O Twitter possui características de um microblog, devido a suas limitações ao tamanho das postagens (tweets), e de uma rede social, por conectar pessoas com algum tipo de relação, seja ela de amizade, familiares, comerciais ou sexuais. Continuamente é associado a idéia de mobilidade devido as atualizações rápidas e curtas feitas pela web ou pelo celular.

Por permitir que o pólo de emissão de mensagens seja liberado, o Twitter permite ser um canal de comunicação vivo, em tempo real e prático entre toda a comunidade educativa. Possibilitando, desta forma, a melhoria das relações sociais entre professores, alunos, funcionários e direção.

Após a explosão inicial do Twitter entre os jovens , já percebemos ao navegar um pouco mais pelo site a presença de diversos educadores se aventurando pelo mundo de possibilidades que a interface permite. Mas o que esses educadores estão publicando por lá? O que divulgam? Que usos são estes e que possibilidades de usos podemos propor?

Vivenciando o Sofware Social Twitter como um espaço de aprendizagem para co-criar, em rede, conhecimentos, pretendemos responder estas perguntas a partir desta experiência e das idéias que surgirem a partir desta oficina.

Desta forma, convido você aluno/pesquisador/professor a aventurar-se no labirinto de possibilidades que a Web 2.0 e os seus softwares sociais, como o Twitter, pode proporcionar.
Última atualização: quarta-feira, 21 mai 2014, 17:28