Fórum de discussão online

GT1 - Ensaio fotográfico: o que eu encontrei (até agora...)

GT1 - Ensaio fotográfico: o que eu encontrei (até agora...)

por Julio Roitberg -
Número de respostas: 2

BARTHES, Roland. S/Z. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1992.

BARTHES, Roland. Introdução à análise estrutural da narrativa. In: Análise estrutural da narrativa. Petrópolis, 1971.

BERNARDO VAZ, Paulo. (Org). Narrativas fotográficas. Série Narrativas do Cotidiano, v. 3. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

BERINO, A. P. e SOARES, C. (orgs.) Educação e imagens: instituições escolares, mídias e contemporaneidade. Petrópolis: DP& Alii., 2011.

CALVINO, Ítalo. As cidades e os olhos. In: As cidades invisíveis. Companhia das Letras, 1990, 2ª ed. 2011. p. 95-97.

COUTO, Mia. O novelo ensarilhado. In: E se Obama fosse africano. São Paulo: Companhia das letras, 2011. p. 189-196.

CUNHA, Milton. Fotografar para descobrir, fotografar para contar. Cadernos de Antropologia e Imagem, Rio de Janeiro, v. 10, p. 155-165, 2000.

DAMATTA, Roberto. Carnavais, malandros e heróis: para uma sociologia do dilema braasileiro. São Paulo Rocco, 1997.

FOUCAULT, Michel. O homem e seus duplos. In: As palavras e as coisas. 9ª ed. São Paulo: Martins-Fontes, 2007. p. 417-474.

______. A prosa do mundo. In:As palavras e as coisas. 9ª ed. São Paulo: Martins-Fontes, 2007. p. 53-54.-474.

MARTIN-BARBERÓ, Jesus. Dos meios às mediações. Rio de janeiro: Ed. UFRJ, 1990.

ECO, Umberto. James Bond: uma combinatória narrativa. In: Análise estrutural da narrativa. Petrópolis, 1971.

FREITAS, Maria Teresa da Assunção. Eu: a janela através da qual o mundo contempla o mundo. In.: LEITE, M. e FILÉ, V. (Orgs.) Subjetividades, tecnologias e escolas. RJ: DP&A, 2002. p. 57-70.

GIL, Gilberto. Nêga (Photograph Blues). In: Álbum Gilberto Gil (Série Colecionador). Universal Music International Ltda. http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/gilberto-gil/nega-photograph-blues/2563412

GOFFMAN, Ervin. Representações. In: A representação do eu na vida cotidiana. 17ª ed Petrópolis: Vozes, 2009. p. 25-75.

GUIMARÃES, César e FRANÇA, Vera. (orgs. ). Na mídia, na rua: narrativas do cotidiano. Belo Horizontes: Autêntica, 2006.

KRISTEVA, J. Os egípcios e a escrita. In. História da Linguagem. Edições 70: Lisboa, 1974. p. 97-98.

LINS, Letícia. Muito além de impressões digitais. In: O GLOBO, ano 9 - nº 432. Revista O Globo: Rio de Janeiro, 4/11/2012. p. 30-43. http://profroit.blogspot.com.br/2012/11/impressoes-de-vida.html

LYOTARD, Jean-François. O pós-moderno, 4 ed. Rio de Janeiro: José Olímpio Editora, 1983.

MANGUEL, Alberto. O espectador comum: a imagem como narrativa. In: Lendo imagens. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. p. 17-33.

MATURANA, Umberto e VARELA, Francisco. De máquinas e seres vivos. Autopoiesis: a organização do vivo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

OLIVEIRA, I. B. e SGARBI, P. A invenção cotidiana da pesquisa e de seus métodos. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 98, p. 5-8, jan/abr. 2007. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br

OLIVEIRA, I. B. (Org.). Narrativas: outros conhecimentos, outras formas de expressão. Petrópolis DP& Alii, 2010.

PRIGOGINE, Ilya. O fim das certezas: tempo, caos e leis da natureza. São Paulo: Unesp, 1996. p. 32.

SAMAIN, E. O que vem a ser portanto um olhar? (Prefácio In: ACHUTTI, L.E.R. Fotoetnografia: um estudo de antropologia visual sobre cotidiano, lixo e trabalho. Porto Alegre: Palmarinca; Tomo Editorial, 1997. p. xvii-xxi.

______. (Org). O fotográfico. 2ª ed. São Paulo. Hucitec/Senac, 2005.

SANTAELLA, Lucia. Instantâneos voláteis. In: Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007. p. 308-404.

______. Fotografia: instantâneo e emanação reprodutível. In: Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007. p. 359-362.

______. Subjetividade nas redes sociais. In: A ecologia pluralista da comunicação: conectividade, mobilidade, ubiquidade. São Paulo: Paulus, 2007. p. 281-296.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez, 1995.

______. O fim das descobertas imperiais. In: OLIVEIRA, I. B. e SGARBI, P. (orgs.). Redes culturais, diversidade educação. 2002. p. 19-56.

______. Conhecimento prudente para uma vida decente: um discurso sobre as ciências revisitado. São Paulo: Cortez, 2000.

TODOROV, Tzvetan. As categorias da narrativa literária. In: Análise estrutural da narrativa. Petrópolis, 1971.

VICTÓRIO FILHO, Aldo. Poéticas visuais cotidianas. In: Fora da escola também se aprende. RJ: DP&A, 2001. p. 51-64.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações filosóficas. Petrópolis: Vozes, 1996.

Em resposta à Julio Roitberg

Re: GT1 - Ensaio fotográfico: o que eu encontrei (até agora...)

por Julio Roitberg -
MENEZES, M. e FARAH, T. Muito além de impressões digitais: barateamento de celulares e câmeras promove uma revolução na forma como as classes C, D, e E registram seu dia a dia e permite que muitos até então sem-retrato recontem suas histórias através da imagem. In. Revista O Globo, 4/11/2012. p. 30-43
Anexo impressoes.gif
Em resposta à Julio Roitberg

Re: GT1 - Ensaio fotográfico: o que eu encontrei (até agora...)

por Julio Roitberg -

FATORELI, A.; BRUNO, F. Limiares da imagem: tecnologia e estética na cultura contemporânea. Antonio Fatoreli; Fernanda Bruno (orgs.). Rio de Janeiro: Mauad X, 2006.

MÉDOLA, A. S. L. D.; ARAÚJO, D.C.; BRUNO, F. Imagem, visibilidade e cultura midiática. Livro da XV COMPÓS. Ana Sílvia Lopes Davi Médola; Denise Correa Araújo; Fernanda Bruno. Porto Alegre: Sulinas, 2007.