Estratégias pedagógicas para a aprendizagem colaborativa

Alcântara et al (2004), apresentam quatro elementos básicos para mediar o processo de aprendizagem , quais sejam:

  • a interdependência positiva – todos são responsáveis pelo produto final que está em construção, ainda que haja uma divisão de tarefas.
  • a interação entre os interagentes –
  • a contribuição individual -
  • desenvolvimento de habilidades interpessoais e de atividade de grupo.

Portanto, do ponto de vista tecnológico, uma interface é fortemente dependente dos diferentes níveis propostos pelo design didático, podendo ser ampliada num ambiente virtual de aprendizagem que possibilite conectar outros sites, acessar documentos, ou outros campos do mesmo documento; agregar múltiplos pontos de vista; facilitar o acesso e a navegação; integrar várias linguagens, como sons, imagens, textos e vários suportes midiáticos. É fundamental que o ambiente de aprendizagem potencialize a comunicação síncrona (comunicação direta, em tempo real, online, através de chats, sala de bate-papos) e assíncrona (comunicação indireta, em tempos diferentes, off-line, através de murais de recados virtuais, fóruns de discussão, e-mail) e estimule a participação ativa dos educandos, a partir de situações-problema.

No entanto, convém sublinhar que, no processo de aprendizagem colaborativa, as tecnologias digitais constituem-se em grandes aliadas, ao potencializarem situações em que professores e alunos pesquisem, discutam e construam individual e coletivamente seus conhecimentos. Assim, da mesma forma que não garantem, por si só, a interatividade entre os participantes de um grupo - fundamental para que a ação comunicativa se realize, o ambiente de aprendizagem e suas interfaces não determinam a educação online: condicionam-na, afirma Santos (2005), o que exige que se agregue valor aos dispositivos oferecidos pelas tecnologias digitais, como (chat, fóruns de discussão, listas, portfólios, blogs, wikis, entre outros). Sua apropriação precisa privilegiar a construção de diferentes estratégias pedagógicas de aprendizagem colaborativa que desafiem o aluno a comparar, estabelecer relações de semelhanças e diferenças, experimentar, analisar, sintetizar e sistematizar conceitos inerentes ao processo de aprendizagem.