Pretendemos compreender nesse curso o contexto da emergência das fake news e suas repercussões na sociedade, inclusive na educação e desenvolver metodologias de pesquisa-formação em tempos de pós-verdade (SANTAELLA). Apresentamos aqui uma discussão sobre a temática das fake news a partir de um repertório teórico-metodológico de pesquisa-formação na cibercultura (SANTOS) e introduzimos o dispositivo de pesquisa Reglus como uma proposta de prática pedagógica na cibercultura. Essa opção se dá pela perspectiva de investigar como essa guerra de narrativas vem modificando as formas de atuação e formação docente e manifesta-se dos estudos dos fenômenos que emergem da cibercultura e suas apropriações pelos praticantes culturais, bem como a proposição de um diálogo entre a formação docente e as novas formas de socialização e aprendizagem contemporâneas.
- Docente Online: Wallace Almeida
- Docente Online: Nathalia de Souza Silva
- Docente Online: Edméa Santos
Dimensões contemporâneas sobre a produção do conhecimento em educação. O estatuto do conhecimento científico sobre a sociedade: objetividade, razão e verdade em discussão. A escola e o seu lugar na produção de conhecimento na sociedade. Movimentos instituintes e a produção do conhecimento. Demandas populares e aprodução do conhecimento. Escola, currículo e produção do conhecimento frente às transformações tecnológicas e sociais. Produção do conhecimento, processos de ensino e aprendizagem e formação de professores na contemporaneidade.
- docente online: Wallace Almeida
- docente online: Aline Alvernaz
- docente online: Mirian Amaral
- docente online: Nicoly Benevides
- docente online: Victória Costa
- docente online: JONES DE SOUSA
- docente online: Nathalia de Souza Silva
- docente online: Terezinha Fernandes Martins de Souza
- docente online: Alice Maria Figueira Reis da Costa
- docente online: SANDRO JORGE TAVARES RIBEIRO
- docente online: Vittorio Lo Bianco
- docente online: Frieda Marti
- docente online: Fernanda Monzato
- docente online: Edméa Santos
- docente online: Antonete Xavier
O campo do currículo e seus aspectos históricos. Currículo como produção cultural. Abordagens discursivas no campo do currículo. Cultura, culturas e a centralidade da cultura na contemporaneidade. Estudos culturais e teorias (críticas e pós-críticas) do currículo. História das disciplinas escolares (abordagem histórica das concepções de disciplina e currículo disciplinar. Integração curricular). A cultura escolar e a disciplinarização do conhecimento. Seleções culturais e transformações pedagógicas. Políticas curriculares e educacionais (formação de professores, livro didático e EaD). Currículo e mídia.
- Professor: ANA CRISTINA SOUZA DOS SANTOS