E foi justamente essa uma das minhas primeiras perguntas.
No meio do nosso semestre, após ler esse texto e fervendo de tantos conhecimentos novos (cibercultura, diferentes usos da internet, EaD e Ed online, entre outros), comecei a dar aula num colegio estadual. Num primeiro contato, fiz um "mapão" da turma buscando capturar interesses e preferências. Ao indagar sobre o acesso a internet, um grande número de estudantes (quase todos) disseram que usam, poucos em casa, muitos em lan house, e que o que mais utilizam é o Orkut. De todas as questões apresentadas por Nélia Macedo, o relacionamento e a visibilidade ficaram claros nos discursos em sala. O uso que fazem do Orkut é verdadeiramente um apelo expositivo particular. É possível perceber que não há um trabalho (em casa ou na escola) conscientizando os beneficios e malefícios desse uso e de tanto outros que fazem. Eles dominam a linguagem, sabem utilizar seus recursos, mas suas potencialidades digitais ficam restritas e reduzidas a apenas um dos "mundos" disponíveis na internet. Destaco que a escola é equipada com computadores ( a sala de informatica tem 10 pc para 40 alunos e o espaço é muito pequeno para comportar todos), mas não possui um projeto pedagógico que articule sua utilização. Com o projeto Mais educação, a sala foi utilizada com aulas de informatática, mas não tive a possibilidade de saber qual o direcionamento que foi dado. Vale ressaltar que só tiveram um mês de "curso". Como o tempo que eu tinha até o final do ano foi curtíssimo e por ser nova na escola, não me "atrevi" a utilizar a "sala de informática" (que também é biblioteca, sala de video e auditório) com os alunos. Para o início do ano, e agora no CC do 4º bim, apresentarei algumas ideias para sua utilização como, por exemplo, a divisão da turma entre duas disciplinas.