O que sabemos sobre os temas da nossa disciplina? Turma 2013-1

O que sabemos sobre os temas da nossa disciplina? Turma 2013-1

O que sabemos sobre os temas da nossa disciplina? Turma 2013-1

Número de respostas: 98
sorrisoOlá turma!

Após as três semanas de ambientação no ambiente online, vamos agora mapear o que toda turma sabe sobre os temas de nossa disciplina. Já estamos na terceira semana de nosso curso. Agora é hora de aquecer de vez. Chegar de esperar. Não é mesmo?

Como nos ensinou Paulo Freire, devemos partir sempre dos "saberes tácitos" de nossos alunos. Aprendemos em rede, estamos no mundo, num mundo conectado e enrredado por diversas redes educativas. Sempre sabemos algo sobre qualquer tema, ainda mas em nossa sociedade onde a informação circula e nos arrebata o tempo todo via diversos meios de comunicações.

Então, sem consultar referências específicas, respondam as questões:

O que significa "Cotidianos" ? O que entendemos por cotidiano escolar? O que são redes educativas? Por que aprendemos em rede? O que são as redes?

Vamos escolher uma imagem ou algumas imagens para nos ajudar? Quem começa?

Aqui não é espaço apenas para responder as questões lançados pela professora. Então vamos dialogar com as mensagens dos colegas, tensionando suas argumentações. Aqui temos que exercitar e "Pedagogia da pergunta"e não apenas a "Pedagogia da resposta". Quem inaugura este fórum?

Traga uma imagem e com ela fale. Responda as questões, dialogando com os colegas e comigo é claro...!!!!!

[]s

Méa
Em resposta à Primeiro post

Re: O que sabemos sobre os temas da nossa disciplina? Turma 2013-1

por Daniel Castiajo -
No meu entender, cotidiano é a palavra que explica a rotina vivenciada por um sujeito durante os dias da sua existência, cultural, social, profissional, familiar. Creio eu que pode ser facilmente interpretado pela expressão "dia-a-dia". Já o Cotidiano escolar trata especificamente do meio social que abrange a escola, ou seja, todos os acontecimentos e as particularidades de cada comunidade escolar. Aprendemos em rede devido as nossas relações com os outros, já que todos nós enquanto seres sociais trazemos conosco todo o apanhado de conhecimentos vivenciados nos diferentes caminhos. Eu, sinceramente, não sei explicar melhor sem a devida consulta.
Anexo CDD8936CCBE58FE76E85441B22C481.jpg
Em resposta à Daniel Castiajo

Fale com a sua imagem Daniel! Vamos nessa...Parabéns por abrir este nosso fórum!

por Edméa Santos -
boca abertaOlá Daniel!

Que bom que você abriu o nosso fórumpiscando. O objetivo do nosso debate é exatamente saber qual é o "conhecimento real" da turma sobre as noções da nossa disciplina. Conhecimento real é tudo que sabemos sobre algum tema ou objeto do conhecimento. Mas temos muito a discutir para aprendermos mais coletivamente.

Daniel fale um pouco sobre a sua imagem. O que ela significa para você em relação as questões que abrem e provocam este fórum?

Daniel qual a relação entre "rotina"e "cotidianos". Você inicialmente diz que estas noções são sinônimos. Mas quando fala sobre cotidiano escolar sua conceituação vai além da noção de "rotina".

Espero todos e todas para o debatepiscando

[]s

Méa
Em resposta à Edméa Santos

Re: Fale com a sua imagem Daniel! Vamos nessa...Parabéns por abrir este nosso fórum!

por Daniel Castiajo -

Achei que a imagem poderia contribuir com o tema, pois representa simbolicamente o compartilhamento global de uma grande quantidade de pessoas em favor de um movimento social. Não quero questionar a veracidade das fontes e nem estabelecer opinião acerca das questões mais complexas que envolvem o radicalismo religioso. Contudo, a imagem pode contribuir com a turma no que se refere ao uso do computador como meio de disseminação de conteúdo, seja ele usado para o bem ou para o mal.

Em resposta à Daniel Castiajo

Re: O que sabemos sobre os temas da nossa disciplina? Turma 2013-1

por katia prado -
Eu gostei muito desta foto do Daniel, ela nos mostra de forma simples, o que acontece, nas redes sociais, onde a todo momento somos "atacados" por uma infinidades de informações e anúncios, um verdadeiro bombardeio! A tecnologia nos trouxe vantagens, as noticias nos são passadas em tempo real, e todos estão conectados ao mesmo tempo com o mundo, vencendo as distancias, formando uma verdadeira rede de informações; onde temos coisas boas e coisas ruins, só cabe a nós mesmos sabermos escolher o que nos acrescenta algo de bom.


Em resposta à katia prado

Sobre redes sociais, mídias, redes educativas...

por Edméa Santos -
Olá Kátia! Olá Daniel!boca aberta

Será que nas rede sociais da internet nós somos "atacados"? De que forma as redes sociais são formadas. Não confundamos redes sociais com mídias sociais. As mídias são interfaces. Mediadores. mas como as redes sociais são efetivamente formadas. Como as redes podem se contituir como "redes educativas"?

Podemos diferenciar redes sociais de redes educativas?

Espero todos e todas para o debate!

[]s

Méa
Em resposta à Edméa Santos

Re: Sobre redes sociais, mídias, redes educativas...

por katia prado -
 Redes sociais educativas,  funcionam como a rede social virtual, como no caso do face e outras redes sociais; mas, as pessoas se "encontram" nestas redes educativas, com o objetivo de se relacionarem  para compartilharem ideias, conhecimentos, informações, assuntos da atualidade, textos e livros, o que torna o aprendizado bem mais interessante, mas, com a supervisão de professores e/ou  tutores, que nos orientam e estimulam a desenvolver os temas propostos, de forma que todos possam participar e contribuir com seus conhecimentos por meio de debates.

Em resposta à Primeiro post

Re: O que sabemos sobre os temas da nossa disciplina? Turma 2013-1

por Gabrielle Carvalho de Aragão Santana -
Cotidiano é algo que acontece todos os dias, o dia-a-dia. O cotidiano escolar é aquilo que acontece de segunda a sexta ou, em algumas escolas, de segunda a sábado, no horário escolar.
As redes educativas, pelo que posso interpretar, deve ser o uso da tecnologia na educação, como exemplo essa matéria a distancia que estamos fazendo; é através de uma rede que estamos aprendendo uns com os outros, passando e compartilhando um pouco do conhecimento que temos, isso faz com que aprendamos em rede.
Rede, no seu significado original, significa um entrelaçados de fios ou cordas; Hoje em dia "rede" pode ser usada para falar sobre redes sociais, rede de computadores, rede de internet, rede de amigos. Ou seja, esse significado de rede significa que pessoas estão conectadas de alguma forma.

Selecionei algumas imagens que achei interessante, peguei na rede:
f1606.jpegredes-sociais-psicologia.jpg

(Editado por Edméa Santos - quinta, 2 maio 2013, 19:12)

Em resposta à Gabrielle Carvalho de Aragão Santana

Sobre redes, redes educativas....

por Edméa Santos -
boca aberta Olá Gabrielle, Olá Thaís!

Carinha amarela....kkkkkk
Poste logo sua foto Gabrillepiscando

Gabrielle e Thaís vocês apresenta a noção de rede com alguns dimensões bem interessantes. Destaco pelo menos duas dimensões trazidas por você:

  • 1- Aprendemos em rede. Muito bem! Turma, alguém poderia explorar mais um pouco esta dimensão? Resgatem conhecimentos que vocês já construiram sobre aprendizagem humana. O que dizem os autores sobre isso? O que é aprender em rede? Como aprendemos? Que redes são estas?
  • 2- Rede como tecnologia da informação e da comunicação. Muito bem! Nosso ambiente virtual de aprendizagem (Moodle) é sim uma rede. Aprendemosensinamos mesmo estando geograficamente dispersos. Agora, por exemplo, converso com vocês da sala da minha casa. E vocês por onde andam...? Entre nós, temos as mediações das interfaces digitais. Quem pode falar mais um pouco sobre isso? A imagem trazida pela Gabrielle é bem elouquente. Quem gostaria de comentar?

Como podemos articular as duas dimensões trazidas pela Gabrielle e pela Thaís pessoal?

Mas será que as "redes" são apenas tecnológicas e cognitivas?


Thaís , assim como o Daniel você também cita a noção de "rotina"nas práticas cotidianas. Fale um pouco mais sobre issopiscando

Vamos ao debate! Estou adorando a participação de vocês. Pode ficar ainda mais interessante.

Espero todos e todas para o debate!

[]s


Méa




Em resposta à Edméa Santos

Re: Sobre redes, redes educativas....

por Gabrielle Carvalho de Aragão Santana -
Olá, já postei a foto, estava um pouco confusa ainda com o site...

Nesse momento falo do meu quarto, ou melhor, da minha cama, rsrs.

Bom, "estar em rede" tem diversos significados, dependendo do contexto. No contexto de que nós, aqui, estamos aprendendo através de debates que só são possíveis através de uma rede que se chama internet e que estamos conectados em um mesmo ambiente, o que é interessante é que não só podemos nos comunicar de qualquer local (como exemplo meu quarto), mas podemos os debates e informações ficam aqui, registrados, para que possamos rever a qualquer momento.

As imagens que eu trouxe, uma delas eu entendi que era uma metáfora de uma sala de aula, em que estamos aprendendo através do computador, porém, é uma constante troca de informação, pois estamos ligados através de debates e trocas de informações, o que representa a segunda imagem.
Em resposta à Gabrielle Carvalho de Aragão Santana

Re: Sobre redes, redes educativas....

por Edméa Santos -
Muito bem Gabrielle!

Estamos sim em rede e não a distância. Estar geograficamente distante não é estar a distância. Temos o ambiente virtual de aprendizagem como sala de aula. Então , vamos dilogar com os colegas e mediar a aprendizagem de todos e todas. Espero você mais por aqui.
[]s

Méa
Em resposta à Edméa Santos

Re: Sobre redes, redes educativas....

por Thaís Trindade -
Então quando falo sobre a "rotina" nas práticas cotidianas, penso realmente nas ações que tomamos todos os dias na escola ou fora dela, no entanto, a rotina muitas vezes nos coloca em uma zona de conforto. Alguns pensam, por exemplo, que em duas turmas de 4°ano podem ser usadas as mesmas dinâmicas de aprendizagem e as mesmas práticas pedagógicas, no entanto cada aluno é um com sua história, sua rotina e sua realidade social e por isso um mesmo planejamento pode dar certo para uma turma e ser pouco produtivo para outra.
Lembro mais uma vez, que coisas imprevisíveis acontecem no cotidiano escolar que podemos  usar ao nosso favor ou deixar que elas nos atrapalhem.
Além disso, complementando o pensamento sobre o que é o ensino em redes recordo-me de Edgard Morin em seu texto sobre a complexidade e sobre o tema da transdisciplinaridade. Com isso, lembro-me da ideia de não pensarmos o conhecimento como gavetas separadas, mas sim como algo maior e interligado entre si.
Em resposta à Gabrielle Carvalho de Aragão Santana

Re: O que sabemos sobre os temas da nossa disciplina? Turma 2013-1

por Karine Costa Maia -
Oii gente desculpa a demora!!, queria dizer que concordo com que a Gabrielle disse, primeiro falo sobre redes onde um aprende e ensina com o outro sem muitas das vezes perceber, onde não é preciso de um emissor e receptor, mas todos são emissores e receptores. Rede não é só se conectar a internet e conversar com o outro como a Gabi disse, rede pode até ser um grupo de amigos. Gosto muito dessa pagina no facebook sobre Harry Potter:https://www.facebook.com/hpbrazil?fref=ts
REDE é todos para todos
Os livros e os filmes já acabaram, mas ainda existem e vão existir durante muito tempo os fãs e pessoas que gostam de HP pra conversarem para estarem em rede.  Cotidiano escolar acho que está em tudo aquilo q está ligado a escola desde da professora ensinando na sala de aula até o moço da faxina, do trabalho de casa do aluno até a prova.

Anexo todos-por-um.jpg
Em resposta à Karine Costa Maia

Re: O que sabemos sobre os temas da nossa disciplina? Turma 2013-1

por Edméa Santos -
Olá Karine!

Muito bem! Agora dialogue com os colegas. Que mensagens você questionaria por aqui? Vamos lá!
[]s

Méa
Em resposta à Gabrielle Carvalho de Aragão Santana

Re: O que sabemos sobre os temas da nossa disciplina? Turma 2013-1

por Fabiana Vieira -
Muito interessante seu ponto de vista em relação as redes educativas, e estamos vivendo uma, com essa disciplina, e hoje em dia com o maior acesso a internet e a informações podemos compartilhar mas os nossos conhecimento, pois esse vasto mundo das redes virtuais nos permiti fazer isso.
Em resposta à Primeiro post

Re: O que sabemos sobre os temas da nossa disciplina? Turma 2013-1

por Thaís Trindade -
Na minha opinião "Cotidianos" é aquilo que passamos em algum momento, mas não temos um controle direto sobre ele, ou seja, é algo que pode influenciar nosso dia, nossa prática, nosso trabalho e nós não temos como prever o que vai acontecer a partir desse cotidiano vivido. Pensando no âmbito da educação, o cotidiano é exatamente aquela situação que nos deparamos em sala de aula ou na escola que não tínhamos como saber que iria acontecer, por exemplo, uma situação de falta de respeito por parte de um aluno e que muitas vezes não sabemos como reagir de imediato, pois isso não deve fazer parte da nossa rotina. 
Quando penso nas redes educativas associo rapidamente a uma cama de gato, pois iniciamos com um barbante que ao fim aparenta ser vários. Isto é, quando estamos discutindo um determinado assunto podemos ter várias vertentes, diversas opiniões, diferentes conhecimentos partindo de um ponto em comum. É exatamente dessa forma que aprendemos, estamos lendo sobre um tema e nosso cérebro associa a algo que já temos conhecimento sobre aquilo e assim sucessivamente, visto que o conhecimento não está separado em diferentes blocos, mas sim de forma única e correlacionado ao que já sabemos sobre aquilo, o que não sabemos e o que queremos saber. 
Pensando desta forma, encontrei uma imagem que demonstra o que muitas vezes acontece quando o conhecimento não é tecido em redes. 
Anexo cotidino.gif
Em resposta à Thaís Trindade

Re: O que sabemos sobre os temas da nossa disciplina? Turma 2013-1

por Juliana Rebelo -
Oi Thaís, 

na minha opinião você trouxe um assunto bem interessante para a discussão de cotidianos, que é essa questão do imprevisível, que está presente nas salas de aula e nas escolas. São muitas as situações que acontecem no dia-a-dia escolar que não fazem parte do planejamento do professor. São situações em que muitas vezes não se pode deixar passar desapercebido e que tem a capacidade de influenciar toda turma ou até a escola. Esse imprevisível, que acontece tanto nos escolares como na vida particular de cada um, me fala muito de como é importante um olhar especial para essas questões quando o assunto é cotidiano escolar. 
Em resposta à Juliana Rebelo

Re: O que sabemos sobre os temas da nossa disciplina? Turma 2013-1

por Thaís Trindade -
Pois é Ju, muitas vezes nos preocupamos tanto nas formas de ensinar, de chamar a atenção do aluno, mas muitas vezes chegamos ao final do curso e entramos na sala e nos deparamos com diversas situações da "rotina" e não sabemos como lidar. Penso que nessa disciplina além dos estudos teóricos, os exemplos práticos da vivência de cada um será fundamental.
Em resposta à Primeiro post

Não esqueçamos de trazer os créditos das imagens! Orientações para a participação efetiva nos fóruns.

por Edméa Santos -
boca abertaOlá turma!

Vamos trazer abaixo das imagens os créditos. Tragam os links de onde elas foram encontradas.

Estou muito contente com as primeiras participações em nosso fórum. Vamos manter o rítmo dos debates. Minhas provocações são mediações para termos um debate consistente e com muito engajamento. Todos nós somos mediadores em potencial. Vamos postar nossas mensagens iniciais. Todos e todas devem responder ao enunciado principal do nosso fórum. Mas além disso, temos que nos relacionar e intervir fisicamente nas mensagens dos nossos colegas. Vamos provocar, questionar, agregar mais informações, sugerir links e outras leituras.

Por enquanto não se preocupem com "quadros teóricos"...Teremos muito tempo para buscar nossos "parceiros intelectuais"...

Fiquem com meu abraçocorado
[]s

Méa
Em resposta à Primeiro post

Re: O que sabemos sobre os temas da nossa disciplina? Turma 2013-1

por Thaís Vianna Richter -
 Olá turma ! 

 Em uma rápida e pequena busca encontro o significado de cotidiano sendo:
" aquilo que é habitual ao ser humano, ou seja, está presente na vivência do dia-a-dia."
Trazendo para o campo da educação, o cotidiano escolar não está longe dessa concisa definição, mas ele não se limita a esse significado, está para além. 
Ao meu ver o cotidiano escolar toma forma nas práticas educacionais, na execução dos currículos e nas diversas formas de interação entre os atores (professores/alunos e demais funcionários)da educação e tudo isso se dá nos diferentes espaços escolares. 
Escolhi essa  imagem, pois acho que deveria estar mais presente no cotidiano escolar
brincadeira-de-crian%25C3%25A7as.jpg


Em resposta à Thaís Vianna Richter

Re: O que sabemos sobre os temas da nossa disciplina? Turma 2013-1

por Juliana Rebelo -

Cotidiano pra mim é pensar em tudo aqui que faz parte da vida de cada ser humano, as experiências vivenciadas por estes e aquilo que constrói diariamente a história de cada um. Pensar em cotidiano escolar me faz pensar em um espaço onde toda essa diversidade de histórias estão presentes em um mesmo espaço, e devido a isso há troca, há conhecimento, há partilha. 
Essa imagem dá um exemplo dessa ideia, onde o conhecimento que é adquirido ao longo da vida é levado para o espaço escolar para serem trocados, partilhados e ampliados. A união de cada cotidiano em particular para formar o cotidiano daquele grupo, no caso o cotidiano de uma escola.  
Anexo eletivacotidiano.jpg
Em resposta à Juliana Rebelo

Re: O que sabemos sobre os temas da nossa disciplina? Turma 2013-1

por Edméa Santos -
boca abertaMuito bem Juliana!

Sua imagem é uma beleza. Crianças em grupo, trabalhando de forma colaborativa e por que não falar, trabalhando em rede? Juliana, para você o que é uma rede educativa? A escola é uma rede educativa? Como esla se articula com outras redes?

Te espero para continuarmos nossa conversa!
[]s

Méa
Em resposta à Edméa Santos

Re: O que sabemos sobre os temas da nossa disciplina? Turma 2013-1

por Juliana Rebelo -
Na minha pouca experiência em sala de aula, percebo o quanto o trabalho colaborativo tem contribuído para a aprendizagem dos alunos e alunos, além de ampliar conhecimentos, gerar críticas e questionamentos, e também traz para o grupo contribuições talvez não planejadas pelo professor.
A rede educativa pra mim, é o conhecimento desenvolvido por grupos, onde juntos seus integrantes se unem, na produção de uma aprendizagem. Onde eles também se colocam como agentes responsáveis por essa construção e pela construção do próximo. Essa rede pode ser feita em grupos pequenos (como na imagem que escolhi), onde cada mesa realiza uma atividade em grupo e posteriormente os grupos reunidos contribuírem para o grupo geral.
Muitas escolas, as vezes, apresentam ainda resistência com esse conhecimento produzido em redes. E acredito que se tenha que ter um preparo muito intenso com a turma e uma mediação também do professor, para que de fato todos possam interagir e colaborar para essa produção. Muitas escolas ainda não acrescentam em seus planejamentos as atividades que possam ser produzidas de forma colaborativa.
Em resposta à Thaís Vianna Richter

Re: O que sabemos sobre os temas da nossa disciplina? Turma 2013-1

por Edméa Santos -
Olá Thaís Viana!

Sua imagem é uma beleza! Fale um pouco mais sobre ela. Solte o verbo...piscando
[]s

Méa
Em resposta à Primeiro post

Re: O que sabemos sobre os temas da nossa disciplina? Turma 2013-1

por Renata Viana da Fonseca -
Entendo a palavra cotidianos como aquilo que se refere a vida do aluno, uma rotina. 
No âmbito escolar penso cotidiano como as rotinas dentro da escola, fungindo um pouco dos muros desta considerando a interferência destes aspectos externos (família, sociedade, política etc.) dentro da rotina escolar.

Entendo redes educativas de três maneiras distintas, uma voltada para as tecnologias por meio de diversas redes (redes sociais, AVA's) onde temos a oportunidade de aprender de forma mais interativa,
podendo trocar experiências e com uma maior flexibilidade com relação ao tempo, outra voltada para as conexões que fazemos ao adquirir um novo conhecimento. 
Por exemplo, uma criança que já sabe somar mais tarde ao aprender a multiplicar fará uma ligação com o conhecimento anterior. 
Desse modo irá traçar uma rede de conhecimentos que, a medida que forem acrescentados saberes esta rede vai aumentando. 
Também outra com relação a rede que formamos ao interagir com os demais para formar nosso pensamento, pois entendo que ao interagir com o outro faço questionamentos que poem em questão minhas opiniões a respeito de algum tema.
Assim construo minhas afirmações partindo de debates com as pessoas que me cercam.
Essa imagem me apresenta um cotidiano escolar típico de Educação Infantil
rotina_escolar.jpg

Já esta representa como podemos aprender através das redes (sociais, AVA's).
Facebook-Internet-Marketing-Moderno(1).jpg

Acho que esta imagem representa um pouco a ideia de que na relação com o outro formamos conhecimento.
img3_forum.png

Em resposta à Renata Viana da Fonseca

Re: O que sabemos sobre os temas da nossa disciplina? Turma 2013-1

por Edméa Santos -
sorrisoOlá turma! Olá Renata!

Suas imagens são ótimas! Principalmente porque nos provocamcorado.

  1. A primeira por exemplo, me inquieta muito. Será que os cotidiandos cabem nestas rotinas? E as emergências? E as ações que não podem prever e nem controlar?
  2. A segunda é o que acontece nas redes sociais da internet? Será que na rede ou no facebook, por exemplo, temos sempre alguém sempre na audiência? Este modelo não é mais para representarmos uma sala de aula unidirecional? Onde o professor quer sempre a audiência como uma espécie de sacerdote ou apresentador de TV?
  3. A terceira, nos remete a ideia de comunidade. Temos um grupo interessado por temas similares, projetos coletivos, ideias em grupo...

Como que os cotidianos escolares dialogam com todas estas imagens? Turma, vamos pensar juntos? O que você acha Renata?

[]s

Méa
Em resposta à Edméa Santos

Re: O que sabemos sobre os temas da nossa disciplina? Turma 2013-1

por Renata Viana da Fonseca -
Olá pessoal, bom dia! boca aberta

Acredito que a primeira imagem não aborda os casos isolados passando a impressão de que é sempre a mesma coisa que acontece na escola.
A criança entra, pinta, lancha, lê etc. 
Mas as emergências não estão presentes no planejamento, cabendo a professora nestas situações adptar seus horários, 
encaixando suas atividades de acordo com a disponibilidade da aula.

A segunda imagem me traz diferentes possibilidades, uma voltada para a utilização das redes sociais em sala de aula, partindo do interesse
dos alunos (suas experiências de vida, suas rotinas pessoais) onde o professor pode mostrar as diversas formas de utilização da rede social
(entretenimento, comunicação profissional, organização de grupos com interesses em comum etc.).
Desse modo os alunos terão um leque de possibilidades de utilização das redes sociais e não ficarão somente com aquele uso funcional onde os
indivíduos são meros espectadores sem aproveitar as diversas ferramentas existentes.
Há também uma outra possibilidade onde o professor usa a rede social para "chamar a atenção" dos alunos, sem fazer o uso apropriado. 
Olho para esta imagem e penso como o professor estaria utilizando a rede social com os alunos sem que estes estejam conectados?
Como os alunos irão interagir por meio das redes sociais se não estão naquele momento participando do assunto da aula?
Essa aula não renderia mais resultados se fosse realizada em laboratório? Se sim porque esses alunos não estão em laboratório? 
A escola teria esse suporte? Se não porque? Como inserir essas novas formas de comunicação no cotidiano da escola? 
Como fazer com que esta escola ou direção abra espaço para a utilização das redes sociais em sala de aula?pensativo

A terceira imagem me traz um pouco da formação de idéias em grupo onde por meio da discussão entre eu e o outro chegamos a um conceito em comum. 
É um pouco do que acontece quando ocorre trabalhos em grupo, onde para responder determinada questão os alunos debatem sobre o tema, expondo suas 
ideias chegando a uma resposta final.

Beijos!
Em resposta à Renata Viana da Fonseca

Quero todo mundo interagindo aqui com este poste! Toda turma dialogando comigo e com a Renata. Vamos nessa!

por Edméa Santos -
boca abertaOlá Renata! Olá turma!

Muito bem! Vamos lá..Vou usar cores diferentes para responder e provocar mais os debates. Todos e todas estão convidados!

Provocações da Renata!

"Olho para esta imagem e penso como o professor estaria utilizando a rede social com os alunos sem que estes estejam conectados?"

O que entendemos por rede social? Será que as redes sociais são só as da internet? Sobre a rede social na internet, suas dinâmicas podem ser trabalhadas em sala de aula, mesmo sem conexão à internet. Podemos trabalhar as redes como metáforas e desenvolver atividades incríveis. Uma amiga, professora de história, fez em sala de aula um "facebook" com seus alunos sem internet. Os alunos criaram perfis de personagens da Revolução Francesa e trabalharam com troca de mensagens compartilhando envelopes com cartas e os perfis desenhados com material concreto. Obviamente se os alunos estivessem conectados a rede, os resultados seriam outros. Mas a professora não deixou de investir em comunicação e criatividade! Cibercultura é ação comunicacional antes de qualquer coisa!

"Como os alunos irão interagir por meio das redes sociais se não estão naquele momento participando do assunto da aula?" Em alguns momentos será que podemos articular os conteúdos do currículo escolar, com os temas da sociedade em geral, utilizando as redes sociais para ampliar e contextualizar o currículo?


"Essa aula não renderia mais resultados se fosse realizada em laboratório? Se sim porque esses alunos não estão em laboratório? "

Os laboratórios são sala de aula com computadores e conexão a internet. Mas nem sempre funcionam bem. Muitas vezes contamos com os laboratórios, mas os professores e gestores não utilizam. Obviamente, temos que pensar em multiplas realidades. Os cotidianos não são os mesmos em todos os lugares. Muitos professores utilizam muito bem os recursos e artefatos culturais de suas escolas. São estas experiências que nos interessam! Mas os laboratórios só tinham sentido antes dos dispositivos móveis. Hoje com os celulares, laptops e tablets podemos acessar a rede, usar outras funções do digital e da rede em qualquer lugar das escolas e das cidades. Se a escola tem dispositivos móveis e internert sem fio, para que laboratórios de informática?

"A escola teria esse suporte? Se não porque? Como inserir essas novas formas de comunicação no cotidiano da escola?
Como fazer com que esta escola ou direção abra espaço para a utilização das redes sociais em sala de aula?pensativo"

Deixo as respontas para toda turma construir junta!piscando

Vamos ao debate pessoal?

Muita gente ainda não participou. Aproveitem esta boa oportunidade!

[s]


Méa


Em resposta à Primeiro post

Re: O que sabemos sobre os temas da nossa disciplina? Turma 2013-1

por Talita Flavia Sodre da Silva -

Olá  turma,

Pelo que eu li das respostas dos colegas muitas indagações feitas aqui também são as minhas. Respondendo as questões lançadas tenho que admitir certa dificuldade de definir cotidiano. Sabe aquela palavra que você entende o significado, mas não consegue conceituar concretamente? Então para mim cotidiano é uma delas. E estudar cotidiano escolar é ainda mais desafiador em minha opinião visto que, o mesmo é alterado a todo o momento. Como a professora fez alguns questionamentos para que possamos responder sem a consulta dos autores falarei aqui a partir dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso de pedagogia. A meu ver cotidiano é o dia-a-dia, são as atividades que acontecem diariamente, ou seja, a rotina. Desta maneira o cotidiano escolar está ligado diretamente aos acontecimentos diários dentro do ambiente da escola.

Se tratando de conhecimento acredito que este se dá em redes e desta maneira os conhecimentos não estão separados e sim fazem parte de uma teia e estando todos relacionados. Sempre ouço que o conhecimento é separado em disciplinas para melhor ser estudado, porém acredito que uma das maiores dificuldade é pegar conhecimentos tão fragmentados e uni-los novamente. No entanto mesmo com tanta fragmentação aprendemos em redes a partir do momento que a cada conhecimento novo lançamos mão de conhecimentos anteriormente adquiridos para relacionarmos. Está aí a maior dificuldade encontrada quando se falamos em redes de conhecimento. Temos por hábito fragmentar e fazer o exercício de unir novamente é um desafio dentro da educação. Esta é a reflexão que fiz a partir das indagações feitas aqui e espero que juntamente com os colegas possa aumentar meu próprio conhecimento sobre o assunto. Acredito que este ambiente é um importante exemplo de como o processo educativo se dá em redes.

A imagem que escolhi representa as relações que os diversos conhecimentos estabelecem. Se ainda não conseguimos pensar sem fragmentar o conhecimento em disciplinas, um passo importante é pensar de que maneira as disciplinas podem se relacionar.

Anexo rede_social_alvo_conhecimento.jpg
Em resposta à Primeiro post

Re: O que sabemos sobre os temas da nossa disciplina? Turma 2013-1

por Mariana Trindade Gonçalves -
Bom, eu acredito que cotidiano, seja como a maioria dos meus colegas falaram: é o dia-a-dia (o que nao significa ser rotina) de qualquer pessoa/grupo/comunidade. Já cotidianoS, entendo com um significado um pouco diferente, entendo um pouco além..quando leio cotidianoS, imagino várias pessoas, com suas vidas e cada um com seu dia-a-dia, convivendo junto, como uma sociedade, como nós aqui nesta disciplina, cada um com sua vida, seus afazeres, mas que estamos "vivendo" juntos essa disciplina, aí sim eu vejo como cotidianoS.  
Já Cotidiano escolar, imagino como se dá a orientação da escola, o PPP (projeto politico pedagógico), as orientações dos professores, diretores, alunos e todo e qualquer membro que determinada escola fornece. Seja como uma troca da relação de uns com os outros ou por determinação da escola. Nesse contexto,podemos ter a noção de que cada escola/instituição tem seu cotidiano escolar. Cada escola pode ter determinada(s) atividade(s) que só aquela instituição exerce, e que faz parte do seu cotidiano. Como por exemplo, escolas localizadas em áreas rurais, geralmente desenvolvem atividades voltadas para a área agrícola. É o cotidiano daquela escola, desenvolvido ali, de acordo com o estilo de vida da população em que ela atende. 
Redes educativas, eu entendo como uma gama de caminhos que através dos mesmos podemos aprender conteúdos, obter experiencias..A rede em si, pra eu, representa um significado bem literal, como a rede de pesca. Um entrelaçamento de linhas que unidas, formam um rede. Mais uma vez, cito a nossa disciplina como exemplo, nós somos uma rede. Um conjunto de linhas(nós) cada um com uma cultura, vivências, experiências, estilos de vida e de compreensão de mundo que unidos formamos esta disciplina, essa rede. E através da nossa interação produziremos novas vivências, experiências.. etc. Daí que aprendemos, através das experiências (boas ou não rs).  



Anexo rede.jpg
Em resposta à Primeiro post

Re: O que sabemos sobre os temas da nossa disciplina? Turma 2013-1

por Mariana Trindade Gonçalves -
Lendo as respostas, notei que muitos dos colegas de turma, falam de cotidianos como sinônimo de rotina. Não fiz nenhuma busca no dicionário, então pode ser que eu esteja errada, mas eu vejo de outra forma. Eu entendo rotina como sendo um coisa repetitiva,e não vejo cotidiano como algo que necessariamente se repete. Por mais que todos nós temos nossas rotinas( acordar, escovar os dentes..etc), os cotidianos, eu vejo como algo mais flexível. Como se fosse apenas uma orientação do que queremos fazer, mas que não necessariamente vá ocorrer. Não sei se soube me expressar bem, se deu pra compreender a minha ideia acerca da diferenciação entre rotina e cotidiano. Não sei nem se eu estou certa rs mas é a ideia que tenho. 
Em resposta à Mariana Trindade Gonçalves

Re: O que sabemos sobre os temas da nossa disciplina? Turma 2013-1

por Thaís Boch -

Concordo com você, Mariana...

Lendo as respostas dos colegas e refletindo sobre o cotidiano, não consigo vê-lo como sinônimo de rotina. Até porque, em muitos casos, a rotina pode ser chata ou cansativa e eu não consigo ver o cotidiano como algo assim.

Então fui atrás do nosso querido amigo dicionário, e olha que interessante o que diz:

"Significado de Cotidiano:

adj. De cada dia: trabalho cotidiano. (Sin.: diário.)

S.m. Aquilo que se faz todos os dias, o que acontece habitualmente: a monotonia do cotidiano. (Var.: quotidiano.)" (Fonte: http://www.dicio.com.br/cotidiano/)

Então fui atrás do significado de rotina e encontrei esse:

"Significado de Rotina:

s.f. Caminho utilizado normalmente; itinerário habitual.

Fig. Hábito de fazer uma coisa sempre do mesmo modo, mecanicamente; repetição monótona das mesmas coisas; apego ao uso geral, sem interesse pelo progresso." (Fonte: http://www.dicio.com.br/rotina/)

Ou seja, pelo que eu entendi, o cotidiano e a rotina, de certa forma, podem ser relacionados, mas continuo com a ideia de que eles não são sinônimos.

Achei super interessante refletir sobre isso e sobre o significado dessas palavras, já que nós usamos tão mecanicamente e nem paramos pra pensar o que elas realmente representam, né?

Em resposta à Mariana Trindade Gonçalves

Re: O que sabemos sobre os temas da nossa disciplina? Turma 2013-1

por Edméa Santos -
Mariana, gosto muito da sua argumentação. Vamos turbiná-la com mais exemplos? Que tal resgatar suas memórias de sua vida estudantil?

Vamos nessa?

Turma o que vocês acham sobre a problematização trazida pela Mariana sobre Rotina versus Cotidianos?

[]s

Méa
Em resposta à Edméa Santos

Re: O que sabemos sobre os temas da nossa disciplina? Turma 2013-1

por sthefane oliveira -

Comentei algo parecido nas minhas respostas e que pode dialogar com o que a Mariana problematizou!

Cotidiano pra mim é algo indeterminado, algo que não podemos controlar, caçar, isolar de uma realidade social maior, de tensões, relações, acontecimentos e de inúmeros detalhes.

Já o cotidiano escolar são as ações que realizamos dentro da escola, ações que são sempre pontuais, sempre feitas para alguém e para ser mais romântica, colocaria que são ações feitas de gestos, olhares e atitudes do dia a dia. De uma maneira ou outra acredito que dentro do cotidiano escolar existe a rotina. Enquanto muitos dizem que a rotina é cansativa e digna de rejeição e que traz uma ideia de se fazer tudo sempre igual, o que pode nos trazer desânimos, ou seja, o circulo da roteirização que muitos professores e  educadores implicam e reclamam, como a Taís rs.

Porém, em uma dissertação que estudei para a monografia dicordei dessa forma que tratam a rotina. Na dissertação a rotina é observada através de uma outra ideia, ideia essa que concordo plenamente. Rotina traz ideia de rota, e as rotas se fazem por caminhos de rupturas e de rompimentos, neste sentido, a rotina, o cotidiano escolar não é apenas um espaço de realização de atividades repetitivas, é também um lugar de rupturas, inovações e desse modo, se liga completamente com o nosso cotidiano diário, que também precisa ser feito através de inovações e rupturas. Na minha opinião não podemos nunca isolar, separar o macro do micro, todos estão ligados, todos os cotidianos e rotinas estão em redes e conectados um com o outro.

Em resposta à sthefane oliveira

Re: O que sabemos sobre os temas da nossa disciplina? Turma 2013-1

por Thaís Trindade -
Nossa Sthefane adorei sua argumentação. Acho que na minha escrita não consegui ser tão clara, mas concordo com sua diferenciação entre cotidiano e cotidiano escolar e mais ainda com a ideia de rotina. Ao mesmo tempo que temos atividades repetitivas elas nunca acontecem da mesma forma, por mais metódicos que sejamos, principalmente, em um ambiente escolar.
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Re: O que sabemos sobre os temas da nossa disciplina? Turma 2013-1

por Gustavo Franco -
Boa noite, entendo por cotidiano aquilo realmente que fazemos todos os dias, como os colegas disseram o nosso dia -a dia. Entendo por cotidiano escolar uma rotina adquirida na escola, que possui uma serie de "fios",  como por exemplo ir para a escola em determinado horário, assistir determinadas aulas, depois ter o recreio, depois as ultimas aulas e ir para casa. Independente de quais são as aulas, essa normalmente é a rotina de uma criança. Mas no ambiente escolar não temos o cotidiano apenas das crianças, mas também de toda a escola, diretor, professores, cantina, e etc..Então é isso que entendo por cotidiano escolar .
Concordo com a mariana sobre a questão das redes. aprendemos em rede pois somos seres que vivemos em sociedade, trocando sempre experiencias e saberes. Na escola não é diferente, existe a multidisciplinaridade, uma disciplina sempre tem relação com a outra, de uma forma ou de outra. E é claro, somos pessoas diferentes, logo existe sempre essa troca de "informações".


Anexo escolaa.png
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Re: O que sabemos sobre os temas da nossa disciplina? Turma 2013-1

por Monna Carvalho -
Olá turma, cá estou eu para falar um pouco sobre as tais questões. Não ficarei presa em responder uma questão de cada vez, afinal, todos esses pontos estão entrelaçados, já que todos somos pontos fundamentais de uma grande rede.

Cada um de nós têm suas ações diárias, as práticas do cotidiano, que compreendo como as nossas ações rotineiras. A rotina, é a maneira para organizar tudo aquilo que temos que fazer, seja na vida pessoa, no trabalho ou no ambiente escolar. Em cada um de nossos espaços, nós temos o nosso cotidiano.

O cotidiano escolar, é construído pelas nossas vivências dentro desse ambiente, compreendendo as nossas "obrigações"/deveres e as nossas relações com aqueles que nos cercam. Afinal, a sociedade é uma grande rede, e os fios dessa rede são feitas pela nossas relações, somos nós que tecemos essa rede. São as nossas relações, vivências dentro e fora do ambiente escolar que nos formam enquanto cidadão social e de conhecimento

interacao-o-que-significa.html

Anexo equipe01.jpg
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Re: O que sabemos sobre os temas da nossa disciplina? Turma 2013-1

por katia prado -


Olá pessoal, estou muito atrasada, por favor me desculpem.
Não sei muito bem, mas eu penso que rotina é algo como a tudo que você faz constantemente, como por exemplo, levantar tal hora, tomar banho, tomar café da manhã, ir para o trabalho; quem trabalha...em fim, são coisas que fazemos repetidas vezes, dia após dia. Coisas como na foto abaixo, que faz parte da rotina de muitos de nós.

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Re: O que sabemos sobre os temas da nossa disciplina? Turma 2013-1

por katia prado -
Cotidiano escolar, como já foi dito, é uma "rotina",a ser seguida pelos professores, se é que se pode chamar de rotina, o que acontece no ambiente escolar! Eu pelo pouco contato que tive nos estágios, pude perceber que este é um ambiente onde tudo pode acontecer, o difícil é seguir uma rotina!

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Re: O que sabemos sobre os temas da nossa disciplina? Turma 2013-1

por Caio Abitbol Carvalho -

Cotidianos, a meu ver, é aquilo que você faz constante, é o seu dia a dia. As coisas que você faz sempre, como se fosse sua rotina,. Suas praticas, horários, trabalhos, interesses. Por cotidiano escolar, entendo que é aquilo que engloba tudo que esta dentro do ambiente escolar. É a rotina da pessoa dentro do ambiente escolar, como seus deveres, direitos, tarefas, horários, responsabilidades, matérias, entre outros. Seria seu cotidiano, mas mais especificado.

Redes educativas, entendo como se fossem, ambientes tecnológicos aonde as pessoas estão “agarradas” e tem uma troca de informação mais fácil. Como por exemplo, o ambiente virtual, uma rede onde todos estão conectados, e tem uma troca mutua de informações, debates, experiência. Elas são educativas, pois através das trocas de cada pessoa com a outra, se troca também as experiências, as praticas, e isso auxilia os outros. As pessoas aprendem juntas, construindo unidos.

As pessoas aprendem em rede pois não existe um aprendizado isolado, solto. AS pessoas vivem em sociedade, umas dependem das outras, precisam trocar, viver, ajudar, e para educar, aprender, também. Um ser depende do outro, é quando você esta com alguém, é mais fácil de aprender, do que quando estar sozinho. E mais fácil você aprender em “rede” do que sozinho.

Rede pra mim, e um local aonde varias pessoas estão conectadas, ligadas, presas, unidas. Aonde existe uma troca de experiência.

 

Trago essas duas fotos, www.cepazahar.org 

redesso.jpg

Aonde podemos perceber que todos estão ligados a um, ou seja, a uma rede.

E essa outra, do www.cuaed.unam.mx 

redes.jpg


Aonde percebemos todos ligados, a varias redes, e as pessoas unidas, juntas, trocando informações.

Em resposta à Primeiro post

Re: O que sabemos sobre os temas da nossa disciplina? Turma 2013-1

por sthefane oliveira -
Olá turma!

Concordo com a" fala" da Talita.
"Sabe aquela palavra que você entende o significado, mas não consegue conceituar concretamente? Então para mim cotidiano é uma delas"

Tentarei responder com as palavras que adquirir também ao longo do curso.

Cotidiano na minha opinião são as ações que a gente faz todos os dias. Muitos colegas responderam que rotina, cotidiano e cotidiano escolar apresentam  significados bastante próximos. 

No entanto, acredito que cotidiano é algo indeterminado, algo que não podemos controlar, caçar, isolar de uma realidade social maior, de tensões, relações, acontecimentos e de inúmeros detalhes.

Já o cotidiano escolar são as ações que realizamos dentro da escola, ações que são sempre pontuais, sempre feitas para alguém e para ser mais romântica, colocaria que são ações feitas de gestos, olhares e atitudes do dia a dia. De uma maneira ou outra acredito que dentro do cotidiano escolar existe a rotina.

Enquanto muitos dizem que a rotina é cansativa e digna de rejeição, traz uma ideia de se fazer tudo sempre igual, o que pode nos trazer desânimos, ou seja, o circulo da roteirização que muitos professores, educadores implicam.

Em uma dissertação que estudei para a monografia, a rotina é observada através de uma outra ideia, ideia essa que concordo plenamente. Rotina traz ideia de rota, e as rotas se fazem por caminhos de rupturas e de rompimentos, neste sentido, a rotina, o cotidiano escolar não é apenas um espaço de realização de atividades repetitivas, é também um lugar de rupturas, inovações e desse modo, se liga completamente com o nosso cotidiano diário, que também precisa ser feito através de inovações e rupturas.

Links das imagens Cotidiano e Cotidiano escolar

 



Anexo cotidiano-hector-bernabo-carybe.jpg
Em resposta à sthefane oliveira

Re: O que sabemos sobre os temas da nossa disciplina? Turma 2013-1

por sthefane oliveira -
Em resposta à sthefane oliveira

Re: O que sabemos sobre os temas da nossa disciplina? Turma 2013-1

por sthefane oliveira -
Conhecimento em rede

A escola por muito tempo trouxe como única forma de conhecimento, a racionalização e as disciplinas tradicionais hierarquizadas. 
A autora Nilda Alvez Apresentou no seu texto Tecer Conhecimento em rede
bases teóricas da ideia de conhecimento em rede para questionar a construção do conhecimento da escola, uma vez que essa ensina através de metodologias que obrigam o aluno a seguir um caminho de disciplinas obrigatórias, únicas, lineares e hierarquizadas.

O conhecimento não se constrói através somente de maneira linear, ordenada e hierarquizada como as disciplinas oferecem.
O autor Levy aponta que " a linearidade e hierarquização devem ceder o lugar para a múltiplas conexões e interpretações produzidas em zonas de contatos móveis".
Desse modo, é possível perceber a diferença do paradigma da árvore, ou seja do ensino linear, para o da grafia em rede, que são os processos das novas ciências, como por exemplo: Informática e comunicação, além dos novos campos não disciplinares, como por exemplo os estudos sobre cidades que só desenvolveram através de diálogo entre diversas disciplinas, contrapondo assim, toda a linearidade que apresenta as disciplinas escolares.

Entretanto, não podemos agir somente como consumidores dessa extensa rede de conhecimento, que tece a sociedade, mas também devemos praticar o nosso lado de criação nas redes, é necessário saber que teoria e prática devem andar juntas.
Diante dessas fatos é preciso que a escola abra espaço e tempo à compreensão desse novo paradigma de ensino exposto diante de todos nós e também que aceite e usem todas essas novas tecnologias com sabedoria para saber ajudar todos os nosso alunos.

Espero que eu tenha sido clara :)
Anexo crowd1.jpeg
Em resposta à sthefane oliveira

Re: O que sabemos sobre os temas da nossa disciplina? Turma 2013-1

por Monna Carvalho -
Continuando a discussão sobre "o que é cotidiano", eu achei uma música que define a ideia exata do que acredito que seja cotidiano:


Cotidiano

Chico Buarque

Todo dia ela faz tudo sempre igual:
Me sacode às seis horas da manhã,
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã.

Todo dia ela diz que é pr'eu me cuidar
E essas coisas que diz toda mulher.
Diz que está me esperando pr'o jantar
E me beija com a boca de café.

Todo dia eu só penso em poder parar;
Meio-dia eu só penso em dizer não,
Depois penso na vida pra levar
E me calo com a boca de feijão.

Seis da tarde, como era de se esperar,
Ela pega e me espera no portão
Diz que está muito louca pra beijar
E me beija com a boca de paixão.

Toda noite ela diz pr'eu não me afastar;
Meia-noite ela jura eterno amor
E me aperta pr'eu quase sufocar
E me morde com a boca de pavor.

Todo dia ela faz tudo sempre igual:
Me sacode às seis horas da manhã,
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã.

Todo dia ela diz que é pr'eu me cuidar
E essas coisas que diz toda mulher.
Diz que está me esperando pr'o jantar
E me beija com a boca de café.

Todo dia eu só penso em poder parar;
Meio-dia eu só penso em dizer não,
Depois penso na vida pra levar
E me calo com a boca de feijão.

Seis da tarde, como era de se esperar,
Ela pega e me espera no portão
Diz que está muito louca pra beijar
E me beija com a boca de paixão.

Toda noite ela diz pr'eu não me afastar;
Meia-noite ela jura eterno amor
E me aperta pr'eu quase sufocar
E me morde com a boca de pavor.

Todo dia ela faz tudo sempre igual:
Me sacode às seis horas da manhã,
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã.


A canção do grande Chico mostra as ações de um homem em diferentes horários do seu dia, frisando que todo dia é tudo igual, as ações se repetem numa mesma ordem e maneira todos os dias
Em resposta à Monna Carvalho

Re: O que sabemos sobre os temas da nossa disciplina? Turma 2013-1

por Edméa Santos -
boca abertaO Chico é maravilhoso mesmo!

Mas até o Chico caiu na mesmo armadinha de achar que o cotidiano é sempre "repetição"ou "rotina". Na aula 3 veremos que não é só isso e que não é mesmo assim...

Mas aproveitemos o Chico... e o seu "Cotidiano"

[]s

Méa
Em resposta à Primeiro post

Re: O que sabemos sobre os temas da nossa disciplina? Turma 2013-1

por Lhays Marinho da Conceição Ferreira -
Olá turma,
Confesso que lendo todas as respostas fico um pouco confusa em relação a diferença entre cotidiano e rotina, ou se não há diferença. 
Mas acredito que cotidiano seria todas as atividades que você faz durante o dia e que se repetem ao longo da semana, como se fosse um cumprimento da agenda. Já cotidiano escolar são atividades que ocorrem na escola, onde a professora segue um "roteiro" estabelecido por ela ou pela coordenação, por exemplo, e assim os alunos tem que cumprir com todas as atividades. 
Redes educativas funcionam como uma rede social virtual, podem agregar professores e alunos, e tornam o aprendizado mais interessante e diferente com a tecnologia; são redes onde todos aprendem juntos e trocam informações e experiências. 
Aprendemos em rede porque somos seres sociais trocamos conhecimento  e aprendizado, pode ser numa rede virtual ou no cotidiano do sujeito.
Rede é um conjunto de entidades ou associações (objetos, pessoas através de um computador ou não, etc.) interligados uns aos outros. Uma rede permite circular elementos materiais ou imateriais entre cada uma destas entidades.
Acho que é isso...
beijos.
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Anexo redes_sociais.jpg
Em resposta à Lhays Marinho da Conceição Ferreira

Re: O que sabemos sobre os temas da nossa disciplina? Turma 2013-1

por Edméa Santos -
boca abertaOlá Lhays!

Vamos postar a sua foto? Deixe a carinha amarela para lá...piscando

Lhais vamos agora fazer um esforço de narrar com memórias suas a sua argumentação anterior? Como você aprende em rede? Traga para cá uma experiência concreta.

Estou te esperando para continuarmos este bom papo!
[]s

Méa
Em resposta à Edméa Santos

Re: O que sabemos sobre os temas da nossa disciplina? Turma 2013-1

por Lhays Marinho da Conceição Ferreira -
De segunda a sexta saio de casa 5:20h da manhã e vou para a faculdade, depois para a bolsa e às 18h saio da UERJ, chego em casa umas 19:30h se for de carro. Esse é basicamente o meu cotidiano... 
Na escola, sempre deveria, antes de escrever qualquer coisa no caderno, fazer o cabeçalho. Escrever o nome da escola, a data, o nome da professora e etc. Hábitos que eu achava extremamente chato e alguns ainda permanecem, por exemplo: sempre coloco a data escrevendo:
Rio de Janeiro, ____/______/______. Isso fazia parte do meu cotidiano escolar, além das atividades que a professora sempre passava como um ditado ou uma redação no final da aula.

Acredito que aprendo em rede quando faço um trabalho em grupo e fazemos tudo via Facebook ou trocando emails, quando faço um curso online (tenho hábito de me inscrever nos cursos da FGV) ou até aqui mesmo nesse ambiente virtual. Na sala de aula também, todos estão aprendendo juntos e acho que em rede também...

é isso! :)

p.s.: colocarei minha foto assim que der! 
Em resposta à Lhays Marinho da Conceição Ferreira

Re: O que sabemos sobre os temas da nossa disciplina? Turma 2013-1

por Edméa Santos -
Olá Lhais!

A mensagem é sempre escrita pelo receptor. Sendo assim, ao ler a sua fiquei incomodada com sua "rotina" . Ao sair de casa cedo , voltando a noite , sua narrativa me diz que nada acontece muito em rede. As redes estão só quando você faz cursos online?

As redes sociais são tessituras s dentrofora dos espaços de aprendizagem, até porque rede aqui é conteúdo e forma.

Demais colegas, vamos problematizar pouco mais?

Caio, o você acha disso tudo?

Bjs
Méa
Em resposta à Edméa Santos

Re: O que sabemos sobre os temas da nossa disciplina? Turma 2013-1

por Karine Costa Maia -
Achei engraçado quando a professora falou isso:
"As redes sociais são tessituras s dentrofora dos espaços de aprendizagem, até porque rede aqui é conteúdo e forma."
A minha rotina é até agora (vou começar o estágio e vai mudar) acordar cedo ir pra facul, assistir as aulas (entrar no facebook durante a aula, ver algum e-mail de vcs.... só consigo fazer isso agora pq acabei de comprar um smartphone, que é algo a se problematizar pois quem não tem smartphone como pode estar em rede e conectado??), voltar pra casa, cuidar do sobrinho, estudar e ver séries e ir  no computador :)
Mas durante esse tempo eu fico pensando nas pessoas que eu converso na rede (converso muito com pessoas que como eu veem muitas séries), eu não lembro só delas quando eu to online, quando eu não estou conectada a internet continuo a pensar sobre oq acontece com elas, do que olho pela rua e penso nessas pessoas q nunca vi pessoalmente mas já os conheço há bastante tempo. Não acredito eu discordo totalmente quando as pessoas dizem q essa relação não é verdadeira, a rede é relação.
Em resposta à Edméa Santos

Re: O que sabemos sobre os temas da nossa disciplina? Turma 2013-1

por Lhays Marinho da Conceição Ferreira -
Entendi que era pra dar um exemplo de cotidiano e dei o meu... e comentei sobre como aprendo em redes, não dei muitos exemplos mas tentei demonstrar um pouco. Foi isso! :)
Eu comentei que ao me relacionar com amigos fazendo um trabalho em grupo ou na sala de aula estou aprendendo em redes. E citei também os cursos online. Tem outros exemplos,como a questão de discussões (até mesmo nos corredores da universidade)  sobre determinados temas onde há uma troca de informações e assim também estamos aprendendo em redes, só não citei todos. 
Na minha primeira resposta coloquei a questão de que não entendia muito bem a diferenciação entre rotina e cotidiano, e agora a senhora colocou que ficou incomodada com a minha "rotina". Porque? E então, qual seria essa diferença?

bj
LhaYs ^^
Em resposta à Primeiro post

Re: O que sabemos sobre os temas da nossa disciplina? Turma 2013-1

por Juliana Leite -
Quando estava no sexto período tive a oportunidade de ler o livro “A teia da Vida”, um livro de ecologia escrito por Fritjof Capra em 1996. O livro propõe a visão de uma interligação ecológica de todos os eventos que ocorrem na Terra. Analisando cada um dos assuntos abordados, nada melhor do que a imagem a seguir para ilustrar a tempestade de ideias causada por tamanha complexidade.


Em observância à temática desenvolvida por Capra, para expor as partes (cotidiano, cotidiano escolar, redes educativas), precisamos observar o todo. Onde estes conceitos estão sendo aplicados, em que realidade. Contemplando tal teoria, seria impraticável descrever um “conceito” para cotidiano escolar dissociado de um conceito já estabelecido (como já foi citado por alguns colegas como Juliana Rebelo: “tudo que faz parte da vida de cada ser humano, as experiências vivenciadas por estes e aquilo que constrói diariamente a história de cada um.) para a palavra “cotidiano”. O que nos remete diretamente às redes, redes de conhecimento, rede da vida, que nos interligam de maneira ininterrupta. Cada ação, cada conceito, tudo está conectado de maneira a atingir uma reação indireta e subjetiva através de uma ação (às vezes) não planejada para tal fim.


Imagem disponível em: http://www.google.com.br/search?q=a+teia+da+vida&newwindow=1&safe=off&hl=pt-PT&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=YeCGUenvMoy_0QGrvYCwDg&ved=0CAoQ_AUoAQ&biw=1366&bih=643#imgrc=n7ORYk7bO5B6mM%3A%3BbuXtWq6_1un66M%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.espacomythos.com.br%252Fwp-content%252Fuploads%252F2011%252F11%252FAranha41.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.espacomythos.com.br%252Fmitos-e-primais%252Fsimbolo-da-criacao-a-aranha-tece-nossas-realidades%252F%3B1024%3B768

Anexo Aranha41.jpg
Em resposta à Juliana Leite

Redes educativas são teias feitos por apenas um individuo?

por Edméa Santos -
Olá Juliana!

Sua dica de leitura é ótima! Sua articulação que você fez dessa sua aprendizagem anterior com o momento atual é perfeita.

Mas para te provocar um pouco e também provocar os demais colegas, vamos lá...

Será que uma teia de aranha é uma boa metáfora para falar de redes ou teia da vida?

piscando A aranha tece sozinha a sua teia. Esta rede deve prender...

O que vocês me dizem?

[]s

Méa
Em resposta à Edméa Santos

Re: Redes educativas são teias feitos por apenas um individuo?

por Ellen Leão -
Olá professora! 
Na minha opinião, penso em teia como algo que liga uma ponta a outra, algo que une. Assim ideias, experiências estão sendo ligadas e compartilhas talvez não seja o melhor exemplo, por que a teia como a senhora bem colocou é tecida sozinha, e ela prende. Já na rede é o contrario ela e construída por todos e te da a liberdade de participar dessa rede com autonomia além de se um espaço democrático aprendizagem. 
Em resposta à Ellen Leão

Re: Redes educativas são teias feitos por apenas um individuo?

por Edméa Santos -
boca abertaOlá Ellen!

Gostei muito das suas argumentações.

Mas vamos problematizar mais e dialogar com os colegas que ainda não passaram por aqui. Que tal elaborar algumas provocações ou trazer imagens de cotidianos escolares?

Ellen para você o que é o Currículo Escolar no final das contas? De que forma as metáforas "da teia"e das "redes" poderiam nos ajudar a construir um conceito para "currículo escolar"?

[]s

Méa
Em resposta à Edméa Santos

Re: Redes educativas são teias feitos por apenas um individuo?

por Ellen Leão -
Olá Professora, desculpe a demora estive afastada por atestado. 
Eu entendo por Currículo Escolar, as atividades propostas pela escola. Tudo o que faz parte do projeto educacional da escola e todas as práticas nas salas de aula feitas por professores e alunos. Acho que uma "rede" em que se troca ideias, conhecimento, colabora para criação de um currículo escolar, pois através dessa troca entre todos que estão envolvidos com a escola ( alunos, professores, diretores, pais, etc), pode ser construído um currículo melhor para todos.
Em resposta à Primeiro post

Re: O que sabemos sobre os temas da nossa disciplina? Turma 2013-1

por Ellen Leão -

Como já foi dito por alguns colegas, não vejo cotidiano como sinônimo de rotina. Acredito que cotidiano é tudo aquilo que vivemos em nosso dia-a-dia e isso pode seguir um planejamento ou não. Sobre ao cotidiano escolar, acredito que siga a mesma explicação dada para o cotiano aplicado na escola, ou seja, tudo aquilo que acontece na escola estando no cronograma ou não. Rede educativa é toda a forma de compartilhamento de ideias, de saberes e aprendemos em rede, pois ao compartilharmos ideias e saberes, estamos desenvolvendo através da interação desses, um aprendizado.

untitled.bmp


tecnologia-na-educacao-13.jpg

Em resposta à Ellen Leão

Não esqueçam de colocar as fontes das imagen postadas aqui neste fórum. Atenção para as questões de autoria.

por Edméa Santos -
Ellen e demais colegas, não esqueçam de colocar as fontes das imagen postadas aqui neste fórum. Atenção para as questões de autoria.

Tudo deve ser citado!
[]s

Méa
Em resposta à Primeiro post

Aula 2 chegando ao final. Aula 3 já disponível! Atenção para esta mensagem pessoal!

por Edméa Santos -
boca abertaOlá turma querida!

Tem muita gente atrasada. Gente que nem entrou ainda no ambiente, gente que entrou e só espia. Gente que entrou e sumiu...

Não queiram a reprovação por falta. O que é faltar numa sala de aula online? Faltar é ficar calado. Não se posicionar, não responder aos enunciados das atividades, não interagir com os colegas. Não basta entrar responder e desaparecer.

Pessoal, criem o hábito de entrar no ambiente pelo menos a cada dois dias. Leiam as mensagens dos colegas e conversem. Dialoguem! Perguntem! Tragam dúvidas!

Nosso desenho didático é bem tranquilo. Começamos bem devagar.

  1. Aula 1 - Como estudar online - Já tivemos ambientação - durou 3 semanas. Muito tempo por sinal...Mas estamos flexibilizando, respeitando o tempo de cada um nesta primeira experiência de educação online. nesta aula tivemos apenas a leitura de um texto e um fórum de boas-vindas. Pouca gente comentou o texto...
  2. Aula 2 - O que sabemos sobre cotidanos? - Esta aula durou um pouco mais de uma semana. Ainda em curso esta aula acabará no próximo domingo. Então vamos aproveitar e participar. Aproveitem e tragam suas iamgens e narrativas. Não basta postar uma imagem. É preciso trazer a imagem e falar com ela! Tragam imagens dos cotidianos escolares!
  3. Aula 3 - Cotidianos, vamos chamar outras pessoas para o debate? - Esta aula já encontra-se online. Muitos alunos já estão queremos tematizar como dizia Paulo Freire. Então vamos nessa. Toda material didático dessa aula é audiovisual. Aproveitem! Será bacana e divertida. O conteúdo é de qualidade e o desafio do fórum é bem instigante. Então, vamos nos preparando para começarmos os debates segunda-feira. mas quem quiser participar já pode...
Pessoal, nenhuma aula será fechada. Isso significa que podemos sempre retronar e participar. Mas vamos procurar seguir nossa agenda. Ok?

Estou bem feliz com a turma. Nossa disciplina poderá ficar ainda melhor! Vamos que vamos!

beijos
Méa


Em resposta à Edméa Santos

Re: Aula 2 chegando ao final. Aula 3 já disponível! Atenção para esta mensagem pessoal!

por Caio Abitbol Carvalho -
Professora, a senhora não respondeu ao meu comentário, queria saber aonde errei, aonde poderia melhorar, pesquisar, para uma melhor forma de compreensão.
Em resposta à Caio Abitbol Carvalho

Re: Aula 2 chegando ao final. Aula 3 já disponível! Atenção para esta mensagem pessoal!

por Edméa Santos -
Olá Caio!

As mediações não são meras respostas. Dialogo com mensagens que me provocam e costumo comentar todas ou quase todas individualmente e em blocos. No caso do seu post ele é correto e sintetiza bem temas já discutidos. Pode ficar bem tranquilo. Mas tenha certeza que vou sim dialogar com você , e com outros colegas, muitas vezes com certeza. Fique tranquilo e continue participando, problematizando as mensagens dos colegas e me provocando com sua articulação e inteligência!

Bjs
Méa
Em resposta à Edméa Santos

Re: Aula 2 chegando ao final. Aula 3 já disponível! Atenção para esta mensagem pessoal!

por Caio Abitbol Carvalho -
Ahh sim, ok então professora.
Fiquei com medo de talvez não ter entrado para a senhora, ou algo do gênero.
Pode deixar estou sempre aqui atento e participando, alias, estou achando muito enriquecedor esses debates, ver o que os outros pensam, falam sobre.
Em resposta à Primeiro post

Re: O que sabemos sobre os temas da nossa disciplina? Turma 2013-1

por Monique Laino de Alencar -
Boa tarde turma.

No meu entendimento o cotidiano é algo que envolve o dia-a-dia da escola, porém percebo que muitas vezes o que se entende por cotidiano corriqueiramente se confunde com a rotina escolar.Como neste momento não foi indicado que consultássemos os autores acredito o debate com os colegas poderá contribuir para esclarecer melhor os conceitos.
O aprendizado não se dá de maneira isolada por tanto entendo que o movimento de troca de conhecimento é fundamental para que o aprendizado ocorra de forma satisfatória.

Escolhi essa imagem pois exemplifica as várias formas de aprendizado e como estas podem ocorrer em diversos espaços e de forma conectada.
plano_tic_logo.jpg   

Em resposta à Monique Laino de Alencar

Re: O que sabemos sobre os temas da nossa disciplina? Turma 2013-1

por Mayra Ribeiro -
Olá Gente!!
Alguém pode me dar um alô? Também quero interagir!! (rsrsrs)

Uma riqueza as ideias de vocês sobre cotidiano. Também vou me manifestar, longe das certezas e das verdades absolutas, afinal" é com as nossas redes que interpretamos, narramos o cotidiano" (Nilda Alves). Como penso o cotidiano? Em primeira instância, imagino um sujeito em ato, o homem ordinário (Certeau),  que inventa, cria, transforma e é transformado pelo meio sociocutural, político, econômico em que vive. Não percebo o cotidiano como repetição, nem como algo dado, mas como um lugar de adaptçao/resistência, conforme a necessidade e ocasião de atuação dos sujeitos. E aí, podemos pensar: como produzimos o cotidiano? 
Em resposta à Primeiro post

Re: O que sabemos sobre os temas da nossa disciplina? Turma 2013-1

por Bárbara Castanheira Pires -
Cotidiano pelo que entendo é composto pelas atividades do dia-a-dia. Como por exemplo acordar, ir para a faculdade, trabalhar e dormir. 
O Cotidiano Escolar também seria composto pelas atividades básicas daquele dia, porém ele se modifica com enorme frequência... Eu estou estagiando em uma turma de Educação Infantil e nós bem que tentamos manter uma rotina porém as vezes se torna complicado ...


Em resposta à Primeiro post

Re: O que sabemos sobre os temas da nossa disciplina? Turma 2013-1

por Mariana Trindade Gonçalves -
Então pessoal, eu concordo com a Thaís, em achar muito boa a colocação da Sthefane..ela soube trazer e descrever bem toda essa questão de cotidiano versus rotina.. e em relação as minhas memórias infantis, eu me recordo e destaco que apesar de sempre ter atividades repetitivas, como ditado, fazer continhas de matemática, horário e dia certo para atividades de educação física (que nesse contexto enquadro como rotina)..nunca eram as mesmas respostas, quero dizer, o estímulo era o mesmo, mas a resposta não. O que tornava cada dia único na escola.(enquadro como cotidiano). É a mesma coisa que preparar uma aula de determinado conteúdo, seja qual for a disciplina, por mais que você use a mesma metodologia, a aula nunca será a mesma, porque cada grupo de pessoas, cada turma vai responder de forma diferente, tornando aquela aula única. Você pode até esperar determinadas respostas e que realmente podem ocorrer, mas sempre terá um diferencial. Nesse contexto, entro na questão de redes ..a teia de aranha que foi citada anteriormente, creio que aprendemos não somente de forma online, rede é qualquer grupo de pessoas, interagindo e trocando ...inclusive mesmo sem o propósito de aprender, naturalmente nós vamos aprendendo, em qualquer situação, numa conversa informal, numa roda de amigos..e como está ocorrendo aqui nesse fórum, a professora lançou um tema e nós estamos norteando o caminho das discussões, formando a nossa rede e tornando a nossa turma única.  
Abraços !
Em resposta à Mariana Trindade Gonçalves

Rumo a aula 3!!!

por Edméa Santos -
Olá Mariana! Olá turma!

Mariana, penso que com esta bela síntese sua, já podemos ir para nossa aula 3!

Nos encontraremos lá

Bjs para todos e todas
Méa
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Re: O que sabemos sobre os temas da nossa disciplina? Turma 2013-1

por Ana Paula Roza da Silva -
Cotidianos, como já dizia Chico Buarque, é fazer todo dia, tudo sempre igual. É já ter estabelecido uma rotina e assim poder se guiar para realizar as tarefas necessárias. É algo habitual, um costume, melhor dizendo. 
"Cotidiano escolar" seria a sala de aula, que frequentamos de segunda a sexta-feira, o ambiente escolar e toda a rotina que fazemos na ida e na volta à escola. É tudo o que acontece no intervalo entre a chegada e a saída da escola. 
Aprendemos em rede para conseguirmos fazer com que todos colaborem, todos troquem experiências, deem suas opiniões e possam interagir, tornando a prática muito melhor. As redes envolvem todas as tecnologias utilizadas para melhorar o processo de ensino, diminuindo as distâncias que existem entre sala de aula e aluno. É um meio de interação que faz com que possamos nos comunicar mesmo sem precisarmos estar um ao lado do outro, fisicamente. É não haver espaço limite para a educação.
Anexo images.jpg
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Re: O que sabemos sobre os temas da nossa disciplina? Turma 2013-1

por Giselle Torrens -
Segundo a fonte Wikipédia, o termo cotidiano significa "aquilo que é habitual ao ser humano, ou seja, está presente na vivência do dia-a-dia. Cotidiano também pode indicar o tempo no qual se dá a vivência de um ser humano; também pode indicar a relação espaço-temporal na qual se dá essa vivência." Ou seja, a formação do conceito Cotidiano, para mim, pode ser resumido por meio de 2 palavras-chave: hábito e espaço-temporal. Sem essas duas palavras-chave, não há como se pensar em cotidiano. Ou melhor Cotidianos, já que são um conjunto de diversas práticas reiteradas presentes em nosso dia-a-dia. Além disso, o conceito de Cotidiano é mútavel e hoje vemos que ele também ultrapassa "os limites da física": não mais consideramos apenas cotidiano aquilo que acontece nas escolas/cursos em que trabalhamos/ estudamos, com os nossos vizinhos e familiares, pois há que se pensar em Cotidiano de forma macro, isto é, do que se perpassa pelo mundo afora e que querendo ou não possui uma influência e tal intensidade que foge do nosso controle nas nossas vidas. As redes sociais e as educativas também possuem esta capacidade de quebrar com os limites de espaço/tempo.

Outro viés também difícil de seccionar é o de Cotidiano Escolar e Cotidiano (termo genérico), pois aquele se faz presente dentro da forma macro de cotidiano. O Cotidiano Escolar, a meu ver, é fundamental, pois ensina a criança/ jovem aluno para a vida, para os hábitos que ele adquirirá enquanto cidadão em uma sociedade. Uma criança/ jovem que não passa pelas atividades e rotinas de um cotidiano escolar tem grandes chances de ser um adulto desregrado, não-comprometido com suas tarefas e muitas vezes imaturo. O Cotidiano Escolar leva a todos para o ritmo de enfrentar COTIDIANOS.

Anexo 521681_461480993923512_117921804_n.jpg
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Re: O que sabemos sobre os temas da nossa disciplina? Turma 2013-1

por Elisângela Tavares -

Cotidiano é algo que vivenciamos dia-a-dia, aquilo que faz parte do nosso hábito diário e que já faz parte de nós.

Cotidiano escolar é o hábito diário que existe na escola, a rotina que o aluno vivência.

Redes educativas
são formas de trabalhar com o ensino de uma forma prática, mas não menos importante. As redes educativas funcionam como uma rede social virtual, mas são mais seguras, o que faz com que  professores e escolas  tornem o aprendizado mais interessante para a geração que já nasceu conectada à internet.

Aprendemos em rede pela necessidade de ampliação dos diálogos entre diferentes campos de conhecimento e de abordagens sociais, facilitando, diminuindo a distância  e trazendo mais interesse.

Rede é uma estrutura composta por pessoas ou organizações, conectadas, que partilham valores e objetivos comuns. As redes têm muita força sobre os elos, fazendo com que as pessoas eliminem  as fronteiras  de informação e comunicação.


- Escolhi essa imagem, pois me deu a ideia de troca de informações, que é o que acontece quando trabalhamos com redes.
Anexo Rede-social-muda-vida-de-banco-no-brasil-televendas-cobranca.jpg
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Re: O que sabemos sobre os temas da nossa disciplina? Turma 2013-1

por Evelyn Valverde -
Bom. Primeiramente queria me desculpar por estar tão atrasada no tópico. Com a correria do dia-a-dia falta um pouco de tempo e como eu queria ler as respostas uma a uma para poder então participar do debate, tive que tirar um dia para ler com calma, no caso hoje, domingo, que é o dia mais tranquilo da semana. Mas a partir de agora vou tentar entrar mais regularmente para não deixar acumular.

Mas enfim, voltando ao assunto do cotidiano escolar, achei muito interessante o debate e as respostas dos meus colegas. É interessante como essas respostas acrescentaram ideias às que eu já tinha sobre o tema. Isso me faz pensar na ideia de redes, pois é através desse compartilhamento de idéias e informações que construímos o nosso próprio conhecimento.
Achei muito interessante essa diferenciação entre rotina e cotidiano. Na minha opinião há sim uma grande diferença. A rotina escolar, no meu ver, é aquele programa regrado como os horários, as atividades, e tudo aquilo que está no programa, é aquilo que se aplica a todos os alunos e em certos casos até aos professores, sem exceções.
Já o cotidiano escolar é todo o padrão de sala de aula, não se aplica a regras específicas e diárias. Se refere às formas de ensino e a maneira que os alunos adquirem esse conhecimento, assim como padrões comportamentais. Para mim o cotidiano são as relações existentes e aos hábitos que ocorrem em sala de aula. É aquilo que se constrói em redes e não individualmente. 
Acho que um grande exemplo é esse ambiente online que foge da rotina, já que não há horários específicos. Cada um entra na hora mais acessível para sí, embora, é claro, exista um programa e um planejamento.  No entanto o nosso cotidiano se dá através dos tópicos, dos debates, da leitura dos textos online e da relação e troca de informações que ocorre nesse ambiente.
Acredito que estudar esses cotidianos não é estudar apenas as rotinas de horários e programas curriculares,mas é também estudar os padrões dessas relações entre professor e aluno e entre os próprios estudantes. É estudar as maneiras de ensino e de aprendizagem.
Em resposta à Evelyn Valverde

Re: O que sabemos sobre os temas da nossa disciplina? Turma 2013-1

por Evelyn Valverde -
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rededepessoas.jpg

Escolhi essas duas imagens para tentar diferenciar a sala aula presencial da sala de aula online e para tentar explicar o que eu entendo por redes de aprendizado.
Nós aprendemos em rede, porque nós estamos constantemente em contato com outras pessoas e outras fontes, que constroem o conhecimento individual, tanto dentro quanto fora do ambiente estudantil.
No ambiente virtual há um contato um tanto quanto menos interacional, já que nem todo mundo está online ao mesmo tempo, a interação não se desenrola em tempo real, no entanto há uma maior flexibilidade e o conteúdo pode ser ser acessado a qualquer momento.
Na sala de aula presencial, o cotidiano é mais inflexível, há regras de horário e uma interação mais espontânea, afinal não há tempo para procurar outras fontes e refletir calmamente. As perguntas e respostas, os debates são dão em tempo real.
No entanto são apenas ambientes diferentes, e não melhores ou piores em relação um ao outro.
Em resposta à Evelyn Valverde

Re: O que sabemos sobre os temas da nossa disciplina? Turma 2013-1

por katia prado -
 Eu vejo a  internet como uma ferramenta  que facilita o acesso aos mais diversos tipos de conteúdos, sejam estes educativos ou não. Quando eu disse que somos "atacados" por informações, eu me referia as redes sociais, onde são divulgadas as mais variadas mensagens, e, algumas delas, não querem dizer nada; o que é bem diferente das redes educativas, onde se dá a construção de conhecimentos. 

http://www.fotosearch.com.br/csp573/k5737568/

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Em resposta à katia prado

Computador e internet não são ferramentas. São intefaces, instrumentos culturais de aprendizagem

por Edméa Santos -
sorrisoOlá turma! Olá Kátia!

Kátia, tenho implicância com a palavra ferramenta quando utilizada para falar com computador e internet. Ferramenta é extensão dos nossos músculos. O computador é uma máquina semântica, pois permite criar e compartilhar signos, o seja linguagens. São as linguagens que nos diferem dos outros animais. Assim, fazemos cultura.

Não é apenas uma questão de "troca de palavra". A palavras possuem políticas de sentido!

Prefiro falar em interfaces, ou seja, canal de comunicação que liga duas ou mais faces. Nosso fórum de discussão por exemplo, não é uma ferramenta. É uma interface. Agora por exemplo estou me comunicando com a Kátia e com toda turma. O pólo da emissão é liberado para todos dialogarem comigo, seja para concordar, discordar, refutar ou até mesmo reelaborar a mensagem. Aqui todos são emissores e receptores em potência. Espero que sejamos também em ato!piscando

O computador tem uma tela com 3 dimensões: altura, largura e profundidade. Neste terceira dimensão, somos convidados a participar e interagir. Sem nossa autoria nada acontece. Não é mesmo? Ao contrário da tela da TV, se deixarmos ligada sem interagir, a tela desliga-se. A TV fica falando para as paredes...

Vamos pensar sobre isso tudo juntos!

Espero vocês aqui e na aula 3! Vamos interagir com as provocações e participar do fórum específico.

Ah! para quem quiser saber mais...Leiam outros artigos meus no meu site pessoal. Tudo aqui no Moodle docenciaonline.pro.br. Procurem site de Mea.

Indico também o artigo da querida Maria Teresa Freitas da UFJF" "computador e internet como instrumentos culturais de aprendizagem". Procurem na rede. O texto é uma pérola! Quem encontra primeiro?

[]s

Méa
Em resposta à Edméa Santos

Re: Computador e internet não são ferramentas. São intefaces, instrumentos culturais de aprendizagem

por Pollyana Fernandes -
Méa, me senti ouvindo Maria Luiza agora. rs
Nas reuniões de nosso grupo de pesquisa às vezes aparece esse problema do uso da palavra ferramenta para nos referirmos ao computador, internet e outras coisas ligadas à cibercultura e sempre retomamos a discussão sobre ferramenta ser uma extensão de nosso corpo e as mil possibilidades que o computador nos oferece.

Admito que somente depois de algum tempo no grupo e debatendo essa questão, a ideia ficou mais clara para mim e consegui parar de utilizar a palavra ferramenta.
Em resposta à Pollyana Fernandes

Re: Computador e internet não são ferramentas. São intefaces, instrumentos culturais de aprendizagem

por Edméa Santos -
Pois é Pollyana...

Se quiser ler mais sobre, leia minha dissertação e minha tese de doutorado. Desde a dissertação defendida em 2003 já nos preocupamos com as "políticas de sentidos" dessas palavras...

Vamos que vamos...

Quanto mais aprendemos, menos sabemos...ou pelo menos temos esta consciência...Aprendamos em rede!

[]s

Méa
Em resposta à Primeiro post

Re: O que sabemos sobre os temas da nossa disciplina? Turma 2013-1

por Pollyana Fernandes -
O que significa "Cotidianos" ? O que entendemos por cotidiano escolar? O que são redes educativas? Por que aprendemos em rede? O que são as redes?

Estou entrando super atrasada para responder e peço desculpas por isso. Todas as mensagens do fórum estavam indo para a caixa de spam do meu e-mail e não percebi que a discussão estava bombando aqui.
Agora já percebi e participarei do fórum.

Para mim, cotidiano significa tudo que acontece habitualmente no dia-a-dia de cada um. É a rotina que temos em nossos dias, que abrange todas as nossas atividades, nossas relações e tudo o que construímos em nosso meio político, social ou familiar.

Cotidiano escolar, em minha concepção, é toda a rotina da escola, todas as atividades que são sugeridas, todas as horas combinadas para atividades e, acredito, que também é alterado pelas situações e momentos vividos fora dos muros da escola também. Afinal, tudo que acontece na sociedade altera também o âmbito escolar, pois a escola faz parte da sociedade e é para ela também que os sujeitos levam suas experiências, suas ideias, suas concepções e etc.

Redes acredito ser a forma que nos conectamos aos outros, emitindo e recendo informações, resignificando conceitos, ideias e compartilhando experiências.

Quando li a proposta de trazer uma imagem, lembrei logo de uma imagem que utilizei para minha apresentação na SEMIC, que tinha o título de "Juventude e cibercultura: implicações para os processos de ensino-aprendizagem", mas reparei que várias pessoas já trouxeram ela pra cá.
No entanto, acho que uma frase que usei para comentar essa imagem pode ser interessante!

"Lévy (1999) propõe que possamos construir 'espaços de conhecimentos emergentes, abertos, contínuos, em fluxo, não lineares, se organizando de acordo com os objetivos ou os contextos, nos quais cada um ocupa uma posição singular e evolutiva.' (p.158)."

Anexo rede_relacionamentos1lk_.jpg
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Re: O que sabemos sobre os temas da nossa disciplina? Turma 2013-1

por Juliana Dias de Oliveira -

Ao meu ver, cotidiano é a rotina diária presenciada por um individuo, mas quando leio, “Como nos ensinou Paulo Freire, devemos partir sempre dos "saberes tácitos" de nossos alunos. Aprendemos em rede, estamos no mundo, num mundo conectado e enredado por diversas redes educativas. Sempre sabemos algo sobre qualquer tema, ainda mas em nossa sociedade onde a informação circula e nos arrebata o tempo todo via diversos meios de comunicações...”, vejo como a Pedagogia da universidade de distância da vida real, onde se deveria ter integração de cultura, aprendizagem , saberes e até mesmo de rotinas, e como a escola se nega a transitar por esses espaços que seria uma experiência linda de conhecimento, compreensão do próximo e construção de respeito.

Com a minha experiência em sala de aula, que foi obtida por meio de estágio, sempre me causava incomodo o jeito que formam modelos de pessoas passando por cima do individuo e ignorando o fato dele não ser zerado de conhecimento e a minha impressão é que a escola só preparam sujeitos operacionais, pois o questionamento e autonomia que deveria ser ensinado atrapalharia o planejamento da aula

Anexo pessima-educacao.jpg
Em resposta à Primeiro post

Re: O que sabemos sobre os temas da nossa disciplina? Turma 2013-1

por Jessica Menezes Gonçalves -
O que significa "Cotidianos" ? O que entendemos por cotidiano escolar? O que são redes educativas? Por que aprendemos em rede? O que são as redes?


Na minha opinião, cotidiano é aquilo que fazemos todos os dias, o que acontece habitualmente. Já o cotidiano escolar, ao meu ver é formado por diversos processos, ora educativos ora lúdicos, e também possui uma rotina constante, coisa que pode não ocorrer em nosso dia a dia habitual.
O conceito de 'redes educativas' pode possuir diversos significados. Depende exatamente do que consideramos como uma 'rede'. Acredito que podemos definir como rede um conjunto de elementos que estão conectados por elos que possuem um objetivo comum.  Como exemplo, as redes educativas. Nestas estão inclusas as instituições escolares, professores, alunos, entidades que exercem determinado poder no sistema, e todos estes elementos estão conectados por um mesmo elo, que no caso é a educação, ou relações de poder.

Selecionei imagens que eu acredito que ilustram o que penso e entendo, a partir destes conceitos.


Anexo 1241_1_educacao_para_o_cotidiano.jpg
Em resposta à Jessica Menezes Gonçalves

Re: O que sabemos sobre os temas da nossa disciplina? Turma 2013-1

por Juliana Rebelo -
Nossa, Jéssica! Gostei muito dessa imagem.

Pra mim ela representa a participação de todo um grupo na produção de desenvolvimento e em processos de aprendizagem. 
Apresenta como todos os alunos e inclusive o professor tem participação nesse processo e se torna uma peça importante quando falar de aprendizagem em redes, pois cada uma dessa experiências será importante para enriquecer o trabalho desenvolvido!

Ótima imagem. 
sorriso
Em resposta à Primeiro post

Re: O que sabemos sobre os temas da nossa disciplina? Turma 2013-1

por Thaís Boch -
Assim como eu já tinha respondido a uma colega aqui nesse tópico, tenho muita dificuldade em dar um significado preciso a cotidiano.
Principalmente por ter dificuldade em diferenciar cotidiano e rotina.
Dificuldade a parte, acredito que cotidiano é tudo aquilo que faz parte do dia-a-dia, não necessariamente tendo uma repetição, como a rotina. (Não sei se consegui expressar o meu pensamento de uma forma que dê pra entender.)
Cotidiano escolar então é tudo aquilo que faz parte da escola, desde as músicas cantadas, até os conhecimentos passado.
Para caracterizar redes educativas na minha cabeça, pensei logo nas redes sociais (facebook, twitter, etc) e transformei o "sociais" em "educativas", então, entendo redes educativas como uma ferramenta para tornar a transmissão de conhecimento mais dinâmica.
Mas a partir dessa caracterização, surge a pergunta que não quer calar, por que aprendemos em rede?
Pra essa questão lembrei logo de um texto trabalhado em outra disciplina, já mencionado aqui, sobre transdisciplinaridade e interdisciplinaridade. Acredito que há uma relação entre o conceito de interdisciplinaridade e redes educativas, porque a interdisciplinaridade é utilizada como forma de desenvolver uma integração dos conteúdos de uma disciplina com outras áreas do conhecimento. Acredito que as redes educativas também possam ter essa função.
Para ilustrar tais pensamentos, como uma grande apreciadora de artes, estou trazendo uma pintura de Jerci Maccari, artista brasileiro.

Anexo cotidiano.jpg
Em resposta à Thaís Boch

Re: O que sabemos sobre os temas da nossa disciplina? Turma 2013-1

por Thamires da Silva Vilches -
Gostei da imagem, Thaís.

Quando li a palavra redes também me veio a cabeça as redes sociais que tanto amamos e que muitas vezes não vivemos sem.
Em resposta à Primeiro post

Rodolfo, Renan, Fabiana, Juliana, Jessica, Ana paula, Monique e Beatriz pasem por aqui antes de ir para aula 3....

por Edméa Santos -
Olá gente nova!

Rodolfo, Renan, Fabiana, Juliana, Jessica, Ana paula, Monique e Beatriz pasem por aqui antes de ir para aula 3....

Preciso que você passem por aqui dialogando com uma "imagem"

Vejam a mesagem do enunciado que abre este fórum!

[]s

Méa
Em resposta à Edméa Santos

Re: Rodolfo, Renan, Fabiana, Juliana, Jessica, Ana paula, Monique e Beatriz pasem por aqui antes de ir para aula 3....

por Beatriz Lages de Oliveria -
Olá Professora!

No meu entendimento cotidiano é tudo aqui que realizamos no nosso dia a dia, o que construímos, as nossas experiências. Que não é diferente de cotidiano escolar, são as praticas realizadas no espaço escolar, as brincadeiras, as trocas de saberes, a interação entre os indivíduos.

Redes educativas são espaços virtuais onde é possível a troca de conhecimento. Como a nossa aula, onde vamos trocando experiencias e saberes através dos fóruns. Elas podem ser uma boa alternativa para a nova geração que já nasce conectada a internet, pois elas podem ser bem mais interessantes para eles do que apenas papel e lápis.

Acredito que aprendemos em rede por estarmos todos ligados de alguma forma, assim como as disciplinas escolares onde um conhecimento depende do outro. Através da interação um com o outro conseguimos aprender e desenvolver o conhecimento.

Acho que essas duas imagens ilustram bem isso343_90-social-networks.jpgportalhoje%5B1%5D.jpg
Em resposta à Beatriz Lages de Oliveria

Re: Rodolfo, Renan, Fabiana, Juliana, Jessica, Ana paula, Monique e Beatriz pasem por aqui antes de ir para aula 3....

por Rodolpho Silva -
 Beatriz Lages de Oliveria
Concordo com você porém creio que essa questão virtual não seja sinônimo da presencial. Penso que ela não pode substituir plenamente a presencial, principalmente se tratando do cotidiano na escola!
Acredito que o meio virtual é mais uma ferramenta para acrescentar no processo de ensino e aprendizagem e não substitui-lo!
Se tratando da Educação Física, o toque, a linguagem corporal são questões cotidianas que são extremamente importantes e essas não podem ser ser descritas, comentadas precisam ser sentidas e vividas!

Em resposta à Rodolpho Silva

Re: Rodolfo, Renan, Fabiana, Juliana, Jessica, Ana paula, Monique e Beatriz pasem por aqui antes de ir para aula 3....

por Mirian Amaral -

Olá, Rodolfo,

Sua intervenção é muito oportuna.

Você escreve: "Acredito que o meio virtual é mais uma ferramenta para acrescentar no processo de ensino e aprendizagem e não substitui-lo!".

A esse respeito, todos estamos de acordo, inclusive a Beatriz. Talvez, você tenha tido a impressão de que ela estava relegando o 'presencial' a um segundo plano, na medida em que usou o termo "alternativa" (entre dois termos mutuamente excludentes), ao invés de "opção" (possibilidades de usar cada um, em separado, e os dois em paralelo).

Não se trata, portanto, de "ou isso, ou aquilo". O mais importante é como nos apropriamos dos artefatos culturais, seja no presencial, ou no meio digital, para potencializarmos o processo de aprendizagem.

Em resposta à Primeiro post

Re: O que sabemos sobre os temas da nossa disciplina? Turma 2013-1

por Fabiana Vieira -
No meu ponto de vista cotidiano, e algo que repetimos quase todos os dias, criamos uma rotina, aprendemos também com as coisas do nosso cotidiano. E a partir disso entra a questão do cotidiano escolar, que criamos para melhor ensinar e atender nossos alunos e assim serem capaz de aprender, pois criar uma rotina é fundamental.
Nos aprendemos em redes, pois aprendemos através de outras pessoas, que aprenderam também através de outras e assim criamos uma rede de educação que passamos nossos conhecimentos para outros e também dividimos nossos conhecimentos e assim se constrói uma rede de ensino.
Selecionei 2 imagens que podem explicar muito bem.
EAD.jpg
rede-de-relacionamentos.jpg
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Re: O que sabemos sobre os temas da nossa disciplina? Turma 2013-1

por Thamires da Silva Vilches -

Podemos entender que cotidiano, é o habitual, o rotineiro, o que estamos já pré-dispostos a fazer e de certa forma, podemos até prever o que poderá ocorrer também. No âmbito escolar é bem similar, porém adaptado, onde os alunos tem que obedecer as normas da escola e solucionar os trabalhos propostos pelo professor, muitas vezes bem distante de seu cotidiano fora da escola, e em muitos casos, o aluno acaba reproduzindo o que o professor quer sem ao menos ter a ciência do que está fazendo.

As redes educativas é contrapartida do cotidiano escolar por não ser estática, primando por integrar a prática escolar ao cotidiano. Almejando uma pluralidade de conhecimentos. A importância de estudarmos é para que possamos aplicar essa ideologia no nosso trabalho como pedagogos com conhecimento e planejamento.  

As redes são o próprio cotidiano, seria a interdisciplinaridade necessária para que possamos juntar inúmeros conhecimentos sem dicotomia. Como por exemplo, a alfabetização por Paulo Freire em ensinar além da palavra, os seus significados como o tijolo que faz parte da construção da de uma casa.


http://3.bp.blogspot.com/-HUAJYPdHbRc/T5yQ7xD9zZI/AAAAAAAAABU/_CgyIlE-00M/s1600/charge-sujeito.jpg


Nessa charge podemos constatar um conhecimento em rede, e algo não tão incomum em sala de aula. No meio de uma aula, através de um questionamento de um professor, vira e mexe o aluno responde com algo que aparentemente não tem a ver com a matéria, mas faz parte do nosso cotidiano. Nesse caso, a professora em seguida poderia estimulá-lo a continuar seu pensamento para que pudessem discutir sobre e ainda poderia ensinar a forma correta de se identificar o sujeito em sua disciplina e também fora desta também. 

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Re: O que sabemos sobre os temas da nossa disciplina? Turma 2013-1

por gabrielle fernandes monteiro -
Acredito que cotidiano seja algo que fazemos diariamente, seja ele consciente ou não. Um acontecimento ou uma prática feita no nosso dia a dia. 
Levando para a educação, cotidiano me remete as rotinas existentes em sala de aula como por exemplo a chamada feita pelos professores, a divisão das disciplinas que serão dadas ao longo do ano, durante os mesmos horários, como também a hora do recreio, de entrada e de saída que sempre são as mesmas. A forma como o professor transmite o conhecimento sempre no estilo tradicional da escola.
Já na rede educativa associo a uma emaranhada de conhecimentos que se interligam levando a um denominador comum. São diversos assuntos associados que se relacionam sem que seja preciso desmembra-los.
 A imagem a baixo mostra bem o que eu entendo sobre redes educativas, ou seja, ela representa com bonecos diferentes que se interligam, chegando depois ao mesmo objetivo, as ideias se completam, caminham juntas.
redes+sociais.jpg




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Re: O que sabemos sobre os temas da nossa disciplina? Turma 2013-1

por Renata Lopes Marinho de Almeida -
Como só estou respondendo agora, cuidei de ler as respostas anteriores dos colegas e da professora. Me identifiquei muito com a Thaís Vianna Richter, Juliana Rebello e a Talita Flavia Sodre da Silva. Dentre tantos outros é claro. Estou muito chateada por só ter podido participar agora, o debate foi lindo e riquíssimo. 

Acredito que "cotidiano" enquanto palavra signifique algo que é rotineiro, desempenhado com certa frequência, que faça parte do natural na vida de uma pessoa. Assim, o cotidiano escolar, ao meu ver, representa a rotina exercida pelo aluno e professor em suas vidas acadêmicas. 

O que me faz refletir sobre o papel do professor em fazer o "estudo", em si, fazer parte do cotidiano "natural" do seu aluno. Função também da família e do próprio indivíduo, estudante. 

Mas para que esse "estudo", enquanto conhecimento seja melhor aproveitado e absorvido, é preciso que exista alguma estrutura capaz de otimizar a aplicação e recepção das informações. É exatamente o que entendo por redes educativas: estruturas capazes de encaminhar o ato de aprender e ensinar. Com elas conseguimos ligar a prática educativa ao próprio cotidiano, transformando blocos distintos de conhecimentos em algo maior, dinâmico e inter ou multidisciplinar.

Acredito então, que o cotidiano, pelas redes educativas, consegue gerar uma maior proximidade entre o objeto e o sujeito. Fazendo da experiência do saber algo "real" e não mecânico. É como se o conhecimento ganhasse vida, se relacionasse diretamente com o seu receptor. Por isso escolhi a imagem abaixo, ela representa, pra mim, o aprendizado enquanto ação.
Anexo saber_e_sabedor.jpg
Em resposta à Renata Lopes Marinho de Almeida

Re: O que sabemos sobre os temas da nossa disciplina? Turma 2013-1

por Mirian Amaral -

Olá,Renata, seja bem-vinda!

Que bom você ter lido nossas mensagens e se identificado com o pensamento de alguns colegas. Adorei a imagem que você disponibilizou. De onde a retirou? Insira o endereço (fonte de consulta), onde pode ser encontrada.

Em sua mensagem, você escreve: “ Assim, o cotidiano escolar, ao meu ver, representa a rotina exercida pelo aluno e professor em suas vidas acadêmicas”.

Lendo-a, lembrei-me da música de Lulu Santos, que diz: “ Tudo que se vê não é igual ao que a gente viu há um segundo/Tudo muda o tempo todo no mundo/ Não adianta fugir, nem mentir pra si mesmo/ Agora há tanta vida lá fora/ Aqui dentro sempre como uma onda no mar”.

‘Se tudo muda o tempo todo no mundo’, seria o cotidiano escolar um espaço de rotina, de repetição; um lugar que não se renova, separado da vida lá fora? Se assim o for, como, podemos torná-lo mais atraente?

Você afirma que as "redes educativas são estruturas capazes de encaminhar o ato de aprender e ensinar” ,e “ ligar a prática educativa ao próprio cotidiano, transformando blocos distintos de conhecimentos em algo maior, dinâmico e inter ou multidisciplinar”. Nesse caso, qual é o papel do professor, nesse contexto? E dos alunos?

Pense um pouco sobre isso, continue interagindo e contribuindo para o aprendizado de todos!

[ ]s

Em resposta à Mirian Amaral

Re: O que sabemos sobre os temas da nossa disciplina? Turma 2013-1

por Renata Lopes Marinho de Almeida -
Olá Mirian! Tudo bem?

Retirei a imagem de um site sobre leitura. Sou graduanda em história e pesquiso sobre conhecimento, leitura, livros e afins... achei em meio a uma pesquisa e fiquei apaixonada pela imagem!

Adorei sua referência à musica do Lulu. Muito bem colocado.

Com relação ao seu questionamento, porque a rotina precisa se distanciar do novo?? Vamos quase todos os dias ao mesmo lugar: trabalho, faculdade e etc. Mas significa que temos as mesmas experiências ou vemos as mesmas coisas? A rotina é apenas uma pauta, mas cabe nela toda e qualquer novidade.

Podemos dar uma aula sobre um mesmo tema de inúmeras formas distintas, assim como podemos transformar a nossa vida acadêmica ou de um aluno nosso por completo, dia após dia. Acrescentando uma dinâmica, reflexão, texto, atividade e etc distinta. 

Acho que o papel do educado é inovar! Existe um texto fantástico sobre isso, só que voltado para a área de história, chamado "A aula como desafio à experiência da história" do historiador Valdei Lopes de Araújo. Recomendo para todo professor, está no livro "Qual o valor da história hoje?" organizado por vários historiadores e lançado pela editora FGV. Fala exatamente sobre a tentativa constante do professor em fazer com que a rotina da sala de aula, do ensino, consiga ser renovada a cada aula e faça com que o aluno se identifique a tal ponto que mudará o que ele será fora da sala.

Me faz lembrar também, aquele filme antigo intitulado "escritores da liberdade". A matéria a ser desenvolvida em sala é só o começo da experiência do aprendizado. 
Em resposta à Primeiro post

Re: O que sabemos sobre os temas da nossa disciplina? Turma 2013-1

por Rodolpho Silva -

O cotidiano não é somente a rotina e sim tudo aquilo que acontece no ambiente.

De acordo com a definição a cima de cotidiano, o cotidiano escolar é tudo aquilo que acontece na nossa vida escolar!

As redes educativas são redes nas quais o conhecimento esta exposto para todos os participantes da rede, e esses podem criar e recriar esses conhecimentos. É através da troca e do compartilhamento do conhecimento que aprendemos!

Através da participação efetiva de todos é que construiremos o conhecimento!
Anexo llllllllllll.jpg