WebQuest: Redes Sociais & Escola
Este tópico tem como objetivo investigar as interfaces sociais utilizadas por professores e alunos através de softwares disponíveis na internet que agregam ambientes hipertextuais e uma multiplicidade de conexões, integrando as várias linguagens: sons, textos, imagens e vários suportes midiáticos. Desta forma, pretendemos mostrar como as interfaces sociais potencializam a comunicação interativa síncrona, assíncrona e a comunicação a qualquer tempo enfocando os espaços onde os saberes são construídos num processo comunicativo dialógico e como se desenvolvem os softwares sociais na construção do conhecimento para a formação docente.
No final dos anos 90 a sociedade começa a passar por uma transição em suas formas constituintes. Ao adentrarmos no século XXI nos deparamos com um cenário social que evidencia as mudanças organizacionais, econômicas, culturais e sociais, que acabam por implicar e metamorfosear a maneira como pensamos, conhecemos, e interagimos com o mundo.
http://ideiasdeummeninootario.blogspot.com/2010/10/tiras-engracadas.html
O desenvolvimento da internet pode ser considerado a pedra angular desse processo. A World Wide Web (WWW) se constitui uma teia de alcance mundial, sendo possível a partir dela a comunicação através dos computadores. Na primeira fase, a internet era vista apenas como um repositório, um local em que retirávamos as informações que encarávamos como pertinentes ou um lugar de publicar aquilo que produzíamos em offline.
http://jottaguimaraes.blogspot.com
A chegada da segunda fase da internet ou fenômeno Web 2.0, muito mais que na primeira fase, nos oferece sites de compartilhamento de fotos, vídeos, áudios, slides e espaço para a escrita colaborativa. Uma abundância de comunidades virtuais e redes sociais disponibilizando os mais variados ambientes para a produção de conteúdos, independente de sua qualidade ou finalidade.