Topic outline
-
Didática
Ementa Oficial da Disciplina
Campo contemporâneo da Didática: foco na Didática crítica. Origens do campo da Didática: histórico e constituição do campo. Relações conteúdo-método, teoria-prática, escola-sociedade, professor-aluno. O enfoque tecnicista e sua reapropriação contemporânea. Planejamento de ensino e avaliação. Didática e cultura. Técnicas de ensino.
OBJETIVOS
- Analisar discussões teóricas atuais sobre a Didática, tendo em vista especialmente a crítica ao enfoque tecnicista da Didática.
- Analisar o histórico de constituição do campo, bem como o planejamento e os elementos do processo de ensino.
Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino
-
História de fundamentos da Didática.
Que é Didática? Quando e como surgiu Didática? Que são e quais são as tendências pedagógicas? Como o campo da Didática se desenvolveu no Brasil? Quais as tendências atuais? Qual a importância da Didática na formação e prática pedagógica dos professores? Estas e outras questões serão desenvolvidas por todos e todas! Vamos ao debate!
-
Avaliação da aprendizagem
Notas sobre processos e produções!
-
Em que sociedade educamos? Quem são os nossos estudantes?
Cibercultura: o que muda na Educação
Olá pessoal!
Vejam no Youtube nossa Série "Cibercultura: o que muda na Educação". Programa TV Escola. A série é muito rica e conta com a participação e autoria de professores e pesquisadores!
Vamos debater em nosso fórum os temas dos programas. O que nos ensina este série? Que relações poderemos fazer com nossos conteúdos e desafios em Didática? Vamos para o fórum!A Publicação Eletrônica n. 3/2011, referente à série, encontra-se disponível em nosso site (http://www.tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo/boletins.asp) para download.
1º Programa
2º Programa
3º Programa
4º Programa
5º Programa -
Vamos fazer Didática?
Notas sobre planejamentos, projetos de aprendizagem... -
Galeria de Projetos - Turma 2012-1
Produções coletivas!
Aqui temos projetos que procuraram articular saberes a partir de problemáticas do nosso tempo. A turma simulou diversas situações de aprendizagem inspiradas na problemáticas dasações de violência praticadas nas escolas. Trabalhar as temáticas da "Diversidade" nos parece uma solução viável para debatermos e amenizarmos a violência pratica nas escolas.Vejam a avaliação da professora e aproveitem o contexto para interagir online com os autores dos projetos. Tragam suas dúvidas, questões, destaques e também elogios. Aproveitem para ensinar e aprender um pouco mais.
[]sMéa -
Galeria de Projetos - Turma 2011-2
Produções coletivas!
Aqui temos projetos que procuraram articular saberes a partir de problemáticas do nosso tempo. A turma simulou diversas situações de aprendizagem inspiradas no tema da "Diversidade". A turma 2011-2 desenvolveu vários projetos contemplando os mais diversos tipos de diversidades (religiosas, regionais, linguisticas, sexuais...). Acessem a galeria dos projetos e vejam nossa avaliação.Vejam a avaliação da professora e aproveitem o contexto para interagir online com os autores dos projetos. Tragam suas dúvidas, questões, destaques e também elogios. Aproveitem para ensinar e aprender um pouco mais.
[]sMéa -
Galeria de Projetos - turma 2011-1
Produções coletivas!
Aqui temos projetos que procuraram articular saberes a partir de problemáticas do nosso tempo. A turma simulou diversas situações de aprendizagem inspiradas no case "Como utilizar a internet segura?". Este case serviu como contexto problemático. Como evitar a problemática trazida no caso? Como articular saberes científicos com questões culturais e dos cotidianos? Como lançar mão dos diversos espaços e recursos da escola e da comunidade? Como utilizar as tecnologias e midias para a promoção da aprendizagem? A turma 2011-1 buscou responder estas questões com planejamentos bem interessantes. Acessem a galeria dos projetos e vejam nossa avaliação.A turma 2011-2 fará analise dos projetos da turma 2011-1. Vejam a avaliação da professora e aproveitem o contexto para interagir online com os autores dos projetos. Tragam suas dúvidas, questões, destaques e também elogios. Aproveitem para ensinar e aprender um pouco mais. Em breve a turma 2011-2 também será autora de novos projetos!
[]s
Méa -
Escrita Colaborativa!