Programação
-
Professoras: Edméa Santos e Maria da Conceição Soares
Educação a distância, educação aberta, educação móvel. Políticas e legislações específicas no Brasil. Fundamentos da educação online como um fenômeno da cibercultura: interatividade, hipertexto, simulação, convergência e mobilidade. Ambientes digitais de aprendizagem, fundamentos e interfaces de conteúdos, comunicação e gestão. Desenho didático para o ensino e a aprendizagem online. Produção de conteúdos e gestão de processos e equipes na educação online. Docência e tutoria online. Avaliação da aprendizagem online. A educação online nos espaços multirreferencias de aprendizagem (escola básica, universidades, universidade corporativa, espaços não formais).Objetivos:
- Compreender as dinâmicas e processos das modalidades educacionais da educação a distância, educação aberta, educação online e educação móvel.
- Discutir a legislação da EAD no Brasil.
- Compreender os potenciais das tecnologias digitais e dos ambientes online de aprendizagem.
- Arquitetar e planejar conteúdos e situações de aprendizagem em ambientes online.
- Desenvolver estratégias e dispositivos para avaliar a aprendizagem online.
- Refletir sobre o papel do docente e da equipe interdisciplinar nos processos de gestão, ensino e aprendizagem online.
- Explorar diversas possibilidades educativas e comunicacionais da educação online em espaços multirreferenciais de aprendizagem.
- Vivenciar a formação e aprendizagem online.
-
De que Educação Online estamos falando?
Um fenômeno da Cibercultura
-
Que é Cibercultura?
-
Desenho Didático
-
Ambientes digitais de aprendizagem e suas interfaces
-
Docência, Saberes e Avaliação da Aprendizagem Online
-
Cases e Comunidades Online
-
Oficina Online
Projetos dos Mestrandos e Doutorandos
Clique aqui para conhecer as produções dos cursistas da disciplina