Softwares para produzir, publicar e compartilhar conteúdo audiovisual na web.
Multimídia na Educação
3 - Elementos de concepção da Produção em Multimidia
3.1 - Do cilindro de cera ao LP de vinil
A partir do invento do fonógrafo de Thomas Edison, em 1877, a tecnologia do registro e da expressão sonora não parou mais de evoluir. Hoje a digitalização do áudio[1], assim como ocorre com a linguagem escrita e com a imagem, permite o registro e a expressão do som em bits que são os códigos digitais da linguagem de computador.
As novas tecnologias digitais de informação e comunicação se caracterizam pela sua nova forma de materialização. A informação, que vinha sendo produzida e circulada ao longo da história da humanidade por suportes atômicos (madeira, pedra, papiro, papel, corpo), na atualidade também vem sendo circulada por bits, códigos digitais universais (0 e 1). As tecnologias da informática associadas às telecomunicações vêm provocando mudanças radicais na sociedade por conta do processo de digitalização. Uma nova revolução emerge, a revolução digital (SANTOS, 2003, p. 223).
Até os anos 1970 a tecnologia do registro sonoro sempre dependeu de um suporte físico, de algum material ou produto onde o som pudesse ser afixado e lá permanecesse gravado. Uma vez gravado em algum suporte físico, o som pode ser armazenado, duplicado, comercializado, transportado, distribuído e reproduzido posteriormente. Na época de Edison o suporte físico era um cilindro recoberto com uma espécie de uma folha metálica laminada, depois o cilindro passou a ser recoberto com cera. Em 1887 Emile Berliner, imigrante alemão que vivia em Washington, inventou o disco fonográfico. Utilizou um processo de gravação em disco de metal a partir do qual podia produzir, por meios eletrostáticos e químicos, um master (um molde) para prensagem de cópias em celulose. Os primeiros discos eram movidos à mão, posteriormente foram movidos por um motor de corda. Mais adiante a qualidade das gravações foi melhorada com a gravação feita diretamente em matrizes de cera grossa. Em 1948 o selo Columbia lançou um dos primeiros discos de vinil, do cantor Frank Sinatra, dando início ao fim dos discos de goma-laca, discos grossos e pesados, que giravam em 78 rotações por minuto. Nas últimas décadas o vinil conviveu com fitas magnéticas em carretéis e com os populares cassetes.
Phonographo de Edison - Clique aqui para ver e ouvir como funciona!
[1] Processo de converter os impulsos elétricos correspondentes às vibrações da pressão sonora, em dígitos binários, ou seja, em seqüências de dígitos 0 e 1. Os dígitos binários são a base das linguagens e das operações de processamento dos computadores.