Galeria e conversas

CHAT 03/05

CHAT 03/05

by Monica Miranda -
Number of replies: 11
Olá pessoal,

Nosso chat foi mt interessante e definimos o dilema que irá nortear todo o trabalho:


Como os espaços de aprendizagem(educação on line) vem significando e arquitetando novos processos de leitura e autoria(prática de professores) com o uso de imagens. Contamos desde as pinturas rupestres até os memes.

Sugiro que olhem o chat e tudo o que foi discutido para entenderem como chegamos até aqui.

E vamos seguindo com as leituras...
In reply to Monica Miranda

Re: CHAT 03/05

by Carina Nascimento d Avila -
Infelizmente tive que sair do chat, mas já o li e reli. rsrsr
Acho interessante pensar no uso que os docentes fazem de imagem, ok.
Porém, ampliando o conceito de imagem já lembrado aqui,
imagem pode ser um gesto, muitos autores da neurociência discutem que pensamos prioritariamente por imagens.
O que quero dizer com isso? Duas coisas.
Primeiro que Diogo (acho que foi Diogo) diz que o Moodle não tem imagens,
ou não tem imagens como o facebook.
Essa questão é muito relevante, acredito.
Por que alguns de nós se tentou a estudar o face e não o moodle? 
Não estou criticando, mas para a gente pensar.
Quando fechamos os olhos, qual imagem do moodle vem a nossa mente?
Ou seja, existe uma imagem. Como ela é trabalhada, arquitetada?

Outro ponto: voltando a falar sobre os gestos...
Lembro de um texto de Paulo Freire que ele conta como foi "mortal"
um olhar, somente um olhar, que um professor fez para ele quando
ele era ainda pequeno. Ele descreve o quanto aquele olhar foi definitivo
para as suas relações com a escola.

Se estamos tratando de educação online, é interessante pensar nisso...
seriam os ecomotions? seria a construção do texto que o docente
se dirige para o docente?

Então, penso que podemos pensar não somente no uso diretivo que o docente faz de imagens para ensinar, mas no uso frenético e inconsciente que esse processo ocorre.

Então, sugiro que a gente defina esse espaço:
sugestão: Moodle e facebook.

Posso disponibilizar tb minha senha da plataforma cederj,
aonde eu faço disciplinas que usam bastante imagens
e disciplinas que não usam imagem, mas a imagem
fica...

Estou caminhando no que vcs pensaram?

Apesar de ser importante, não acredito que eu deva causar inquietações porque o tempo não deixa... 
In reply to Carina Nascimento d Avila

Re: CHAT 03/05

by Carina Nascimento d Avila -
ERRATA: Se estamos tratando de educação online, é interessante pensar nisso...
seriam os ecomotions? seria a construção do texto que o docente
se dirige para o DISCENTE?
In reply to Carina Nascimento d Avila

Re: CHAT 03/05

by Monica Miranda -
Oi Carina,

Também me preocupo com o tempo. É incontestável que o assunto é amplo e permite muitos hipertextos, mas realmente temos que nos concentrar em uma diretriz. 
Quanto a disponibilizar a senha, acho interessante para sabermos como os docentes estão trabalhando essas imagens. Acredito ser produtivo para montarmos o artigo.

bjs
In reply to Carina Nascimento d Avila

Re: CHAT 03/05

by Monica Miranda -
complementando...

a dinâmica proposta pela Carina pode ser o inicio da nossa apresentação. As primeiras imagens do Prezi poderiam ser essas imagens ou a palavra IMAGEM. Entretanto é importante direcionarmos a dinâmica a fim de não se alongar demais, caso cada um resolva contar suas experiências diante do que foi apresentado.
bjs
In reply to Monica Miranda

Re: CHAT 03/05

by Carina Nascimento d Avila -
Acho interessante fazer pensar a imagem,
antes de trazer conceitos sobre a mesma.

Pensar a imagem, trazer essa reflexão, talvez sem
muitas falas.

Trazer o que as pessoas já tem pensado sobre imagem.

Como?

- não queria falar aqui, mas... uma maneira de fazer isso,
é propor uma atividade que as pessoas fechem os olhos.
Podemos por uma música ou não. Mas, é interessante
que elas possam vivenciar uma viagem e depois
algumas possam descrever ou desenhar o que vieram a mente.

- pensei em algo mais artístico e conceitual
como dizer que vamos passar uma série de imagens
(ou não dizer nada) e começar o datashow
com o seguinte slide:

IMAGEM

que as pessoas olhem para isso em silêncio durante algum tempo.

ou podemos passar vários slides:

IMAGEM 2  

IMAGEM 3

e assim por diante. É uma brincadeira que faz pensar.

- Depois poderíamos falar sobre o que aprendemos
e o que não aprendemos sobre imagem. Com o auxílio da linha
do tempo, ou não.

- Ao mesmo tempo que faremos relações com os espaços de 
aprendizagem focando na educação online.

>>> se nos separarmos para estudar a evolução das imagens,
vamos observar como a pinturas rupestres tem ligação direta
com os memes. Então, sugiro que nos separemos sim,
e que dialoguemos sobre estas ligações. Isso é antropologia visual! rs

- para fechar, pensei que podemos fazer outra atividade.
Dessa vez, menos reflexiva, mas mais criativa, mais up.
Não conheço bem o QRCode, mas pelo o que eu entendi,
alguns celulares tem a capacidade de lê-lo. Podemos
brincar com isso. Depois explicar  por que propomos essa
atividade.

In reply to Monica Miranda

Re: CHAT 03/05

by Diogo Ramos -
Olá Carina,

sugiro que você releia o chat. Em nenhum momento disse que o Moodle não tem imagens. Vou retirar exatamente o trecho do chat para que fique mais claro. Eu disse: "Minha preocupação com o moodle é que não temos a mesma diversidade das redes sociais".

Isso é notório, as redes sociais são atualmente habitadas por um número maior
e mais diversificado de pessoas.

Pq deveríamos focar somente em duas interfaces quando as imagens estão por toda a rede? Será que a educação online precisa ficar restrita às interfaces criadas para esse fim? Ou poderíamos encontrar novos usos para interfaces existentes e mais habitadas, potencializando assim o poder delas?

Infelizmente não conseguirei abordar todas as suas inquietações nesse post, pq preciso ir. Mas acredito que o conceito de imagem precisa ser definido pelo grupo. A partir de qual conceito estamos abordando o assunto? Quanto mais ampliarmos o conceito, mais complicado será para definirmos a linha que seguiremos.

Abraço!
In reply to Monica Miranda

Re: CHAT 03/05

by Carina Nascimento d Avila -
Pessoal, ainda não entendi uma coisa... como vamos conciliar o dilema docente a imagem?
tudo no prazi? dipity? as pessoas que se separam para estudar uma fase da imagem (por exemplo Mônica a arte rupestre) já estão fazendo o link com o fazer docente? é isso?

Ai ai.. mais perguntas... desculpem!