Turma 2013-1 - Fórum de conversas "Os cotidianos escolares no cinema"

Etapa 2 - Postem aqui suas resenhas dos filmes escolhidos!

Etapa 2 - Postem aqui suas resenhas dos filmes escolhidos!

por Edméa Santos -
Número de respostas: 86
Olá turma!

2- Apresente aqui sua resenha (até 2 páginas) como documento. Nosso fórum de discussão, aceita anexos. A resenha deve ser crítica e deve dialogar com os conceitos e noções sobre currículos e cotidianos, já trabalhadas por nós. Claro que sempre vale a apena apresentarmos outras discussões.

[]s

Méa

Em resposta à Edméa Santos

ROTEIRO PARA A PRODUÇÃO DAS RESENHAS! ATENÇÃO!

por Edméa Santos -
OLÁ TURMA!

A pedido de alguns alunos adiantados (kkkk) compartilho com vocês um roteiro para ajudar na construção da resenha.
Roteiros não são "receitas".piscando Vocês poderão criar e seguir outras trilhas. Vamos lá:

  • Em primeiro lugar, o que é uma resenha? Falamos para um leitor virtual (aquele que existe em potência) sobre a obra de outra pessoa. Sendo assim é interessante que falemos sobre o autor e sua obra logo no começo da resenha. Quem é o autor? Em que o contexto sociohistórico e cultural a obra foi criada? Que outras obras foram produzidas por este autor? Apresente a obra em linhas gerais. Qual ano de sua origem?
  • Toda obra é fruto de uma inquietação do autor, de uma problemática do seu tempo, de um surto criativo...Enfim, quais as questões apresentadas pelo autor? De que forma o autor produziu sua argumentação inicial? Qual é o argumento principal?
  • Em caso de obras literários ou até filmicas, apresente os capítulos para que o leitor tenha ideia da unidade da obra. Apresente as partes no conjunto e narre sua evolução. Neste contexto, se desejar você já pode comentar, fazer críticas, citar outros autores. Em nosso caso aqui, devemos relacionar a narrativa com os conceitos e fundamentos estudados até agora em nossa discussão sobre "currículos e cotidianos". Aproveitem as leituras realizadas e façam outras leituras, caso achem necessidade. É sempre bom buscar novas fontes.
  • Quais as ideias principais da obra? Quais as ideias secundárias? De que forma as ideias secundárias são tecidas para compor a argumentação principal? Como tudo isso interage com suas questões de estudo?
  • Conclua sua resenha, dando sua opinião geral sobre a obra. Como professores e estudantes poderiam se apropriar da obra em seus atos de currículos? Como você utilizaria a obra em sua sala de aula? Você indicaria esta obra para que público?
  • Como toda resenha é um diálogo com tantos "outros", não esqueça de colocar no final de tudo as referencias citadas e consultadas. Sigam as normas da ABNT.

Divirtam-se!!!!!!!!boca abertabeijobeijomaneiromaneiro

Postem aqui, suas resenhas. Resenhas de até 2 páginas. Nada mais que isso. Esta resenha será um bom ensaio para tecermos juntos mais uma rede de conexões entre cotidianos e tantas redes educativas que nos enrredam.

Procurem ler as resenhas dos colegas e compare com a sua. Vamos aprender com nossos colegas. Eu, Mayra ou Mirian comentaremos todas!

Beijo grande!
Méa

Em resposta à Edméa Santos

Vejam o ROTEIRO PARA A PRODUÇÃO DAS RESENHAS! ATENÇÃO!

por Edméa Santos -
boca abertaOlá turma!

Agora é hora de passar por aqui para termos acesso ao roteiro para a produção das resenhas. Notei que no tópico da etapa 1, muitos colegas escolheram filmes que já utilizaram em outras atividades e disciplinas. Acho muito rico aproveitarmos situações de aprendizagens de outros contextossorriso. Contudo, atenção ao nosso desafio!piscando

Temos que resenhar o filme, dando ênfase aos estudos dos "cotidianos escolares" não como rotina-repetição ou crítica ao currículo disciplinar. Queremos mais que isso! Queremos o mapeamento das invenções, das práticas emancipadoras, dos currículos que valorizam as autorias e saberes dos praticantes culturais.Ok?!!!!

Então, vamos ao trabalho. Após a conclusão, postem aqui suas resenhas. Vamos comentá-las e ampliarmos nossos repertórios com ótimas conversas com nossos colegas e professoras.

Eu, Mayra e Miriam estamos esperando por vocês!

Ótima semana para todos e todas!

[]s

Méa




Em resposta à Edméa Santos

Re: Vejam o ROTEIRO PARA A PRODUÇÃO DAS RESENHAS! ATENÇÃO!

por Bárbara Castanheira Pires -
Em resposta à Bárbara Castanheira Pires

Re: Vejam o ROTEIRO PARA A PRODUÇÃO DAS RESENHAS! ATENÇÃO!

por Mirian Amaral -

Olá Bárbara,

Penso que você precisa fazer um link de seu texto com as questões discutidas na disciplina, e que se relacionam a currículos, imagens e cotidianos. Por isso, comento alguns pontos por você apresentados, para sua reflexão.

Você escreve em sua resenha

O vídeo tem como objetivo mostrar as dificuldades, tanto na vida pessoal quanto na escolar dos alunos e mostrar também como a diversidade de dificuldades e preocupações dos alunos dentro do espaço escola é enorme mesmo fazendo parte país.

Seria isso mesmo? No documentário "Pro dia nascer feliz" , o autor relata a realidade de algumas escolas brasileiras, focando as diferenças socieconômicas existentes entre elas, seja no que tange à infra-estrutura física, processo de aprendizagem, ou mesmo à relação professor/aluno, tudo envolto em muita violência. No entanto, creio que o que o tema central é a falibilidade dos sistema educacional brasileiro; razão pela qual ele ressalta as diferentes realidades existentes naquelas escolas, e suas formas de ensinar. O que você acha? - já que mais adiante, você escreve: Como se vê em “Pro dia nascer feliz ”, o sistema educacional brasileiro, em vez de cumprir seu papel de articulador – e esclarecedor – entre o jovem e o meio social, provoca o inverso.

Desenvolva esta questão com base nas leituras e entrevistas sobre cotidianos escolares, disponibilizadas neste espaço.

E, ainda:

O jovem brasileiro tem uma relação de relutância com a escola, pois tem uma idéia – ou, pelo menos, uma sensação – de que o ensino não o conduz, de forma alguma, ao seu papel de cidadão, assim como a de que esse ensino está muito distante do que realmente lhe atrai .”

Como você pretende trabalhar esse documentário em suas aulas, para despertar em seus alunos o sentido de cidadania? Qual seria o público mais adequado? Que conteúdos presentes nesse filme podem ser relacionados ao currículo formal?

Finalmente:

A discussão que diz que “A escola não garante conhecimento, nem cultura, só o diploma”, é bastante válida nas escolas atuais, que se preocupam somente em passar o conteúdo, em que os adolescentes passem de ano e não se preocupam em entender a realidade do aluno e nem o ajudam a entender a diversidade existente.

Será que é tão simples assim? Uma relação de causa e efeito? O que, exatamente, você está chamando de conteúdo?


Vamos continuar conversando, OK?

[ ]s.sorriso


Em resposta à Mirian Amaral

Re: Vejam o ROTEIRO PARA A PRODUÇÃO DAS RESENHAS! ATENÇÃO!

por Bárbara Castanheira Pires -
Gostei muito das suas considerações!
Vou rever o filme e pensar sobre elas !
Posto a resenha refeita aqui ou posso discutir as ponderações sem refazer a resenha? 


Em resposta à Bárbara Castanheira Pires

Re: Vejam o ROTEIRO PARA A PRODUÇÃO DAS RESENHAS! ATENÇÃO!

por Mirian Amaral -

Oi, Barbara,

Que tal, após refletir sobre essas questões, reformular sua resenha? Na construção, desconstrução e reconstrução de nossos escritos, a gente vai aprimorando nossa 'obra' e se autorizando.

[ ]s.

Em resposta à Edméa Santos

Re: Vejam o ROTEIRO PARA A PRODUÇÃO DAS RESENHAS! ATENÇÃO!

por Lhays Marinho da Conceição Ferreira -
Está em anexo a minha resenha, sobre o filme Professora sem Classe. :-)

Em resposta à Lhays Marinho da Conceição Ferreira

Re: Vejam o ROTEIRO PARA A PRODUÇÃO DAS RESENHAS! ATENÇÃO!

por Mirian Amaral -

Lhays,

Você inicia sua resenha apresentando o autor do filme e o elenco que dele participa e, em seguida, passa à narrativa do mesmo. Questões relacionadas à competição; situações estereotipadas, e comportamento e atuação da professora, além da alteração do currículo escolar são apontadas por você para justificar sua escolha.

  • Você utilizaria essa obra em suas aulas? Com que finalidade? Como você se apropriaria desse filme em seus atos de currículo? Para qual público? Que conteúdos do currículo formal podem ser trabalhados a partir dessa obra?
  • Explique melhor o que você quer dizer com “podemos atentar para a questão das provas e exames que dão benefícios aos professores e aos alunos, que acontecem frequentemente em nosso país”. Isso é positivo? Negativo? Como incentivar ou refutar essa prática?
  • A professora modifica o currículo escolar, ao se valer de filmes para preencher o tempo de sua aula? O que você está chamando de currículo escolar se alinha à noção discutida, nos diferentes textos, entrevistas e comentários aqui disponibilizados?
  • A exploração de filmes em sala de aula garante mais e melhores tessituras de conhecimentos. Você concorda com esta afirmativa? Sim? Não? Por quê?

Aguardo retorno,

[ ]s.piscando

Em resposta à Mirian Amaral

Re: Vejam o ROTEIRO PARA A PRODUÇÃO DAS RESENHAS! ATENÇÃO!

por Lhays Marinho da Conceição Ferreira -
Olá professora,
Acredito que tenha comentado algo na resenha, enfim, usaria esse filme nas minhas aulas para dar exemplos de comportamentos irregulares que professores cometem, para discutir a questão do bullyng, para entendermos o que seria o currículo escolar daquela escola e como mudar o currículo pode ou não influenciar no aprendizado do aluno, fazendo com que ele aprenda com mais facilidade ou menos. Penso que o melhor grupo seria jovens do curso normal ou de graduação/licenciatura. Ou para jovens do ensino médio utilizaria um corte do filme para discutir o bullying.
Acredito que as provas que beneficiam alunos e professores tem um lado negativo, por exemplo aquele aluno que não sabe ler ainda mas que já está no 4° ano, muitas vezes é porque com o bônus que os professores recebem se aprovarem a turma toda eles vão passando todos para terem o benefício e o aluno é prejudicado. Ou quando as provas que o governo manda para as escolas públicas que dependendo do resultado vão obter verba do governo, e assim as escolas que são ruins nas provas não recebem auxílio e continuam a piorar... Esses benefícios muitas vezes são paliativos para a educação e não a melhoram. Isso são problemas muito difíceis de mudar e que hoje em dia só ficam na discussão na sala de aula do curso de pedagogia, por exemplo. Não sei ao certo como poderíamos refutar essa prática mas acredito que se a educação de base melhorasse todo o processo educacional fluiria melhor.
Quando disse que a professora muda o currículo escolar que diz que ela modifica o que a escola tem como padrão para ensinamento das disciplinas, se era para ela ensinar seu alunos mostrando conteúdos no quadro, na leitura de livros, passando trabalhos e filmes que realmente tivessem a ver com a disciplina; ela não estava cumprindo isso. Penso que currículo é um meio pelo qual a escola se organiza e propõe a orientação para a prática, ele é construído a partir do projeto político pedagógico da escola, que viabilizará a sua operacionalização, orientando as atividades educativas, as formas como executá-las, além de definir suas finalidades, relaciona princípios e operacionalização, teoria e prática, planejamento e ação. E se a professora não estava se direcionando por esse currículo ela estava modificando o.
Acredito que a utilização de filmes em sala de aula pode garantir melhores tessituras de conhecimentos, pois é uma nova forma de ensinar o aluno a disciplina que para ele pode ser chata e com o filme se tornar mais interessante, se os filmes forem relacionados ao cotidiano dos alunos e a matéria que deve ser passada, é ainda mais interessante abordá-lo, mas penso que não é só com filmes que o aluno irá aprender, por isso critiquei a ação da professora em só passar filmes com o intuito de passar o tempo e não de obter uma nova tessitura de conhecimento. 
Abraços.


Em resposta à Edméa Santos

Re: Vejam o ROTEIRO PARA A PRODUÇÃO DAS RESENHAS! ATENÇÃO!

por Daniel Castiajo -
Prezad@s,
Segue a resenha do filme "Kiriku e a Feiticeira".
Att.,
Daniel Castiajo
Em resposta à Daniel Castiajo

Re: Vejam o ROTEIRO PARA A PRODUÇÃO DAS RESENHAS! ATENÇÃO!

por Mirian Amaral -

Olá, Daniel,

Você aborda um tema interessante – a superdotação; ou seja, o fato de Kiriku possuir uma capacidade mental bem acima da média; o que, muitas vezes é confundida como déficit de atenção, ou hiperatividade. Esse comportamento torna o personagem “diferente” dos demais, a exemplo do que acontece com algumas crianças, em nossos cotidianos escolares; o que exige do professor um olhar diferenciado quanto aos processos de ensino e de aprendizagem e à estruturação de currículos e atividades que atendam às necessidades desses alunos.

No entanto, percebi, em seu texto, que você se preocupou mais em resumir o filme do que propriamente resenhá-lo, estabelecendo as relações necessárias com os temas desenvolvidos neste ambiente, e que dizem respeito aos cotidianos,imagens e currículos.

Convido-o, portanto, a continuar essa conversa, a partir de uma aproximação entre a narrativa do filme e o ambiente escolar, refletindo sobre as seguintes questões:

· Ao privilegiar, em seus currículos, o conhecimento científico, a escola torna ‘invisíveis’ saberes da vida prática, e estabelece uma homogeneização inadequada para o ensino. Como você se apropriaria (trabalharia) desse filme em seus atos de currículo?

· Que conhecimentos, habilidades, atitudes e valores poderiam ser explorados, a partir desse filme?

· Quais ações favorecem as relações e expressões de alunos 'superdotados' e que podem ser desenvolvidas no ambiente escolar?

[ ]ssorriso

Em resposta à Edméa Santos

Re: ROTEIRO PARA A PRODUÇÃO DAS RESENHAS! ATENÇÃO!

por Thaís Vianna Richter -

 ENTRE OS MUROS DA ESCOLA


::.. Sinopse ..::
Um professor tenta estimular seus alunos em sala de aula, mas enfrenta problemas com a falta de educação e o descaso deles em aprender algo.
::.. Ficha Técnica ..::
Título Original: Entre les Murs.
Origem: 
França, 2008.
Direção: 
Laurent Cantet.
Roteiro: 
Laurent Cantet, François Bégaudeau e Robin Campillo, baseado em livro de François Bégaudeau.
::.. Elenco ..::
François Bégaudeau, Nassim Amrabt, Laura Baquela, Cherif Bounaïdja Rachedi, Juliette Demaille, Dalla Doucoure, Arthur Fogel e Damien Gomes.
::.. Site Oficial ..::
http://www.entrelesmurs.ca/
::.. Premiações ..::
Festival de Cannes - Palma de Ouro 2008

Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Curiosidades: Entre les Murs (*Entre os Muros da Escola) é um filme francês. A história baseia-se no livro honônimo escrito por François Bégaudeau, que além de escritor, é também professor. O diretor Laurent Cantet convidou-o a estrelar o filme juntamente com um elenco formado por não-atores. Durante sete semanas as filmagens aconteceram no interior de uma escola no subúrbio de Paris. O resultado desse trabalho foi um filme exibido nos cinemas de quarenta e quatro países entre maio de 2008 e agosto de 2009 e presente em quatorze festivais de cinema.

Resenha crítica: 

                                          Contexto social:

O  filme  “ Entre os muros da escola” apresenta um contexto social caracterizado pelo choque cultural existente entre todos os indivíduos de uma  escola localizada na periferia de Paris.  A história se passa com alunos adolescentes na faixa etária dos 13 aos 15 anos, os quais são oriundos de diferentes etnias, como asiáticos, chineses, latinos e afro-descendentes, todos predominantes das classes populares. Com tanta diferença cultural e social os conflitos nas relações cotidianas tornam-se constantes.

Os problemas sociais vivenciados por esses alunos são refletidos  diretamente na escola, podemos destacar por exemplo: a deportação da mãe  de um aluno chinês, chamado Wei ; e o caso do aluno Souleymane , definido pelos professores como “ problemático “, com um histórico de agressões verbais e físicas e constantes desrespeito com os docentes e os outros alunos, e por conta disso o referido aluno é citado no conselho de classe para que seja alcançado uma medida punitiva para seu comportamento inadequado , porém, os educadores deparam-se com um obstáculo social , o qual refere-se a expulsão do aluno, uma vez que caso expulso da instituição deverá retornar a seu país de origem.

Essas divergências culturais, em dados momentos, acarretam em dificuldades de comunicação entre escola e família. Fato ocorrido com o já citado Souleymane , que tem como seu responsável sua mãe, que somente se comunica através de seu dialeto de origem , nesse contexto fica muito difícil manter uma qualidade do ensino.  

Portanto, podemos notar que o contexto social está intimamente ligado ao cotidiano escola, interferindo no processo de ensino-aprendizagem das escolas. Por conta disso deve-se não menosprezar, e sim, fazer uso do contexto social de modo que colabore positivamente com a dinâmica escolar.

 

 Contexto escolar:

É uma escola pública e tradicional da periferia de Paris, a qual volta-se para alunos filhos de imigrantes , majoritariamente pobres , que visa uma educação para incorporação da cultura francesa . Tal escola além dos conteúdos curriculares básicos, tenta passar aqueles diferentes sujeitos o” certo “ modo de falar e comportar naquele país. É como se fosse um processo civilizatório, o qual ignora a cultura de cada indivíduo e introduz naqueles imigrantes a cultura local.

Em meio a essa situação encontramos defasadas metodologias pedagógicas, com aulas expositivas e  sem muitos recursos, aonde os professores durante os conselhos de classe não chegam a um consenso entre as metodologias de ensino aprendizagem, de valorização do estudante ou de práticas de advertências  .

Os professores encontram-se sem paciência , perdidos diante das atitudes dos alunos, sem saber como conciliar as punições e o contexto social dos alunos, estressados, da mesma forma que os alunos se apresentam com desrespeito, baixo rendimento, bagunça, desconcentração e pouca participação durante as aulas, sempre questionando a autoridade do professor .

 Por conta disso a rotina caracteriza-se pela falta de interesse, desrespeito, insultos, violências de ambas as partes ( educadores e alunos), enfim conflitos oriundos de diversas razões . 

 Há um episódio em que professor e alunas se xingam  a falta de respeito entre eles torna-se sem limites , tal acontcimentoé inadmissível por ambas as partes, visto que a base de qualquer relacionamento é o respeito. O professor em seu papel de educador e profissional nunca poderia te agido de tal forma , seja qual  fosse a provação que tenha sofrido. Da maneira que agiu, perdeu totalmente a razão, o respeito e a autoridade perante a turma.

Nessa situação, ao meu ver, o professor e as alunas deveriam ser punidos, tal punição deveria ser analisada e imputada com a intervenção da direção e a orientação educacional da escola. Porém só isso não basta, deveriam em cima do fato ocorrido montar uma dinâmica de reconciliação com todos  professores e alunos, a qual definiria questões como: o que é o respeito, como e quando agimos com respeito,  que atitudes podemos ter como exemplo, como gostaríamos de ser tratados. No final da dinâmica seria montado um painel ilustrativo com atitudes e comportamentos que podemos ou não ter com o próximo e principalmente dentro da escola.

.........................................................................................

O que acho interessante nesse filme, é que esse cenário de divergências também é encontrado aqui nas nossa salas de aula. Mesmo sendo um filme estrangeiro , retratando um realidade francesa, podemos utiliza-lo em nosso favor , já que  temos situações semelhantes no nosso país. 
Temos que nos tentar que as crianças chegam a escola com uma bagagem cultural enorme, e que as diferenças de costumes, pensamentos e valores irão estar no nosso cotidiano escolar.
Toda essa variedade étnica social e cultural se torna um desafio para educadores, estes devem refletir sobre as práticas pedagógicas e as diferentes maneiras de lidar com os possíveis problemas que ocorrerão no dia a dia a fim de solucioná-los.
O que não pode ocorrer é o professor utilizar a autoridade para minimizar e discriminar seus alunos . 

Utilizaria esse filme, como já disse, pela semelhança que tem ao cotidiano de muitas escolas brasileiras. Trabalharia com ele para falar sobre assuntos de regras, respeito, diferença, diversidade. Usaria uma perspectiva de reflexão e de conscientização. 
 

Em resposta à Thaís Vianna Richter

Re: ROTEIRO PARA A PRODUÇÃO DAS RESENHAS! ATENÇÃO!

por Mirian Amaral -

Thaís Richter,

Esse filme é muito interessante e, como você mesmo aponta, temos situações semelhantes no nosso país. Diferenças sociais, culturais e étnicas, pensamentos e valores diferenciados estão presentes em nossos cotidianos escolares, e constituem um desafio permanente para educadores, que devem refletir sobre suas práticas pedagógicas, a fim de minimizar/ evitar os conflitos emergentes.

Em relação ao texto desenvolvido, penso que sua apresentação poderia ter sido feita, de forma linear, encadeada, sem necessidade de dividi-lo em tópicos, destacando os principais argumentos utilizados pelo autor, para tecer sua mensagem. Também senti falta do alinhamento da narrativa às questões levantadas nos diferentes textos, entrevistas e comentários sobre currículos, imagens e cotidianos, aqui disponibilizados. Traga algumas contribuições daqueles autores para sua resenha.

Aspectos comportamentais por parte dos alunos e professores que não sabem lidar com esses conflitos, associada à precariedade metodológica, são tônicas do filme, e você já nos disse como exploraria essas questões: Trabalharia com ele para falar sobre assuntos deregras, respeito, diferença, diversidade. Usaria uma perspectiva de reflexão e de conscientização.

No entanto, não podemos esquecer que, ao lado dos saberes cotidianos, transitam os saberes científicos; ou seja, o dentrofora da escola contempla, além de questões relacionadas a atitudes e valores, o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades básicos, presentes no currículo oficial. Em face disso, indago:

· Que aspectos do currículo formal você poderia explorar a partir da diversidade observada no filme, nas diferentes áreas do conhecimento? Para qual público?

· Que outros recursos você poderia associar ao filme, tendo em vista ampliar esses conhecimentos, de forma colaborativa e, se possível, autoral?

· Qual seria o seu papel como docente, nesse contexto?

Pense sobre isso, e voltemos a conversar.

[ ]s boca aberta

Em resposta à Mirian Amaral

Re: ROTEIRO PARA A PRODUÇÃO DAS RESENHAS! ATENÇÃO!

por Thaís Vianna Richter -
 Olá  MIRIAN ! sorriso 

O filme retrata um cotidiano escolar muito complicado, permeado de brigas, conflitos, diversidade, intolerância e desrespeito. Esse cotidiano não nos é estranho, por isso, acho que devemos ficar atentos não só nas questões da relações sociais, mas também aos aspectos que envolvem o processo de ensino aprendizagem. Isso me faz pensar e questionar sobre qual currículo perpassa esse cenário, que intencionalidade e relações de poder estão intrínsecas nele, será que o currículo oficial consegue ser posto em prática nesse contexto, será que o currículo oficial condiz com o currículo oculto. 
A respeito da primeira questão, penso, que a partir de um currículo formal, principalmente nas  disciplinas de história, literatura, artes e até ensino religioso, onde há uma possibilidade maior de trabalhar questões como diversidade cultural, respeito e tolerância.
Nos próprios conteúdos ministrados nessas áreas, acho que podemos ampliá-los, buscando uma perspectiva mais crítica e reflexiva. Exemplo de conteúdos os quais sempre estão presentes nos nosso currículos, são fatos históricos indígenas (ex.:catequização) e afrodescendentes (ex.:escravidão). Esses assuntos podem ser explorados para além de um fato histórico onde identificamos o grupo dominante e o dominado.
Acho que está prática de explorar reflexivamente os fatos, não só transmiti-los ou apresenta-los "de forma superficial", mas sim trabalhar comparando-os e trazendo outros elementos e identificando as relações sociais existentes neles. Para mim, essa prática não deve ser estipulada para um público específico, restrito e limitado, pelo ao contrário, deve estra presente em todas as séries desde os anos iniciais do ensino fundamental, claro respeitando as características dos discentes e estando de acordo com o grau de complexidade dos conteúdos. 

Já acerca da questão 2 , acrescento além do filme, um texto que apresenta uma discussão interessante sobre autoridade e autoritarismo, indico-o pois  acredito que esses aspectos abordado no texto estão presentes  no nosso cotidiano escolar e interferem diretamente nas nossas relações pedagógicas, e ambientes como problemas nesses aspectos podem desencadear na realidade apresentado no filme. 
 "MORAIS, R. (org.). Sala de aula: que espaço é este? Pág.17 a 29; 14a ed. São Paulo: Papirus, 2001"
  O professor tem papel fundamental nesse contexto de brigas, conflitos e desrespeito, ele deve atuar não só como mediador, mas também como um exemplo e um participante desse contexto. Assim, o educador deve sempre estar atento não só nas atitudes e comportamentos de seus alunos, mas também na sua prática em sala de aula, pois acho, que o comportamento dos alunos também é um reflexo das atitudes do professor.
Na medida em que rever sua prática, poderia também, buscar dinâmicas e atividades que fortalecesse o convívio harmonioso, proponho também o auxilio e a intervenção da equipe pedagógica da escola, como também os pais, e a comunidade escolar, pois todos eles podem contribuir positivamente, além disso, ouvir os alunos é essencial para solucionar tal problema. 

Bom Mirian, pensei nesses aspectos, o que você acha?? 
Vamos continuar nossa conversa?! Aguardo seu retorno, obrigada. sorriso

Em resposta à Thaís Vianna Richter

Re: ROTEIRO PARA A PRODUÇÃO DAS RESENHAS! ATENÇÃO!

por Mirian Amaral -

Thaís Richter,

Excelente reflexão sobre as questões por mim levantadas.

Destaco uma questão, apontada por você, de grande relevância para o processo educativo: a busca de uma perspectiva mais crítica e reflexiva na abordagem dos conteúdos, preocupação que deve estar presente, como um fundamento educativo, em todos os níveis de ensino.

Para tanto, torna-se necessário que o professor promova situações de aprendizagem que estimulem o diálogo e o sentido de compartilhamento entre todos os participantes desse processo, que aprendem e ensinam, de forma interativa. Nessa perspectiva, a aprendizagem se realiza, pelo esforço de reconstrução empreendido pelo aluno, mediado pelo professor.

É sempre bom enfatizar que o discurso do professor, a Internet, ou um curso, só tem o poder de transmitir informações, pois nossa mente não é uma caixa vazia, uma folha em branco a ser preenchida. Transformar informação em conhecimento dependerá do esforço, da disciplina e do empenho de cada indivíduo, ou tudo não passará de um amontoado de palavras ou dados inúteis, uma perda de tempo, um desperdício em todos os sentidos.

Parabéns!sorriso

[ ] s

Em resposta à Mirian Amaral

Re: ROTEIRO PARA A PRODUÇÃO DAS RESENHAS! ATENÇÃO!

por Thaís Vianna Richter -
Olá Mirian

Que bom que você gostou, confesso que fiquei meio perdida na hora de fazer a resenha, vem diversas questões na cabeça, mas na hora de escrever tudo se perde RSRSRS. Com a sua intervenção fica tudo mais claro e fácil. 

Obrigada,

Beijos, Thaís.sorriso
Em resposta à Thaís Vianna Richter

Re: ROTEIRO PARA A PRODUÇÃO DAS RESENHAS! ATENÇÃO!

por Thaís Trindade -
Adorei a curiosidade que você colocou Thaís, não sabia que este filme tinha sido formado por não-atores. É realmente um filme incrível que podemos repensar várias vezes nossas atitudes no cotidiano escolar.
Em resposta à Edméa Santos

Re: ROTEIRO PARA A PRODUÇÃO DAS RESENHAS! ATENÇÃO!

por Talita Flavia Sodre da Silva -
Em anexo a resenha do filme: As melhores coisas do mundo
Em resposta à Talita Flavia Sodre da Silva

Re: ROTEIRO PARA A PRODUÇÃO DAS RESENHAS! ATENÇÃO!

por Mirian Amaral -

Talita ,

O filme traz à tona questões relacionadas a comportamentos humanos, enfatizando situações não raras em nossa sociedade, e que, por serem dolorosas, são, em geral, relegadas à condição de 'invisibilidade'. No entanto é preciso discuti-las, sim, a fim de tocar o humano que há dentro dos seres humanos. Não há como separar a escola do mundo que nela adentra.

Apesar da clareza da narrativa, sua resenha apresenta certas lacunas que precisam se preenchidas, como, por exemplo:

· você não identifica o autor e se ele tem outras produções. Também não se sabe em que contexto sociocultural a obra foi criada.

· Não há qualquer referência à literatura disponibilizada nesse ambiente sobre cotidianos, currículos e imagens. É preciso estabelecer essa relação.

· Defina o público a que você destinaria essa atividade.

· Identifique alguns aspectos, além dos comportamentais, que você poderia explorar, em seus atos de currículo, numa aproximação com o currículo formal da escola.

Vamos continuar nossa conversa. Espero você por aqui.

[ ]s piscando

Em resposta à Edméa Santos

Hora de compartilhar as resenhas!

por Edméa Santos -
Olá turma!

Agora é ora de postar suas resenhas! Vamos compartilhar e aprender com os colegas. Leiam as resenhas dos colegas, vejam os filmes, revejam os textos estudados. vamos tecer novas redes e conexões!

Vamos que vamos!

[]s

Méa
Em resposta à Edméa Santos

Re: ROTEIRO PARA A PRODUÇÃO DAS RESENHAS! ATENÇÃO!

por Monique Laino de Alencar -
Em resposta à Monique Laino de Alencar

Re: ROTEIRO PARA A PRODUÇÃO DAS RESENHAS! ATENÇÃO!

por Mirian Amaral -

Monique,

Gostei de sua resenha. Você levanta questões fundamentais relacionadas aoscotidianos escolares, como:

· As lógicas que fundamentam o currículo formal

· Subversão dessas lógicas, mediante atos de currículo

· Ampliação do conceito de arte – clássico/não clássico

· Valorização dos saberes prévios dos alunos

· Apropriação adequada dos recursos de ensino.

Em relação ao texto, tive dúvidas quanto a autoria do filme: creio que a direção seja de Mike Newell e a autoria de Lawrence Konner e Mark Rosenthal. Por favor, confirme.

Para enriquecer mais sua resenha, você poderia fazer alguns links com os pensamentos de alguns autores trazidos a nossa discussão, como Inês Barbosa, Nilda Alves, entre outros, citando algumas de suas falas.

Como você exploraria esse filme com sua turma? Que conteúdos do currículo formal poderiam ser explorados a partir dele? Que outros recursos poderiam ser associados para dinamizar sua aula? Para que público? Pense diferente da personagem. Exercite sua criatividade!

[ ] s

Em resposta à Monique Laino de Alencar

Re: ROTEIRO PARA A PRODUÇÃO DAS RESENHAS! ATENÇÃO!

por Renata Lopes Marinho de Almeida -
Monique, você fez uma resenha do mesmo filme que eu! Então gostaria de dialogar com você.

Gostei bastante da sua resenha, achei engraçado que falamos do mesmo filme, contudo de maneira distinta. Diante disso gostaria de levantar uma problemática à sua observação, ao final do filme a professora observa que ela não conseguiu alcançar seu real objetivos, que creio eu, era fazer daquelas meninas algo bem próximo do que ela mesma era, mas ela compreendeu que de fato uma transformação foi realizada, as meninas tomaram consciência de seu entorno e de sua própria identidade. Eu imagino ser esse o papel do professor, não de conquistar a perfeição ou a realização de nossa própria vontade e interesses, mas também ser modificado pelo que aprendemos e recebemos dos nossos alunos. Existe uma co-relação entre aluno e professor. 

Diante disso, eu gostaria de saber se você concorda com essa abertura das estruturas padrão de ensino e caso você pratique isso, que você contasse um pouco de como é essa experiência.

Grande abraço 
Em resposta à Edméa Santos

Re: Etapa 2 - Postem aqui suas resenhas dos filmes escolhidos!

por Gabrielle Carvalho de Aragão Santana -
Segue, em anexo, a resenha crítica do filme escolhido.

Informações complementares:

Título: WALL-E

Genero: Animação

Elenco: Sigourney Weaver, Ben Burtt, Elissa Knight

Direção: Andrew Stanton

SINOPSE:

Após centenas de solitários anos fazendo o que ele foi construído para fazer, WALL-E descobre um novo propósito na vida (além de colecionar quinquilharias) quando conhece uma nova robô de busca chamada EVA. EVA descobre que WALL-E encontrou sem querer a chave para o futuro do planeta e corre de volta ao espaço para relatar seus achados aos humanos (que mal podem esperar para voltar para casa). Enquanto isso, WALL-E procura EVA em toda a galáxia e dá início a uma das aventuras mais criativas e emocionantes já levadas ao cinema."


Em resposta à Gabrielle Carvalho de Aragão Santana

Re: Etapa 2 - Postem aqui suas resenhas dos filmes escolhidos!

por katia prado -

O MILAGRE DE ANNA SULLIVAN

The Miracle Worker é um filme estadunidense de 1962, do gênero drama biográfico, dirigido por Arthur Penn, e baseado no livro The Story of my Life, de Helen Keller e na peça teatral de William Gibson.

 

Data de lançamento: 28 de julho de 1962 (Estados Unidos)

Direção: Arthur Penn

Duração: 106 minutos

Música composta por: Laurence Rosenthal

Elenco: Anne Bancroft, Patty Duke, Victor Jory, Andrew Prine, Inga Swenson, Kathleen Comegys

Prêmios: Oscar de melhor atriz, Óscar de melhor atriz secundária, National Board of Review de Melhor Atriz

(Wikipédia - acesso em 09/07/13; as 11:26).

Resenha do Filme

O Filme de Arthur Penn, “O milagre de Anne Sullivan”, é baseado na história real de Helen Keller, menina que, após uma grave doença infantil, ficou surda e cega. O roteiro do filme foi elaborado a partir das memórias escritas pela própria Keller, e acompanha os anos inicias da educação da menina junto com a professora Anne Sullivan. O filme permite ao espectador acompanha uma história de superação, mesmo se tratando de um filme marcado pelo moralismo, um bom filme, especialmente por permitir uma boa reflexão quanto aos métodos utilizados e os limites para se obter educação que faça sentido para a vida do educando.

No filme, podemos destacar o esforço e a persistência da educadora Anne Sullivan, que não se intimidou diante das dificuldades, mas, que por vezes, demonstrou momentos de total impaciência, nos quais exerceu uma pedagogia agressiva e pouco apropriada aos problemas da menina, que viesse a auxiliá-la a alcançar seus objetivos educacionais.

Quanto à família de Helen, o "cuidado" dos pais, aliado a um sentimento de piedade e tolerância a todos os atos da menina, demonstravam quão despreparados estavam para lidar com a complexidade da situação, permitindo assim, que Helen vivesse em um mundo sem sentido, até o momento em que eles mesmos já não suportavam mais a total falta de compreensão sobre o certo ou errado, a falta de discernimento da menina.

 Podemos perceber, que pessoas como Helen, ainda nos dias atuais são descriminadas em nossa sociedade, e, palavras como piedade se confunde com amor, mas, assim como Anne Sullivan não podemos confundir piedade com amor, e assim como ela fala ao pai de Helen no filme, quando ele se mostrou agradecido por sua filha ter conseguido repetir as letras e nomes ensinados por sua professora, por meio da linguagem dos sinais, Sillivan alertou ao pai da menina, dizendo: “a obediência sem entendimento também é um tipo de cegueira”, pois, que o que ela estava fazendo, era apenas repetir o que havia aprendido, mas, ela não tinha discernimento sobre o que estava fazendo, não dava sentido para as palavras que repetia. O filme também trás algumas metáforas, onde a personagem faz uma comparação entre a alma de Helen presa em seu corpo e a água embaixo da terra, esperando ser tirada de lá para revelar vida. Outra ótima comparação acontece na cena do nascimento do pinto, saindo do ovo, em que a professora de Helen (enquanto ela segura o ovo, de onde o pinto estava saindo), dizendo que a galinha tem que sair da casca um dia, e pede para que Helen também saia de sua casca. Uma outra metáfora bastante simples, mas eficaz, diz respeito à cena em que Helen, acostumada a “brincar de mexer os dedos”, soletra palavras (cujo significado ela não compreende) para um cachorro, fazendo os movimentos na pata dele. O cachorro não entende Helen, assim como Helen não entende a professora.

 Os pais da menina estão satisfeitos com a “domesticação” de Helen, enquanto Annie Sullivan continua tentando fazê-la entender que aquilo que está ensinando é uma linguagem, uma forma de comunicar-se com o mundo.

A luta de Annie por fazer Helen compreender continua por todo o filme. No final, a chave que havia sido escondida por Helen no poço aparece como metáfora da “chave” para fazer Helen entender. Numa cena emocionante, Helen consegue finalmente compreender que aqueles movimentos em sua mão, que soletram W-A-T-E-R (água) significam aquele líquido que ela tão bem conhece, e que aquilo é uma linguagem, uma forma de se comunicar, algo necessário para que ela se fizesse entender por sua família e por todos, algo que poderia tirá-la do isolamento em que ela vivia.

O filme nos mostra o quanto é importante e decisiva a participação familiar, que no caso de Helen seguiu de modo contrário, pois sua família a restringiu inicialmente as portas educacionais. No entanto, consideremos que um simples olhar sério a questão de Helen já seria o suficiente, conforme o exemplo nos dado pela professora Anne Sullivan, que decidiu entregar-se de "corpo e alma" àquele desafio que a vida lhe ofertara, assumindo um papel distante de suas atribuições profissionais, deixando que os princípios falassem mais alto em defesa daquela causa.

E assim, fica-nos a reflexão de que devemos olhar mais atentamente a causa de nossos educandos. Lembrando também, que não temos condições ou disponibilidades de modo integral tal como fez Sullivan, mas, podemos cobrar tal dever de quem realmente tem responsabilidade, ou seja, devemos cobrar da Família o cumprimento de seu respectivo papel. Para que assim, possamos dispor de possibilidades de transformações, considerando que a Educação só terá concretizações plenas (quanto a êxitos), se Escola e Família trabalharem juntas, e isso, só será possível se cada um desses seguimentos cumprirem com suas obrigações em prol de uma sociedade cada vez mais consciente de seus direitos e mais democrática.

Em resposta à katia prado

Re: Etapa 2 - Postem aqui suas resenhas dos filmes escolhidos!

por Jessica Menezes Gonçalves -
Segue anexa minha resenha sobre os filmes "Ao mestre, com carinho" e " Vem dançar"...


Em resposta à Jessica Menezes Gonçalves

Re: Etapa 2 - Postem aqui suas resenhas dos filmes escolhidos!

por Mirian Amaral -

Oi, Jessica,

Parabéns, pela ousadia de fazer uma única resenha sobre dois filmes, estabelecendo links com questões presentes na literatura sobre cotidianos escolares e currículos.

Levanto algumas questões para discutirmos, com base em seu texto. Você afirma que:

  Nos dois casos, os professores deixam seus saberes acadêmicos para preparar o alunos para a vida.  que são saberes acadêmicos? o que é preparar para vida? Você concorda com essa separação?
o currículo oficial, formal, exclui a possibilidade de formação para a cidadania?
qual é o papel do professor: ser "o amigo", o tutor" , o "facilitador do aprendizado", e/ou o "parceiro dos alunos e mediador do aprendizado"?
 

2. Os conteúdos programáticos desenvolvidos pela escola nada serviam para aquelas pessoas.

 
Não há muita clareza quanto ao tipo de conhecimento a que você se refere, a não ser que é de matemática. Dado que o homem é um ser integral, você concorda com a afirmação de que a aquisição de conhecimenros (conteúdos) é dispensável?
A que público, em especial, você destinaria os dois filmes?
Porquê, e com que finalidade? Dependendo do público - sexo, casamento, dança, música (remixagens) têm tudo a ver.

[ ]ssorriso

Em resposta à katia prado

Re: Etapa 2 - Postem aqui suas resenhas dos filmes escolhidos!

por Mayra Ribeiro -
Kátia Prado,
Você traz uma contribuição para pensarmos a inclusão no cotidiano da escola. Como lidam as professoras, que táticas utilizam em situações semelhantes as apresentadas no filme?
Senti falta de questões importantes na sua resenha, veja se acha que dialogou com essas questões sugeridas por Edméa:
  • Em nosso caso aqui, devemos relacionar a narrativa com os conceitos e fundamentos estudados até agora em nossa discussão sobre "currículos e cotidianos". Aproveitem as leituras realizadas e façam outras leituras, caso achem necessidade. É sempre bom buscar novas fontes. 
  • Quais as ideias principais da obra? Quais as ideias secundárias? De que forma as ideias secundárias são tecidas para compor a argumentação principal? Como tudo isso interage com suas questões de estudo? 
  • Conclua sua resenha, dando sua opinião geral sobre a obra. Como professores e estudantes poderiam se apropriar da obra em seus atos de currículos? Como você utilizaria a obra em sua sala de aula? Você indicaria esta obra para que público?
  • Como toda resenha é um diálogo com tantos "outros", não esqueça de colocar no final de tudo as referencias citadas e consultadas. Sigam as normas da ABNT.
Olhando para esses pontos, o que você acrescentaria na sua resenha?
Um ótimo domingo.beijo
Em resposta à Mayra Ribeiro

Re: Etapa 2 - Postem aqui suas resenhas dos filmes escolhidos!

por katia prado -
Olá Mayra, eu estive sobrecarregada por estes dias, por isso a demora em responder, vou rever as sugestões da Edméa, para refazer a resenha.
Obrigada e bom final de semana.
Em resposta à katia prado

Re: Etapa 2 - Postem aqui suas resenhas dos filmes escolhidos!

por Thaís Trindade -
Nossa Katia, não tinha conhecimento desse filme e a partir de agora vou procura-lo para assistir. Os seus comentários acerca da participação da família e sua importância estão diretamente relacionados ao tema que explorei na minha monografia. Concordo plenamente com você, se a Escola e a Família trabalharem juntas teremos, com certeza, melhores resultados positivos na educação.
Em resposta à Gabrielle Carvalho de Aragão Santana

Re: Etapa 2 - Postem aqui suas resenhas dos filmes escolhidos!

por Mayra Ribeiro -
Gabrielle, Boa Noite!

O filme que você nos trouxe aborda uma questão que precisa estar nas nossas reflexões e ações cotidianas. A problemática socioambiental, acredito assim como você, deve fazer parte do nosso processo formativo em todas as instâncias sociais. Para você pensar um pouco sobre a sua resenha, destaquei três ideias:

"As tecnologias da informação e comunicação vêm se desenvolvendo rapidamente, porém, a consciência humana não".

 Como você percebe a partir do filme e de suas vivências a relação  entre os artefatos tecnoculturais  e a problemática socioambiental? È apenas a geração de lixo, o consumo? O que seria essa consciência humana? Não estaria o filme atribuindo essa consciência aos sujeitos individuais?

 

"A mensagem que o filme tenta passar de respeito ao meio ambiente, da destruição do ecossistema e das graves consequências de atos humanos, devem estar presentes no cotidiano, não só no cotidiano escolar"

Será que podemos separar o cotidiano da escola do cotidiano fora da escola? Talvez até possamos na perspectiva tempo-espaço, mas na formação, o que se aprende dentrofora da escola não estão imbricados em um mesmo processo?

 

É um filme que pode ser mostrado pelo professor aos alunos (de qualquer idade) já que o currículo não é composto apenas de conteúdo
O que você entende por conteúdo? Por que um filme estaria "fora" do conteúdo escolar? Pense nessa sua afirmação com base nos estudos do currículo com os cotidianos.
Pense um pouco sobre essas questões e veja se acha viável rever algum posicionamento na resenha.
piscando Beijos
Em resposta à Mayra Ribeiro

Re: Etapa 2 - Postem aqui suas resenhas dos filmes escolhidos!

por Gabrielle Carvalho de Aragão Santana -
Mayra,
Sobre a primeira pergunta eu disse apenas sobre a problematica do filme. Não é apenas a geração do lixo, eu só quis mostrar o que o filme traz para mim.

Quando eu me refiro a consciência humana estou me refirindo que as tecnologias estão avançando, mas a questão do lixo eletronico e de outros tipos de poluições que o ser humano faz hoje não estão acompanhando todo o avanço. Os homens trocam os aparelhos celulares e computadores, como exemplo, a todo momento devido aos mais modernos e não saber o que fazer com o antigo é um problema devido a sua composição com chumbo e outras substancias. Essas substancias contaminam o meio ambiente, contaminam a água (que é essencial para nós) o solo... Então, quando digo que a consciência humana não acompanha quero dizer que os eletrônicos estão avançando bem mais rápido do que os humanos estão tendo conscientização. O objetivo do filme, como eu disse na resenha, é sim conscientizar o ser humano, por isso que eu escolhi esse filme, devido a importância do mesmo.

Sobre o cotidiano escolar e cotidiano foi exatamente isso que eu quis dizer. Na verdade para algumas pessoas, algumas coisas que a escola ensina não passa de mais uma matéria para compor o currículo do aluno, o que não é certo. O que a escola ensina e a vivencia do cotidiano escolar não devem ser diferentes do que acontece fora da escola, já que o cotidiano escolar compõe uma parte essencial na formação do ser humano.

Ao afirmar "já que o currículo não é composto apenas de conteúdo" quis dizer que cada aluno é singular, cada aluno tem um tempo de aprender, uma forma melhor de aprender e de entender. Porém, alguns professores passam o conteúdo apenas de uma forma e não usam recursos como filmes, desenhos, passeios... Quando digo "apenas de conteúdo" quero dizer apenas com o conteúdo do livro didático, do quadro negro, dos alunos dentro de uma sala de aula. O filme é o conteúdo em forma de animação.


Em resposta à Edméa Santos

Re: Etapa 2 - Postem aqui suas resenhas dos filmes escolhidos!

por Mariana Trindade Gonçalves -
Segue em anexo a resenha do filme : Escritores da Liberdade, espero que goste, !boca aberta
Em resposta à Mariana Trindade Gonçalves

Re: Etapa 2 - Postem aqui suas resenhas dos filmes escolhidos!

por Mirian Amaral -

Mariana,

O filme escolhido aborda aspectos relevantes e comumente presentes nos cotidianos escolares, como: heterogeneidade em relação à classe social, cultura e estilos de vida, desmotivação, descaso, violência e falta de perspectivas de vida, por parte dos alunos, bem como desvalorização da proposta de trabalho apresentada pela professora, que não consegue apoio da comunidade escolar.

Apesar de você trazer à discussão aspectos pontuados no filme e aproximá-los às questões cotidianas e curriculares, seu texto não fornece ao leitor um bom entendimento da obra, haja vista que, no seu desenvolvimento, você não destaca as ideias principais e os argumentos de que o autor se vale para tecer a mensagem final.

Também senti falta de um relacionamento mais estreito com os conceitos e fundamentos e conceitos sobre esses temas, abordados neste espaço. Outro ponto: como você se apropriaria desse filme em seus atos de currículo? Reflita sobre isso e tente inserir essas questões em sua resenha.

Espero seu retorno.

[ ]s piscando

Em resposta à Mirian Amaral

Re: Etapa 2 - Postem aqui suas resenhas dos filmes escolhidos!

por Mariana Trindade Gonçalves -
Olá Miriam, 
Após seus apontamentos sobre a resenha, a refiz e estou enviando em anexo aqui, veja se consegui atingir os pontos que você destacou e se está melhor agora ..
Em resposta à Mariana Trindade Gonçalves

Re: Etapa 2 - Postem aqui suas resenhas dos filmes escolhidos!

por Mirian Amaral -

Oi, Mariana,

Continuando nossa conversa...

Seu texto melhorou bastante.

1. Penso que você deva substituir “tecnologiasda Informação e da Comunicação” pela expressão “tecnologias digitais”, mais poderosas e versáteis.

2. Para enriquecer mais sua resenha, você poderia fazerum link entre os parágrafos, abaixo discriminados, e algumas falas de Inês Barbosa e Nilda Alves, entre outros autores aqui discutidos. Não esqueça de referenciar essas obras, de acordo com as recomendações da ABNT.

  • As Tecnologias de informação e comunicação (TIC’s)é uma forma de democratização de acesso à educação, possibilitando outrasmaneiras de fornecer o conhecimento e aprendizado, o que relaciono com o quefoi feito pela professora, considerando o que os alunos trazem de conhecimentoe através do que eles apresentaram involuntariamente, criou táticas de ensinomais próximas da realidade de cada aluno daquela turma, superando as dificuldadesatravés de suas práticas e utilizando novos métodos tornando o currículodaquela classe multirreferencial.

  • É preciso entender também que o currículo nãoé apenas um objetivo a ser alcançado, mas sim um limite a ser ultrapassado, é oque percebo no filme quando a professora usa de diversas estratégias diferentespara alcançar, conhecer e estar mais próxima de seus alunos. Ali ela inova ocotidiano, deixa de usar apenas artifícios acadêmicos, para trabalhar osvalores que ele considera importante naquela turma.

3. Algumas questões importantes:

· O acesso às tecnologias digitais garante? Oque é o conhecimento, na sua concepção?Assiste o vídeo de Viviane Mosé, indicado pela Méa.

· O que você entende por multirreferencialidade? Explique um pouco para nós essa noção.

[ ]s

Em resposta à Mirian Amaral

Re: Etapa 2 - Postem aqui suas resenhas dos filmes escolhidos!

por Mariana Trindade Gonçalves -
Miriam, não estou achando o vídeo indicado pela Méa !  E outra duvida, em relação aos parágrafos que você destacou, é pra eu fazer o link na resenha ou respondendo por aqui no fórum? A mesma pergunta faço em relação ao item 3.
Em resposta à Edméa Santos

Re: Etapa 2 - Postem aqui suas resenhas dos filmes escolhidos!

por Thaís Boch -
Segue em anexo a resenha do filme "Nenhum a Menos"! : )
Em resposta à Thaís Boch

Re: Etapa 2 - Postem aqui suas resenhas dos filmes escolhidos!

por Mirian Amaral -

Taís Boch,

Esse filme traz à discussão situações muito similares as que presenciamos em nossas escolas, especialmente, nas mais carentes e afastadas do meio urbano, como por exemplo, as que você aponta: a evasão escolar por motivos financeiros, a falta de infra-estrutura nas escolas, professores mal preparados (muitos, leigos) e o amadurecimento das crianças em contato com a realidade.

Apesar da clareza de seu texto, sua resenha apresenta certas lacunas que precisam se preenchidas, para esclarecer as seguintes questões:

  • Quem é o autor dessa obra e se ele tem outras produções. Em que contexto sociocultural a obra foi criada?
  • Cadê o alinhamento da narrativa às questões levantadas nos diferentes textos, entrevistas e comentários sobre currículos, imagens e cotidianos, aqui disponibilizados.
  • Você usaria esse filme em suas aulas? Para que público?
  • Que aspectos,além dos comportamentais, você poderia explorar, em seus atos de currículo, numa aproximação com o currículo formal da escola?

Reflita um pouco sobre as questões, a seguir:

1. O filme nos mostra que Wei Minzhi só tem o curso primário e nenhuma experiência docente. Você escreve: “ O mais interessante do filme é ver como essa jovem se faz professora, a base de tentativas e erros”. E, mais: “A Professora Regina Garcia afirmou em uma entrevista: “cotidiano é a riqueza das relações”.

Ser professor é tão somente se relacionar bem com os alunos? Que tipos de competências deve possuir alguém que quer ser professor, e formar pessoas?

2. Mais que lhe orientar quanto aos conteúdos a serem trabalhados com os alunos, o professor Gao, preocupado com a constante evasão escolar, recomenda-lhe que mantenha todos os estudantes na escola, e não deixe nenhum partir.

É isso mesmo? Manter o aluno na escola a qualquer preço, já que não é somente por questões financeiras que os alunos deixam a escola (veja o caso da atleta)? Como evitar/reduzir a evasão escolar, independentemente da precariedade de infra-estrutura local? O que deverá ser feito para fixar o aluno à “terra”?

3. Wei, inicialmente, usa sua autoridade, em suas aulas, para que os alunos copiem o que escreve no quadro de giz, sem qualquer sucesso. Para conseguir o dinheiro da passagem para ir à cidade em busca de um aluno, suas aulas se tornam mais humanas e contextualizadas. Para tanto, estabelece uma relação direta entre a matemática e o recurso necessário a essa compra; o que exige que os alunos calculem quantos dias precisam trabalhar em uma olaria carregando tijolos.

Como se vê, o currículo formal foi posto em ação, por Wei. Se você estivesse no lugar dela, que aproximação você estabeleceria com o currículo formal para discutir as questões apontadas na narrativa, a partir dos conhecimentos prévios dos alunos?

Reaja a essas provocações e volta a discuti-las aqui. Estou lhe esperando, viu?piscando

[ ]s

Em resposta à Mirian Amaral

Re: Etapa 2 - Postem aqui suas resenhas dos filmes escolhidos!

por Mirian Amaral -

Oi, Mariana,

Você pode responder aqui mesmo. No entanto, penso ser bem interessante que você, à luz dessas observações, procure refazer sua resenha. Eu mesma, quando tiver um espaço em minha agenda, vou tentar escrever um artigo sobre a resenha que fiz, com base nas orientações da Méa e, dessa forma, exercitar minha autoria.

Quanto ao vídeo, segue o endereço: ttps://www.youtube.com/watch?v=Zlr1VmBBOPs.

Apenas uma observação sobre o conteúdo apresentado por Mosé:

Não foi Foucault quem disse que o "autor está morto" e, sim, Roland Barthes, que, inclusive tem um livro intitulado "A morte do autor".

Abs.

Em resposta à Mirian Amaral

Re: Etapa 2 - Postem aqui suas resenhas dos filmes escolhidos!

por Mariana Trindade Gonçalves -
Agora sim Miriam, 

Modifiquei mais uma vez, vê se agora foi rs piscando
Em resposta à Mariana Trindade Gonçalves

Re: Etapa 2 - Postem aqui suas resenhas dos filmes escolhidos!

por Mirian Amaral -

Oi, Mariana,

Penso que agora você focou aspectos centrais do filme, relacionando-os aos conteúdos desenvolvidos nesse ambiente. Sobre o texto, em si, recomendo-lhe que, sempre que terminar uma redação, faça uma leitura atenta do conteúdo desenvolvido para melhorar a forma, principalmente quanto a sua clareza, encadeamento lógico, objetividade, correção ortográfica e pontuação.

Quanto às referências, procure se pautar pelas normas exigidas pela academia e revistas especializadas que, em geral, seguem o padrão ABNT.

Parabéns,

Abs.,

Em resposta à Mirian Amaral

Re: Etapa 2 - Postem aqui suas resenhas dos filmes escolhidos!

por Thaís Boch -
Segue em anexo a resenha refeita, espero que tenha melhorado! :-)

Quanto aos questionamentos, Mirian, ser professor não é somente se relacionar bem com os alunos. Acredito que um bom relacionamento pode sim influenciar na hora do ensino, já que o principal objetivo do professor é esse: ensinar. Ensinar a matéria, ensinar para a vida, formar um cidadão. Agora eu me pergunto, se o professor não tiver um bom relacionamento com os alunos, como vai formar um cidadão? Bom relacionamento que eu digo é o respeito e a educação, princípios mínimos na sociedade.
Em relação a evasão escola, acredito que manter os alunos na escola a qualquer preço não seja o caminho ideal, mesmo sendo mostrado isso no filme. Agora, o que fazer para evitar isso? É uma boa pergunta e acho que não há uma resposta unânime pra ela. Na minha opinião, a melhor forma de evitar isso é manter um diálogo com todos os alunos e buscar sempre formas diferenciadas para atrair a atenção dos mesmos, evitando assim a necessidade de "obrigar" que todos eles continuem na escola a qualquer custo. Uma dessas formas pode ser o que a própria Wei utilizou, a aproximação do conteúdo com a realidade dos próprios alunos, trazendo assim a atenção deles sem precisar obrigá-los a isso. Quanto as aproximações com o currículo formal, muitas podem ser feitas a partir dos conhecimentos prévios dos alunos, como estudar Geografia a partir do local onde eles moram e sobre sua cultura também.

Agora uma dúvida que surgiu na minha cabeça refletindo sobre todas essas questões: será que a escola do filme possui um currículo formal? Ou nós estamos discutindo com base em um currículo formal nosso?

Beijos! :-)
Em resposta à Thaís Boch

Re: Etapa 2 - Postem aqui suas resenhas dos filmes escolhidos!

por Mirian Amaral -

Oi, Thais,

Li sua resenha. Penso que as informações inseridas sobre a autoria da obra estão muito extensas, assemelhando-se a uma biografia resumida de seu autor. Sugiro, então:

O filme “Nenhum a Menos”, produzido por Zhang Yimou Shaanxi – cineasta, produtor de cinema e roteirista chinês, em xxxx foi um dos seus sucessos. Vencedor do Leão deOuro no Festival de Veneza, narra a história de Wei Minzhi [...].

Em relação ao relacionamento professor/aluno, concordo com você. A escola é feita de “gente”, e sua função é a de educar “gente”. Desse modo, demanda a atuação de pessoas - de “gente”. Transformações verdadeiras pressupõem, portanto, valorização do ser humano, para que esses possam enfrentar os desafios da vida, e não as circunstâncias do “aqui e agora”.

No entanto, é preciso considerar que educar na atualidade requer, ainda, redimensionamento das competências docentes, além de solidez acadêmica com vistas à autonomia profissional. Assim, tais competências/saberes devem estar relacionados a diferentes dimensões, sejam elas profissionais, didáticas, pessoais, sociais, lingüísticas, éticas, políticas e pedagógicas.

Por outro lado, as razões para evasão escolar são diversas. Não existem fórmulas prontas para evitá-las. Cada escola é única, requerendo soluções adequadas ao contexto. Como você sublinha, nosso papel, como docentes, é o de possibilitar ao aluno uma ambiente acolhedor, no qual ele possa experenciar diferentes situações de aprendizagem dentrofora da escola. Atrai-lo, sim, mas, jamais tolher sua liberdade de escolha. Lembrei-me, agora, de um provérbio que diz: "Dê ao seu filho: asas e raízes. Asas para ele voar e raízes para ele saber que sempre pode voltar..." (Joyce Rosa de Sousa).

Quanto a existência de um currículo formal na escola chinesa, não podemos saber - talvez houvesse; muito embora a preocupação do diretor fosse com a evasão, e não com a qualidade, haja vista a contratação de Wei Minzhi.

Abs.

Em resposta à Edméa Santos

Re: Etapa 2 - Postem aqui suas resenhas dos filmes escolhidos!

por Karine Costa Maia -
Em resposta à Karine Costa Maia

Re: Etapa 2 - Postem aqui suas resenhas dos filmes escolhidos!

por Mayra Ribeiro -
Karine,
Você apresenta um filme que possibilita dialogar muito bem com a discussão do currículo com os cotidianos, por isso, penso que  poderia rever alguns pontos na sua resenha, a saber:

Como  se posicionaria frente a essa passagem do filme descrita por você, tomando como referencia o currículo com os cotidianos? 

"ele não sabe os conteúdos e ninguém o ajuda, vemos isso no seu modo de agir onde não se mistura muito com os alunos e durante o filme onde vemos claramente que ele não se encaixa nos padrões."

Você percebe no filme alguma tática utilizada pela professora para subverter a lógica do padrão  de conhecimento estabelecido?
O que você acha desse padrão? Ele ainda é legitimado na escola atual?

"Como professores e estudantes poderiam se apropriar da obra em seus atos de currículos? Como você utilizaria a obra em sua sala de aula? Você indicaria esta obra para que público?" (essa ultima está no roteiro sugerido por Edméa para a produção da resenha)

Vamos a interação! Bjssorriso

Em resposta à Karine Costa Maia

Re: Etapa 2 - Postem aqui suas resenhas dos filmes escolhidos!

por Thaís Trindade -
Esse filme é maravilhoso. Sempre que assisto percebo algo que pode me ajudar na minha prática tanto em sala de aula, quanto em outros espaços como educadora. Mais uma vez, a família quando está inteirada sobre o que está acontecendo na escola e quais as formas que ela tem para auxiliar a escola para exercer um melhor trabalho com aquele sujeito, o desempenho escolar e o desenvolvimento do aluno fica melhor e mais concreto, pois ambas as partes querem alcançar um mesmo objetivo.
Além disso, como a Mayra disse, esse filme dialoga muito com o cotidiano na escola e as diferentes maneiras que cada um lida com ele é fantástica.
Em resposta à Edméa Santos

Re: Etapa 2 - Postem aqui suas resenhas dos filmes escolhidos!

por Beatriz Lages de Oliveria -

Segue em anexo a resenha do Filme: Mãos talentosas: A história de Benjamin Carson.


MÃOS TALENTOSAS: A HISTÓRIA DE BENJAMIN CARSON

(GIFTED HANDS: THE BEN CARSON STORY, 2009)


FICHA TÉCNICA

Gênero: Drama

Direção: Thomas Carter

Roteiro: John Pielmeier

Elenco: Cuba Gooding Jr.Ele BardhaJesse ChristianKimberly EliseLesley BevanLoren Bass

Produção: Bruce Stein, Erin Keating, Margaret Loesch

Fotografia: John B. Aronson

Trilha Sonora: Martin Davich

Duração: 90 min.

 

Aproveito para deixar o link para o filme: 

Em resposta à Beatriz Lages de Oliveria

Re: Etapa 2 - Postem aqui suas resenhas dos filmes escolhidos!

por Mirian Amaral -

Olá, Beatriz,

Sua resenha é redigida com clareza, ainda que forneça ao leitor uma visão parcial do filme, dado que seu texto se assemelha mais a um resumo descritivo. A resenha crítica vai além da identificação das ideias principal e secundárias; razão pela qual a mesma deve ser complementada , em função das seguintes ponderações:

  • você não identifica o autor, e se ele tem outras produções. Também não se sabe em que contexto sociocultural a obra foi criada e quando.
  • Não há qualquer referência à literatura disponibilizada nesse ambiente sobre cotidianos,currículos e imagens. É preciso estabelecer essa relação,envolvendo o dentrofora da escola.
  • Defina o público com quem você trabalharia esse recurso.
  • Identifique alguns aspectos, além dos comportamentais, como determinação, auto-estima e autoconfiança, que você poderia explorar, em seus atos de currículo, já que o personagem é um médico (neurocirurgião) e sua mãe uma doméstica, duas profissões que estão atualmente nas mídias, aproximando-as do currículo formal da escola.
  • Que outros recursos você poderia associar ao filme, tendo em vista ampliar esses conhecimentos, de forma colaborativa e, se possível, autoral?
  • Qual seria o seu papel como docente, nesse contexto?

Aguardo seu retorno, viu? piscando

[ ]s

Em resposta à Mirian Amaral

Re: Etapa 2 - Postem aqui suas resenhas dos filmes escolhidos!

por Beatriz Lages de Oliveria -
Olá Mirian!

Refiz a minha resenha acrescentando essas informações que você pediu. Espero que goste!

Abraços, 

Beatriz Lages.
Em resposta à Beatriz Lages de Oliveria

Re: Etapa 2 - Postem aqui suas resenhas dos filmes escolhidos!

por Mirian Amaral -

Beatriz,

Certa vez, nosso grande poeta, Carlos Drummond de Andrade, ao ser indagado sobre qual a fórmula que usava pra escrever tantos poemas maravilhosos, respondeu que isso não era tarefa simples. Essa empreitada lhe consumia "99% de transpiração e 1% de inspiração". O que quero dizer é que qualquer produção autoral exige um processo de construção, desconstrução e reconstrução, além de muita disciplina, investimento em tempo e energia, autonomia, e comprometimento com os resultados a serem obtidos.

Ao refazer sua resenha, você demonstrou muitas dessas características. Seu texto fornece, ao leitor, uma visão adequada do telefilme escolhido. No entanto, questões importantes levantadas em meus comentários não foram contempladas nesse segundo trabalho. Como penso que essas reflexões são muito importantes, caso você queira continuar nossa conversa, procure respondê-las, aqui mesmo. Veja-as, a seguir:

1· Não há qualquer referência à literatura disponibilizada nesse ambiente sobre cotidianos,currículos e imagens. É preciso estabelecer essa relação,envolvendo o dentrofora da escola.

2· Defina o público com quem vocêtrabalharia esse recurso.

3· Identifique alguns aspectos, além dos comportamentais, como determinação, autoestima e autoconfiança, que você poderia explorar, em seus atos de currículo, já que o personagem é um médico (neurocirurgião) e sua mãe uma doméstica, duas profissões que estão atualmente nas mídias, aproximando-as do currículo formal da escola.

4· Que outros recursos você poderia associar ao filme, tendo em vista ampliar esses conhecimentos, de forma colaborativa e, se possível, autoral?

5· Qual seria o seu papel como docente, nesse contexto?

E, então, vamos nessa?

Abs.,

Em resposta à Edméa Santos

Re: Etapa 2 - Postem aqui suas resenhas dos filmes escolhidos!

por Pollyana Fernandes -
Aqui vai minha resenha do filme "Escola de Rock" :D
Em resposta à Pollyana Fernandes

Re: Etapa 2 - Postem aqui suas resenhas dos filmes escolhidos!

por Mirian Amaral -

Pollyana,

O filme selecionado é bastante interessante. Seu texto é claro e objetivo e levanta aspectos relevantes no processo educativo, como:

· a importância e influência do professor na vida do aluno

· Dwight aprendendo a lidar com eles no dia- a-dia, no cotidiano e a partir do seu objetivo e do perfil de cada um, aproveitando momentos em que percebe características em cada aluno e trabalha em cima disso.

· é possível trabalhar matemática e outras disciplinas tradicionais de diferentes formas, incluindo a música, pois na teoria musical quando se estuda ritmo, compasso é inevitável trabalhar com números, frações e outros conceitos matemáticos (...) Português e interpretação estão na composição das músicas, na rima, da combinação de palavras, no significado de cada uma.

· O filme mostra a criação de novas metodologias,fugindo das tradicionais.

· [...] cansados dos métodos tradicionais, cansativos e que partiam da competição, no individualismo e de um trabalho exclusivamente focado para a obtenção de bons resultados.

...

Ao longo dessas semanas, muitos artigos, entrevistas e comentários sobre cotidianos e currículos foram apresentados nesse ambiente, Senti falta, em sua resenha, do link da narrativa com fundamentos e conceitos importantes para a formação docente, aqui disponibilizados. Reflita sobre a relação dessas questões com a referida literatura e, tente complementar sua resenha. Se for o caso, traga comentários de outros cotidianistas.

Aguardo seu retorno.

[ ]s. piscando

Em resposta à Edméa Santos

Re: Etapa 2 - Postem aqui suas resenhas dos filmes escolhidos!

por Giselle Torrens -

Olá turma!

Segue anexo minha resenha sobre o filme norteamericano O Primeiro da Classe, de Peter Werner, produzido em 2008. Por mim, tem tudo a ver com a disciplina Currículos e Cotidianos. E vocês, o que acham?

Beijos!

Em resposta à Giselle Torrens

Re: Etapa 2 - Postem aqui suas resenhas dos filmes escolhidos!

por Mayra Ribeiro -
Giselle,
Primeiro parabéns pelo compromisso com a atividade e consequentemente com a sua formação. Com o propósito de pensarmos juntas sobre a sua resenha, me proponho a tecer alguns comentários:
- Como você poderia investir mais em uma escrita autoral, na qual você dialogue com o filme a partir das suas vivências no/dos/com o cotidiano? 
- Releia a sua resenha e perceba como até o penúltimo parágrafo ela é muito descritiva, faltando você se posicionar, questionar o enredo do filme.
- Como você percebe o cenário de discriminação apresentado por você na resenha e como relaciona esse cenário com o modelo de aluno que a sociedade institui como "o certo", "o bonito"? Avançamos em algum aspecto?
- Reconhece alguma prática emancipatória na postura da professora, da família, se sim, ou se não o que acha que as motivou?
- Como você percebe o papel da Web no contexto do filme, aproximando as pessoas, quando muito se enfatiza o isolamento?
- O que esse filme ensinou a Giselle, aluna da UERJ, praticante cultural na cibercultura, futura profissional, quiçá professora?
- Qual público você recomendaria esse filme e com quais propósitos?

corado Espero que me ajude a pensar com você essas questões, aguardo a interação. 
Mayra
Bjs
Em resposta à Mayra Ribeiro

Re: Etapa 2 - Postem aqui suas resenhas dos filmes escolhidos!

por Giselle Torrens -

Oi Mayra,

Seguem alguns comentários meus sobre as questões levantadas por você:

1- Para mim, o filme tem tudo a ver com o cotidiano escolar na medida em que podemos refletir sobre nossas experiências positivas e negativas num ambiente escolar. Digo isso, porque possuo 2 exemplos concretos que podem ilustrar o tema. No ensino médio, como na graduação, convivi com pessoas com algum tipo de deficiência que sempre foram muito bem tratadas por colegas de classe e pelos professores no seu cotidiano escolar. Eles se sentiam super à vontade para opinarem sobre os temas debatidos nas aulas e fora desse ambiente, tinham uma boa interação com os colegas. Em contrapartida, posso dizer que eu já sofri de "bullying" na escola, no ensino fundamental. E sabe por quê? Por causa da minha idade, já que sempre fui uma das mais novas da classe. Cansei de ouvir: "ah, você é muito nova para entender isso"; "ah, isso é coisa de gente imatura". Contudo, o que essas pessoas esqueceram era de que se eu estava LÁ foi algo meritocrático e não porque meu cérebro era como se fosse uma "fruta", prestes a amadurecer. Logo, o que eu acho que pode ser extraído do filme como algo a ser refletido é que o "desconhecido" e a falta de informação assusta as pessoas e gera o preconceito. Todos nós temos algo de bom a ensinar e a aprender, cada um´, é claro, dentro de suas limitações.

2- O objetivo do filme é de levar as pessoas à reflexão e fazer com que elas desmistifiquem o preconceito. As pessoas podem (e devem) nos surpreender, preferencialmente de forma positiva..rs

3- O cenário de discriminação ocorre quando deixa de ser analisado a capacidade/ currículo intelectual/ profissional e acadêmica do jovem professor e passa a ser analisada a deficiência dele. E esse preconceito surge no seio familiar, com o pai que não tem paciência com o filho e sente até vergonha pelas atitudes não-convencionais dele. A nossa sociedade é ainda movida pela aparência. Se aparenta "bonitinho", se aparenta "ter conteúdo", está tudo certo. Não é à toa que "engolimos" no dia-a-dia esses enlatados de noticiários demagógicos que sempre seguem as pautas jornalísticas e distorcem a realidade. Gosto muito de um escritor chamado Zygmunt Bauman que é um sociólogo polonês que debate sobre essas características da "liquidez" da nossa sociedade. O que falta nela, e consequentemente nas escolas e em seus cotidianos e currículos é menos aparência e formatação, e mais concretude, solidez, tanto no ensino, quanto nos debates.

4- Acredito que durante o filme houve 3 práticas emancipatórias: o primeiro foi o da mãe que sem a ajuda dos médicos, conseguiu sozinha buscar uma resposta para o problema de seu filho. Em segundo lugar, foi o diretor da escola em que estudava, quando apresentou Brad aos colegas de classe ao final de um concerto, apresentando o novo aluno e "sua amiga", a Tourette a toda a escola. Com isso, ele conseguiu dar um fim às vaias, às risadas e ao bullying e conseguiu adaptar a escola ao seu aluno. A terceira e última prática emancipatória foi quando Brad foi finalmente aceito em um emprego como Professor que era o seu sonho após várias entrevistas fracassadas.

5- A internet, como toda ferramenta, ela pode ser uma aliada do homem, como seu inimigo. Brad soube usar a web como meio de interação, já que era tímido e tinha uma baixa autoestima na parte dos relacionamentos amorosos.

6- Esse filme além de ter me tocado, ele mostrou através de uma história baseada na realidade muita coisa do que eu penso e critico em minha sociedade. O que eu às vezes digo é que o ser humano está esquecendo a letra H de humanidade e está agindo apenas "umanamente". Precisamos ouvir mais, observar mais, levar a vida com o riso, mas também com a seriedade. Acho que o filme também mostra um pouco disso. É o querer ser levado a sério.

7- Eu recomendaria esse filme para alunos a partir do 5º ano. Quanto mais cedo o aluno sair das redomas de vidro e saber lidar com as adversidades, melhor cidadão esse aluno se tornará. Além disso, é válido também para os professores se reformularem e saberem se adequar a cada tipo de necessidade do seu aluno. E principalmente: a família. Como já dizia a minha vó, educação vem de casa. Temos aí uma estrutura triangular, a base é essencial para que as faces se encostem.

Espero ter respondido todas as suas indagações..hehe

Bjs!

Giselle.

Em resposta à Edméa Santos

Re: Etapa 2 - Postem aqui suas resenhas dos filmes escolhidos!

por Mirian Amaral -

Oi, turma,

Segue minha resenha sobre 'Lixo Extraordinário', para apreciação e comentários de vocês.

[ ]s,

Em resposta à Mirian Amaral

Pessoal vamos explorar mais as "noções"dicutidas por aqui en relação com os filmes escolhidos....

por Edméa Santos -
boca abertaOlá pessoal!

Olá Mirian!

Mirian, gostei muito da sua resenha. Você deveria publicá-la. Mande para alguma Revista que aceite este formato. Se você investir mais no tratamento do processo de criação e da tessitura do conhecimento em rede, que se instituiu pelas mediações do artista com os praticantes, dará um artigo bem interessante. Invista nisso! Traga o processo e dialogue mais com noções destacadas pelas das práticas e pesquisas com os cotidianos.

  • Que redes educativas?
  • Como são tecidas e articuladas?
  • Relação dentrofora do lixão. O lixão é uma rede educativa? Tensões entre estratégias e táticas...
  • Arte como rede educativa
  • Saberes em emergência
  • Espaçostempos vividos e habitados
  • Produção e circulação de sentidos e significados
  • Narrativas e imagens como personagens conceituais
  • Que invenções?
  • Justiça cognitiva
  • Práticas emancipatórias
Enfim, tem muita coisa para explorar!!!

Mirian, parabéns pelas mediações aqui no fórum e pelos comentários. Turma aproveitem!piscando

[]s

Méa




Em resposta à Edméa Santos

Re: Etapa 2 - Postem aqui suas resenhas dos filmes escolhidos!

por Caio Abitbol Carvalho -
Em resposta à Caio Abitbol Carvalho

Re: Etapa 2 - Postem aqui suas resenhas dos filmes escolhidos!

por Mayra Ribeiro -
Caio,
pensativoConfesso que tenho percebido as resenhas aqui postadas muito mais como um resumo do filme assistido, mas penso que é processo e que é assim mesmo que todos podem avançar. 
Sinto algumas faltas na sua resenha e em outras já lidas que gostaria de comentar:
1. A resenha se constitui em um gênero discursivo , no qual vocês como resenhistas caracterizam de forma sucinta a obra, no caso o filme, analisada; também é comum em uma resenha a emissão de juízo de valor acompanhados de argumentos que favoreçam ao leitor, elementos para uma percepção mais geral sobre a obra;
2. Em alguns locais a ausência de pontuação dificulta a compreensão do texto, cabendo  uma revisão para melhorar;
3. Sobre as colocações apresentadas por você, como é possível ampliar os argumentos a luz dos referenciais discutidos nas atividades online, sobre Tecnologias, currículo, cotidiano e escola.  
4. Penso ainda que você precisa investir na reflexão sobre que escola é essa que precisa de estímulos outros "no caso o esporte" para que os alunos sejam "disciplinados ou encorajados" para o estudo?

Os últimos parágrafos começam a revelar a sua autoria, por isso mesmo, são bem mais motivantes.

Abraços!
Em resposta à Mayra Ribeiro

Re: Etapa 2 - Postem aqui suas resenhas dos filmes escolhidos!

por Caio Abitbol Carvalho -
Mayra, como disse no texto, "Podemos concluir que por mais complicado que seja desenvolver nosso papel de educadores, devemos ter em mente que temos que desenvolver praticas que façam com que consigamos superar os obstáculos que o sistema e a sociedade nos impõem."
Como visto na resenha e no filme, o cotidiano daquela escola era de jovens e de professores desacreditados. Porem nós como educadores não podemos desistir desses jovens. A ideia do esporte é só um exemplo.

Muitas vezes caracterizamos as pessoas como não tendo interesse, ou que não querem nada na escola. Por vezes presenciamos e vivenciamos escolas com currículos ultrapassados, que não motivam mais estes jovens.
O filme utiliza a questão da motivação, respeito, responsabilidade, e o esporte como motivador. Mas lembrando sempre que eles são alunos em primeiro lugar.
Podemos ligar isso a questão das tecnologias, elas sendo uma maneira de conseguir trazer a atenção e a vontade de se focar nas aulas para estes jovens.
"Sobre o que diz respeito ao currículo, percebemos que o que fez com que os alunos se motivassem foi o esporte. Eles não estudavam, nem se concentravam na aula por uma questão de querer. Faltava um incentivo a eles, as aulas “curriculares” não faziam diferença."

Talvez seja o caso de pararmos de jogarmos a culpa sempre nos alunos, o taxando de pessoas que não querem nada, mas sim começar a repensar se a escola não esta muito distante da vida deles, do cotidiano. Não adianta nada termos uma escola com praticas, currículos e cotidianos que não atingem mais. 
Em resposta à Edméa Santos

Re: Etapa 2 - Postem aqui suas resenhas dos filmes escolhidos!

por Fabiana Vieira -
Segue em anexo a resenha do Filme: Cada estrela na terra. Toda criança é especial.

Espero que gostem vale apena muito ver esse filme, e espero ter feito certo.
Em resposta à Edméa Santos

Re: Etapa 2 - Postem aqui suas resenhas dos filmes escolhidos!

por Evelyn Valverde -
Segue a resenha do filme Bullying Virtual, espero que vocês gostem e que possamos discutir e refletir sobre o assunto do bullying tanto virtual quanto o face a face que é um assunto que possui tanta importância no cotidiano escolar. 
Em resposta à Evelyn Valverde

Re: Etapa 2 - Postem aqui suas resenhas dos filmes escolhidos!

por Mayra Ribeiro -
Evelyn,

Penso que muitas pessoas, mesmo de diferentes épocas, se reconhecem de alguma forma nesse filme. Antes do advento da internet éramos apelidados, ou debochados por colegas na escola, favorecendo a insegurança e baixando nossa auto-estima.
O filme apresentado por você mostra uma face complexa da comunicação em rede. O ciberbullyng, diferentemente do bullyng face a face, ganha uma conotação e amplitude em função dos meios de veiculação da mensagem através das tecnologias digitais em rede.Em um simples toque, podemos colocar pessoas em sérias situações de constrangimento, chegando ao ponto máximo do suicídio, como quase acontece no filme por você resenhado.
Trazendo a discussão para o contexto dos cotidianos, a frase abaixo  me chamou a atenção no seguinte aspecto: Essa afirmação é sua ou foi retirada do filme? O que você acha dessa separação dentro e fora da escola?

"Interessante também é que por ser virtual, nem mesmo a escola tem como tomar medidas, como o diretor diz a mãe de Taylor quando ela vai procurá-lo, que o bullying virtual é ainda mais complicado, porque não tem como controlar a internet ou penalizar os agressores, pois os atos são feitos fora da escola e não há nenhuma lei que penalize esses atos."

Na entrevista de Nilda Alves, disponível mais no início dessa atividade online, vimos que:
E"""A incorporação dessas redes ­ do que se aprende fora da escola e que é trazido para escola como experiências vividas externamente, que passam a ser vividas internamente ­ é que movimenta o ensino, renova o ensino. o ensino não é renovado por decreto, ele é efetivamente renovado no concreto dele, no cotidiano dele, na compreensão daquele conjunto de professores de uma determinada escola, com o acesso que eles começam a ter às múltiplas redes educativas e, dessa forma, começam a fazer transformações"

A fala de Nilda Alves nos faz pensar quão complexa são as práticas de ensinar e aprender no atual contexto, sendo que nunca coube a separação dentro e fora da escola, uma vez que "o fora" sempre esteve "dentro" e vise versa. Dessa forma, que outras questões você acredita que precisa ser repensada nas formas de organização e da ação didática nesse contexto da cibercultura? Você percebeu na atuação do diretor ou do professor, ou dos alunos alguma prática emancipatória?
Que alternativas você levantaria como possibilidade de atuação da escola diante do fato de Taylor?

Que o diálogo todos-todos possa fluir cada vez mais nesse espaço.
Bjs
Mayra





 
Em resposta à Mayra Ribeiro

Re: Etapa 2 - Postem aqui suas resenhas dos filmes escolhidos!

por Evelyn Valverde -
Mayra,
O trecho mencionado pela senhora, é a fala do diretor do colégio que eu resumi em minhas palavras.
Eu acredito que, relacionando a citação de Nilda Alvese e o filme por mim resenhado, com a incorporação de novas redes, no caso a internet, é claro que a escola não pode ficar de fora da renovação, afinal a influência gerada por essas redes utilizadas fora da escola modificam o meio escolar, a vivência dos alunos e dos próprios professores. Acho que uma ótima maneira para que haja uma interação com os alunos, até mesmo como maneira de fazer parte do mundo deles é adentrar esses meios. Criando grupos no facebook, das turmas e até mesmo da própria escola em sí, compartilhando emails, utilizando o moodle até mesmo para as aulas presenciais, criando redes de interação entre professor aluno, como as páginas dropbox e prezi que eu particularmente conheci recentemente e fiquei encantada com a praticidade e proximidade que estas geram. Enfim, acho que promovendo essa interação, pode haver um diálogo entre a escola e os alunos, tutores e professores e estudantes. Adentrando no mundo desses estudantes da nova era, conhecendo-o, explorando-o, talvez seja possível encontrar recursos para lidar com problemas como o cyberbullying.
No filme, a escola se mantém à parte do problema, mesmo quando a mãe de Taylor tenta conversar com o diretor, este explica que os agressores não podem ser penalizados e a escola não pode tomar medidas, uma vez que as práticas ocorrem na internet. No entanto, o psiquiatra com quem Taylor se consulta após a tentativa de suicídio, ao reunir adolescentes que sofrem bullying num grupo de apoio para compartilhar experiências e juntos, procurar maneiras de vencer o problema, promove a inclusão entre essas pessoas e mostra que eles não estão sozinhos e possuem recursos para se defender. Isto gera uma prática emancipatória entre Taylor e seus colegas que sofrem bullying, que juntos, defendem-se contra os seus práticantes, mostrando a eles a aos colegas de classe que estes atos são errados e causando a inclusão daqueles que sofrem o bullying.
A escola e os professores não são muito ativos no filme, afinal o caso do cyberbullying é realmente muito delicado. Mas eu acredito que tentar punir os praticantes não é a única saída. Acho que o assunto Bullying deveria incluído na escola, através de palestras, seminários, trabalhos, debates, redações. Incluir o assunto de maneira natural nas salas de aulas, nas próprias disciplinas, fazendo com que os alunos reflitam sobre o assunto. Aliás, este é apenas um dos assuntos polêmicos que deveriam ser abordados nas escolas. Acho que a escola é de grande influência na vida de crianças e adolescentes, na criação da moral e do caráter, e não apenas do ensino formal, falta a escola se dar conta disso e usar a seu favor.
Em resposta à Evelyn Valverde

Re: Etapa 2 - Postem aqui suas resenhas dos filmes escolhidos!

por Mayra Ribeiro -
Concordo com você Evelyn, e como praticantes culturais temos que incentivar esses debates. Bj

Em resposta à Edméa Santos

Re: Etapa 2 - Postem aqui suas resenhas dos filmes escolhidos!

por Renan Dunaevits de Souza -
Em resposta à Renan Dunaevits de Souza

Re: Etapa 2 - Postem aqui suas resenhas dos filmes escolhidos!

por Mayra Ribeiro -
Renan,

Sua resenha traz aspectos interessantes, e por isso mesmo poderia ter explorado outras referencias da sua formação. Você apresenta um filme possível de ser relacionado com os modelos de currículos  que engendram as práticas escolares tradicioanais; a disciplina, enquanto modelo de comportamento adotado por uma sociedade moderna e eurocêntrica, etc. Diante dessa e de outras questões percebidas na sua resenha, proponho que você faça uma releitura procurando ampliar as ideias e inclusive rever a estruturação do texto em alguns momentos, a saber:

. "O aluno, que não se comporta dentro do modelo que os professores estabelecem, é, prontamente, ignorado e desacreditado em todo o seu potencial" Como você enriqueceria essa afirmação? Porque os professores se comportam dessa maneira? Qual a importância do currículo com os cotidianos no processo de transformação dessas práticas?

"Quantas vezes o tradicional paradigma educacional se sobrepôs a teorias promissoras".( Sua intenção é interrogar ou afirmar? O que você quis dizer com teoria promissora? Fale um pouco. 
" Quantas vezes na história, um modelo fracassado abafou novas metodologias, novas ideias".( cabe uma interrogação  depois dessa frase?!)  
Diante dessa sua afirmação,  qual importância você atribui as   práticas emancipatórias discutidas aqui nos texto dessa atividade online?

 "Nas escolas públicas, ao contrario de Patch Adams que avalia cada paciente respeitando suas necessidades e singularidades, são impostos planejamentos comuns a todas as escolas pertencentes a um mesmo Município ou Estado".
Como você pensa a escola nesse novo contexto da tecnologias digitais, da aprendizagem ubíqua? A informação hoje não está mais na escola, mais acessível ao aluno em vários ambientes, cabendo ao alunos/praticantes culturais acessar dados, pensar sobre eles, interpretá-los, cocriá-los, compartilhá-los...È possível um currículo disciplinar, com uma lista de conteúdos definidos a priori atender esse novo contexto? 

 Pense sobre essas questões e reveja a sua resenha para ampliá-la e nos presentei com um "novo" texto.

Uma ótima tarde! 
Mayra




Em resposta à Edméa Santos

Re: Etapa 2 - Postem aqui suas resenhas dos filmes escolhidos!

por Thamires da Silva Vilches -
Em resposta à Thamires da Silva Vilches

Re: Etapa 2 - Postem aqui suas resenhas dos filmes escolhidos!

por Mayra Ribeiro -
Thamires,

Na sua resenha, você denomina a 2ª escola de "Preciosa"  como "escola alternativa". Esse nome está no enredo do filme ou é criação sua? Por que foi dado esse nome? Você consegue identificar práticas na escola alternativa, que se diferencie da escola anterior? Narre na sua resenha um pouco dessas práticas. 
Vimos em vários momentos das atividades online aqui realizadas, textos, vídeos, entrevistas que nos ajudam a pensar sobre  as limitações dos currículos disciplinares e a potência dos currículos com os cotidianos no respeito as diferenças e as vivencias dentrofora da escola. Que relações você consegue estabelecer entre o filme e essas discussões?

Você levanta, no final da resenha três importantes questões:
-"O primeiro ponto a ser pautado nos leva a pensar se a escola está preparada para lidar com as múltiplas identidades e pronta para reconhecê-las, valorizá-las e inseri-las dentro do contexto escolar. O segundo ponto leva a reflexão para o currículo e sua demanda, se este vai atender a expectativa do público ao qual ele será desenvolvido ou se continuará propagando o autoritarismo e a intolerância ao que for diferente. E o terceiro ponto tange ao diagnóstico de muitos problemas dentro da escola a partir de um acompanhamento feito em seu cotidiano através de um olhar aguçado sobre seus acontecimentos".

Como as discussões realizadas até o momento lhe ajudam a avançar um pouco mais no encaminhamento dessas questões? 
No mais, vale rever as orientações, as sugestões aqui disponibilizadas para a elaboração da resenha. O que mais é possível você acrescentar?
Bjs.

 


Em resposta à Mayra Ribeiro

Re: Etapa 2 - Postem aqui suas resenhas dos filmes escolhidos!

por Thamires da Silva Vilches -

Olá, professora! A "escola alternativa" está no enredo do filme.
No filme, a escola tem o nome de Each one teach one e nela cada um participa e promove o aprendizado do outro. Em uma cena em que Preciosa pede ajuda a professora Blue Rain e está fica impossibilitada de dar aula, uma das alunas é convocada pela professora e passa a administrar a aula naquele momento com a ajuda das outras colegas de turma.

Em resposta à Edméa Santos

Re: Etapa 2 - Postem aqui suas resenhas dos filmes escolhidos!

por Ana Paula Roza da Silva -
Em resposta à Ana Paula Roza da Silva

Re: Etapa 2 - Postem aqui suas resenhas dos filmes escolhidos!

por Mayra Ribeiro -
Ana Paula,
Demorou mais chegou sua resenha, ainda bem rsrsrs.
Não entendi essa parte " Ele tem vinte anos, é órfão e escolhe para amigos pessoas classificadas como “não recomendadas” Escolhe o que?
Diante de um filme que traz o tema da inclusão, possibilita problematizar os currículos uniformizados e padronizados em um contexto de aprendizagem ubíqua, de comunicação em rede, de democratização da informação e da autoria dos praticantes culturais, como você percebe a trama apresentada no filme na relação com as demandas da educação atual? Que tessituras é possível estabelecer entre o filme e as discussões sobre o ensinaraprender com os cotidianos? Como os artefatos tecnoculturais nesse contexto da cibercultura pode favorecer as diferenças? As aprendizagens em tempos e ritmos diferentes?

Abraços.
 Vamos continuando o debate!

 

 
Em resposta à Edméa Santos

Re: Etapa 2 - Postem aqui suas resenhas dos filmes escolhidos!

por Juliana Leite -

Pessoal, sei que estou atrasada, mas tive alguns problemas no último mês e acabei ficando bem enrolada. Enfim, postarei de qualquer maneira, mesmo que seja apenas para compartilhar.

Segue a resenha com a seleção de quatro curtas produzidos por diferentes etnias. Os vídeos fazem parte do projeto Vídeo nas Aldeias. Como meu foco de pesquisa acadêmica é a educação indígena, resolvi resenhar sobre a importância desta cultura em nossos cotidianos escolares.

Neste link vocês poderão acessar todos os conteúdos do projeto:

http://www.videonasaldeias.org.br/2009/vna.php


Beijos!!

 


Em resposta à Juliana Leite

Re: Etapa 2 - Postem aqui suas resenhas dos filmes escolhidos!

por katia prado -
Oi Juliana, eu estive olhando rapidamente o material que você disponibilizou para nos, e achei muito interessante, algo diferente, pelo pouco que pude ver, percebi que os índios estão dominando muito bem as TICs. Muito bom!!!
Em resposta à katia prado

Re: Etapa 2 - Postem aqui suas resenhas dos filmes escolhidos!

por Juliana Leite -
Katia, boa noite!!

Pois é, eles estão "reconquistando" o espaço deles. Espero que muitos em nossa sociedade tenham a oportunidade de conhecer a cultura para enfim valorizar.

Tenho muitos materiais bacanas. Tanto filmes quanto livros e textos.
Qualquer coisa, fala comigo.

Beijos
Em resposta à Edméa Santos

Re: Etapa 2 - Postem aqui suas resenhas dos filmes escolhidos!

por Renata Lopes Marinho de Almeida -
Professora, tenho, desde a última sexta-feira, tentado ver se algum comentário foi realizado sobre a resenha que postei. Contudo não estou conseguindo encontra-la, cheguei a comentar isso com uma das professoras no sábado ao final do nosso encontro. Portanto, irei postar a resenha novamente por precaução. 

Já havia comentado uma resenha inclusive, da aluna Monique que postou sobre o mesmo filme que eu já havia escolhido.

Grande abraço e segue em anexo