de encontrar meninas da minha turma. Então acho que teremos um ótimo período letivo.
Em resposta à Talita Flavia Sodre da Silva

por Marta Gonçalves -
Oi pessoal, só informando não sou monitora, sou bolsista IC da professora Edméa no Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura.

por Bárbara Castanheira Pires -
Olá ! Sou Bárbara aluna do 7º período ! 
Estou estagiando em uma escola particular na classe de Educação Infantil com crianças de 2 e 3 anos.  sorriso
Já decidi o tema da minha monografia, vou falar de Religiões afro-brasileiras e Educação =)
Nunca fiz nenhum curso ou disciplina online, me interessei  muito por essa matéria por ser uma nova forma conversar e discutir ideias !

por Lhays Marinho da Conceição Ferreira -

Olá, me chamo Lhays Marinho, tenho 18 anos e sou aluna do 3° período de pedagogia - manhã. Sou bolsista no CTE (10°andar), com a coordenadora Wania Clemente, atuo em 3 áreas (na mesma bolsa rs) onde faço oficina de mídia com crianças da Ilha Grande e da Mangueira, trabalho em um acervo digital e em pesquisa com professores da rede de educação prisional. Pretendo me especializar em gestão escolar, mas com tantas outras áreas interessantes estou ficando em dúvida já rss.

Por enquanto é isso! :)

Abraços e espero que esta eletiva possa nos trazer muitas experiências e conhecimento...

Conversando com todo mundo! Vamos lá?

por Edméa Santos -
Olá turma querida!sorriso

Agora sim, estou me sentindo numa turma de verdade! Tanta gente linda, com experiências diversas. Muito bom encontrar ex-alunas queridas. Por falar nisso, cadê os meninos?

Pessoal, nesta semana vamos começar nossas discussões mais espacíficas sobre "Currículos e Cotidianos". Na verdade, já começamos. Afinal, as tecnologias digitais em rede, tecem redes educativas plurais dentrofora das escolas e universidades. Cada vez mais a dicotomia "espaços formais" X "espaços informais" vem perdendo o sentido...Oi melhor, outros sentidos estão sendo produzidos.

Queridas sejam muito bem-vindas!boca aberta

Gabriele seja muito bem-vinda! Vamos debater nossa primeira leitura.

Polllyana, muito bom ter você na turma. A Maria Luíza além de ser uma amiga querida, no Proped_UERJ é uma das mais importantes parceiras nos estudos sobre cibercultura e educação. Orientamos trabalhos neste contexto. A Maria Luíza mais voltada para as autorias dos jovens e eu mais focada na docência, ou seja, nas práticas educativas de professores. Traga para cá as discussões do seu grupo! Aqui você terá uma expeiência única de aprendizagem online.

Renata, já tivemos muitos alunos advindos do Latic. Este laboratório é muito importante na UERJ, pois acessara vários grupos para o uso de ambientes virtuais. Aproveite e fale um pouco mais do Latic para a turma. Compartilhe projetos, links. Parabéns e aproveite bem o seu estágio. Tem um mercado de trabalho muito bom na área.

Tamires e Ana Paula, falem um pouco mais sobre vocês. Sejam bem-vindas!

Stefane e Thaís, que bom ter vocês comigo novamente. Em Didática vocês já viram que procuramos ir fundo nos debates. Aqui será a mesma coisa. Conto muito com a efetiva participação de vocês. Muito bom ter vocês na turma! Stefane você foi no alvo: Educação online não é EAD. Aqui todos e todas devem cocriar conteúdos, discussões, atividades em rede. Como diz Ardoino: "A linguagem é matéria-prima". Para termos linguagens aqui, temos que produzi-las...Isso só é possível com participação efetiva! Thais, quem sabe você não começa mudando o rumo da sua escola? Introduza tecnologias em suas aulas. Se a escola não tem, trabalhe com o que os alunos trazem de suas vivências. Simule práticas culturais. Tracando mensagens por exemplo, você faz de conta que usa o facebool; A materialidade é diferente. Mas você já pode ir introduzindo as novas dinâmicas...Depois falamos mais...

Talita, que bom que você encontrou amigas antigas. Mas tenham certeza que você fará muitos amigos novos!

Marta, além de bolsista você é uma parceira querida e fiel escudeira. Seja sempre bem-vinda! Saudades de você. Nos encontraremos na quarta-feira.

Lhays, que bacana ter você por aqui. Trabalhei com sua cordenadora aqui na Faculdade de Educação. Aproveite as diferentes atividades realizadas no CTE. Explique para a turma o que é este importante centro, seus projetos, links... A UERJ é muito rica em projetos e pouca gente tem informação. Muito bom saber que você gosta da área da gestão. Muitos projetos nas escolas não são ben sucedidos porque os gestores não "compram" as boas ideias. Vamos em frente! Fale um pouco mais sobre o projeto com as crianças.

Aqui temos alunos de Pedagogia de outras Licenciaturas. Vamos nos apresentar com mais detalhes?

Beijo grande

Espero todos e todas, esta semana para debatermos nosso primeiro textopiscando
[]s

Méa

Re: Conversando com todo mundo! Vamos lá?

por Gabrielle Carvalho de Aragão Santana -
Achei o texto muito interessante!! Esperando o debate!

Beijos
Em resposta à Gabrielle Carvalho de Aragão Santana

Não esperemos. Anunciemos!

por Edméa Santos -
Gabrielle e demais colegas, vamos ao debate. Não esperem pelo "outro". Com o "outro" cocriem.

A participação de efetiva pela troca de ideias, dúvidas conceituais ou metodológicas, destaques de trechos, relação de argumentos com suas experiências pessoais, profissionais. Enfim, vamos lá...

Todos e todas estão convidados para o debate!piscando

[]s

Méa

Re: Conversando com todo mundo! Vamos lá?

por Renata Viana da Fonseca -
Então, o LaTIC é responsável pelo desenvolvimento e gerenciamento do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) 
utilizado por algumas disciplinas da graduação da UERJ.

O que eu achei interessante e que antes não sabia é que os cursos presenciais da UERJ podem ter até 20% de sua carga horária realizada on-line, é ai que o LaTIC entra.

Ao entrar na UERJ os professores realizam um curso on-line, que também é gerenciado pelo LaTIC, sendo organizado pelo DEP (Departamento de Orientação e Supervisão Pedagógica). 
Isso faz com que alguns professores, como já sabem desta possibilidade, venham nos procurar para incluir suas disciplinas no AVA.
O professor que desejar incluir sua disciplina no AVA se encontra conosco e nós conversamos a respeito do que ele quer.
A primeira coisa que o docente deve fazer é se cadastrar para que ele se familiarize com o ambiente. 
Após isso ele diz pra nós como ele quer o curso dele, nos passa o material e nós montamos tudo. 
As vezes ocorre algum problema como por exemplo esquecimento de senha. 
Quando isso acontece os professores nos procuram e nós criamos uma senha temporária para que ela possa entrar no AVA e alterar sua senha. 

Atualmente nós estamos utilizando a versão mais atual do moodle, um pouco diferente da que nós utilizamos nessa disciplina mas com as mesmas possibilidades.

Quem quizer conhecer um pouco mais nossa plataforma segue o link http://www.ead.uerj.br/ava/
Beijos galerinha!

Em resposta à Renata Viana da Fonseca

Renata, aproveite bem esta experiência formativa

por Edméa Santos -
Muito bem Renata, agora o grupo já sabe um pouco mais sobre seu estágio. Aproveite a oportunidade. Vamos trocar bastante figurinhas sobre educação online.

[]s

Méa

por Evelyn Valverde -
Olá, meu nome é Evelyn Valverde, sou aluna de Letras Inglês na Uerj do 2° período e achei essa eletiva bem interessante, por isso decidi cursá-la. É a primeira vez que faço uma disciplina online e fiquei meio perdida porque não tinha sido informada sobre o código da disciplina, rs.
Mas espero que todos da turma possamos interagir e aprender bastante através desse ambiente online. Um beijo a todos e muito prazer em conhecê-los :)
Em resposta à Evelyn Valverde

por Juliana Rebelo -
Olá turma!!

Meu nome é Juliana Rebelo, aluna do 7°período de Pedagogia e caminhando para essa reta final do curso. Sou bolsista no CAp-UERJ há mais de um ano e a presença na sala de aula e no ambiente escolar me chamaram atenção para a escolha do tema desta eletiva, para discussão sobre  currículo e cotidiano escolar. E me empolgou ainda mais realizar esse diálogo em um novo espaço de aprendizagem, o ambiente virtual. 
Muito bom encontrar várias colegas de turma aqui e cursar uma disciplina novamente com a professora Edméa.
Em meio a tantas atividades (escrita de monografia, estágios, matérias, cursos) será um imenso prazer dialogar com a turma neste espaço sobre um tema que considero muito importante para aqueles que estão presentes nos espaços escolares e vivenciam a escola como professores, pesquisadores, pedagogos...

Em resposta à Juliana Rebelo

por Thaís Trindade -
Oiee Ju, seja bem-vinda. Nossa turma está bombando nessa eletiva..rsrs..=D
Em resposta à Evelyn Valverde

Ensino de inglês online

por Edméa Santos -
Olá Evelyn!

Aproveite bastante esta experiência. Ser dsicente online e "meio"caminho andado para uma boa docência online. As pesquisas já revelam isso. Na sua area de ensino de línguas, as tecnologias digitais já são bastante utilizadas.

O desafio é fazer um boa combinação entre conteúdos, atividades e mediação.

Vamos aproveitar!

Você sabia que a Capes tem investido em formação e ensino de inglês para alunos de graduação e pós-graduação online.

A Marta, minha bolsista, faz u=o curso atualmente. Veja mais informações no site da Capes.

Atenção todos e todas. A Capes tem sempre aperto novas vagas. Aproveitem!

[]s

Méa

por Caio Abitbol Carvalho -
Olá, boa noite.
Meu nome é Caio Abitbol Carvalho, sou do terceiro período, e sou bolsista de iniciação Cientifica da Professora Eloiza.

Me inscrevi nesta matéria, pois gosto da Ead, quero aprender a usar mais, e alem disso, achei bem interessante o conteúdo.
Tenho certeza que a eletiva me ajudara bastante, não só em conteúdos, mas em saber mais sobre a Ead, e como eu mesmo me programar.
Em resposta à Caio Abitbol Carvalho

EAD X Educação Online

por Edméa Santos -
Olá Caio!

Bem-vindo. O que achou do nosso primeiro texto? O que há de novo nele? Após a leitura, o que você acha que é a EAD?

Vamos ao debate? Quem começa?

[]s

Méa

Re: EAD X Educação Online

por Caio Abitbol Carvalho -
Gostei bastante de saber a diferença, poder me situar melhor, analisar, compreender, criticar. Diferenciar.
Acho que vai ser fundamental, essa diferenciação para mim.

por gabrielle fernandes monteiro -
Olá, me chamo Gabrielle e estou no 7º período do curso de Pedagogia.
Trabalho em uma escola particular como auxiliar de professor e dou aula também uma vez na semana.
Nunca tinha feito nenhuma disciplina online, então tudo é novidade.
Vou falar na minha monografia sobre a importância do brincar na educação infantil e a relação de gênero, esse estudo será baseado na turma em que eu atuo. Minha orientadora é a Professora Márcia Souto Maior.
Tive um pouco de dificuldade em acessar esse site no inicio, mas to começando a entende-lo melhor, espero que no final tudo de certo!
Beijos Gabi.
sorriso

por Renata Lopes Marinho de Almeida -
Olá a todos!
Me chamo Renata e sou aluna do 5º período em história. Escolhi essa disciplina pois achei o assunto interessante e fundamental para todo e qualquer profissional, ou futuro, da educação. 

Espero que seja um período agradável e de muito aprendizado para todos nós! Será um prazer fazer essa disciplina com vocês!

Grande abraço

por Daniel Castiajo -
Boa noite a todos.
Meu nome é Daniel Castiajo, aluno do 5° período de pedagogia, atualmente sou bolsista PIBID/UERJ em EJA, também trabalho em algumas escolas do município do Rio de Janeiro com atividades voltadas para a prevenção do uso de drogas e da violência. Tenho utilizado plataformas EAD desde o ano de 2007, quando a SENASP instituiu uma rede nacional de cursos online. Em 2010 eu tive a oportunidade de concluir um curso de extensão EAD pela UNB voltado para a formação de educadores capacitados para a prevenção do uso de álcool e outras drogas. Enfim, espero que o nosso aprendizado seja muito significativo e útil em nossas carreiras.
Saudações fraternas,

Daniel

Em resposta à Daniel Castiajo

por Edméa Santos -
Daniel, ser estagiário do PIBID é uma bela oportunidade de aprender e ser docente. Aproveite e traga para cá um pouco de suas experiências. Espero você no fórum da aula 2. Veja lá o desafio.

[]s

Méa

por Juliana Leite -
Olá, colegas!

Desculpem o atraso, mas havia sido recusada por falta de vaga na disciplina e estava na correria da secretaria para resolver.
Enfim, cá estou eu. 

Sou aluna do oitavo período em época de monografia. Meu tema abrange as questões da temática indígena na educação infantil (apresentação da cultura de maneira apropriada) e estou louca pela conclusão da disciplina de Monografia II
Sou professora de educação infantil na rede da prefeitura do Rio e sou apaixonada pela temática e pesquisa na área de educação especial.

É a primeira vez que frequento uma disciplina online e minhas expectativas são as melhores. Será um teste interessante. É um prazer conhecer a todos!!

Atenciosamente, Juliana Leite
Em resposta à Juliana Leite

por Thaís Trindade -
Nossa Juliana, que tema interessante. Depois se pudesse falar mais gostaria de saber, até mesmo para entender como apresentar essa cultura da melhor forma para o alunos. =D
Em resposta à Thaís Trindade

por Juliana Leite -
Claro, Thaís!! Pode me inscrever a hora que quiser. Tenho materiais muito interessantes!

Beijos!

por Thamires da Silva Vilches -

Bom, falando um pouco mais de mim:

Sou estudante de Direito na Estácio de Sá e amante do Direito Penal. Atualmente, atuo como bolsista de um projeto chamado Revoluti  "A sala do futuro" que é realizado no CAp UERJ e anteriormente, participei de um projeto voltado a brincadeiras dentro do espaço escolar com alunos do segundo ano.

Uma das minhas paixões é a música. Gosto muito de cantar e arrisco umas notas no violão (sem muito sucesso), e acreditem, já tive banda. Gostaria de comprar uma vitrola e passar horas ouvindo vinis, mas infelizmente, não consigo achar nenhuma a venda. Amo os anos 80 e acredito que nasci na época errada. rs

Espero me dar bem na eletiva, pois como já disse anteriormente, tenho um pouco de problema com disciplinas online.

Beijos!!

Em resposta à Thamires da Silva Vilches

Para alunos da UERJ

por Edméa Santos -
piscandoOlá Thamires!

O Projeto Revoluti é muito interessante. Parabéns pela oportunidade. Fale um pouco mais sobre ele. Traga links, dados para todos conhecerem um pouco.

O que você estuda aqui na UERJ?

Como você soube da oferta de nossa disciplina?

[]s

Méa

por Mariana Trindade Gonçalves -
Olá a todos ! 
Perdoem-me pela demora na apresentação, pois além de ter entrado através do said, ainda tive problemas no acesso à página. Pois bem, sou Mariana Trindade, estou no 7º período do curso de Educação Física - Licenciatura. Espero que a disciplina possa me auxiliar a compreender o universo da escola, bem como as relações e como elas se dão a partir dos alunos para que enriqueça, "abra o leque" e fundamente minhas atitudes como professora. Escolhi ser online, devido a disponibilidade de tempo, preciso de tempo para fazer os estágios obrigatórios.  
Abraços !

Em resposta à Mariana Trindade Gonçalves

por Thaís Trindade -
Oiee Mari, tudo bom? Sou Thaís Trindade, amiga da Ulhi. Que legal que está nesta disciplina também. =D

por Gustavo Franco -
Bom dia. desculpem pela demora. Meu nome é Gustavo Machado, estou no 8º periodo de educação física. Minha expectativa com a disciplina é conhecer um pouco mais a rotina da escola. É isso, Muito prazer.

por Mariana Trindade Gonçalves -
Quando será o nosso debate do 1º texto ?? 

por Ellen Leão -
Olá pessoal! Meu nome é Ellen. Sou estudante de pedagogia do quinto período e também estagiária do LaTIC (Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação). Para quem não conhece, o laboratório é da UERJ e tem como missão desenvolver e gerenciar as plataformas tecnológicas que garantam o "Ambiente Virtual de Aprendizagem" (AVA), a ser utilizado como apoio às atividades presenciais e/ou à distância nos cursos de graduação da UERJ e além disso oferece suporte tecnológico e metodológico aos Professores e/ou Unidades Acadêmicas.
A cada dia que passa vejo a importância de tudo que venho aprendendo ao longo desse curso e espero aqui aprender um pouco mais sobre esse assunto tão interessante. Amo ciência política, direito, filosofia e história e principalmente amo a liberdade e possibilidade de aprender algo novo.

Atenção pessoal! Aula 2 já online. Aula durará até o dia 12 de maio. Boas-vindas! Vamos ao exercício da educação online e não da EAD...

por Edméa Santos -
Olá turma!boca aberta

Olá pessoal que chegou depoispiscando. Muita gente chegou depois por problemas de inscrição e burocracias, dificuldades com o primeiro acesso ou porque "dormiram no pontoolho roxo"...kkkkkkkkkk

Depois de três semanas esperando a turma se formar, penso que agora já temos um grupo. aprovo

Sejam mais uma vez super bem-vindos. Espero que tenham gostado do texto da aula 1. Agora vamos colocar em prática, tudo que aprendemos.

Como deixei claro em meu artigo, aqui não fazemos EAD clássica. Não empacotamos conteúdos para auto-estudo com dia e hora para exames pontuais. Aqui vivenciaremos a educação online, ou seja uma prática educativa interativa, com presença online legítima e avaliação processual e formativa. A presença online e registrada pela frequência nos debates, nas discussões, pela colaboração e parceria. Presença online não é ficar "espiando" e respondendo brocraticamente as demandas da professora. Presença online é ser responsável por sua aprendizagem e pela aprendizagem dos colegas. Portanto, habitem o ambiente com suas narrativas.

Quem ainda não se apresentou, ainda temos tempo.sorriso Quem ainda não leu o texto da aula 1, que leia o mais rápido possível e poste aqui suas questões, dúvidas, descobertas. Todos nós somos mediadores da aprendizagem de todos nós. Vamos nos integrar e participar.

Depois deste fórum de boas-vindas, já temos o fórum da Aula 2. A aula 2 começa amanhã, dia 2 de maio e vai até o dia 12 de maio. Vamos nessa?

Estou esperando todos e todas!
[]s

Méa

ainda sobre o 1º texto

por Monna Carvalho -

Adorei o primeiro texto, a leitura foi bastante esclarecedora, agora me sinto "menos perdida" em meio a tanta novidade, afinal, nunca fiz uma matéria a distância. Estou animada para todas essas novidades, já que cada um de nós é a "matéria-prima" da disciplina, somos nós que daremos a cara a do curso.

Fiquei na dúvida a respeito da segunda aula, está escrito que começou no dia 02/05, mas não achei o material referente a mesma  :/

Material da aula 2! Vamos particpar do fórum!

por Edméa Santos -
Monna e demais colegas, o material da aula 2 é o conteúdo atual de vocês. O que quero agora é saber quais os saberes tácitos. Nada de leitura por enquantopiscando. Não vale buscar referenciais científicos...

Vejam com atenção o que eu solicito de vocês. O mais importante agora é ler com atenção as mensagens dos colegas. Dialoguem pessoal! Questionem! Vejam o que os colegas acham sobre o tema.

Espero vocês no fórum da aula 2
[]s

Méa

Re: Atenção pessoal! Aula 2 já online. Aula durará até o dia 12 de maio. Boas-vindas! Vamos ao exercício da educação online e não da EAD...

por Rodolpho Silva -

Ao meu ver, o mais importante a destacar é a diferença  entre EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA e EUCAÇÃO-ON LINE. 

De grosso modo a educação a distância é quando utilizamos  das interfaces do ciberespaço para “enviar  e receber informações”. O professor é o detentor do conhecimento que vai passar os conteúdos que o alunos precisarão aprender. Na educação on-line essas informações são  trocadas, compartilhas, construídas através da relação de troca entre todos do ciberespaço. Sendo assim, nessa cibercultura professores e alunos aprendem ensinando e ensinam aprendendo!

por Giselle Torrens -

Olá galera!

Bom, apesar de ter me inscrito na disciplina desde o início, só agora pude entender o funcionamento de como é fazer uma disciplina à distância ( que vergonha! tsc tsc tsc). Meu nome é Giselle, finalmente colei grau em Bacharel no curso de Letras- Português/ Francês e agora curso apenas as matérias de Licenciatura. Espero que essa disciplina na forma de Ead seja uma boa experiência para mim, até mesmo para ver se eu consigo tirar um pouco desse ranço dos variados livros de sebo que eu passei pela faculdade e me torne um pouco mais "tecnológica"! Ah, apesar dos meus atrasos, já estou lendo o texto da aula 1, pode deixar que eu acompanho vocês!

Abraços!

Gi.

por Barbara Fernandes Bersot -

Giselle Torrens toca aqui O/ ( e não fique com vergonha estamos no mesmo barco boca aberta)

Bom dia turma e professora, Meu nome é Barbara , estou no 5° período de pedagogia. Será meu primeiro contato com uma disciplina online ( e já estou atrasada rsrsrs)

Desculpa pela demora, vou participar dos outros fórum e assim descubro o funcionamento do ambiente.

Abraços,

Barbara Bersot 

Em resposta à Barbara Fernandes Bersot

por Edméa Santos -
Olá Giselle ! Olá Bárbara!

Bem-vindas meninas!

Vamos participar de agora em diante com muito vigor!

Espero vocês no fórum da aula 2
[]s

Méa

por Beatriz Lages de Oliveria -
Olá Profª Edméa e colegas!

Estou chegando um pouco atrasada, pois precisei fazer a solicitação de vagas já que não tinha sido aceita. Graças a Deus consegui!! Rs. Me formo no final deste período e precisava muito dessa eletiva, pois moro e trabalho em Itaboraí e não teria como chegar na UERJ às 18:00hs para as eletivas presenciais.
Também estou na correria para a conclusão da minha monografia, o que está me deixando de cabelo em pé, mas segundo minha orientadora estou me saindo bem. Rsrs...
Edméa, me passe as coordenadas, por favor! Nunca fiz esse tipo de disciplina e estou um pouco perdida.

Um grande abraço a todos!

Bia. sorriso
Em resposta à Beatriz Lages de Oliveria

por Marta Gonçalves -
Oi Beatriz.
Sou Marta bolsista IC da professora Edméa.
Gostaria de saber quais as coordenadas que você quer?
Entre no ambiente online é faça as leituras e participe dos fóruns de discussão
Estamos na aula 2, comece pela aula 1.

Em resposta à Marta Gonçalves

por Beatriz Lages de Oliveria -
Oi Marta!

Era isso que queria saber, acho q não perdi muita coisa, né!?
Vou ler os textos.
Obrigada!
Em resposta à Beatriz Lages de Oliveria

por Marta Maria dos Santos Gonçalves -
Você realmente não perdeu muita coisa. Mas corra para interagir com os outros discentes.
Seja bem-vinda!!!

por Monique Laino de Alencar -
Boa tarde turma,
Meu nome é Monique Laino, sou do 7º período de pedagogia. Fiquei muito feliz de encontrar algumas meninas da minha turma e espero dialogar com os novos colegas. Acredito que este seja um ótimo ambiente de aprendizado.

por Ana Paula Roza da Silva -
Olá, turma!
Desculpem o atraso mas estava tudo meio corrido. Prometo correr atrás do "prejuízo" e estar aqui semanalmente. Sei que perdi muita coisa mas mesmo atrasada, irei responder aos tópicos antigos. 
Meu nome é Ana Paula, estou no 4º período de Pedagogia, no turno da manhã. Faço estágio no Colégio Liceu Franco-Brasileiro, numa turma de primeiro ano. É uma tarefa difícil, já que alfabetizar requer um cuidado enorme, mas é muito gratificante, o retorno é super positivo.
Espero que essa troca de experiências me faça conhecer a rotina da EaD, área que tenho muito interesse. Adorei a ideia dessa eletiva. E vamos ao trabalho que já estou mais que atrasada, rs. :D
Em resposta à Ana Paula Roza da Silva

por Jessica Menezes Gonçalves -
Olá pessoal, boa noite!
Assim como a Ana Paula também estou um pouco atrasada. Tive alguns probleminhas e não consegui o acesso ao site, mas agora que está tudo ok, tentarei correr atrás do prejuízo, assim como ela!
Meu nome é Jessica, estou no 3° período de Pedagogia! Sou bolsista de extensão no CAp da UERJ, na linha de pesquisa "Construir saberes didáticos para lidar com a diferença na escola". Tem sido uma ótima experiência, apesar de ter começado há pouco tempo!
Achei muito interessante a ideia de uma eletiva on line, e foi exatamente isso o que despertou a minha atenção e interesse! 

É um prazer conhecê-los!
Em resposta à Jessica Menezes Gonçalves

por Juliana Dias de Oliveira -

Olá,

Desculpem o atraso, cheguei do said e só agora consegui me cadastrar.

Estou no oitavo período e escrevendo a monografia, que aborda a influencia da mídia no cotidiano escolar. Essa é a segunda vez que entro na disciplina, na primeira não consegui usar a plataforma, fico muito feliz com essa nova experiência.

Prazer em conhece-los,

Juliana Dias

Em resposta à Juliana Dias de Oliveira

por katia prado -
Oi Juliana Dias , Você perdeu o encontro de hoje amiga! Uma pena, pois estava muito interessante, uma oportunidade de conhecer os outros alunos e as professoras.
Gostei muito da atividade que fizemos, onde foi trabalhado o tema currículo, de uma forma totalmente nova; cada aluno escreveu de um lado de uma folha o seu entendimento do seja currículo, a professora apagava a luz e todos os alunos iam para o centro da sala e com os olhos fechados se "misturavam" quando abriam os olhos, cada par que estava mais próximo, trocavam ideias sobre o que escreveram e anotavam no lado dois da folha, o que achou interessante e que não havia pensado, isso umas quatro ou cinco vezes.
Quando parou, todos voltaram aos seus lugares, e foi sugerido que a partir dessa interação, cada um reescrevesse o que havia feito antes, só que agora acrescentando o que havia coletado das opiniões dos colegas, e, é lógico, o que resultou dessa troca de conhecimentos, ficou ainda melhor que antes.
Foi mesmo uma pena você não poder estar lá! Senti sua falta. Beijos

por Fabiana Vieira -
Olá, Me chamo Fabiana, tenho 25 anos, estou no 10º Período e me formo neste período, amo minha profissão, adoro mais ainda a educação especial, e quero muito seguir carreira nesta área que é maravilhosa. Bom como as meninas eu também tive dificuldades para entrar no ambiente virtual Mais vamos correr atrás do prejuízo, não posso me dar ao luxo..

por Rodolpho Silva -
Boa noite,
Depois muitos percalços consegui participar da disciplina!
Nunca fiz nenhuma disciplina on line, estou bem curioso e ansioso para usufruir dessa nova experiência, espero que durante essa semana eu já consiga estar junto com o grupo!
O meu nome é Rodolpho, sou aluno do curso de Educação Física e estou terminando a minha faculdade nesse período. 
Hoje eu li todas as postagens do tópico "Chá Mate com biscoito Globo" e do tópico de Fórum de "Boas-vindas"! Turmas 2013-1 -Entre aqui para se apresentar e conhecer sua turma online. Só para alunos matriculados nas disciplinas!, amanha vou ler o texto Educação Online como campo de pesquisa e formação, gostaria de saber se além do que eu já citei acima e da parte das dúvidas, questões, posicionamentos (em forma de postagens desses respectivos tópicos), existe mais alguma tarefa para ser feita, ou assim que assim que eu terminar essa parte pendente eu já estarei junto com o grupo?
Desde já agradeço!
Um abraço para todos!
Em resposta à Rodolpho Silva

Tem sim, a pergunta sobre o que você sabe sobre a disciplina, ler os textos e o vídeo da Nina Sofia.
Em resposta à Rodolpho Silva

Tem sim, a pergunta sobre o que você sabe sobre a disciplina, ler os textos e o vídeo da Nina Sofia.

por Renan Dunaevits de Souza -
Boa noite, Gente!

Meu nome é Renan, e estou no 7º período. 

Sei que estou entrando na disciplina um pouco tarde. Infelizmente não pude acompanhar do jeito que gostaria e agora vou tentar recuperar um pouco o tempo que passou. Sei que parte da experiência e qualidade de estudar a distancia depende muito da participação dos alunos, a partir de sua interação.

Agora estou com mais tempo e vou tentar contribuir com algumas ideias nos debates que vem sendo realizados. 

Abraços a todos!

Novas professoras no pedaço! Atenção turma!

por Edméa Santos -
boca abertaOlá turma!

Esta semana algumas pessoas novas chegaram em nossa turma. Temos novos alunos e também mais duas professoras-pesqusiadoras. Isso mesmo, agora contamos também com as mediações das professoras Mayra Ribeira e Miriam Amaral.

Estas queridas são membros do GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura. Além da temática ciber, Mayra e Miriam também são pesquisadoras nos-dos e com os cotidianos. Trabalham com formação de professoras e possuem muita experiência online também. Então, vamos aproveitar suas mediações. Revejam suas apresentações aqui no fórum de boas-vindas.

Desde o inicio do curso, deixei claro que a interação não pode ser de professor para aluno e nem de aluno para professor. Todos nós somos mediadores das parendizagens de todos nós. Então, vamos dialogar com todos-todos!

Mas como nós professoras somos "mais experientes nestes temas", atenção às nossas mensagens e mediações.piscando

Miriam e Mayra, sejam mais que bem-vindas em nossa turma!

[]s

Méa

Novas e últpara novas e "velhos"alunos. Atenção

por Edméa Santos -
boca abertaOlá pessoal!

Rodolfo, Renan, Fabiana, Huliana, Jessica, Ana paula, Monique, Beatriz e demais colegas mais uma vez boas-vindas! Sejam felizes por aqui...Vamos aprender e nos divertir...piscando

No mundo contemporâneo, onde tem gente ensinando e aprendendo tem lugar para o professor de todos as áreas. A Internet e suas interfaces digitais estão engendrando novos e diferentes espaços de aprendizagem e salas de aula. Criar desenhos didáticos, conteúdos e atividades online, fazer a mediação e a avaliação da aprendizagem são novos desafios para nós professores. Hoje já contamos com um rico mercado de trabalho nesta área, seja na escola básica, na formação incial e continuada nos diversos níveis de ensino. As pessoas precisam ser formadas para além das 4 paredes de uma sala de aula presencial. A eduação é cada vez mais um direito a ser conquistado. Então, vamos aproveitar bastante esta oportunidade. Ser aluno online é uma rica experiência para uma doravante carreira docente. Até porque podemos lançar mão do online, em nossas aulas presenciais também. Vamos encarar o desafio?

Após Said e "viagens pelo mundo da imaginação e da cidade do Rio de Janeiro", recebemos alunos novos. Última entrada. Agora quem não entrou, não entra mais. Ok? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Para quem acabou de chegar por aqui, recebam nossas mais que demais boas-vindas!!!!!boca aberta

Este espaço é nosso! Para tanto, precisa ser habitado por todos nós. Habitar não é espiar. Habitar é participar efetivamente se comunicando, ou seja, é preciso escrever. Postar mensagens, dialogar com os colegas de turma e com as professoras.

Eu sou Edméa Santos, professora da disciplina. Trabalho na Faculdade de Educação há 5 anos. Além da graduação, trabalho no PROPED na Linha de Pesquisa "Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais". Para saber mais sobre mim, entrem no meu site aqui mesmo no Moodle.

Para saber como anda minha itinerância cotidiana, entrem no meu Face...

Estou presencialmente na UERJ todas as terças e quartas, dia toda...estes são os dias fixos neste semestre. Vocês me acham nas salas 12050 ou 12007...

Nestes espaços vocês me encontram também...

Até breve!

Ótimas produções....

Ah! também contem com as professoras Miriam e Mayra. Sem contar que temos também a Marta, nossa bolsista de IC, que pesquisa para seu trabalho monografico a "mediação online". Este nosso curso é também campo de pesquisa e formação de todos nós. Não deixem de ler o texto da aula 1. Ele é fundamental para o entendimento de nossas atividades por aqui. Começamos bem devagar, sem acúmulos de leituras. Mas o ritmo mudará em breve. Vamos que vamos!

Estamos na aula 3. No final de semana a aula 4 já estará disponível. Cada aula é criada de acordo as participações das anteriores, mesmo tendo já um desenho didático já materializado por uma turma anterior a esta nossa.

[]s

Méa

Pauta da turmas - 2013-1

por Edméa Santos -
sorrisoOlá pessoal!

Vejam em anexo lista com nomes de todos os alunos do período 2013-1. Como estamos utilizando a mesma sala de aula do semestre passado, temos muitas alunos cadastrados no ambiente no ambiente. Por isso, resolvi disponibilizar a lista das turmas 2013-1.

Alguns nunca entraram. Outros entraram e não participaram e muitos participam e somem...Mas temos um grupo sempre alerta e participativo. Não percamos o pique!piscando

Vamos nos conectar? Temos na turma 3 professoras:

Edméa (eu) professora da disciplina e duas professoras-pesquisadoras, Mayra e Miriam. A Marta também faz mediações como bolsista.

Como já falei, todos nós somos mediadores de todos nós!

Sábado temos encontro presencial

[]s

Méa

Re: Pauta da turmas - 2013-1

por Fabiana Vieira -
Olá professora, bom meu nome não está na lista, eu to na turma 5, quando eu fiz SAID vi um papel dizendo que esta turma seria a distância, poderia me ajudar, pois não posso reprovar estou no ultimo período.