Tecnologias digitais e educação - novos tempos, novas abordagens

O cenário mundial se caracteriza por modernos meios de comunicação, liderados pela internet, que possibilita rapidez e acesso instantâneo às informações, com implicações significativas para o conjunto de atividades e valores da sociedade contemporânea, contexto em que se insere a Educação. O impacto das tecnologias digitais nas instituições de ensino abre espaço para novas formas de ensinar e de aprender, em consonância com o paradigma da Sociedade do Conhecimento, caracterizado pelos princípios da diversidade, da integração e da complexidade.

Estrategicamente, a mídia se apropria do computador, fenômeno popular a que todos querem ter acesso, especialmente, a população mais jovem. Para atingir essa população, em sua maioria carente de condições econômicas, só tem um caminho: a escola que, cada vez mais, procura repensar e redimensionar seus métodos de ensino, especialmente no que se refere ao modelo tradicional de transmissão de conteúdos e valores, próprio da cultura de massa e presente em mídias como o rádio, a imprensa e a TV.

http://www.youtube.com/watch?v=SXijT8UJb6M

Que desafios e dificuldades surgem com a incorporação dessas tecnologias à prática educacional?

Quando pautadas em princípios voltados à construção do conhecimento e ao aprendizado significativo, interdisciplinar e integrador do pensamento racional, estético, ético e humanista – essas tecnologias fomentam o desenvolvimento de competências relacionais, cognitivas, produtivas e pessoais no processo educativo; o que exige recriar estratégias e situações de aprendizagem relevantes para o aprendiz, sem perder de vista o foco da intencionalidade educacional, mediante a organização e planejamento dos conteúdos de forma agradável, a resolução de conflitos interrelacionais e o gerenciamento adequado das atividades propostas.

Nessa perspectiva, abre-se um leque de possibilidades para o professor, que pode tornar a relação com os sujeitos e os objetos de aprendizagem muito mais eficaz e eficiente. Por outro lado, o aluno precisa aprender a lidar com esses novos recursos, utilizando-os de forma responsável, ao mesmo tempo em que divide com o professor e os colegas os diferentes saberes que emanam do ambiente de aprendizagem.