Proposta pedagógica
A proposta dessa oficina é vivenciarmos os conceitos estudados na disciplina “Educação Online” a partir do Sofware social YouTube. Como vimos no decorrer do semestre, a Web 2.0 nos oferece sites de compartilhamento de fotos, vídeos, áudios, slides e espaço para a escrita colaborativa. Uma abundância de comunidades virtuais e redes sociais disponibilizando os mais variados ambientes para a produção de conteúdos, independente de sua qualidade ou finalidade. Para Lemos (2002) no ciberespaço cada sujeito pode adicionar, retirar e modificar conteúdos dessa estrutura; pode disparar informações e não somente receber, pode alimentar laços comunitários de troca de competências, de coletivização dos saberes, de construção colaborativas de conhecimento e de sociabilidade.
Santos e Okada (2008) encaram os softwares sociais que emergem da web 2.0, como conjunto de interfaces que medeiam a comunicação síncrona e assíncrona entre sujeitos geograficamente dispersos para criar vinculo pelas mais diferentes razões, sejam elas objetivas ou subjetivas. (SANTOS & OKADA, 2008, pág. 3).
Pensando sobre esse contexto escolhemos o YouTube como forma de experienciar a co-criação na Web 2.0. O YouTube é um software social que possibilita o acesso a uma gama infinita de material audiovisual de forma rápida e gratuita. Segundo Sá e Holzbach (2010), além da possibilidade de expor material, o YouTube desde o início fornece espaço para os usuários opinarem sobre os vídeos, adicioná-los como favorito, ranqueá-los e mesmo criarem seu próprio canal sem ter nenhum vídeo postado. Desta maneira, o YouTube tornou-se um dos maiores exemplos das ferramentas inseridas no contexto da web 2.0, que estimulam a cultura participativa, que por sua vez vem modificando sobremaneira a forma de as pessoas se relacionarem com a internet.
Nos últimos anos fomos testemunhas do grande sucesso do YouTube como um fenômeno de exibição. Mas ao contrário da Televisão, que também pode ser considerada um fenômeno de exibição do Século XX, as pessoas vão ao YouTube para além de assistir, comentar, criar novos vídeos, fazer releituras de vídeos já assistidos, enfim, exercem sua autoria na WEB 2.0. Mas o que as pessoas postam no YouTube? O que comentam? O que faz com que um mesmo vídeo tenha milhões de acesso dentre outros tantos milhões de vídeos espalhados na rede? O que queremos expressar ao postar um vídeo?
A proposta dessa oficina é responder essas perguntas a partir da experiência com esse software social.
Então... mãos à obra. Ops! Quer dizer ao vídeo... ;-)
Santos e Okada (2008) encaram os softwares sociais que emergem da web 2.0, como conjunto de interfaces que medeiam a comunicação síncrona e assíncrona entre sujeitos geograficamente dispersos para criar vinculo pelas mais diferentes razões, sejam elas objetivas ou subjetivas. (SANTOS & OKADA, 2008, pág. 3).
Pensando sobre esse contexto escolhemos o YouTube como forma de experienciar a co-criação na Web 2.0. O YouTube é um software social que possibilita o acesso a uma gama infinita de material audiovisual de forma rápida e gratuita. Segundo Sá e Holzbach (2010), além da possibilidade de expor material, o YouTube desde o início fornece espaço para os usuários opinarem sobre os vídeos, adicioná-los como favorito, ranqueá-los e mesmo criarem seu próprio canal sem ter nenhum vídeo postado. Desta maneira, o YouTube tornou-se um dos maiores exemplos das ferramentas inseridas no contexto da web 2.0, que estimulam a cultura participativa, que por sua vez vem modificando sobremaneira a forma de as pessoas se relacionarem com a internet.
Nos últimos anos fomos testemunhas do grande sucesso do YouTube como um fenômeno de exibição. Mas ao contrário da Televisão, que também pode ser considerada um fenômeno de exibição do Século XX, as pessoas vão ao YouTube para além de assistir, comentar, criar novos vídeos, fazer releituras de vídeos já assistidos, enfim, exercem sua autoria na WEB 2.0. Mas o que as pessoas postam no YouTube? O que comentam? O que faz com que um mesmo vídeo tenha milhões de acesso dentre outros tantos milhões de vídeos espalhados na rede? O que queremos expressar ao postar um vídeo?
A proposta dessa oficina é responder essas perguntas a partir da experiência com esse software social.
Então... mãos à obra. Ops! Quer dizer ao vídeo... ;-)
Última atualização: quarta-feira, 21 mai 2014, 17:28