Agenda de Aulas e Atividades

Dia Nacional da EaD no AVM

Dia Nacional da EaD no AVM

por Gabriela Gonçalves -
Número de respostas: 0
Todo ano no dia 27 de novembro comemora-se o Dia Nacional da EaD.
Em 2009 o AVM organizou pela primeira vez atividades comemorativas nesta data. Este ano repetiremos esta experiência de sucesso.
Dia 26 de novembro – sexta feira - realizaremos o Dia Nacional da EaD no AVM.
Serão diversas atividades entre Grupos de Trabalho (GTs), Oficinas e Palestras. O evento acontecerá na Rua do Carmo, 07 (Centro, RJ) das 9h às 18h.
Nesta data o AVM compartilha com a comunidade acadêmica sua experiência de 10 anos em educação a distância. Será um prazer contar com a sua presença.

Veja a programação abaixo. Caso queria participar do evento, inscreva-se aqui.
Se quiser enviar trabalhos para os GTs, leia atentamente as instruções.
Para inscrição nas Oficinas, faça sua escolha e inscreva-se logo. As vagas são limitadas.
Estaremos aguardando você.

Programação:
9h Abertura
10-12h Grupos de trabalho - GTs Oficinas
1. Educação corporativa e Ead 1. Web 2.0
2. Metodologias na Ead 2. Tutoria
3. Docência na EaD
12-13h Sessão de pôsteres - SPs
13-14h Almoço
14-16h GTs (apresentações de trabalho) Oficinas
1. Educação corporativa e Ead 1. Web 2.0
2. Metodologias na Ead 2. Tutoria
3. Docência na EaD
16-18h Mesa/Palestra de Encerramento

Grupos de Trabalho (GTs):
Os GTs estão abertos para todos os alunos do AVM que quiserem apresentar seus trabalhos em desenvolvimento ou já realizados que tenha como tema a Educação a Distância.
Serão 3 GTs, divididos pelas seguintes temáticas: GT1 Educação Corporativa e EaD; GT2 Metodologias na EaD e GT3 Docência na EaD. Envie um resumo de seu trabalho conforme as especificações abaixo. Aguarde o retorno da comissão avaliadora e venha participar conosco deste grande dia.

Chamada de trabalhos:
Prazo prorrogado até dia 17 de novembro de 2010.
Podem participar alunos, ex-alunos e professores do Instituto AVM.
Podem ser apresentados no evento Pesquisas Científicas, Relatos de Experiência e Produção de Material.
Pesquisas Científicas: A pesquisa pode ser apresentada em quaisquer de suas fases. Na leitura do resumo devem ser percebidos: o tema de investigação, sua justificativa, indicações de referenciais teóricos, objetivos do trabalho e indicativos de metodologia (tanto aspectos teóricos quanto práticos) Relato de Experiência: descrição e reflexão teórica acerca de uma experiência relacionada ao tema central e/ou aos eixos temáticos do evento, indicando o que esta representou para os sujeitos envolvidos. Produção de Material: descrição de características da forma, do conteúdo e do uso pedagógico de materiais didáticos.
Os resumos deverão conter no máximo 350 palavras. Os proponentes enviarão seus resumos para o email distancia@avm.edu.br . O assunto do email deverá ser: Dia Nacional da EaD – GT”X” (indicando o número e título do GT). No corpo do email, deverá constar: Titulo do trabalho em caixa alta. Na linha abaixo, o(s) nome(s) do(s) autor(es), curso em realização ou já realizado no AVM e email de contato. Na linha seguinte, GT para o qual encaminhou o resumo. Pulando uma linha, deve-se iniciar o resumo com no máximo 350 palavras. Os itens anteriores ao resumo (título, etc) não devem ser somados ao total de 350 palavras. Ao final do julgamento, a comissão científica tomará as seguintes decisões sobre o trabalho enviado: Aceito para os GTs (comunicação oral); Aceito para a Sessão de Pôsteres; Recusado.

Exemplo:
Assunto: Dia Nacional da EaD – GT2 Metodologias na EaD

No corpo do email:

UMA EXPERIÊNCIA DE TUTORIA NO MOODLE: ESTUDO DE CASO DO CURSO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
José Maria das Neves – Docência do Ensino Superior – josem@uab.com.br
GT2 Metodologias na EaD

Resumo: XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX.... (Máximo 350 palavras)


Descrição dos GTs:
GT1 Educação Corporativa e EAD
Objetivos: Refletir sobre o impacto das tecnologias e os novos desafios do processo de aprendizagem no contexto organizacional; Estimular o debate a respeito da produção científica sobre EaD na Educação corporativa ; Incentivar a produção científica sobre Educação Corporativa na área de EaD. Temas pertinentes:- Potencial das tecnologias de informação e comunicação para a Educação Corporativa;Tecnologias, interatividade e processos de aprendizagem organizacional na educação corporativa; As metodologias de EaD para Educação Corporativa; A EaD como facilitadora do processo de gestão do conhecimento no contexto corporativo; A EaD como espaço de inovação para programas de Educação corporativa; Tecnologias para Educação Corporativa e desenvolvimento de competências; Experiências de Educação Corporativa online em Instituições públicas e privadas; A Educação Corporativa online como estratégia de negócio; As novas competências para o Profissional de Educação Corporativa; As Tecnologias de informação e comunicação nas relações de trabalho e saúde do trabalhador; A educação corporativa como possibilidade para cultura de SER.

GT2 Metodologias na EAD
Objetivos: Incentivar o debate e a produção científica sobre as novas metodologias de EAD e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem. Temas pertinentes: Novas Metodologias e Técnicas utilizadas em EAD; Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA); Mídia e Aprendizagem em EAD; Redes Sociais a serviço da Aprendizagem em EAD; Experiências metodológicas inovadoras em EAD; Desafios da EAD Online; O Papel do Designer Instrucional: Material Online e Impresso; Os Desafios da Avaliação em EAD.

GT3 Docência na EAD
Objetivos: Incentivar o debate e a produção científica sobre a docência na área de EAD e seus desafios no cenário contemporâneo. Temas pertinentes: Desafios da práxis pedagógica em EAD; Considerações sobre a Relação Professor-Aluno na EAD; Perfil de Alunos e Professores em EAD; Relações e papéis da Equipe Pedagógica em EAD; Formação de professores na área de EAD; Experiências Docentes de EAD em diferentes níveis de ensino; A Função da Tutoria na EAD; Políticas Educacionais em EAD; Novas Competências do Professor de EAD.

Sessão de Pôsteres:
Apresentação de trabalhos sob a forma de Pôster organizada a partir dos resumos enviados aos GTs.

Oficinas:
Atividades de perfil prático voltadas para o desenvolvimento de competências específicas para a EaD.
Numero máximo de alunos por Oficina: 30 inscritos.
Duração 4h. De 10h-12h e de 14-16h.

Web 2.0 na EaD: Fábio Maia
(Teresa Cristina)
O impacto da internet na produção de conhecimento alterou profundamente a sociedade nas últimas décadas. Entre aqueles que rejeitam estas transformações considerando-as nocivas às novas gerações e aqueles que as valorizam como a última grande revolução pela qual nossa cultura passou, estamos nós educadores imersos em um cotidiano onde alunos nos desafiam a dar uma resposta educativa ao uso destas interfaces virtuais com as quais lidam intensamente em sua vida diária. Nesta oficina, abordaremos o conceito de Web 2.0 e suas principais ferramentas: blog, wiki, youtube, Orkut, Twitter, entre outras. Discutiremos sobre as possíveis contribuições do uso dessas ferramentas para o processo educacional, particularmente na área da Educação a Distância. Além disso, apresentaremos algumas estratégias de aprendizagem que podem ser implementadas por meio dessas ferramentas. Para inscrever-se nessa oficina, inscreva-se no evento e escolha oficina Web 2.0.

Tutoria: Carly Machado
(Leonardo Costa, Marcela Soares, Lucia Santana e Marcella Estevez)
A tutoria é uma prática profissional que cresce significativamente no Brasil nos últimos anos. Com a ampliação do mercado de EaD, bem como o aumento de oferta de cursos a distância pelo setor público, diversas oportunidades de trabalho para tutores se abriram e continuam se abrindo no país. Poucos são, no entanto, os espaços abertos para a formação em tutoria. O objetivo desta oficina é, portanto, discutir as especificidades docentes do tutor, seu papel no acompanhamento do aluno a distância, principais atividades, perfil de competências e mercado, tutoria online, dilemas da categoria (tutor é professor?), entre outras temáticas que norteiam esta prática. A oficina traz ainda a participação de tutores do AVM falando de suas experiências e oferecendo relatos significativos de sua prática na avaliação e orientação acadêmica de alunos, tutoria online, material didático e acompanhamento do aluno. Para inscrever-se nessa oficina, inscreva-se no evento e escolha oficina Tutoria.


Para se inscrever, acesse: http://www.avm.edu.br/