Programação

  • Entrando nas redes...

    A cibercultura é a cultura contemporânea estruturada pelo uso das tecnologias digitais nas esferas do ciberespaço e das cidades. Em sua fase atual vem se caracterizando pela convergência dos dispositivos e redes móveis, como os laptops, celulares, mídias locativas, e pela emergência dos softwares sociais que vêm estruturando redes sociais no ciberespaço e nas cidades. Nesse contexto, interessa-nos compreender como esses potenciais comunicacionais podem contribuir para pesquisa e a formação de professores em situações de aprendizagem formais e não formais. Que abordagens, métodos e dispositivos de pesquisa utilizaremos? Como o GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura vem respondendo estas questões? Esta proposta de disciplina eletiva, nesta versão 2012, pretende abordar os mais relevantes aspectos desse debate discutindo com os participantes aspectos epistemológicos e metodológicos. Em linhas geriais nossos objetivos são:

    · Discutir como as redes sociais, estruturadas pelos softwares sociais da Web 2.0, e a mobilidade dos computadores e dispositivos móveis podem contribuir para a pesquisa e formação de professores na atual fase da cibercultura.

    · Apresentar e discutir amplamente algumas abordagens metodológicas a exemplo da pesquisa multirreferencial, pesquisa histórico-cultural, pesquisa-formação na educação online, pesquisas nos dos e com os cotidianos, netnografias.

    Para tal, será desenvolvida uma reflexão que visa a considerar o papel das narrativas nos processos de aprendizagem e de expressão de aprendizagens.

    Ementa

    · Cibercultura em tempos de redes sociais e mobilidade. Abordagens, métodos e dispositivos de pesquisa em Educação e Cultura Digital (pesquisa mutirreferencial, pesquisa histórico-cultural, pesquisa-formação e educação online, pesquisas nos dos e com os cotidianos, netnografias). A pesquisa no Ciberespaço e na Educação Online. Desafios para a pesquisa e formação de professores na cibercultura.


    Enjoy

    Méa

  • Tópico 1

    O PARADIGMA DIGITAL: aspectos teóricos, práticos e políticos
    O que é o digital? Quais as caracterísiticas das tecnologias digitais e como estas estruturam e condicionam as relações de trabalho e produção do conhecimento em nosso tempo? Como atuar de forma cidadã em tempos de tecnologias digitais em rede? Afinal, o que dizem os pesquisadores sobre "Inclusão Digital" no Brasil?
  • Tópico 2

    EDUCAÇÃO E CIBERCULTURA EM TEMPOS DE MOBILIDADE UBÍQUA E REDES SOCIAIS
    Como as redes sem fio e os dispositivos móveis vem estruturando a cibercultura em sua fase atual? Como a mobilidade ubíqua e conectata pode potencializar nossas autorias na interface cidade-ciberespaço? Quais os desafios para os currículos escolares? Como professores e estudantes vem utilizando o digital em rede em suas práticas?
  • Tópico 3

  • Tópico 4

    GRUPOS DE TRABALHO, HABITEM SEUS TÓPICOS E VAMOS AO TRABALHO
    Orientações GERAIS

    Após 8 aulas presenciais estruturadas por exposições participadas, sairei um pouco do "protagonismo" da "audiência"...Chegou a hora dos grupos de trabalho entrarem em cena. Organizamos as dicussões sobre pesquisa na cibercultura em basicamente 4 tópicos a seguir:
    • Pesquisa-formação multirreferencial
    • Pesquisas nos dos e com os cotidianos
    • Pesquisas hitóricoculturais
    • Pesquisas netnográficas
    Estes tópicos são fruto de um breve mapeamento que fizemos sobre as concepções teoricopráticas de pesquisas em Educação em termos de Cibercultura no Brasil. Nós do Gpdoc dialogamos com todos eles, fazendo links com nossos projetos e parceiros intelectuais.
    Vamos discutir fundamentos epistemológicos e metodológicos e apresentar cases de pesquisa, apontando dilemas e etnométodos. Cada GT - grupo de trabalho - preparará uma aula e um artigo sobre o tema. A área de trabalho online será montada com o seguinte desenho didático:
    • Textos bases, disponibilizados por mim.
    • Galeria e conversas. Será um fórum onde cada o gt indicará textos, objetos de aprendizagem e cases de pesquisas. Além de indicar materias de estudo, o grupo será responsável pela mediação online das discussões.Atenção para esta mediação. Estendemos que esta é de fundamental importância para nossa aprendizagem.Abram um tópico neste fórum para reuniões online assíncronas.
    • Escrita colaborativa - Wiki - interface área para escrita colaborativa do artigo do GT.
    • Reuniões online - Chat - interface para reuniões síncronas do GT.
    Bom trabalho pessoal!piscando
    []s
    Méa
  • Tópico 5

  • Tópico 6

  • Tópico 7