Pedagogia On-line[i] - MOODLE: USANDO COMUNIDADES DE APRENDIZES

PARA CRIAR UM SISTEMA DE FONTE ABERTA DE GERENCIAMENTO DE CURSO 15Martin Dougiamas e Peter C. Taylor

“As perspectivas teóricas mais prevalentes em pesquisa baseada na aprendizagem online são aquelas relacionadas ao construtivismo e construcionismo social. Essas posições epistemológicas privilegiam um enfoque no discurso colaborativo (AMUNDSEN; 1993. Bonk & Cunninghan, 1998; Jonassen , Peck & Wilson, 1999) e o desenvolvimento individual de significado através da construção e distribuição de textos e outros artefatos sociais (Ernest, 1995; Gergen 1995; Papert , 1991). A partir dessas perspectivas os alunos tornam-se aprendizes em “comunidades de prática” que incorporam certas crenças e comportamentos (Lave & Wenger, 1998). A teoria de ‘modos de conhecer’, surgida originalmente do campo de pesquisa de gênero (Belenky, Clinchy, Goldberger, & Tarule, 1986) nos forneceu uma estrutura para monitorarmos a qualidade do discurso em um ambiente colaborativo. Enfatiza-se a existência de dois estilos distintos de aprendizagem: o conhecimento adquirido de forma isolada, e de forma conectada, via internet. Os que adquirem conhecimento via internet tendem a aprender de modo cooperativo sendo mais agradáveis e amigos, além de se tornarem mais desejosos de formarem suas idéias com base na opinião de outros, enquanto os que aprendem em separado tendem a adquirir uma postura de aprendizagem mais crítica e argumentativa. Estes estilos são independentes da inteligência ou da capacidade de aprendizagem de cada um. Cada um de nós pode utilizar ambos os estilos em ocasiões diferentes (Galotti, Clinchy, Ainsworth , Lavin , & Mansfield, 1999; Galotti, Reimer, & Drebus, 2001).”



[i] (clique no link para acessar o livro)MOODLE Estratégias Pedagógicas e Estudos de Caso - Universidade do Estado da Bahia – UNEB: Lynn Alves; Daniela Barros; Alexandra Okada (Org.)

Última atualização: quarta-feira, 21 mai 2014, 17:28