Filmes e Programas Interessantes

Tarsila no CCBB

Tarsila no CCBB

por Aline Weber -
Número de respostas: 15
Olá turma!

Vamos nos animar para esse programa? Acho que será uma ótima oportunidade para estarmos em campo pensando a didática para além dos muros da universidade.
O que vocês acham de combinarmos às 9h30min na quinta-feira que vem?
Confirmem a presença de vocês aqui no fórum!
bjs e um excelente fim de semana!

http://www.bb.com.br/portalbb/page511,128,10154,1,0,1,1.bb?codigoEvento=4503
Em resposta à Aline Weber

Re: Tarsila no CCBB

por Janaína Caetano -
Em resposta à Janaína Caetano

por Aline Weber -

por Kenia Cardoso -
Se Deus permitir estarei lá tbm!!!! :-) :-) lolololol

Turma a nossa visita ao CCBB está confirmada. Quinta às 9h e 30min na entrada principal do CCBB na primeiro de Março. Divulguem para os outros colegas, ok.
Nos encontramos lá!!
Em resposta à Kenia Cardoso

por Aline Weber -
Kênia,
Lembre a turma de levar celular!
bjs

por Janaína Caetano -
Professora,

Desculpe, não poderei mais ir.
Vou fazer uma viagem amanhã a tarde e na parte da manhã terei que providenciar algumas coisas. A viagem seria a noite, por isso não teria nenhum problema que eu fosse pela manhã ao CCBB. Mas acontece que resolvemos antecipar.

Beijos e ótima visitação à vocês.

por Luciene Albernaz Dias -
Boa noite,

Assim como a Janaina venho me retratar. Não fui por motivos de doença, há dois dias não estava passando muito bem e hoje ainda não estou 100% por isso não compareci. Espero que tenha sido proveitoso como foi quando eu fui pela primeira vez. bjOs
Em resposta à Luciene Albernaz Dias

por Rafaela Souza de Barros -
A exposição Tarsila do Amaral-Percurso Afetivo é maravilhosa, pena que poucas pessoas puderam ir, mas recomendo. O que mais gostei foi a presença dos quadros não finalizados que deram origem aos clássicos como Antropofagia e Abaporu. Adorei também os poemas que mostravam a relação de amizade e admiração entre Carlos Drummond de Andrade e Tarcila do Amaral. Aí vai um dos poemas:
Tarsila,
nome Brasil, musa radiante
que não queima, dália sobrevivente
no jardim desfolhado, mas constante
em serena presença nacional
fixada com douçura.
Carlos Drummond de Andrade
Tarsila amorável do Amaral.
Prazer dos olhos meus, onde te encontrares
Azul e rosa e verde, para sempre.
Carlos Drummond de Andrade

Além disso, pudemos observar nos quadros algumas características: as formas geométricas, a presença constante do cacto e elementos da natureza, as cores que ela mais usa, Drummond nos alerta para isso em seu poema: azul, verde e rosa, a representação da cidade, do campo e da metropole, entre muitas outras coisas.

Lívia me ajuda a lembrar mais coisas, rsrs...
Em resposta à Rafaela Souza de Barros

Este é o site oficial dela.
http://www.tarsiladoamaral.com.br

Muito bom por sinal , além de ter opções para nossas crianças..

por Livia Maria Monteiro Gomes -

Oi turma! Vou falar um pouco sobre a vida de Tarsila do Amaral e suas obras com base no que observei na exposição Tarsila do Amaral - Percurso Afetivo:

Tarsila do Amaral foi uma figura importante na pintura brasileira e participou do movimento modernista. Inaugura o movimento antropofágico com a obra o “Abaporu”, que Tarsila pintou para dar de presente ao escritor Oswald Andrade.  Suas obras têm influência do Cubismo e do Surrealismo. Utiliza cores vivas em suas obras, aborda questões sociais, o cotidiano da população e paisagens do Brasil. Faz homenagem aos escravos em algumas obras, um exemplo é a obra “A Negra”. Casou-se com André Teixeira e teve uma filha, namorou Oswald Andrade e depois se separou de seu marido. Formou o grupo dos cinco (grupo de modernistas) composto por Tarsila, Anita Malfatti, Mário de Andrade e Menotti  del Picchia e Oswald Andrade. Sua neta morreu aos quinze anos e Tarsila fez uma escultura da menina para colocar em sua sepultura. 

Em resposta à Livia Maria Monteiro Gomes

por Aline Weber -
Lívia e Rafaela,
vocês têm sido ótimas interlocutoras de todas as propostas da disciplina de Didática. Adorei a contribuiçao de vocês aqui no fórum e gostaria de lançar algumas questões para vocês pensarem e, se puderem, compartilhar suas opiniões:
  • De que forma perceberam a experiência da visita ao CCBB dentro do contexto de uma disciplina de Didática?
  • Como podemos transpor isso para dentro da sala de aula?
  • O que acharam da possibilidade de usar os dispositivos móveis na exposiçao para ouvir o áudio?

Vamos pensar nessas questões em nosso próximo encontro. Já conto com vocês como co-autoras!

[]s e bom domingo de Páscoa!

Olá, fiquei pensando sobre as questões levantadas pela professora Aline, tentei fazer relações com uma aula que a professora Edméia nos deu. Vamos lá, espero que eu consiga passar o que eu entendi.

Como estudamos na aula de didática, ministrada pela profesora Edméia, é preocupação da Didática criar e mediar ambiencias, assim penso que nossa visita ao CCBB foi uma experiência extra fora do espaço da sala de aula, porém no âmbito da Cidade. Esta nos possibilitou a ampliação do nosso repertório, questão discutida na aula mencionada acima. Nesta mesma aula, a professora Edméia nos disse uma frase em que acho que cabe neste momento: " O tamanho do meu mundo é do tamanho da minha linguagem". Assim, entendo que devemos percorrer vários caminhos para termos um conhecimento ampliado , ou seja, um conhecimento em rede e que essa rede seje articulada. Para alcançarmos esta rede articulada temos que ampliar o nosso mundo e consequentemente a nossa linguagem.
Portanto, é necessário aumentarmos cada vez mais o nosso repertório para assim, termos a possibilidade de oferecer novas experiências aos nossos alunos. A nossa função como professora é proporcionar essas novas experiências, porém não podemos apresentar novos artefetos culturais sem ter uma intencionalidade ao expor tal artefato. Assim, cabe ao professor fazer um diagnóstico da turma, para obter o sucesso do objetivo pretendido.

Com relação a possibilidade de usar os dispositivos móveis achei interessante mas como observamos raramente alguem fazia desse recurso.

Até mais!!!!

por Aline Weber -
Olá Turma Querida!
Tudo certo para a nossa visita no CCBB, dia 18/04. A professora Rita vai juntar as duas turmas de currículo, então quando acabar a aula podemos ir direto. Encontro com vocês na UERJ e vamos juntas, ok? Encontro na sala da professora Rita e de lá vamos.
Lembrem de levar o celular para ouvir o áudio e fone de ouvido!
Procurem no Faebook a página do Cidade Educa. Por lá é que vamos registrar tudo sobra nossas imersões pela cidade. Segue o link! Também estamos no twitter, o e-mail é cidadeduca@gmail.com e a senha é didatica. Vamos twittar com #cidadeduca. Para vocês também poderem editar a página no Facebook, o e-mail e a senha são os mesmos, ok? Vamos nos encontrar por lá tembém!
sorriso
Cidade Educa