Fórum de discussão - turmas 2013-1 "Chá Mate com biscoito Globo"

Número de respostas: 112
Olá turma!

cariocas

Fonte: foto de Edméa Santos. Quadro exposto na feirinha da rua do Lavradio-RJ, nov-2012.

Este fórum de discussão é um espaço para torcarmos experiências estéticas, amenidades, notícias, dicas de eventos científicos, artísticos...Enfim, aqui é nosso nosso canto "informal" de interatividade.

Geralmente, este espaço online é chamado de "Hora do café". Café é sempre uma boa pedida, mas neste calor de verão onde nossa disciplina de efetivará estou preferindo uma coisinha mais gelada...piscando Nem sou chegada a "Mate", pois sou baiana. Mas como sei que os cariocas adoram um Mate geladinho - tenho uma filha carioca em casa - , o que vale é a intenção. Então vamos que vamos!

[]s

Méa

Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum de discussão - turmas 2013-1 "Chá Mate com biscoito Globo"

por Marta Gonçalves -
Oi pessoal, meu nome é Marta, sou bolsista da professora Edméa. Estou no 7º período, boas vindas à todas e todos .

Em resposta à Marta Gonçalves

por Edméa Santos -
Olá Marta!

Muito bom ter você por aqui.

Vamos buscar os outros colegas!

Afinal, quem não gosta de um bom papo?

Beijos
Méa

por Jéssica de Luna -
Oi meu povo! Óia nóis aqui traveiz! :-)

Dicas pra galera que tá fazendo monografia ou que faz leitura de textos em Inglês (ou outras línguas):

Como eu fui professora de Inglês por bastante tempo (6 anos, nem parece), eu sempre recomendo que quem lê em Inglês e não tem a língua fluente, que use o Word Reference como dicionário-tradutor e não o Google Tradutor. O Google traduz muitas coisas absurdamente erradas, e você pode acabar prejudicando seus estudos por causa de um tradutor não-confiável.

E caso vocês precisem comprar materiais dos EUA pra estudar, sempre tentem de início a Amazon! O frete é meio dolorido e talvez até demore um pouco, mas vale a pena! Isso vale pra gramática English Grammar In Use, que é uma das melhores com que já trabalhei! Sai muito mais barato que comprar aqui no Brasil ;-)

Beijocas!
Em resposta à Jéssica de Luna

por Thaís Trindade -
Oie Jéssica, então aproveitando essa sua dica, um professor passou um texto a ser lido em espanhol. O Word Reference também é bom nisso? Sabe me dizer algum confiável para a tradução do espanhol? Te agradeço!
Em resposta à Thaís Trindade

por Jéssica de Luna -
Oi Thaís! Achei que ninguém fosse dar importância pro meu post... que legal! :-D

Eu nunca usei ele pra Espanhol, mas a qualidade dele pra Inglês vai muito além do Google Tradutor - uma pooooorcaria! Então creio que pra outras línguas funcione bem também!

Se você não é fluente, ou não tem um certo uso da língua, fica um pouco difícil ler. Mas se tem algum conhecimento, eu sugiro usar o dicionário tradutor mesmo. Você acaba praticando um pouco mais e visualiza as palavras corretamente; os tradutores nunca são muito confiáveis... ;-)

Espero ter ajudado! Beijo! 
Em resposta à Jéssica de Luna

por Thaís Trindade -
Rsrsrs...entendi. Bom vou buscar algum dicionário online confiável para o Espanhol. Muito obrigada pelas dicas, ajudou sim. Bjos :-D 

por Priscila Schuaber Rodrigues -
Olá Amigos, boa noite!

Me chamo Priscila e sou do 7° período, estou em um dos momentos mais decisivos vividos até hoje... final da faculdade, mudança de carreira, trabalho e etc.
Vivendo uma loucura diária e buscando encontrar equilíbrio em meio a tudo isso.

Até o momento não tive a oportunidade de fazer nenhuma disciplina on line, e vi nessa eletiva a oportunidade de viver essa experiência. Sem contar que foi a única eletiva que consegui encaixar na minha grade, já que hoje vivo o mesmo dilema da Jéssica de Luna.

Professora,
infelizmente não fui aceita na sua disciplina, mas gostaria muito de participar.
Sendo assim vou fazer o SAID, mas acredito que a Senhora tenha que autorizar.
Fico no aguardo de outros contatos.

Obrigada!!!

Bom Final de semana a todos!!!
Em resposta à Priscila Schuaber Rodrigues

Temos um fórum para apresentações! Aqui é bate papo livre!

por Edméa Santos -
boca abertaOlá pessoal!

Vamos nos apresentar e discutir o primeiro texto no fórum de boas-vindas!

Neste fórum vamos conversar sobre o que quisermos, inclusive amenidades necessárias!

Dicas de filmes, livros, sites, periódicos

[]s

Méa

por Renata Viana da Fonseca -
Oi pessoal, boa noite!
Como nunca fiz nenhuma disciplina online espero aprender muito por aqui com essa nova experiência.
Lembrei deste fórum quando vi este seminário que será realizado dia 13/05 no centro do rio http://seminario-ead-rea.eventbrite.pt/, lá haverá algumas palestras sobre EAD. Caso alguém se interesse a inscrição é gratuita através deste site.
Conforme for a gente se esbarra por lá :D
Bjs!

Dica de leitura!!!

por Edméa Santos -
boca abertaOlá turma!

Pessoal, compartilho com vocês um periódico bem bacana. Tenho com Aline Weber, que fez mestrado comigo, um artigo fruto de nosso trabalho com a a disciplina Didática no ano passado. A disciplina foi presencial e nós trabalhamos com dispositivos móveis, redes sociais e Moodle.

Aproveitem!piscando

Ah! o meu texto é mais uma bela leitura para complementar os debates da semana. Se quiserem comentar, tirar dúvidas é só participar do fórum de boas-vindas.

[]s

Méa

por Elisângela Tavares -
Olá! Sou Elisângela Tavares, estou cursando o 4º período. 
Faço estágio na Escola Sesi, estou muito feliz com a minha faculdade, vejo que realmente é o que eu gosto. Esse período me inscrevi nesta disciplina e tenho grande expectativa nela, nunca fiz disciplina a distância, mas estou  gostando bastante, vejo que ela acrescentará muito, espero poder aproveitar bastante!
Até breve, beijos!

por Ellen Leão -
Olá pessoal! Meu nome é Ellen. Sou estudante de pedagogia do quinto período e também estagiária do LaTIC (Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação). Para quem não conhece, o laboratório é da UERJ e tem como missão desenvolver e gerenciar as plataformas tecnológicas que garantam o "Ambiente Virtual de Aprendizagem" (AVA), a ser utilizado como apoio às atividades presenciais e/ou à distância nos cursos de graduação da UERJ e além disso oferece suporte tecnológico e metodológico aos Professores e/ou Unidades Acadêmicas.Pretendo aqui trocar experiências e aprender mais sobre esse tema tão interessante e atual, além de muito importante.

por Marta Gonçalves -
Bom dia.
Meninas e meninos, sou a Marta bolsista da professora Edméa, estarei com vocês nesta disciplina, ajudando e colaborando para o bom andamento das nossas itinerâncias.
Gostaria de saber se vocês conhecem o slide share e four share?
Quem não souber peço por favor que me avisem, se precisar farei um tutorial e colocarei a disposição, mais tarde vocês saberão do por que.
Até logo!!!!! sorriso

Convite para amanhã, espero todos e todas! Vejam detalhes

por Edméa Santos -
boca abertaOlá pessoal!

Aproveitando a passagem de uma amiga pela Rio, convidamos a professora Lúcia Amante da Universidade Aberta de Lisboa para uma palestra-conversa na Faculdade de Educação da UERJ.

O encontro será na sala 12050 das 14:30 às 16:30, amanhã dia 07 de maio. Compartilhem com seus alunos, professores e demais interessados.

Tema da palestra:

Modelo Pedagógico Virtual da UAb: princípios e desenvolvimento

[]s

Méa
www.proped.pro.br
www.docenciaonline.pro.br
Em resposta à Edméa Santos

Re: Convite para amanhã, espero todos e todas! Vejam detalhes

Professora, boa tarde!
Assisti a palestra mas fiquei com uma dúvida quanto a utilização do termo EAD e Educação online.

No início a professora Lúcia Amarante começou falando sobre o modelo pedagógico da UAb, mas durante a palestra ela utilizava o termo EAD. 

Tenho dúvidas quanto a diferença de um termo para o outro. 
A EAD pra mim representa o ensino de maneira monótona, onde não há a interação entre o aluno e o professor, nela ocorre o auto-estudo. Já a Educação online eu penso que é uma forma mais interativa de aprender, onde há fóruns, debates em torno de algum tema assim como fazemos aqui. 

Apesar de ter utilizado o termo EAD a UAb realiza o seu trabalho pedagógico voltado para uma educação online?

Em resposta à Renata Viana da Fonseca

por Karine Costa Maia -
Concordo com a explicação da Renata , onde a EAD é mais fechada e não permite uma interação maior,mas ainda tenho duvidas sobre isso.
Tenho tbm uma dúvida: qual a diferença entre EAD, Educação Online e AVA?
Em resposta à Karine Costa Maia

por Marta Maria dos Santos Gonçalves -

Meninas, segundo Silva (2003) a educação on line exige metodologia própria que pode, inclusive, inspirar mudanças profundas no modelo da transmissão que prevalece na sala de aula presencial. Será preciso educar com base em diálogo, troca, participação, intervenção, autoria, colaboração. Vou disponibilizar aqui o quadro do livro Formação de professores para docência online de Silva, que mostra a diferença entre EaD e EOL:

Modalidades

EaD

(modelo que prevalece)

EOL

(possibilidade na web 2.0)

Desenho didático dos conteúdos e das atividades de aprendizagem

Predefinido, fechado, linear, controlado por uma fonte emissora. Textos, audiovisuais e multimídia acomodados em tecnologias unidirecionais e reativas (impresso, rádio, TV, DVD e, inclusive, computador, celular e tablets online, quando subutilizados em suas potencialidades comunicacionais, colaborativas e hipertextuais).

Predefinido e redefinido de forma colaborativa no processo do curso. Hipertextos e hipermídia multidirecional ativados por tecnologias digitais interativas (computador, celular, tablets e múltiplas interfaces, como chats, fóruns, Wikis, blogs, fotos, redes sociais, videologs, mapas colaborativos, webquests e podcasting) para expressão individual e coletiva.

Mediação da aprendizagem

Instrucionista, transmissiva e tarefista. A aprendizagem é centrada na atuação solitária do cursista e nas relações assimétricas, verticais: autor/emissor separado de aprendiz/receptor. Cursista pouco interage com cursista. Modelo um-todos.

Construcionista, interacionista e colaborativa. Relações horizontais abertas à colaboração e à coautoria. O docente é um proponente da formação. Juntamente com os cursistas, promove a cocriação da comunicação e do conhecimento. Modelo todos-todos.

Estamos vivenciando este momento da Educação online. Colocando aqui nossas dúvidas e nossas inquietações e recebendo feedback não só da professora, mas dos nossos colegas também.

Em relação a dúvida sobre "ava". Ava é Ambiente virtual de aprendizagem. ex: moodle.

Em resposta à Marta Maria dos Santos Gonçalves

por Edméa Santos -
boca abertaOlá Marta!

Este quadro contrastivo de Silva é muito elouquente!piscando Muito bom para ilustrarmos um pouco mais o debate. Marta, coloque a referência completa. Assim, que quiser citar doravante terá a informação completa. Além disso, temos sempre que buscar as fontes diretamente para ampliarmos mais e mais os debates.

Aqui na turma temos muitos colegas com experiência empírica no tema. Pessoal, vamos ao debate? Vocês concordam com estas diferenciações? Comos vocês fariam? Como agregariam valor? Que tal ampliarmos um pouco mais os debates!

[]s

Méa
Em resposta à Renata Viana da Fonseca

por Edméa Santos -
boca abertaOlá Renata, Karine , Marta! Olá turma!

Pena que não interagimos muito na palestra. Queria ter batido um papinho com vocês. Chegamos atrasadas, o trânsito estava péssimo, e eu tiver que sair bem no finalzinho dos debates para "apagar uns incêndios na UERJ"....

Bem, a EAD em geral é uma medotodologia educacional mediada por tecnologias (impressos, audiovisuais, internet , tudo isso misturado....). Os sujeitos do processo estão geograficamente dispersos. Você reparou que a Lúcia Amante deixou claro que antes da Internet (dos amboentes virtuais de aprendizagens, das redes sociais)não existia sala de aula na EAD? A internet permite ,com suas interfaces - fórum, chat, blogs, videoconferências - o encontro em grupo, ou seja , uma sala de aula online. Aqui em nosso curso temos isso. Estamos geograficamente dispersos, mas não estamos distantes. Sendo assim, prefiro falar em educação online e não em EAD. Mas nada impede que chamemos de EAD, Ead na Internet...Enfim, mais importante que as palavras são os sentidos que atribuimos a elas. Tem gente que fala tanto em educação onlne e faz mesmo EAD, pois não interagem com seus alunos, não fazem atividades paganas ...Enfim, o importante é criar ambiências e fazer boas mediações...

A metodologia da EAD antes da internet era baseada no auto-estudo com alguma mediação aluno-professor-tutor.

Com a Internet e suas interfaces(AVAs) isso tudo muda. Claro que tem professores e instituições que subutilizam a internet, mantendo a lógica da educação a distância massiva.

Ok, Renata? Alguma dúvida ainda. Que tal buscar os textos da Lúcia Amante na internet e conhecer um pouco mais as suas ideias?

[]s

Méa

Ok, então a Educação online é uma modalidade da EAD certo?
sendo assim um exemplo de EAD pode ser o MOBRAL, que começou com objetivo de alfabetizar jovens e adultos através do rádio e da televisão. 
Mas com o passar do tempo e com a evolução das tecnologias a EAD na modalidade online permite a interação entre os sujeitos que se encontram geograficamente distantes, 
mas interagem entre si.

por Usuário excluído -
Meu nome é Wallace! Estou no oitavo período e é minha primeira disciplina online!
Em resposta à Usuário excluído

Oi Wallace, seja bem vindo!!!
Agora que você se apresentou, veja as outras aulas e comece a interagir com a turma.
Bjs. Marta
Se precisar de ajuda é só me acionar.

por Rodolpho Silva -
Boa noite, 

O meu nome é Rodolpho, estou no último período e é a primeira vez que estou fazendo uma disciplina on line!
Um grande abraço!
Em resposta à Rodolpho Silva

Oi Rodolpho, que bom que você conseguiu entrar.
A pedido da professora Edméa, troque a carinha amarela por uma foto sua, precisamos vê sua carinha.

por Rodolpho Silva -
Vocês sabem como faço para trocar a foto?
Tentei colocar outra, mas não consegui!
Tentei excluir essa para depois colocar a outra, entretanto sempre aparece a mesma foto, ou seja, a primeira que coloquei!

Usem fotos com formatos leves...

por Edméa Santos -
Olá Rodolfo!boca aberta

Faça outro upload. Veja se a nova foto não é muito grande. Para este fim a foto precisa ser leve para caber "nas nuvens"....piscando

[]s

Méa

Primeiro encontro presencial! dia 15 de junho. Atenção ! Se orgnaizem! Espalhem para colegas sumidos...

por Edméa Santos -

Encontro presencial e primeiras avaliações !

boca abertaOlá turma!

No práximo sábado, dia 15 de junho, nos encontraremos presencialmente na UERJ. Teremos nosso primeiro encontro da disciplina. Esta é uma exigência legal do MEC para disciplinas online nos cursos de graduação. Sabemos que todo processo online deve ser formativo, logo avaliativo. Mas temos mesmo que ter momentos presenciais. Além disso, será bem divertido e poderemos nos encontrar e nos conhecer para além das interfaces digitais. Se organizem!piscando

Espero todos e todas no:

• Dia 15 de junho
  • 12 andar
  • Sala 12050
  • Horário: das 10 as 12h

[]s

Méa

Re: Primeiro encontro presencial! dia 15 de junho. Atenção ! Se orgnaizem! Espalhem para colegas sumidos...

por Fabiana Vieira -
Olá professora, bom to tentando ao máximo responder aos fóruns, mas me responda uma coisa eu não sou da turma de sábado e sim de sexta, vi no corredor da uerj que ia ser a distância e me escrevi no SAID pois não conseguido vaga na sua disciplina, tem algum problema?
Em resposta à Fabiana Vieira

Re: Primeiro encontro presencial! dia 15 de junho. Atenção ! Se orgnaizem! Espalhem para colegas sumidos...

por Edméa Santos -
Todo mundo junto e misturado no dia 15 de junho!

Fabiana e demais colegas, a participação online é obrigatória. Senão, reprovação por frequencia. Quem não tem tempo de participar dos fóruns, não tem tempo para cursa a disciplina. Então , por que se inscrevam na eletiva? Vamos nos organizar pessoal!

Sem participação, não temos frequência. Logo, reprovação. Entendido?

Bem, os encontros presenciais também são obrigatórios. Esta é uma exigência do MEC. Teremos 2 ou 3 encontros ao logo de todo semestre. Vamos nos organizar !

[]s

Méa

por Karine Costa Maia -
Legal.. vou saber  melhor quem são vcs :)

por Edméa Santos -
Karine, gostei da animação!boca aberta

É com esta energia que nos encontraremos no dia 15piscando.
[]

Méa

por Bárbara Castanheira Pires -
Gostei de saber que teremos um encontro presencial ! 
Professora a senhora já sabe onde será? Qual sala?

=)
Em resposta à Bárbara Castanheira Pires

Atenção todas e todos.
O encontro será:
  • Dia 15 de junho
  • 12 andar
  • Sala 12050
  • Horário: das 10 as 12h

por Lhays Marinho da Conceição Ferreira -
Gostei de saber que teremos um encontro presencial. Vai ser bom nos conhecermos e trocar experiências e conhecimento! sorriso
Mas como será a questão da avaliação? 
beijos.

por Rodolpho Silva -
Bom dia a todos!
Estarei presente!
Gostaria de saber se alguém esta com dificuldades para acessar os fóruns da disciplina, pois hoje mesmo fiquei quase 40 minutos tentando acessar a disciplina e só carregava e não entrava em nada?
Desde já agradeço!

por Karine Costa Maia -
Tava jurando que era numa Quarta feira, mas é sábado agora. Tenho que ver por causa do Licom que faço a essa hora, mas acho que dá pra ir.
Bjusss

Arte, cultura e natureza linda!

por Edméa Santos -
boca abertaOlá turma!

Imaginem que combinação perfeita: arte, cultura com natureza lindapiscando.

Hoje fui com amigos e família ao Jardim Botânico curtir o último projeto do Sebastião Salgado. Imperdível e grátis!

Vejam o Starte e curtam muito

http://globotv.globo.com/globo-news/starte/v/conheca-no-starte-o-mais-novo-projeto-do-fotografo-sebastiao-salgado/2601876/

Aproveitem! Ah! e comentem por aqui...

[]s

Méa

CONVITE IMPERDÍVEL! para esta semana!

por Edméa Santos -
OLÁ TURMA!boca aberta

Convido todos e todas a participarem do VII Semninário Redes e Tecnologias. Este evento acontecerá na UERJ durante esta semana. O evento é internacional. Vamos receber professores e pesquisadores de todo mundo. Vamos aproveitar?

Vou coordenar uma mesa na terça-feira a tarde. Que tal?

Não deixem de ir na mesa sobre "Educação e Comunicação" na quinta-feira. Teremos a presença de Lúcia Santaella, uma das nossas mais importantes interlocutoras da cibercultura. Imperdível.

Vejam a programação e descubram um mundo de oportunidades. Muitos temas, muitas experiências diferentes. Não deixem de participar e acompanhar os trabalhos dos GT.

Acessem o link por aqui http://www.seminarioredes.com.br/#

[]s

Méa

Resenhas sobre o VII Redes e tecnologias

por Edméa Santos -
Olá turma!

Que tal o Redes? Narrem aqui o que mais gostaram. Vocês participaram do evento? Compartilhem aqui o que viram, pessoas que conheceram. Enfim, como foi o Redes para vc?

[]s

Méa

Re: Resenhas sobre o VII Redes e tecnologias

por Mirian Amaral -

Méa,

Participar do Redes foi tudo de bom, na medida em que o debates sobre temas atuais relacionados à Educação oportunizou a ampliação de conhecimentos, para além do que tradicionalmente é considerado científico, e que, até bem recentemente, era reconhecido como a única forma de conhecimento válida.

Poder dialogar com outros modos de pensar e fazer pesquisa nos cotidianos, conhecer experiências educacionais desenvolvidas em outros países, ter oportunidade de ouvir e participar de palestras e debates com ícones, como Pretto e Santaella, e interagir com colegas de outras universidades e, em especial, com nossos parceiros do GPDOC, não tem preço.

O saldo disso é a 'mente em ebulição'; ambiente propício a novas autorias, caso não funda e vire churrasquinho (rs).

[ ]s

Em resposta à Mirian Amaral

por Karine Costa Maia -
Hello!
Fiquei chateada que fui ao redes e só consegui assistir ao professor da Colombia. Ele fez uma dicotomia entre Educação e Comunicação q no inicio tava até interessante, mas depois ele foi comparando a educação como um dinossauro e a comunicação como uma borboleta que sai livre por aí, vi que alguns professores não gostaram disso.
Tbm apresentei com a Pollyana um artigo, foi muito legal e tivemos ótimas contribuições.
Ps: Queria muito ter ido todos os dias, mas os professores deram a aulas e ainda encheram de trabalhos :(

por Pollyana Fernandes -
Também só consegui ouvir as falas da Santaella e do professor colombiano.
Eu mostrei p a Karine o vídeo que ele passou e ficamos conversando sobre...
Fiquei um pouco assustada quando assisti na primeira vez.
Acho que dizer que professores universitários só utilizam o corpo para levá-los à congressos e depois escrevem artigos, que esquecemos da função do corpo e etc generalizou demais...

Em resposta à Pollyana Fernandes

por Mirian Amaral -

Olá, Pollyana,

Só pude assistir aos debates. Você pode disponibilizar o vídeo, para que possamos ver? Seria interessante analisá-lo.

[ ]s

por Mariana Trindade Gonçalves -
É necessário levar algum material específico para o nosso encontro ? Como alguns dos textos que já discutimos, ou algo do tipo? Beijos !
Em resposta à Mariana Trindade Gonçalves

Para aula de sábado, dia 15 de junho...

por Edméa Santos -
Olá Mariana! Olá turma!

Textos lidos, mapeados e estudados piscando

Não precisa levar nada, só sua energia!

[]s

Méa

Re: Para aula de sábado, dia 15 de junho...

por katia prado -
Boa noite, meu nome é Katia, gostaria de agradecer a Marta, por me esclarecer sobre as faltas e  presenças,  na educação online, eu não tenho nenhuma noção a respeito. Mas, de qualquer forma darei um jeito de ir amanhã, apesar, de ter me submetido a uma cirurgia hoje. 
Eu gostaria de aproveitar para divulgar a 24ª edição da UERJ Sem Muros será realizada entre os dias 23 a 27 de setembro de 2013, compreendendo as mostras de apresentação de projetos cadastrados juntos à SR-1 (Semana de Graduação), SR-2 (Semana de Iniciação Científica) e SR-3 (Mostra de Extensão, Feira de Prestação de Serviços e Espaço Ciência).
As inscrições devem ser feitas em www.sr3.uerj.br/usm de 03 de junho a 05 de julho.
Minha orientadora da Monografia vai estar lá e eu também! Aproveitem!

por Mirian Amaral -

Olá, pessoal,

Foi muito gratificante conhecê-los, pessoalmente. Pudemos vivenciar o cotidiano escolar e, aprender na prática, que esse não é um lugar de repetição, e, sim, de criação e reinvenção. Um espaço plural, no qual saberes e experiências docentes e discentes se entrelaçam. No nosso caso, de forma descontraída e bem humorada, regada a biscoitinhos e sucos.

Destaco alguns pontos enfatizados durante nossa “aula” presencial:

· Disciplina – importância de nos organizarmos para participar, concretamente, das inúmeras atividades propostas nesse ambiente.

· Imersão – não basta entrar e olhar. É preciso “habitar’, efetivamente, esse espaço, deixando nossas contribuições, com vistas à tessitura de nossos conhecimentos. A maneira de fazê-lo é lendo, refletindo, comentando, questionando, apresentando dúvidas, etc., sem medo de ser feliz.

· Colaboração/ interação em rede - crescemos e aprendemos com o outro. Não existe no mundo alguém sábio, o bastante, para concentrar em si todo o conhecimento, pois esse não está pronto, completo e perfeito no reservatório memorial ou enciclopédico das pessoas; ou mesmo, numa prateleira de mercado, para ser consumido. O que na realidade existe é um conjunto de pessoas espalhadas pelo mundo, que concentra, cada uma delas, algum tipo de saber, que muitas outras desconhecem. Como afirma Lévy (1999) “ninguém tem o poder de saber tudo”, mas ao mesmo tempo, “todos nós sabemos alguma coisa”, e o conhecimento completo não se encontra armazenado na cabeça de ninguém, mas, “todo o saber está na humanidade” que, em última instância, constitui a gigantesca coletividade.

· Autoria – mais do que ser um simples consumidor de informação, é preciso desenvolver a capacidadede se autorizar, assumindo uma posição responsável em relação ao que é expresso, em suas diferentes formas.

[ ]s, e bom final de semanasorriso

Lévy, Pierre. Cibercultura. São Paulo: ed. 34, 1999.

por Mayra Ribeiro -
Oi Mirian e demais praticantes da/na cibercultura,

Também adorei "conhecê-los pessoalmente", jovens inteligentes e com muita energia. Acrescentando um pouco à síntese de Mirian, destaco ainda algumas falas de vocês:
 - Criar estratégias de estudos utilizando os dispositivos móveis - no tempoespaço da cibercultura a mobilidade ubíqua ressignifica a nossa relação com o conhecimento e com a construção de autorias. Então, que aproveitemos nossos dispositivos móveis de forma criativa e prazerosa; 
- Como escrever a escrita online?  Essa questão me chamou bastante atenção, pois vários alunos meus de didática comentam que estão menos atentos a escrita em função da correção dos editores de texto. Penso que a autoria no espaço de formação acadêmica precisa sim se preocupar com  a aproximação de uma escrita coesa, coerente e dentro das normas cultas. No entanto, essa preocupação não deve ser maior do que a construção de ideias em uma rede de aprendizagens colaborativas;
pensativo Continuando nosso diálogo em função da discussão sobre Como fazer currículos com os cotidianos? como utilizar artefatos tecnoculturais em nossas?  aulas?
Penso que iniciaram bem a discussão na dinâmica da aula presencial, ou seja: deslocando a ideia de currículo como organização disciplinar e pensando o currículo MULTIRREFERENCIAL. O que isso implica? Qual a potência de um currículo com os cotidianos para a aprendizagem no contexto da Cibercultura?
Bjs

por Rodolpho Silva -
O prazer foi nosso professora!
Após o email da Marta Maria dos Santos Gonçalves, referente a minha situação no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Percebi que fiz muitas besteiras! 
Publiquei em lugares errados, não fiz  o login várias vezes... enfim, enviei um email para a Marta Maria e para professora Edméa  na tentativa de resolver esses percalços! 

Obrigado! 
Boa semana para você e para todos do nosso ambiente Virtual de Aprendizagem !

por gabrielle fernandes monteiro -
Olá peço desculpas por não ter ido ao encontro. Minha vida tem andando um tanto quanto confusa, vários problemas acontecendo juntos, acabei ficando enrolada com toda a situação. Mas  recebi o e-mail falando sobre as faltas e a oportunidade dada pela professora Edméa. Estarei regularizando a minha situação a partir de hoje, no próximo encontro se deus quiser estaremos juntos.
Beijos Gabrielle

Rodolpho você ainda tem alguma dúvida sobre a sua situação?
Qualquer coisa estou na UERJ a partir das 13:00 as 17:00, é só marcar comigo. Cel: 8626-5714 ( de preferência neste horário, após estou em aula).

Fotos de nosso primeiro encontro presencial

por Edméa Santos -
boca abertaOlá turma!

Nosso primeiro encontro presencial foi demais!

Gostei muito da energia de vocês. Muita gente linda e articulada. Cliquem aqui para acessar algumas fotos. No Face, comentem e se localizem!piscando Aproveitem e postem lá seus comentários. Avaliem nosso encontro. Façam isso no próprio álbum no meu Facebook.

[]s

Méa

Re: Fotos de nosso primeiro encontro presencial

por Thaís Boch -
Poxa, Professora, fiquei tão triste por não poder estar presente no nosso encontro, mas foi por motivo de força maior, estava de repouso médico.
Fiquei super animada com os comentários que li e ouvi, estou torcendo para termos outro encontro presencial em breve e eu poder estar com vocês!

Beijos,
Thaís.

Gente estou mandando o link do grupo de pesquisa de Educação Inclusiva da UERJ. Uma amiga minha faz parte e pediu para divulgar para que tiver interesse no assunto .

=)

por Giselle Torrens -
Gente,

A boa dos cinemas é assistir O Grande Gatsby ou The Great Gatsby! Não sei se vocês já ouviram falar, mas é baseado numa das melhores literaturas norteamericanas do século XX. O autor é o F.Scott Fitzgerald e a história perpassa na era do Jazz Americano. Vale a pena. Apesar de eu ser de Letras-francês, acho que o pessoal que curte inglês pode se interessar! Bjs
Em resposta à Giselle Torrens

por Thaís Boch -
Jura, Giselle? É bom mesmo?
Estou super curiosa para saber isso, já que ouvi tantos comentários diferentes sobre ele!

por Gabrielle Carvalho de Aragão Santana -
Olá pessoal, eu não tinha respondido esse tópico já que eu já tinha me apresentado no tópico de "boas-vindas" e como o pessoal aqui se apresentou, achei que não fosse necessário...
Já me apresentei na aula presencial e no tópico de boas-vindas... mas sou a Gabrielle, do terceiro período de pedagogia, é a minha primeira experiência com disciplinas on-line e estou amando, espero ter a oportunidade de fazer outras, já que eu ja tinha feito uma semi-presencial, porém não era da mesma forma que essa funciona!

por sthefane oliveira -
Boa noite, gostaria de pedir obrigada para a Marta e para a professora Méa, por me informar sobre as faltas na educação online.
Tive problemas com a internet e estou realizando meu estágio de observação na EJA e com isso estou sem tempo nenhum (de verdade), pois trabalho à tarde também.

Gostaria de saber se terá outro encontro, pois tenho certeza que não faltarei!!! 
bjs Galera!!

Ah... a boa de amanhã e ir para a rua
lutar sem violência contra todos esses políticos que fazem politicagem safado no nosso BRASIL !

por Caio Abitbol Carvalho -
Boa noite turma.
Bom, não sabia que tinha que vir aqui nesse tópico, rs. Me apresentei em outro, ai esqueci desse.
Lembrei ao ver as questões das faltas, e das presenças
Como já falei em outro tópico, e na aula presencial, me chama Caio, sou aluno do 3º Período de Pedagogia, e bolsista de iniciação cientifica.
Estou adorando a disciplina, e agora de vez, me habituando com o sistema.

Amanhã na hora do almoço! imperdivel. Atividade Online!

por Edméa Santos -
boca abertaOlá turma querida!

Vejam que evento incrível. Reunirá grandes nomes da cibercultura! Ativistas, professores e jovens! Imperdível. Se organizem e não percam!

[]s

Méa

#VemPraRua: Discussão sobre as manifestações populares no Cover Rock Brasil
Discussão Online. Amanhã!!! dia 17 das 12:30 às 14:30 h.

Refletir sobre o que vem acontecendo no país nas últimas semanas é papel da universidade pública e temos que ter a capacidade de acompanhar os fatos no calor dos acontecimentos.
Este é o nosso propósito: dois grupos de pesquisas da UFBA, liderados pelos professores André Lemos (FACOM) e Nelson Pretto (FACED), promovem a sessão de discussão, aberta ao público #VemPraRua: Discussão sobre as manifestações populares no Brasil

O GEC - Grupo de Pesquisa em Educação e Comunicação (http://www.blog.ufba.br/gec) da FACED/UFBA e o Lab404 (Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço (gpc.andrelemos.info/blog) da FACOM/UFBA convidam para o seminário público "#VemPraRua. Discussão sobre as manifestações populares no Brasil".

O seminário (aberto e gratuito) será na quinta feira, dia 27 das 12:30 às 14:30 h. na FACED (Vale do Canela) com a participação de:

André Lemos, FACOM,UFBA
Fabio Malini, LABIC, EFES (via internet)
Malu Fontes, FACOM, UFBA
Messias Bandeira, IHAC, UFBA
Sérgio Amadeu, UFABC (via internet)
Ordep Serra, FFCH, UFBA
Nadja Vladi, FACOM, UFBA
Nelson Pretto, FACED, UFBA

Outros nomes estão sendo confirmados.

É na hora do almoço, logo, não há desculpa para não participar. Traga seu lanche e vamos conversar sobre esse momento histórico do nosso país. As intervenções serão rápidas para fomentar a discussão.

Teremos transmissão ao vivo em áudio pela Rádio Faced Web em http://www.radio.faced.ufba.br/ e por Ustream em http://www.ustream.tv/channel/gecfaced

Vem pro seminário! Divulgue em suas redes...

Andre Lemos - Lab404

Nelson Pretto - GEC

Re: Amanhã na hora do almoço! imperdivel. Atividade Online!

por Mayra Ribeiro -
GENTE! GENTE! GENTE!aprovo
Não podemos perder a oportunidade de ouvir e participar com esses educadores e pesquisadores desse momento de efervescência da crítica à política, economia, saúde, educação... Enfim, tantas bandeiras de luta e de indignação.

O que pensam esses professores/pesquisadores/cidadãos? Que sentidos produzem diante de tal acontecimento? Como percebem a potencia das redes sociais no fortalecimento das redes educativas das quais participamos e atuamos cotidianamente?
Bjs.

por Mariana Trindade Gonçalves -
A discussão nao ficará gravada em algum lugar não ? Porque eu saio da Uerj 12:20h correndo pra um estágio que só termina 15:30h

Assim como a Mariana estarei no trabalho de 13:00 até 17:30 ... 
A discussão vai ser gravada?

por Mayra Ribeiro -
Mariana,
Acredito que sim, mas não tenho certeza. De qualquer forma, o importante é seu interesse e a busca pelas informações e discussões a posteriori. Um ótimo estágio pra você. Bjs

por Thaís Boch -
Poxa, infelizmente também estava no estágio...
Alguém conseguiu gravar?

por Mayra Ribeiro -
Agora na Discussão sobre as manifestações populares:

"A imprensa se encontra em uma situação bastante difícil. Não agüento mais ouvir a palavra vândalos e passivos na mídia. O jornalismo está perdido, estamos sendo questionados pelos protagonistas. A coisa é difusa e ainda é difícil de entender. Existe um sentimento nas pessoas de “saco cheio” (Nadja (Jornalista).

"Ponto chave da surpresa: dificuldade de acatar e acolher a democracia participativa. Os governos decidem antes e, quando muito, depois consulta a população. Há uma surdez em relação ao governo, as pessoas querem decidir, participar. A força das ruas está impondo ao governo a democracia participativa.Mobilidade urbana é direito fundamental que está na base de outros direitos. Se eu não tenho mobilidade eu não tenho acesso a educação, a saúde. O direito a Cidade está sendo negado. Sabíamos da gravidade mas não imaginávamos tal manifestação ainda mais na copa".(Prof. cientista social e antropólogo Não ouvi o nome).

Em resposta à Mayra Ribeiro

por Mayra Ribeiro -
Continuando...

"A perspectiva da formação cidadã. Essa dimensão é algo de fundamental. E o movimento nas redes e nas ruas fortalecem essa formação.Não são as redes que estão fazendo os movimentos. Mas tudo isso facilita. O importante é está conectado em uma ação política. Antes se tinha movimento sem ter as redes, mas estávamos conectados politicamente. Há uma facilitação a  partir das redes." (NELSON PRETTO) 

por Mayra Ribeiro -
Vamos ao DEBATE!
Terminando agora a transmissão na Radio FACED sobre a discussão das manifestações populares:

_ O que acharam? Que pontos acharam marcantes e ou polêmicos nas falas? O que ampliou em relação as ideas já formadas sobre o contexto? Como perceberam a questão da mobilidade nas cidades e a importância das redes sociais ?

por Mirian Amaral -

Olá, Mayra e todos,

O nome dele é Ordep Serra.

Aproveito para desctacar alguns pontos levantados por André Lemos:

1. a dimensão da produção - as imagens não são neutras; produzem particularidades. A mídia, ao mesmo tempo em que informava que a passeata era pacífica, fazendo uma tomada geral do público, dava um zoom, para realçar a baderna.

2. Cobrança da mídia, de um posicionamento, por parte dos jovens, sobre o que reivindicavam. Questionava, ainda, a falta de liderança e de pauta. Esse aspecto foi realçado por Malu Fontes.

3.A relação imbricada das redes e da rua.

4. O pós-tv - o testemunho em tempo real.

5. A diferença pós-mídia - importância da redes; sem, contudo, subestimar o poder de outras mídias.

6. Pensar nas redes - o governo precisa monitorar as redes (não como forma de controle), para ouvir as ruas.

[ ]s

por Mirian Amaral -

Caio, e todos os que não puderam participar do evento

#VemPraRua: Discussão sobre as manifestações populares no Cover Rock Brasil

Tanto a profa. Mayra, como eu, apresentamos algumas sínteses das falas dos palestrantes. Procure-as neste ambiente.

Acredito que, se alguém do Grupo de Pesquisa - GPDOC, gravou o evento, a Marta vá disponibilizar a gravação para vocês.

Bom fim de semana,

[ ]s

por katia prado -

Olá  Marta bom dia, você  vai disponibilizar a gravação da discussão sobre as manifestações populares do Cover Rock Brasil?

Bom final de semana, para todos!!

Em resposta à katia prado

por Mirian Amaral -

Katia, e todos,

Mensagem do prof. Nelson Pretto, no facebook, hoje.

Daqui a pouco, ou amanhã de manhã, já subo o audio. O vídeo entra no final de semana em www.ripe.ufba.br e tb vimeo e youtube...divulgo...

Aguardem, e bom fim de semana.

[ ]s

por Ana Paula Roza da Silva -
Infelizmente estava indo para o estágio nesse horário... :(

Professoras, na terça-feira, 02/07, as senhoras estarão presentes na palestra que acontecerá na sala do Proped? 

por sthefane oliveira -

Poxa estava no trabalho essa hora.

Em resposta à sthefane oliveira

por katia prado -
Infelizmente não tenho orário de almoço fixo, tem dias que nem paro para almoço, fiquei triste por perder esta oportunidade, pois esta experiencia eu ainda não tive o prazer de conhecer! Mas, fica para a próxima!

#vemrarua Debate na UERJ próxima terçca-feira

por Edméa Santos -
boca abertaOi pessoal!

Na próxima terça teremos na UERJ um debate. Será no 12 no auditório do proped, bloco F, as 9hs. Se puderem aparecer...Estarei lá !

[]s

Méa

O audio do evento da UFBA tá aqui! Clique aqui!

Re: #vemrarua Debate na UERJ próxima terçca-feira

por katia prado -
Bom dia pessoal!
Eu nao tive como sair do Trabalho para estar presente no debate "vem pras ruas". Fico na expectativa de que o mesmo seja disponibilizado para quem nao pode ir, como no caso do evento da UFBA.
Obrigada !!!

O link já foi disponibilizado aqui na disciplina

por katia prado -

Bom dia gente! Gostaria de agradecer a Marta e as professoras por disponibilizar  o áudio do evento da UFBA. E corrigindo “Horário”, foi mal, meu aparelho é novo, e eu não o controlo direito, ele tem vontade própria!

Marta, eu me referi ao debate de ontem que houve no auditório do proped! Este também será disponibilizado aqui?

Beijosss

Katia esse eu não sei te informar se alguém gravou.

por Fabiana Vieira -
Marta sou eu Fabiana que conversou com você ontem a noite, olha não te mandei meu RID, pois o aluno online está fora do ar.

por Mirian Amaral -

Oi, queridos,

Compartilho este vídeo com vocês - uma forma leve de se trabalhar a realidade cotidiana, com nossos alunos. Além disso, a música é bem engraçadinha. Espero que gostem.

[ ]s

Presente de domingo!

por Edméa Santos -
boca abertaOlá turma!

Como vão?

Um presente para vocês! Vejam este vídeo da filósofa Viviane Mosé. Cliquem aqui!

Aproveitem e saquem bem os nossos desafios para aprenderensinar em nosso tempopiscando.

Boa semana!
[]s

Méa

Re: Presente de domingo!

por katia prado -

Olá Edméa, somente agora tive um tempo para assistir este vídeo sugerido,
 gostei muito da entrevista concedida pela psicóloga e psicanalista Viviane Mosé, à UNATV, onde ela fala do controle do saber como forma de manter o poder, e, do atual processo de democratização do saber, e a revolução da memória, com novas formas de desenvolver o raciocínio, que tem mudado a forma de ensinar, levando a raciocinar, a pensar. Sendo que  o tipo de educação onde o professor passava informações e os alunos apenas ouvia e memorizava as informações já não tem nenhum valor, porque o que se busca hoje é o desenvolvimento do raciocínio da capacidade de se pensar e refletir sobre os diferentes assuntos expostos em sala de aula e nas mídias.

Obrigada pelo presente!

por Edméa Santos -
Que bom que você gostou!

Vamos agora pensar juntas sobre os desafios pedagógicos para mobilizarmos em nós e em nossos alunos as competências citadas pela autora.

Bjs
Méa

por Thamires da Silva Vilches -

Olá, professora!! Gostei muito do vídeo e tirei muitas considerações feitas pela filósofa Viviane Mosé. A primeira nos leva a pensar a internet proporcionando a inauguração da sociedade do conhecimento a partir da democratização do conhecimento. Ela pontua as redes sociais como "lugares" em que as pessoas discutem diversas questões em tempo real. A partir dessa afirmação, refleti sobre a grandiosidade que o Facebook se tornou em poucos anos e como ele viabiliza essas discussões sobre diversos temas (em tempo real) e possibilita que essas informações girem o mundo num  curto período  de tempo. Uma página que gosto muito e proporciona (indiretamente) essa discussão é a Imagens Históricas. Essa página traz diversas fotos abordando diferentes conteúdos que poucas pessoas conhecem ou até mesmo tiveram oportunidade de ver e conhecer.
Deixarei aqui embaixo o link da página:
https://www.facebook.com/HistoricasImagens?fref=ts

Outro fator que achei importantíssimo que a filósofa pontua é sobre um dos desafios da sociedade do conhecimento: a discriminação feita a partir da exclusão do saber.
Ela comenta sobre a realidade classe C brasileira hoje que adquiriu o poder de compra de bens disponíveis no mercado, entretanto essas pessoas continuam sendo discriminadas pela carência de acesso ao saber. Nos tempos atuais, a pessoa sabendo se colocar bem, ter conteúdo e conhecimento é mais importante que a roupa que estiver vestindo. O engraçado que até ver esse vídeo eu pensava o contrário que a sociedade ainda era muito apegada ao material mais que ao conhecimento e sua democratização.
Gostei de verdade do vídeo e até compartilhei com amigos  de outros cursos.
Bjs!!

Em resposta à Thamires da Silva Vilches

por katia prado -
Oi Thamires, bom dia!
Não pude deixar de perceber sua admiração ao constatar que o vídeo  da Viviane Mosé, indicado pela Edméa é um bom material para ser compartilhado com nossos colegas. O interessante é que a Viviane fala justamente sobre isso, sobre a democratização do saber, da necessidade de se tornar a educação, o conhecimento algo que seja  difundido e compartilhado por e para todos.
Uma boa iniciativa a sua!

por Fabiana Vieira -
Olá professora gostaria de conversar com a senhora antes de sábado, creio que a Marta já passou para senhora meu caso, queria conversar pessoalmente pode-ser.
Em resposta à Fabiana Vieira

por katia prado -
Bom dias Marta estou precisando que você me de uma ajudinha , não sei se ficou alguma coisa pendente, deixei de participar de algum comentário? Por favor me Oriente!
E me desculpe se houver algunserros meu cel esta com problemas