Wiki do grupo 7 (autores: Vinicius)
MsoNormal">O advento das novas tecnologias tem mudado significativamente o perfil dos alunos. Dentro dessa nova realidade, o método tradicional de ensino vem se tornando cada vez mais ineficaz. Em virtude dessas mudanças, a academia vem discutindo a aplicação de novas tecnologias em sala de aula com o objetivo de tornar o ensino mais adequado ao perfil dos novos alunos. As diversas pesquisas apontaram que a mera utilização dessas novas tecnologias não bastava, é necessário o desenvolvimento de novos métodos.
MsoNormal">Dentro do quadro das tecnologias presentes no cotidiano dos alunos médios um tem lugar de destaque: o Vídeo Game. Os primeiros jogos chegaram no Brasil no final da década de 1970 e desde então tem alcançado um número cada vez maior de jogadores. Com o surgimento da informática, foram desenvolvidos jogos que podiam ser jogados nos computadores domésticos. Com o desenvolvimento de novas tecnologias que deram maiores velocidades aos processadores e o aumento da velocidade de transmissão de dados via internet, o computador foi sendo cada vez mais utilizado como plataforma de jogos eletrônicos.
MsoNormal">A utilização do computador como plataforma trouxe algumas vantagens. Uma das principais, e a mais interessante, foi a possibilidade de se poder utilizar uma série de jogos de diferentes produtores através da internet. Como exemplo podemos citar os diversos sites gratuitos de jogos em flash, jogos do tipo RPG e MMPORG, que permitem ao jogador executá-los sem a necessidade de compra. Além de permitir se jogar com pessoas de diversas partes do globo. Os video games mais atuais trazem essa possibilidade, porém a posse de jogos piratas e a falta de conexões rápidas a internet, se comparada a velocidade de outros países, inibi o jogador.
MsoNormal">A possibilidade de jogos serem elaborados por qualquer um que saiba como fazê-lo, qualidade própria da internet 2.0, o potencial de disseminação da rede mundial de computadores torna confecção e a utilização de jogos educativos pode ser potencialmente boa. Principalmente se levada em consideração o forte apelo entre jovens. Podendo ser utilizados desde a educação infantil até alunos mais velhos do Ensino Médio e até de Educação de Jovens e Adultos.
MsoNormal">A Universidade do Estado da Bahia (UNEBA) tem desenvolvido um importante trabalho na pesquisa dos resultados da aplicação de jogos nos processos educativos. Professores desenvolveram um jogo acerca da revolução francesa. Também circula na rede, em diversos sites, um jogo produzido por professores dessa mesma universidade chamado Berimbau Hero. O jogo pega carona no grande sucesso Guitar Hero e produz um jogo no mesmo estilo, com o objetivo de estimular nos jogadores interesse pela cultura. A universidade também produziu um jogo que se passa na revolução francesa, onde o aluno/jogador tem que tomar decisões que alteram o desfecho do game.
MsoNormal">Segundo Lynn Alves, professora da UNEBA, um dos maiores problemas na produção de jogos educativos e o desinteresse das grandes Companhias em tais projetos. Há um descrédito na capacidade de um jogo educativo ser comercial.
MsoNormal">Por outro lado, há uma série de jogos em flash disponíveis em sites de jogos on-line que disponibilizam jogos que estimulam acerca de determinadas disciplinas, como por exemplo, o site <http://www.physicsgames.net>, que possui jogos baseados em leis da física. Jogos assim, devidamente adaptados ao ambiente educativo, poderiam ser disponibilizados em diversos sites de jogos on-line existentes hoje. Outro aspecto poderia ser o título de "educativo" que por si só poderia ser um fator causador de desinteresse. Daí a disponibilização em sites sem esse intuito poderia alcançar um número maior de alunos.
MsoNormal">"Outra contribuição importante é a possibilidade do docente criar e organizar o jogo a distância, intervindo, registrando, monitorando as várias fases e distribuindo para cada aluno uma versão comentada, que consiste na compreensão do processo percorrido." A criação desses jogos não é algo que pode ser feito por qualquer um. Exige mão-de-obra qualificada. Um número muito limitado de professores é capaz de criar e operar jogos dessa forma.
MsoNormal">A produção de um jogo é algo complexo, feitos por profissionais da área. A simples criação de cadeiras relacionadas às tecnologias não é capaz de instruir um professor o suficiente para a criação de tais mecanismos. Dessa forma, o desenvolvimento de um método pedagógico que faça uso eficaz da tecnologia dos jogos eletrônicos vai além da reforma dos cursos de formação de professores. Exige uma reformulação do ensino superior, de modo que a universidade deixe de ser uma aglomeração de faculdades e institutos e se torne um ambiente com a possibilidade integração.