Olá!
Espaço dedicado para a postagem conteúdo da segunda atividade da aula.
Atividade 2 - O filtro invisível do Google
O Google oferece resultados de busca de acordo com as preferências de cada usuário; o Facebook oculta atualizações de amigos com quem interagimos pouco; a Amazon expõe produtos que nos interessam quando entramos no site. Baseada na análise de nossos cliques, a internet está cada vez mais feita sob medida. Mas esse reflexo de nossos desejos tem um custo: se tudo se tornar pessoal, podemos ser impedidos de entrar em contato com ideias que mudam o modo como vemos o mundo e nós mesmos.
Em "O filtro invisível", Eli Pariser, presidente do conselho da MoveOn, um dos principais portais de ativismo online, alerta para o que chama de bolha dos filtros: a partir da navegação de cada usuário na web, gigantes como Google, Facebook, Apple e Microsoft criam filtros formados por algoritmos que personalizam o resultado das buscas na internet. O autor mostra os riscos de vivermos confinados a um universo pessoal único de informações e explica o que cada um de nós, assim como as empresas, pode fazer para tornar a web mais democrática.
Como deve ser a sua participação:
- Acessar o Google pelo computador usando o navegador Google Chrome (disponível aqui).
- Instalar a extensão Full Page Screen Capture (clique aqui para ver o tutorial) no seu navegador.
- Pesquisar a seguinte lista de palavras, clicando sempre no botão da câmera (clique aqui para ver o tutorial) entre cada pesquisa:
2-aborto;
- Postar aqui as 10 imagens capturadas (em uma única resposta, mantendo a ordem da pesquisa) (clique aqui para ver o tutorial).
- Comentar as postagens de mais dois colegas que tenham encontrado algum dos resultados diferentes dos seus.
Nosso objetivo nessa atividade é perceber como o Google mostra resultados customizados para pessoas com pensamentos, ideologias e orientações políticas diferentes.