Preciso dizer que, apesar de apenas a metade da turma ter comparecido ao primeiro encontro, ele foi muito rico! Fico imaginando quando a turma estiver completa...
Vamos ao exercício da memória...
- Apresentei-me, falando um pouco de minha trajetória. Trabalho com o fundamental 1 (5º ano), fundamental 2 (6º e 7º anos) e com graduação (Pedagogia UERJ/CEDERJ). Sou pedagoga, especializada em currículo e práticas educativas, e mestre em Educação na linha de pesquisa Tecnologia de informação e comunicação nos processos educacionais. Atualmente Pesquiso o papel docente junto ao computador conectado no Ensino Fundamental 1, percebendo possibilidades e limites para sua autoria. (pessoas, ampliei a minha fala de ontem... rsrssrsrs)
- Ressaltei que a aprendizagem sobre educação online nessa disciplina, pode, e deve, ser usada também para dar continuidade às aulas presenciais. Pode ser aplicada desde o ensino fundamental. É mais um ambiente de aprendizagem!
- Iniciamos resgatando as aprendizagens ocorridas nos 11 módulos. Passamos por cada disciplina e os presentes foram comentando o que foi significativo. Tentei relacionar como cada aprendizagem ocorrida poderia ser aproveitada na educação online.
- Conversamos sobre a importância de elaborar conteúdos hipertextuais para educação online. Repassamos suas as características fundamentais: usabilidade, multivocalidade, intratextualidade, intertextualidade e multilinearidade.
- Esclarecemos a dúvida sobre designer instrucional e desenho didático.
- Mostrei como organizei a sala e os motivos pelos quais optei por aquele desenho didático.
Todos conheceram o ambiente da oficina e já estão cadastrados. Rafael, gentilmente, fez o trabalho duro de inserir senha e login para todos e postou no Facebook:
usuário: nome de vocês em minúsculo
senha: edai
alguns são diferentes, pois já havia o nome no ambiente:
isabelc - isabel Peregrina
mariad - Maria Daniela
julianac - Juliana Camara
isabell - Isabel Lourenço Rodrigues
cristianef - Cristiane Freitas
simonem - Simone Muniz
luanal - Luana Lisboa
fabioq - Fabio Queiroz
- Por fim, a proposta da atividade: a turma se dividirá em grupo para construir o desenho didático de um AVA no endereço acima. O grupo decidirá o tema a ser trabalhado e decidirá quais conteúdos e atividades serão usados. Pedi que todos pensassem como gostariam de apresentar o seu tema para a turma, de modo bem criativo, instigante e interativo, usando várias linguagens. Para amanhã, é importante todos já terem definido pelo menos o tema. Mostrarei alguns exemplos de ambientes no início, faremos críticas, para que possam ter algumas referências. Para auxiliá-los, tem dois textos que falam um pouco sobre os recursos e atividades do Moodle. Tem um manual do Pulino Filho e o da Linn Alves é um livro bem interessante, mas o seu texto inicia na p. 187. Ontem estava dando erro, mas já o recoloquei.
- A midiateca tem outros textos para ajudá-los a pensar sobre desenho didático, não é leitura obrigatória. Quem tiver algo interessante para acrescentar, leve amanhã para eu acrescentar nesse espaço. Vamos compartilhar!
Bem, caso tenha esquecido ou me equivocado no meu relato, estejam à vontade para comentar. Lembrem-se de que o diário é uma obra aberta...
Abraços carinhosos,
Helena