Softwares para produzir, publicar e compartilhar conteúdo audiovisual na web.
1.4 -Tecnologias na produção e publicação de conteúdos audiovisuais
Abordaremos neste tópico uma introdução aos formatos de arquivos utilizados na produção, publicação, distribuição e compartilhamento de conteúdo áudio visual na Web.
.Tipos de arquivos de áudio, vídeo e imagem
Os arquivos de áudio e vídeo digitais são armazenados no computador em um tipo de arquivo conhecido como arquivo recipiente de acordo com a Wikipedia um arquivo recipiente é:
...Um formato de arquivo de computador que pode conter vários tipos de dados, que são separados no mesmo arquivo, de forma diferente para cada tipo de arquivo recipiente, comprimido (ou não) por meios estáveis utilizando codecs de vídeo e/ou áudio. O arquivo recipiente é utilizado para identificar os diferentes tipos de dados. Arquivos recipientes mais simples podem conter diferentes tipos de dados comprimidos por codecs de áudio, enquanto arquivos recipientes mais complexos podem suportar múltiplas faixas de áudio vídeo, legendas, informações sobre capítulos e outros metadados, além da informação que é necessária para sincronização entre várias transmissões.
(disponível em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquivos_de_v%C3%ADdeo >, acessado em 10/01/2012)
.Existem diversos tipos de arquivos de áudio, vídeo e imagem digitais, frequentemente utilizados na elaboração de conteúdo audiovisual.
.Áudio - WAVE, AIFF, MP3 (compressão de dados), Ogg-Vorbs (compressão de dados), Windows Media Audio (WMA), MP4 (iTunes).
.Vídeo –AVI, WMV (Microsoft), MOV (QuickTime Apple), MPEG-2, MP4, VOB (DVD Vídeo), FLV (Flash), SWF (Shokwave Flash multimidia), H.264 (padrão de compressão de vídeo), DIVX.
.Imagem -TIFF, PNG, BMP, GIF, JPG.
Os projetos de produção que envolvem conteúdos áudio visuais podem, muito facilmente, resultar em arquivos grandes e “pesados”, o que torna mais difícil disponibilizar e compatilhar na Web esses conteúdos. Frequentemente temos que converter alguns tipos de formatos de arquivos em outros formatos, para reduzir o “tamanho” (em bytes) desses arquivos. Lembramos que o acesso a esses conteúdos está diretamente relacionado à largura de banda dos serviços de internet contratados. Consequentemente, se os arquivos disponibilizados forem muito grandes, poderão comprometer a velocidade de acesso ou até mesmo inviabilizar o acesso. Sendo assim, os vídeos no formato flash (FLV), e o áudio no formato MP3 são largamente difundidos na web.
O YouTube, popular site de compartilhamento de áudio e vídeo na web, é um exemplo de utilização do formato de vídeo Flash (FLV) e do formato de áudio MP3, como padrão.
Para saber mais sobre formatos de áudio e vídeo utilizados na produção e publicação de vídeos no YouTube clique aqui!
Para saber mais sobre formatos de arquivos e codecs , acesse os links abaixo:
Mais informações sobre as diferenças entre tipos de arquivos clique aqui!